11 agosto 2013

Resenha | Em Chamas - Suzanne Collins

Contem spoiler do livro anterior

Katniss conseguiu. Ela sobreviveu aos Jogos Vorazes. E não apenas ela, mas devido a declaração de amor de Peeta, na entrevista antes de entrar na arena dos jogos, o público começou a torcer pelo romance entre os dois e as regras dos jogos foram mudadas durante o jogo. Se dois do mesmo distrito, chegasse a final vivo, os dois seriam sagrados campeões. Depois de ouvir isso Katniss faz de tudo para que ela e Peeta cheguem vivo á final, nem que para isso ela tenha que fingir um romance. Mas quando só resta os dois vivos, as regras mudam novamente, só um vai sair vivo. Mas como Katniss sabe que eles precisam de um dos dois vivos, ela ameça se matar junto com Peeta, obrigando os idealizadores dos jogos  a reconhecer os dois como campeões. Mas essa estratégia de Katniss não agrada ao Presidente Snow e ela é obrigada a continuar fingindo-se apaixonada por Peeta, que fica muito magoado, quando descobre que seus sentimentos não são correspondidos por Katniss.

Em Chamas começa alguns meses após o fim dos Jogos Vorazes. Katniss agora mora na Aldeia dos Vitoriosos, ao lado de Haymitch e Peeta. Katniss e sua família não passam mais fome, mas ela continua caçando, pois Gale agora está trabalhando e não tem mais tempo para caçar e como ele não aceita dinheiro de Katniss, ela leva o que consegue caçar para a mãe de Gale.  Desde que voltou da arena, Katniss está confusa com seus sentimentos, tanto com Peeta como com "o primo Gale". Primo porque quando ela estava na arena, todo mundo achava que ela e Peeta eram um casal e para explicar o relacionamento dela com Gale, disseram que eles eram primos. Peeta quanse não fala com ela desde que descobriu que foi enganado, mas agora com a aproximação da Turnê da Vitória eles vão ter que fingir novamente.

No dia marcado para o começo da turnê, Katniss chega de mais uma caçada e dá de cara com o presidente Snow na sua casa. E os temores de Katniss vêem a tona. O presidente está furioso. Por causa de seu gesto com as amoras, estão se formando levantes ao longo dos distritos. Se uma garota do distrito 12 pode desafiar a capital e sair ilesa, quem sabe eles também consigam. O presidente faz ameaças a sua família e a a família de Gale, com isso consegue que Katniss prometa reverter a situação. Que ela mostre tanto amor por Peeta que o episódio das amoras não passe disso, de uma atitude irresponsável de uma garota apaixonada. Mas não basta apenas demonstrar amor por Peeta, agora como campeões, eles estarão sempre em evidencia, e esse amor tem que culminar em um casamento.

Mas durante a Turnê da Vitória acontece algo que Katniss não consegue ignorar, mesmo isso significando ir contra as instruções do presidente. Quando eles chegam ao distrito 11, ela se depara com a família de Rue e ela não aguenta e expressa seus sentimentos e sua gratidão. E a multidão reage saudando-a com o sinal do distrito 12 e no meio da multidão um senhor começa a assoviar a canção de Rue, a canção que os tordos repetiram tantas vezes na arena. Em vez de acalmar os distritos, Katnis faz exatamente o contrário ela os encoraja a reagir. Depois disso Katniss já esperava o castigo do presidente, mas ela não estava preparada para o que ele tinha em mente. Como esse ano é a septuagésima quinta edição dos Jogos Vorazes, esse é o ano do Massacre Quartenário, que ocorre a cada 25 anos. O ultimo foi vencido por Haymitch e contou com a participação de 4 tributos, de cada distrito. A surpresa esse ano, é que os tributos serão escolhidos dentre os campeões das edições anteriores, e como no distrito 12 só tem Katniss de campeã feminina ela vai para a Arena novamente, e junto com Peeta que se oferece para substituir Haymitch.

O que senti lendo esse livro? Raiva, sensação de impotência diante da crueldade e do descaso com a vida humana. Me senti na pele de Katniss tentando resolver uma situação que ela criou, uma situação que pode ser ruim se vista por um lado, mas que pode ser a única solução se vista de outro. Em Chamas mexeu com meus sentimentos e ora tinha raiva, ora chorava diante das cenas que aconteciam. Como segundo livro de uma trilogia, me surpreendeu e muito pela qualidade da história. Na minha opinião conseguiu superar o primeiro. Sem falar na arena que é sem duvida muito mais inteligente. A única coisa que não gostei, foi a autora tentar criar uma paixão entre Katniss e Gale, que não havia no primeiro livro. Mas isso já é normal, sempre tem que ter um triangulo amoroso entre os protagonistas. Mas minha torcida é para Peeta. Nota: .

Serie Jogos Vorazes:
1- Jogos Vorazes
2- Em Chamas
3- A Esperança



20 comentários:

  1. Confesso que não li a resenha toda. Comecei a ler a partir do último parágrafo...
    É tão bom quando encarnamos a dor de um personagem, suas tristezas, derrotas e alegrias. Essa série parece ser tudo de bom mesmo.
    Que poster lindo é esse?? omg
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oioie,

    Concordo com você: esse livro supera o anterior. Na minha opinião, supera muito! Adoro a arena <3

    Sobre Katniss e Gale, a paixão entre os dois estava implícita. Obviamente não curti, prefiro ela e o Peeta, mas já no primeiro livro havia traços de Katniss e Gale.

    Beijoca :)

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Dos três livros da trilogia, Em chamas é o melhor. Amo de paixão essa série, foi Jogos Vorazes quem me apresentou a distopia..kk..agora sou uma leitora mega viciada em distopias ♥
    Em chamas tem personagens bem mais legais que JV :/
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu parei de ler a série no primeiro livro, eu tenho esse problema por sempre torcer para o melhor amigo da protagonista então já viu que eu me irritei e desisti de ler.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse é o meu livro preferido! É o que a Suzanna Collins mais conseguiu balancear tudo, na minha opinião. Estou ansiossima para saber o que eles fizeram no filme :)

    ResponderExcluir
  6. A paixão entre Katniss e Gale é totalmente dispensável! Ainda assim, esse livro é incrível
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  7. cara acho q sou a unica q nao quer ler esse livro nem nada q envolva ele. xp sério, mas quem sabe um dia

    ResponderExcluir
  8. Olá Sil,
    Que conhecidencia não é mesmo?! sua resenha aqui e a minha resenha la no blog Muchachos, mais enfim eu amei a sua resenha bem elaborada. Como você ja leu o livro, você me compreende não é mesmo?! Eu chorei, tive um mini ataque cardiaco com o Peeta na arena, e chorei muito quando um dos meus personagens favorito morreu (ele não morreu na arena,e é o melhor amigo da Katniss!), mais enfim eu to louca para ver o filme, não vejo a hora :)

    Abraços,Rebeka
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li Em Chamas por falta de tempo, mas preciso acelerar a leitura porque o filme está logo ai. Gostei muito da resenha, e sabe nem me importo muito com spoiler, fiquei super curiosa para ver como Katness se sai novamente nos jogos. Assim como você torço para o Peeta, não acho que ela tenha um romance tão forte com Gale para mim eles eram apenas amigos que tinham em comum a pobreza.
    Abraços,
    Raquel - Viajando Com Livros.

    ResponderExcluir
  10. Oie :)

    Em chamas na minha opinião é o melhor da série, ele tem ação e tudo mais que uma pessoa pode querer de uma saga, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  11. Cada resenha que vejo sobre esse livro fico com mais e mais vontade!
    Agora eu fiquei curiosa sobre você ter tido esses sentimentos! Adoro!
    Acho que assim o escritor conseguiu passar emoção para as palavras!
    Juro que providenciarei o meu e te contarei tudo o que eu achei!
    Beijinhos, querida!
    Jennifer
    http://queridamaiscafe.com/

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler toda essa série
    Amo distopias

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. To tão ansiosa pra ver o filme que você não tem noção! *-*

    Blog: www.kaahmenezes.com
    Fã page: www.facebook.com/kaahmenezes1

    ResponderExcluir
  14. Oii!!
    Já li toda a trilogia e esse é com certeza o melhor! Porém, eu prefiro o Gale, e A Katniss não o merece! hehehehe
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  15. Essa trilogia é simplesmente perfeita.
    Fiz a resenha de todos da série. O último é perfeito, né?

    Ah *O*
    Visite a nossa página no FB e nos curta por lá: https://www.facebook.com/pages/Desbravadores-de-livros/533009516713291
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto muito da trilogia, só não concordo muito com umas coisas do final do 3, mas voltando ao 2...
    Acho que a katniss sempre gostou do Gale, com o passar dos jogos é que as coisas foram mudando, tanto que se nada disso tivesse acontecido seria natural que ela não se envolvesse com o Peeta, lembra que ele até fala que ela nunca deu bola pra ele? Tá tem o ep. do pão, mas acho que era mais gratidão que qq outra coisa...
    Muitas coisa ainda vão acontecer e vc vai se surpreender com o 3

    bjos

    Pah -
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  17. Já tem quase 5 meses que li Em Chamas e até hoje não sei o que pensar desse livro. Claro que foi um livro maravilhoso, com um enredo devastador e que merece cinco estrelinhas no skoob, mas não soube o que sentir durante o livro... eram tantas emoções! hahaha
    Sem falar naquele final que me fez querer estrangular a Suzanne, mas mesmo assim, preciso ler o final da trilogia! rs

    Beijos, Meire! (estou seguindo!)
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amo esse livro, a trilogia toda é perfeita. E eu também senti raiva lendo em Chamas.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  19. Preciso urgentemente ler essa trilogia! Eu amei sua resenha e a cada outra resenha que leio fico com mais vontade de ler hahaha Ainda não li, porque estou esperando uma promoção no submarino pra comprar toda a trilogia de uma vez kkkk

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ler essa trilogia! Vejo dias após dia resenhas falando maravilhas dos livros. Só espero não me decepcionar. kkkBeijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo