27 junho 2015

Resenha | A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff


Livro: A Playlist de Hayden
Série: Não
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama, Jovem Adulto
Ano: 2015
Páginas: 288

Resenha:
Sam está ali para se desculpar com Hayden, pois, eles brigaram ontem na festa. É sempre ele que se desculpa, Hayden nunca toma a iniciativa. Hayden está dormindo e Sam pensa em como vai conseguir acordá-lo dessa vez. Hayden tem um sono muito pesado. Mas quando olha para Hayden, ele percebe que ele não está roncando. Hayden sempre ronca. É quando ele vê a garrafa de vodca vazia e a caixa de Valium, com o nome da mãe de Hayden no rótulo, também vazia. Então ele encontra o pendrive junto com uma folha de caderno onde está escrito: Para Sam. Ouça. Você vai entender. Seu amigo não está dormindo, ele está morto.


No pendrive há uma lista de musicas selecionadas por Hayden. Musicas que Sam ouviu sem parar nos últimos dias, tentando entender o que seu amigo queria lhe dizer com elas, mas até agora ele não entendeu. Como ele pode fazer isso? Sam está preso em um ciclo: sentir raiva, culpar Hayden, sentir culpa, sentir saudade e raiva de novo.

Agora ele está no velório. Um velório que nunca teria a aprovação de Hayden. Está todo mundo lá, Todos aquelas pessoas que fizeram da vida de Hayden um inferno, Inclusive Ryan, irmão mais velho de Hyden e componente da trifeta do bullying e que passou anos torturando seu irmão. Sam quase não encontra lugar para sentar, só lá no fundo. Ele está deslocado no funeral de seu melhor amigo. Mas a situação fica insustentável quando o pastor pergunta se alguém tem alguma coisa para compartilhar e Ryan entra na fila. Sam não aguenta e vai falar com Ryan e acaba jogando na cara dele o grande irmão que ele foi para Hayden.

Sam vai embora e acaba indo parar no único local que eles eram "felizes", a loja de produtos geek no shopping. Lá eles não eram importunados, pois, os babacas da escola não frequentam esse tipo de loja. É quando a garota que ele já tinha visto no velório chega perto dele e se apresenta como Astrid, amiga de Hayden. Sam não consegue acreditar que Hayden tinha uma amiga e ele não sabia da existência dela. E conforme os dias vão passando, Sam descobre que Astrid não era o único segredo que Hayden estava escondendo dele.
"O que ele esperava que eu dissesse? Que ambos éramos desajustados sociais, que não conseguiam se encaixar em lugar nenhum? Que salvamos um ao outro da solidão durante um bom tempo e que de repente estava tudo acabado?"
Para quem ainda não leu nenhuma resenha do livro, a autora aborda temas bem pesados, mas de suma importância atualmente: o bullying e a sua quase sempre consequência, o suicídio. Mas para quem pensa ser esse o foco do livro está enganado. Esse é apenas o pano de fundo para a história de Sam, que é o protagonista da história. A autora focou mais em quem fica, do que no suicídio propriamente dito, apesar da história girar em torno dos motivos que levaram Hayden a se matar e as consequências dessa morte. Ai temos também uma "vingança" contra quem pensam ser os responsáveis por ela. Sam vive um dilema durante a história. Ele acha que a culpa é dele e ao mesmo tempo ele odeia Hayden por deixar ele sozinho, já que os dois eram o único amigo um do outro. A história gira em torno disso.

Ultimamente li vários livros com esse tema, e percebi um padrão nessas histórias, o bullying leva sim a pessoa a se matar, ou acabar matando, mas o pior não é o que a pessoa passa fora de casa e sim a sua situação dentro dela. Estou me baseando nos livros que li, não sei se isso é um padrão realmente. O descaso dos pais, ou até mesmo as "exigências" impossíveis que os próprios fazem, levam o adolescente até um ponto onde não tem mais volta. O lugar onde você deveria ter amor e apoio incondicional, é onde você é mais humilhado e esquecido. Precisamos rever as nossas atitudes quanto a isso, pois, pode acontecer com qualquer pessoa próxima a nós.

Pelo livro ser narrado na visão do Sam, vive seu dilema junto com ele e acho que até por isso me ressenti com Hayden, ele não conseguiu ganhar a minha simpatia. Astrid, foi um personagem que gostei muito, ela foi fundamental para dar uma certa leveza e agilidade a história. Só não dei cinco estrelas porque achei que faltou um algo a mais na história, mas achei ele muito bom e recomendo. A edição da Novo Conceito está linda, a cada começo de capitulo temos uma musica para ouvir enquanto lemos, a editora até mandou fones de ouvido junto com o livro. As musicas não são exatamente o que gosto de ouvir, mas combinou perfeitamente com a história.

Só uma ultima coisa. Andei lendo algumas resenhas do livro e a maioria delas disseram que não entenderam o recado de Hayden para Sam. Spoiler. Se você não leu o livro pare por aqui. Quando ele disse Ouça. ele não se referiu a playlist e sim as pessoas. Era para Sam ouvir as histórias de cada um deles e assim ele iria entender a sua atitude. Pelo menos foi isso que eu entendi.

Nota:



Se alguém quiser ouvir a playlist de Hayden, é só clicar aqui.

22 comentários:

  1. Olá Sil,

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, li os primeiros capítulos e gostei demais e sua resenha me deixou ainda mais curioso, infelizmente muitos não entendem por estar mais interessados em ler muitos livro e não se atentam a história a fundo...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sil! Estou louca para ler esse livro desde o dia em que fiquei sabendo do seu lançamento. A história me deixa bastante curiosa e os comentários positivos que tenho lido sobre ela só aumentam a minha curiosidade. Sem falar que a edição é linda! Espero poder ler A Playlist de Hayden em breve. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha eu sinceramente tenho evitado livros com temas pesados sabe?
    Mas estão dizendo que o livro apesar de ser triste e abordar um tema assim tão comum hoje em dia, nos passa uma história muito bonita. Quem irá ler esse livro e'minha colaboradora. Ela só vai me mandar de volta se ela ver que realmente não é muito pra mim, porque ela sabe o que eu gosto ou não. Mas enfim...Mas o livro tenho que confessar que me chama bastante atenção, principalmente pela capa que acho linda. Mas também acho importante o livro abordar esse assunto, porque virou algo muito comum sabe? Acho que as pessoas tem que ter um pouco de consciência também sobre o problema, porque ainda acontece bastante.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-ella-e-micha.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sil.
    Tenho vontade de ler esse livro exatamente por causa desse tema tratado: bullying. Como dou aula, gosto de ler bastante sobre, seja teoria, seja ficção. Olhar os diversos lados, mesmo o ficcional, sempre ajuda.
    Acho essa premissa interessante porque também mistura a literatura com música, algo que eu gosto bastante.
    Com certeza o livro vai para a minha listinha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Quase li o recado do Sam, ui... não quero spoilers... estou lendo "A Playlist de Hayden", li algumas resenhas do livro, todas foram positivas... agora sinto que só falta eu terminar e resenhar.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bem? Estou querendo muito ler esse livro. A premissa dele chama bastante a minha atenção e algo me diz que vou gostar bastante dele! *-* Parabéns pela resenha, ela fico ótima! :)

    PS: Em Perdão, Leonard Peacock, livro que li ano passado e que também aborda bullying há justamente isso: Pais que pouco se importam com o filho! :/

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo joia?
    Estou namorando esse livro a um booom tempo, sempre que vejo uma nova resenha sobre ele ficou mais curiosa ainda. Me parece ótimo, me interessei bastante pela proposta dele. A capa é lindaa *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Achei a história bem interessante, me lembrou os 13 porquês que tem o mesmo tema. Vou procurar pra ler.
    Tem um sorteio de um livro acontecendo no meu blog, se puder participar: https://kamilacavalcante.wordpress.com/2015/06/05/resenha-extraordinario-sorteio/
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já li o livro e apesar de alguns detalhes, gostei bastante, ótima mensagem.
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  10. Estou com muita vontade de ler esse livro... só esperando um tempo livre!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  11. SIL amei a resenha e a playlist... com certeza está na minha lista de leitura até o final do ano!!!

    ResponderExcluir
  12. E eu sou uma das que não tinha entendido a mensagem kkkkkkk
    Mas confesso que não curti o livro não oh. Também não curti o Hayden, mas achei a Astrid muito chata. E sei lá. Não consegui me ligar a história. Só o finalzinho que deu uma melhorada ao meu ver.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante
    vou acresentar na minha lista para ler
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/sara/

    ResponderExcluir
  14. Oiee,
    Quero ler *o* Gosto de livro com temas fortes ;p
    Gostei da dica.
    Beijinhos Screepeer
    Page: https://www.facebook.com/Screepeer
    Blog: http://screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oii!
    Eu amei muito esse livro. As músicas são totalmente meu estilo ! *-*
    Uma das minhas melhores leituras do ano.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. ai que sensacional, adorei as músicas e o livro também hahaha
    beijos
    Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
  17. Oie Sil =)

    A sua é a primeira resenhas positiva que leio desse livro. Na maioria senti que as pessoas terminaram a leitura um tanto frustradas. Confesso que como ando fugindo de livros pesados, esse é um livro que não me chamou atenção, mas fico feliz em saber que apesar dos pequenos detalhes você tenha curtido a leitura ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  18. Oi Silvana!
    Adoreeei a resenha (e o spoiler hahaha me deixou ainda mais curiosa).
    Esse livro já tinha chamado a minha atenção, e agora definitivamente estou interessada em conferi-lo.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Nesse livro eu senti falta de um enfoque maior na playlist, pois ela combina muito bem com a história mas não foi importante no desfecho. O spoiler me deu uma nova visão do livro que eu não tinha pensado!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  20. Oiê, Silvana! Td bom ??? Eu tô com muita vontade de ler esse livro!! Sua resenha me empolgou mais ainda! Adoro esses livros meio que diferentes, tipo os 13 Porquês e A Playlist de Hayden. Boas leituras e muitos abraços do Dan *-* \O/

    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi
    Eu tenho esse livro, mais ainda vou demorar um pouquinho, ando vendo resenha positivas e negativas e a sua foi boa, pelo menos gostou da leitura, que entender os motivos de Hayden.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi,

    Eu estava bem curiosa sobre este livro... achei a premissa bem interessante, mas não estava vendo resenhas muito positivas... Mas gostei da sua resenha, pude entender melhor do que se trata o livro. Ando fugindo de dramas e leituras pesadas, pois não estou muito no clima... mas lerei assim que tiver uma chance ;)

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo