13 novembro 2014

Resenha | A Promessa - M. Pattal

Livro: A Promessa
Autor: M. Pattal
Editora: Ases da Literatura
Paginas: 255
Resenha:
Polly está prestes a realizar um sonho. Ela, uma estrela pop em ascensão, irá cantar no mais importante Festival de Musica do País. Esse festival reúne as quinze melhores bandas e cantores da atualidade, numa maratona de vinte quatro horas. Mesmo antes de ter ficado em segundo lugar num Reality Show musical, ela já havia sido contatada por Marcos Franco, um produtor que ouviu ela cantar no ensaio do Reality. Agora aos 22 anos, ela é conhecida como A Menina da Voz de Ouro, por causa do seu timbre macio e suave. Ela namora com Renan, mas seu namoro parece que já está se desgastando, assim como todos os outros seis antes dele, Só que após o show, mesmo tendo realizado um sonho, ela não está completamente satisfeita, falta alguma coisa, e ela tem certeza de que é por causa da promessa que ela fez e não cumpriu.

Polly era muto apegada a seu irmão, que faleceu em um acidente. Ela culpou seu pai pelo o que aconteceu, e depois de anos ouvindo ser o culpado e afundado na bebida, ele foi embora e abandonou tanto Polly, como sua mãe Angela. Chegou até a mudar de país. Polly que cantava em uma igreja, desistiu de tudo e mudou completamente seu modo de viver. Passou a sair com vários garotos, perdeu a virgindade com um deles e não se apega a mais ninguém. Só que sua mãe não aceitou muito bem seu comportamento e sempre está lembrando Polly da promessa que ela não cumpriu. Angela ainda espera o retorno do seu marido. Ela tem fé que Deus irá trazê- lo de volta. Mas Polly não quer nem ouvir falar sobre isso e as discussões entre elas estão cada vez mais constantes.

É em meio a esse cenário que Polly conhece Max, um famoso jogador de futebol que mora no Europa, mas que está de férias no Brasil. Quando Polly conhece Max, o interesse é instantâneo. Tanto que logo depois a mídia já começa a falar que eles estão juntos. Polly nega tudo, ainda mais que ela ainda está com Renan,  mesmo que a relação entre eles esteja por um fio. Prestes a gravar seu DVD, Polly está muito nervosa e depois de muita insistência de sua mãe, ela concorda em participar de uma reunião de mulheres na igreja. Depois da reunião, algo muda dentro dela e enfim ela decide cumprir A Promessa. Mas quando ela toma essa decisão, uma outra tragédia pode vir a mudar tudo. Será que ela vai conseguir cumprir o que há muito tempo prometeu?

"Aquilo que você mais valoriza será perdido, até que aquilo que você perdeu seja mais valorizado. "


Assim que vi esse livro me interessei, a capa é linda demais. Mas lendo algumas resenhas tive a impressão do livro ser muito religioso e até deixei um comentário em uma delas falando que não lia livros que tinha a ver com religião. Mas fui abordada pelo autor e ele me convenceu a ler seu livro. Devo dizer que não me arrependi. O livro não aborda nenhuma religião e sim a fé em Deus. E mesmo tendo em vários momentos, citações de versículos bíblicos, isso não interferiu na narrativa. O livro fala sobre um tema que gosto muito, o perdão. Como é difícil perdoar e pedir o perdão. Quando erramos com alguém, deixamos o tempo passar, como se tempo apagasse o que aconteceu e não fazemos o mais fácil que é reconhecer o nosso erro. E conforme o tempo passa, fica ainda mais difícil de pedir perdão. E quando não perdoamos, só fazemos mal a nos mesmos. Mas o livro não é só sobre perdão. o autor aborda vários temas, inclusive o principal que é sobre fazermos promessas e não cumprirmos. 

E falando em Promessa, o suspense do livro foi esse. Fiquei roendo as unhas de curiosidade e não consegui largar o livro até que descobri qual era essa bendita promessa que ela tinha feito e não cumpriu. Agora falando sobre os personagens, tive uma relação de amor e ódio com Polly. tinha ora que gostava muito dela, e me solidarizava com sua situação, mas tinha outras vezes que queria pegar uma cinta e dar uma boa surra nela, principalmente por ver o jeito que ela falava com sua mãe. Ao todo gostei de todos os personagens, não teve nenhum que me desagradou a ponto de citá-lo.  E só uma ultima coisa que gostei bastante na narrativa do autor, foi como os personagens secundários, todos sem exceção, tiveram sua importância na história, O autor procurou situar cada um deles, mesmo os que pouco apareceram. Enfim é uma leitura agradável e recomendo.
Nota:





14 comentários:

  1. A capa é realmente linda!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, ainda não conhecia, rs.
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar sobre o livro mas nunca tinha lido algo sobre ele! Tem uma mensagem muito linda e parece ser ótimo.
    Infelizmente vai ter que esperar um pouco...
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana.
    Que bacana que você se permitiu tirar a má impressão causada por outra resenha e gostou da leitura, muito bacana também da parte do autor em ir atrás pra te mostrar o que a história dele realmente tem a oferecer.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil :)
    Tenho esse livro no kindle, mas ainda não li.Essa é a segunda resenha que leio dele e adorei! Estou bem curiosa para iniciar a leitura. Já li alguns livros que abordam a questão da fé e gostei de todos.
    Não sei se conseguirei ler esse livro esse ano, mas vou me esforçar para conseguir.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Já vi uma resenha e me interessei um pouco, parece ser algo bem interessante, abordar perdão nas história é algo que me interesse.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    apesar desse não ser o tipo de livro que costumo ler, parece muito interessante, acho que é sempre bom ler novas coisas :D

    Beijorejas

    Blog: cerejamutanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia, mas leria se tivesse oportunidade.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser muito bom e a capa é muito linda. Adorei a resenha, a dica já está anotada aqui! :D
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Muito boa sua resenha. Ainda não conhecia o livro, mas me pareceu ser bem interessante, então vou procurar mais sobre ele. Que bom que gostou da leitura :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto esse livro e me interessado pela história, principalmente sobre a promessa não cumprida, que me deixou super curiosa. Adorei a sua resenha, parabéns! Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ahhh legal, não conhecia o livro, mas me interessei pela história. Parabéns pela resenha.
    Bjs
    Amanda Nery
    leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi! Sempre fico muito curiosa para ler este livro, a sinopse é interessante e concordo que a capa é linda. Muito bom saber que o uso da religião e citações não atrapalharam em nada. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Participe do sorteio no blog (aqui)!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    A capa do livro chama bastante atnção.
    O enredo parece ser envolvente. Fiquei curiosa co o "mistério" que ele contém.
    Parece ser uma leitura fluida.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou fã de livros religiosos, mas sou fã de livros que abordam questões de fé, como elas podem interferir positivamente e negativamente também em nossas vidas! Sendo assim confesso que coloquei essa história em minha lista! E, sendo cristã mais ainda porque a Biblia é meu livro de fé.

    Cheros, Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo