29 julho 2019

Resenha | Rainha das Sombras - Sarah J. Maas


Livro: Rainha das Sombras
Série: Trono de Vidro #4
#1 - Trono de Vidro
#2 - Coroa da Meia-Noite
#0.5 - A Lâmina da Assassina
#3 - Herdeira do Fogo
Gênero: Fantasia
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 644
Ano: 2016

Contêm spoilers dos livros anteriores.

Resenha:
"Estava na hora.
Um fôlego; então outro.
Ela era a Herdeira do Fogo.
Ela era fogo e luz e cinzas e brasa. Era Aelin Coração de Fogo e não se curvaria para nada nem ninguém, exceto a coroa que era dela por direito, por sobrevivência e por triunfo."

Celaena Sardothien finalmente aceitou quem é, e deixou Aelin Ashryver Galathynius voltar a vida. Ela assumiu sua posição como rainha e Herdeira do Fogo e conseguiu as respostas que precisava de sua tia Maeve, a rainha dos feéricos. Mas antes de voltar para Terrasen e assumir seu lugar de direito, ela ainda precisa se passar por Celaena mais uma vez e acertar as contas com Arobynn Hamel. Por isso ela deixa Rowan para trás e parte para Adarlan. Manon venceu os Jogos de Guerra e agora é a Líder Alada e vai liderar as bruxas nos serviços para o rei. Enquanto isso em Forte da Fenda o rei descobriu sobre os poderes de Dorian e fez do próprio herdeiro seu escravo ao colocar nele uma coleira que permite o controle e possessão. E Chaol conseguiu fugir graças a Dorian, mas Aedion foi descoberto e preso para ser usado como isca para Aelyn.

Aelin não tem nem ideia do que aconteceu em Adarlan enquanto esteve fora, e seu objetivo no reino é recuperar o Amuleto de Orynth que está com Arobynn, que não sabe que na verdade tem em seu poder a terceira e ultima chave de Wyrd. Mas quando ela se encontra com seu antigo mestre, Aelin fica sabendo que seu primo Aedion será executado dentro de três dias. Arobynn oferece seus serviços para Aelin em troca de ela capturar um demônio valg para ele. O desejo de Aelin é matar Arobynn por tudo o que ele fez com ela, mas no momento ela vai precisar de sua ajuda para conseguir salvar Aedion. Seu segundo encontro em Adarlan é com Chaol, que depois de fugir do rei se juntou aos rebeldes e está combatendo a nova guarda do rei, que voltou a caçar e executar os antigos possuidores de magia.

Seu plano era matar o rei e colocar Dorian no trono, mas quando Aelin conta no que Dorian pode ter se transformado, Chaol fica ainda pior por ter abandonado o amigo, e mesmo relutante no começo, acaba contando a Aelin como trazer a magia de volta para Adarlan. E Aelin também vai se tornar aliada de Lysandra depois que elas colocam as diferenças de lado. Enquanto isso Manon Bico Negro está há um mês em Morath, a fortaleza montanhosa do duque Perrington. Ela sabe que alguma coisa muito errada acontece dentro das montanhas, pois, o cheiro nas pessoas que vivem lá é errado. Mas entre tantos cheiros ruins ela sente um diferente, o da sua nova criada, Elide Lochan, que acaba se tornando sua espiã e é assim que ela descobre que algo muito ruim está por vir e faz com que Manon, que nunca teve medo de nada nem ninguém, comece a questionar suas atitudes. 

— Eles não o mataram. Uma espada, ou fogo, ou água, ou força não poderia matar Erawan nem destruir o corpo. (...) O Olho o conteve. Apenas por um curto período. (...) — Então construíram um sarcófago de ferro e algum tipo de pedra indestrutível. E o colocaram em uma tumba selada, sob uma montanha... uma cripta escura... tão escura que não havia ar, não havia luz. (...)
— Está dizendo que jamais mataram Erawan — comentou Chaol. (...)
— Onde o enterraram? — perguntou Rowan, baixinho.
— Eles o enterraram... — Suas mãos tremiam tanto que ela as abaixou. — Eles o enterraram nas montanhas Negras e construíram uma Fortaleza no alto da tumba, para que a nobre família que morava acima pudesse vigiá-los para sempre.
— Não há montanhas Negras em Adarlan — afirmou o capitão.
A boca de Aelin Secou.
— Rowan — como se diz "montanhas negras" no velho idioma?
— Morath — respondeu ele.

Sei que já disse isso nas resenhas anteriores, mas gente que série é essa? Essa mulher é um gênio. Eu leio um livro da série e nossa que livro, então leio o próximo e fico uau como ela conseguiu melhorar o que já era ótimo? Até nas partes que parecem que o ritmo da história diminui e você pensa agora vai dar uma enrolada, mas não, era tudo parte de um plano e logo em seguida você fica com cara de besta porque não percebeu o que estava acontecendo, e a autora tira uma com a nossa cara por ter achado que a história finalmente ia dar uma "parada". Sem dúvida esse é o melhor da série até agora e mesmo o livro sendo enorme, dá para ser lido rapidamente porque a gente não consegue parar de ler. Eu demorei um pouco mais porque queria que ele durasse hehe.

Antes de mais nada, quem está acompanhando as resenhas e pretende ler a série, acho legal frisar que para ler esse livro é necessário ler A Lâmina da Assassina antes dele. Mesmo não interferindo na continuidade da história, por ser um livro de contos que se passa antes do primeiro livro da série, temos personagens que aparecem nesse livro que teve sua história apresentada nos contos, e para entender bem a relação deles com a Aelin, é interessante que ele seja lido antes desse. E também preciso falar dessa edição que está mais uma vez de arrasar. Que capas maravilhosas. E essa em especial a contracapa traz um dos vestido usados por Aelin na história.

Agora vamos falar dos personagens. Aelin me conquista um pouco mais a cada livro. Que personagem incrível é ela. Isso porque ela tem apenas 19 anos. E como eu amo ela não agir com infantilidade como estou cansada de ver em protagonistas dos livros do gênero. Ela não tem tempo para isso. Ela é tão inteligente que a gente só percebe as coisas que ela faz discretamente, quando ela mesmo ou um dos outros personagens revela. Depois de tudo que ela passou, ela continua sendo forte, física e psicologicamente. E apesar de ser vaidosa e gostar de ter coisas boas, em nenhum momento ela pensa nela antes dos outros. Eu amo essa personagem, ela ganhou meu coração e só não reina absoluto nele porque temos Manon. E o que foi o finalmente encontro entre as duas?


Manon, que no meu entender merece o título do livro Rainha das Sombras. Quando ela apareceu na história achei que ela ia ser a vilã que aprenderíamos a odiar ao longo dos livros. Mas não. Manon é impressionante e quero abraçar a Sarah por ter criado alguém como ela. Ela é uma assassina fria e sem sentimentos, mas então ela não é mais porque começa a questionar o que acontece a sua volta. De todos os personagens, Manon é que mais cresce emocionalmente. E junto com ela As Treze ganham mais espaço, principalmente Asterin que não posso deixar de mencionar. E no mesmo arco também temos um novo personagem, Elide, que apesar de na primeira vista parecer ser fraca, se mostra um dos personagens chaves para o desenvolvimento da história.

Aliás as mulheres estão com tudo nessa história. Além das mencionadas temos Lysandra, que acaba se tornando a amiga e apoio que Aelin precisava, e acredito crescerá ainda mais nos próximos livros. Também preciso citar Nesryn Faliq, uma das guardas do rei e que também foi crucial em vários momentos dessa história. E pode ser que venha dai um romance com Chaol, que foi o personagem que mais me decepcionou nesse livro. Ele não aceita o fora que levou de Aelin, sem falar que ele não quer Aelin e sim Celaena, que não existe mais. E por vários momentos me irritei com ele. Mas tenho que reconhecer seu amor e lealdade a Dorian, que apareceu pouco na história, mas que o pouco foi muito relevante e quero ver como será seus próximos passos nessa história.

Desde o primeiro livro, o romance não é prioridade da autora e nesse livro continua assim. E teve foi um teste de nervos para quem torce por um romance entre Rowan e Aelin. Rowan ainda não me conquistou completamente, mas acredito que ele ainda vai tomar seu posto ao lado de Aelin. E foi interessante ver a interação entre ele e Aedion, que apesar de tudo ainda não mostrou todo seu potencial. E preciso falar do ajuste de contas de Aelin com Arobynn, que no meu ver foi sensacional. Até o fim ele tentou manipular e obter poder sobre Aelin que hoje é o que é "graças" a ele. E para terminar essa resenha que já está enorme e sei que o metade das pessoas não leem, eu indico a série é claro. Trono de Vidro sem dúvida nenhuma é uma das melhores séries de fantasia publicadas nos últimos anos.

Nota:









15 comentários:

  1. Oiie.
    Eu tinha começado essa série na época que lançou e que ainda não tinha assim tanta fama. Naquela época eu achava que era uma trilogia, então imagine minha surpresa quando a Maas resolveu fazer seis obras com um extra. Me desanimei um pouco.
    Não tenho certeza se vou continuar apesar de amar fantasia. Histórias alongadas de mais costumam me deixar possessa.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Fico admirada com a quantidade de livros que você lê
    Na postagem anterior você mostrou os livros que você adquiriu e alguns você já leu
    E essa série que você está postando são enormes Todos os livros tem várias páginas
    Parabéns pela determinação e ótimo uso do tempo

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, confesso que se visse esse livro em uma livraria passaria reto, mas lendo sua resenha é impossível não querer conhecer a história!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Eu tive alguns problemas com Aelin e o romance dela com o Rowan mas nada que diminua meu amor pela série! Estou ansiosa pela sua resenha de Império de Tempestades
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Estou adorando você lendo a série com um livro atrás do outro. Estou aqui me empolgando junto com você nessa aventura.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gente, que série incrível e essas resenhas só estão reforçando minha curiosidade em ler. Adorando acompanhar tudo isso!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Sil

    Eu tive alguns problemas com a protagonista dessa série e isso diminuiu muito meu interesse nos livros, ainda pretendo dar continuidade mas de momento prefiro por exemplo terminar os livros de Corte de Espinhos que ainda tenho pendente de ler, já que essa outra série da Maas me prendeu bem mais. Pelo visto, em cada resenha a série de Trono vai crescendo e se tornando ainda melhor, fico feliz com isso, a autora sempre surpreende a gente com seus personagens.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil

    Não posso ler a resenha por conta do aviso de spoiler e do teu aviso anterior de nem ler as sinopses. Hahaha
    Estou impressionada de como você está devorando esses livros enormes, sou sua fã!
    Pela sua nota a história segue de vento em popa, só me deixa mais curiosa mesmo não sendo um gênero que eu aprecio geralmente.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Eu gosto de todos os livros da série, mas esse sempre vai ser o favorito dos favoritos. A série é emocionante do começo ao fim e nunca cai na mesmice. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil.
    Eu li o primeiro da série, na época achava que seria uma trilogia, logo que lançou e lembro que gostei muito, mas acabei não comprando os outros e dando sequência às leituras. Toda vez que leio uma resenha dessa série fico arrependida de não ter seguido com ela.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Essa série está na minha lista de leitura, não sabia que não havia um romance nesse livro, mas já gostei de saber disso antes de começar a ler para não me frustrar no final. Em breve espero conseguir os livros e ler todos.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. lindas fotos com direito a funko e tudo mais, eu que adoro fantasia to amando saber tudo dessa serie por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!

    Acho que é bem compreensível a autora não focar no romance, a história parece ter tanto potencial e assuntos a tratar que isso fica em segundo plano né? Mas pra pessoas como eu, que sou doida por romances, acho que ia me incomodar também hahaha adorei a resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, infelizmente não acompanho a série, mas deu pra perceber que a autora consegue manter muito bem o ótimo nível! Adorei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oi, Silvana!
    Essa capa conquistou meu coração.
    Diferente de vc, Rowan me conquistou desde o terceiro livro. Estou louca pra ler a continuação.

    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo