15 dezembro 2015

Resenha | O Pequeno Príncipe - Antoine De Saint-Exupéry


Livro: O Pequeno Príncipe
Série: Não
Autor: Antoine De Saint-Exupéry
Gênero: Fábula, Infantil
Editora: Geração Editorial
Paginas:  160
Ano: 2015

Resenha:
"dedico este livro, então, à criança que esse adulto foi um dia. Todos os adultos um dia foram crianças. (Porém, raros se lembram disso.)" 
Quando tinha seis anos, ele viu uma ilustração em um livro, de uma jiboia engolindo um animal. Ele então resolveu fazer o seu primeiro desenho inspirado na ilustração, mas quando mostrou o desenho aos adultos, todos diziam ser o desenho de um chapéu, quando ele tinha desenhado uma jiboia que tinha devorado um elefante. Ele resolveu então desenhar o interior da barriga da serpente, mas foi aconselhado a deixar de lado os desenhos. Foi assim que ele abandonou uma carreira promissora de pintor para se tornar um piloto de aviões. Mas seu primeiro desenho está sempre com ele e ele usa como teste para saber qual adulto é realmente inteligente.


Ele foi sozinho por muito tempo, até que a seis anos atrás seu avião sofreu uma pane e ele foi obrigado a fazer um pouso de emergência no deserto do Saara. Ele só tinha água e comida para poucos dias, por isso ele tinha que achar um jeito de consertar o motor. Foi depois da primeira noite que ele conheceu o Pequeno Príncipe. Como ele está sozinho a quilômetros de tudo, ele levou um susto quando viu o garoto pedindo que ele desenhasse um carneirinho. Como seu talento para pintor consistia em desenhar uma jiboia que tinha engolido um elefante, vista por dentro e por fora, foi o que ele desenhou e qual não foi sua surpresa quando o garoto disse que queria o desenho de um carneirinho e não de uma jiboia que tinha engolido um elefante.


Eles começam a conversar e ele descobre que o Pequeno Príncipe veio de outro planeta, e que a Terra é o sétimo planeta que ele está visitando. Ele descobre que o planeta que o garoto veio, é muito pequeno e que tem três vulcões, um já extinto e uma flor com quatro espinhos. Ele mal dá atenção as coisas que o garoto está falando e perguntando, porque ele está mais preocupado com o conserto do avião. Mas quando ele começa a prestar atenção nas aventuras que o garoto viveu em cada planeta até chegar ali, ele percebe que havia se tornado o adulto que ele desprezava quando era criança.

Acho que eu era uma das únicas pessoas que ainda não conhecia essa história. Como é um livro infantil, a história é bem bobinha, sem nada parecido com as histórias mirabolantes que temos hoje em dia. Mas o que realmente importa aqui, não é a história e sim a bela mensagem que o livro trás. Um livro escrito a tantos anos atras, mas que é ideal para o momento em que estamos vivendo. Esses dias respondi uma tag e coloquei esse livro como um dos que eu tinha vergonha de ainda não ter lido. Se antes eu tinha vergonha, agora eu me arrependo até o ultimo fio de cabelo de não ter lido ele antes. Queria ter lido ele criança e hoje com 34 anos, já teria relido algumas vezes. Gente que tapa na cara que eu levei de um livro infantil. A Silvana criança teria vergonha da Silvana adulta, assim como aconteceu com o nosso protagonista. Acho que cada um vê essa história de uma maneira e para mim, ele falou muito sobre valores. 


Como as coisas mudam de quando somos crianças para a idade adulta. Como é fácil agradar uma criança e tão difícil satisfazer um adulto. Como uma criança consegue ver as coisas mais importantes da vida e ser feliz com tão pouco e os adultos dão tanta importância para o "ter" e ficam sem chão quando isso lhes é tirado. Como não temos tempo para nada, só para o que "é importante", mas isso que julgamos tão importante são coisas que passam e o que fica é aquelas "bobagens" que as crianças dão tanto valor. A parte do livro que mais me emocionou foi a conversa que ele teve com a raposa, queria copiar tudo aqui, de tão linda que ela é. Mas selecionei algumas frases que vão ficar para sempre comigo. A edição que eu li é capa dura e toda ilustrada e no final tem uma minibiografia do autor. Se você ainda não leu, leia agora. Esse é um livro obrigatório para se ter na estante e para ser lido sempre.


"As pessoas já não tem tempo de conhecer nada. Preferem comprar tudo pronto nas lojas. Como não existem lojas que vendem amigos, as pessoas não têm mais amigos."
"Eis meu segredo. É muito simples: só se vê bem como o coração. O essencial é invisível aos olhos." 
Nota:


31 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Eu chorei como uma criança no ombro do meu namorado quando fomos ver o filme.
    Eu também me arrependi horrores de não lido antes e hoje é uma das minhas histórias favoritas. O meu livro vai ser passado pros meus filhos <3
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvana!
    Esse livro é incrível, já li bem umas seis vezes, e a cada vez aprendo algo novo. O mais interessante dessa edição da Geração é a biografia do autor, de todo o contexto da obra.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, tudo bem?
    Eu ainda não li "O Pequeno Príncipe"' e me envergonho bastante disso.
    Acho que assim como você disse, deve ser uma leitura obrigatória na infância.
    Espero muito ler esse livro em breve!
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana, tudo bem ?
    Eu já li "O Pequeno Príncipe", e é uma fofura o livro!
    Essa edição é linda <33
    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sil. Tudo bem?

    Adoro demais esse livro. Ele é simplesmente maravilhoso. Traz uma infinidade de mensagens belas de maneira simples.
    Além disso, essa nova diagramação dele é perfeita!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sil!
    Nossa essa edição está maravilhosa!
    Minha irmã leu e vive me cobrando para ler tbm, eu sempre enrolo. rs

    Sobre o sorteio do meu blog:
    O o segundo blog que precisa seguir é esse:http://ladyblackraven.blogspot.com.br/ O negócio de seguidores tá lááááá em baixo! rs Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito bom! Comprei uma edição dele na black friday mas meio que me arrependi, pois foi uma edição com um péssimo acabamento :/ Mesmo assim foi e continua sendo um livro irresistível!

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Silvana.
    Não li ainda esse livro, apesar de tê-lo aqui no notebook em pdf.
    Baixei depois que vi o filme baseado no livro, mas que tem algumas partes diferentes.
    Posso dizer que me sinto constrangido de ainda não ter lido esse livro que é um dos lidos da história e certamente tem seu mérito.
    Puxa, é um livro com tantas passagens legais, que nos faz refletir muito sobre o que realmente é importante.
    Como ele diz, não se pode comprar amigos.
    Vou aproveitar esse fim de ano para lê-lo.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  9. Eu tô tentando ler esse livro. Indo aos poucos e prefiro não dar minha opinião ainda que corro o risco de ser apedrejada aqui hahaha
    Mas sua resenha me animou, vou continuar com mais afinco.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  10. Ai que lindo!!! Tenho essa versão do livro também. E realmente é muito, muito linda!
    O.Pequeno Príncipe é um livro belo mas que nos traz belas lições e mensagens reflexivas.
    Um livro clássico para todas as idades!
    :)
    Adorei sua resenha e suas fotos!
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Esse livro é daqueles que valem 10 estrelas! De uma sensibilidade incrivel, com uma trama singela, o livro traz uma carga enorme de ensinamentos e reflexões, que deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas. Eu tenho essa edição e é linda! Um ótimo presente.
    BJks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  12. Aaaah... Clássicos ❤️ Tem um amorzinho maior que esse? Acho que todo bom leitor deve ler, é tão simples e tão apaixonante. Deve ser por esse motivo que conquista tantos fãs pelo mundo! Arrasou no post Sil! Bjs
    Blog Menina da Livraria

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bom?
    Eu sempre repito que apesar de parecer um livro infantil, ele pode ser tudo menos somente isso. Ganhei esse livro eu era bem pequena, meu segundo livro... Eu o li, não senti nada. A mensagem não foi absorvida porque afinal eu era criança. Eu o guardei com todo o carinho, e depois, agora adulta fui relê-lo. E sério, eu não sabia o que falar só sentir kkkkkkk acho que é isso.
    Adorei o blog, bjos.
    www.euvoceeoslivros.com

    ResponderExcluir
  14. Menina, você acredita que eu nunca li??? mas morro de vontade.
    Acho essa edição maravilhosamente linda! sei que esse livro tem muito a nos ensinar e que não é apenas infantil, ele vale para todas as gerações. Eu vou comprar par ao meu filho e vou aproveitar para conhecer junto com ele.

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    A diagramação desse livro está tão linda ♥ o compraria só para enfeitar a estante, já que tenho a edição mais antiga *-* Essa história é muito linda, não é mesmo? Estou curiosa para ver a adaptação que fizeram dela.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amiga eu tenho o pocket desse livro e sinceramente até agora eu não tive muito interesse em ler não. Ele já foi resenhado no blog pela Agatha, mas ainda eu nem sei do que se trata esse livro. Eu preciso ler para entender, porque sinceramente eu fico boiando rs

    Mas a estória me parece ser muito fofa mesmo. E quero ver a adaptação que saiu sabe? Deve ser muito legal também, porque vi o trailer. Espero poder gostar tanto do livro como do filme.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-bangalo.html

    ResponderExcluir
  17. Ola Sil lindona estou com essa edição em casa, aliás que trabalho maravilhoso da Editora, um capricho, somos duas que ainda não havia lido o livro, assim como você ainda não li o livro inteiro, apenas alguns textos e frases soltas aqui e ali, não vejo a hora de me encantar com esse lindo clássico. beijos

    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Esses dias comprei esse livro, é o próximo da minha lista para ler, eu já assisti ao filme e é super lindooooo! Só ouço e vejo comentários maravilhosos sobre ele, e essa edição ta impecável, hehe

    beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Poxa você saiu do meu clubinho de pessoas que ainda não leram esse livro rsrs.
    Vou ter que copiar seu exemplo e tirar logo minhas impressões sobre ele.
    Essa história do elefante e da jiboia sempre achei sensacional, principalmente porque a mente adulta não consegue processar o desenho muito bem.
    Pequeno Príncipe é daquelas histórias, que como você mesma disse, nos da um belo de um tapa na cara.
    Mesmo não tendo lido o livro, já li resenhas suficientes para me sentir assim kkkkk.
    beijos
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gente, esse livro é encantador. Também tenho essa edição da foto. Quero muito ver a adaptação mas ainda não tive a chance rs. Esse livro é lindo, nos traz lições valiosas e nos mostra o como é simples e fácil ser criança e como seria melhor se vivêssemos, mesmo depois de adultos, com os olhos de crianças. E a bondade também, claro rs.
    Adorei o post. Muito lindo.
    -Mari

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!
    O que falar do O Pequeno Príncipe? Certamente somente coisas boas.Um livro que atravessa geração e que pode ser lido e relido em qualquer idade. Esta edição está um luxo, inclusive já dei de presentes. Ainda não consegui assistir ao filme. A postagem está muito boa, parabéns.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  22. Eu sempre quis ler esse livro, mas não tinha noção de como era, a principio quando vi a capa pensei que era um livro infantil mas pelo que li é um homem que conta a historia e conhece o pequeno príncipe, o que faz todo sentido pra mim agora.

    ResponderExcluir
  23. Oi Silvana, esse é um livro que eu não abro mão de ler! Eu nunca li mas morro de curiosidade, é um livro tão amado por todos, e nem assisti ao filme ainda só esperando para conferir a leitura antes. Ótima resenha e ele já está na minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Esse livro... ♥♥♥♥♥♥
    Li quando pequena e entendi uma coisa, reli adulta e entendi muitas outras. É tão simples e ao mesmo tempo tão profundo! A edição da Geração está maravilinda, apesar de eu ter estranhado a nova tradução (cadê o tu te tornas? rsrsrs).
    Livro que todo ser humano precisa ler!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  25. Não me canso de ler resenhas positivas sobre livros que são meus favoritos… <3 AMO essa obra, acho-a majestosa. Que especial saber que você, com sensibilidade, captou a essência dessa história. Acho que O Pequeno Príncipe tem tanto a nos ensinar, não?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oiie Sill,

    Ah, O Pequeno Príncipe <3 Acredito que todos leitores que se preze precisam lê-lo, deve ser leitura de cabeceira. Simplesmente adoro demais esse livro, o quanto que ele ensina a gente, a ser mais humanos, amar mais as coisas simples. Sem dúvida, é um dos meus livros favoritos. E essa edição? Simplesmente perfeita.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  27. Oie, Sil! Essa edção do livro ficou superlinda. Sempre vi muitos falarem da trama, mas ainda não tinha lido, mas tenho essa edção de luxo da Geração e acabei lendo.
    Bom, é realmente um livro que deve ser lido por todos.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  28. Olá1!
    Adorei a sua resenha, mesmo! Acho que tem tudo a ver o que você falou que esse livro tem um significado diferente para cada um, acho que isso que o torna tão especial, não é?!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem???
    Eu dei esse livro de presente para uma amiga, porque ela gosta muito da história e faz coleção dos livros... eu particularmente não tenho a menor vontade e curiosidade de ler o livro... apesar que vejo pessoas assim como você que leem e curtem e acham legal a mensagem, eu sinceramente não me sinto cativada... o importante é que a leitura foi benéfica pra você e você gostou muito!!! Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá.
    Tudo bom?
    Sou suspeita para falar desse livro, pois me emocionei bastante, chorei litros lendo com a mensagem que o autor quiz passar com o livro.
    Sua resenha foi uma das mais completas que li e que cativou assim como a mim.
    Beijos

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo