11 maio 2018

Resenha | A Escola do Bem e do Mal - Soman Chainani


Livro: A Escola do Bem e do Mal
Série: A Escola do Bem e do Mal #1
Gênero: Fantasia
Autor: Soman Chainani
Editora: Gutenberg
Páginas: 352
Ano: 2015

Resenha:
Há mais de dois séculos no povoado de Gavaldon, a cada quatro anos dois adolescentes são levados de suas casas e não importa o que seus pais façam para protegê-los, eles desaparecem sem deixar vestígios. Segundo uma lenda antiga, os adolescentes são levados por uma sombra que eles acham ser o Diretor da Escola do Bem e do Mal onde os que são levados estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias. Um adolescente vai ser um herói e o outro será um vilão. Mas a maioria das pessoas não acreditam nessa lenda. No começo eles achavam que era culpa dos ursos, depois dos buracos negros. Mas quando o rosto dos adolescentes que sumiam começaram a aparecer em livros de contos de fadas que eram deixados em frente a livraria do povoado, a maioria das pessoas começou a acreditar na lenda.

O pai de Sophie é um que não acredita nessas bobagens, mas como o povo está dizendo que Sophie pode ser levada esse ano, ele resolve que é melhor prevenir do que remediar e prega tabuas em todas as janelas e portas de sua casa. Sophie desde sempre se prepara para ser levada. Ela linda com seus olhos verdes e seus longos cabelos loiros, e tem certeza de que é perfeita para ser uma princesa e viver uma linda história de amor. Ela até sonha com isso, com o dia em que vai encontrar seu príncipe encantado. Por isso diariamente ela faz seu ritual de beleza que dura em média duas horas por dia, afinal uma princesa tem que ter a pele perfeita, e depois passeia pelo povoado com seus vestidos cor-de-rosa e seus sapatos de cristal. Já sua amiga Agatha não acredita nem um pouco nesse monte de baboseira de escola e contos de fadas. 

Sophie se tornou amiga de Agatha para fazer uma boa ação, porque Agatha é bem esquisita, ela mora em um cemitério e só se veste de preto, por isso ela não tem amigas e para Sophie ser amiga de Agatha, é uma atitude de uma princesa. Na noite tão esperada, Sophie arruma suas malas e se prepara para ser levada. Mas Agatha gosta de verdade de Sophie e vai fazer o que estiver ao seu alcance para impedir isso. Então quando Agatha vê uma sombra indo em direção a casa de Sophie e pegando a mesma, Agatha agarra Sophie e acaba sendo levada junto para dentro da floresta que rodeia Gavaldon. Sophie é só sorrisos até que o inesperado acontece. Elas avistam dois castelos imensos em plena floresta e Agatha constata que estava errada e que a escola é real. Mas as coisas não acontecem como Sophie esperava porque Agatha é deixada nas Torres do Bem, e ela que sempre sonhou em ser uma princesa, é jogada nas Torres do Mal.

"Na Floresta Primitiva
Há duas torres erguidas
Na Escola do Bem e do Mal,
A Pureza e a Malícia.
Não tem como escapar
Se um Conto de Fadas
Não vivenciar."

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi essa capa linda, que por sinal é da segunda edição, já que na primeira capa lançada pela editora não tinha as meninas atrás dos pássaros. Depois o que me atraiu foi saber que é um livro onde vamos encontrar uma história que tem tudo a ver com os famosos contos de fadas que quase todo mundo cresceu lendo ou assistindo. E não é apenas um conto de fadas, mas uma escola onde eles vão aprender a serem os mocinhos e vilões desses contos. E é claro que eu já quis ler. Mas apesar de tudo comecei a ler meio sem nenhuma expectativa, porque achei que a história era mais voltada para um publico mais jovem, e acabei me surpreendendo com a história criada pelo autor e principalmente em como a história cresceu e evoluiu ao longo do livro.

A narração é em terceira pessoa e acompanha as duas protagonistas em suas respectivas escolas. Sophie e Agatha são completamente diferentes tanto na aparência como na personalidade. Logo no começo do livro vemos que o diretor da escola não errou e elas estão exatamente onde deveriam estar porque Sophie apesar de ter a aparência de uma princesa, é egoísta, fútil e se acha melhor que todo mundo. Mas o engraçado é que ela acha que ela está certa em fazer o que faz e justifica todas as suas ações como se fossem coisas boas feitas para os outros. Já a Agatha é uma menina que apesar de ser descrita como uma bruxa e ser rejeitada por todos, é meiga, altruísta e muito inteligente. E exatamente por isso começamos a história odiando Sophie e torcendo para ela se dar mal e gostando muito de Agatha e acreditando que ela vai fazer a diferença na história.


Mas ao longo da história temos uma mudança significativa nas personagens. Enquanto Sophie cresce como personagem, a Agatha se apaga. A Sophie foi num crescente que no final eu fiquei até besta de como ela evoluiu. Mas nem por isso deixei de odiar a Sophie cada vez que ela aparecia. Meu Deus que garota egocêntrica. Queria que ela desse muito mal. E a Agatha era uma boba que ficava passando a mão na cabeça dela e perdoando tudo o que ela fazia e dando outra e outra chance só para Sophie estragar tudo de novo. Mas é isso que as pessoas boas fazem hehe. Gostei de vários outros personagens também, como as colegas de quarto da Sophie que se destacaram bastante. Já o "príncipe" da história, o Tedros, achei ele meio bundão na verdade. Mas gostei dele mais para o final.

E que final. Nunca que esperava algo do tipo. E mesmo sendo o primeiro livro de uma trilogia, o final foi bem fechado e se o autor quisesse terminar por aqui, o recado estava dado. E fora os personagens incríveis, temos uma ambientação de tirar o fôlego. Se você é fã de contos de fadas e livros de fantasia vai amar o cenário criado pelo autor. Ele é bem descritivo em algumas partes, mas ainda assim ficou bastante para a imaginação e fiquei pensando como seria um filme naqueles cenários. E antes de terminar só quero falar sobre um assunto que não vi muitas pessoas falando sobre. É uma dúvida da minha parte na verdade e se você já leu o livro, deixe nos comentários o que você achou sobre isso. É que fiquei em dúvida se a relação das meninas foi somente de amizade ou se teve algo mais. Por vezes me pareceu que sim. Enfim, leiam, é uma história incrível.

Nota:






17 comentários:

  1. Oi Sil!
    Eu amo essa trilogia. Eu sempre adorei os contos de fadas, mas as reviravoltas que esse livro dá me surpreendendo demais. É uma surpresa atrás da outra, e sim, o final do primeiro é bem redondo. O do segundo vai ser mais aberto. Inclusive eu já aviso que se você gostou do final desse, vai sofrer mais com o do próximo. Eu consegui ler a trilogia toda conforme era publicada aqui no Brasil e to ansioso pelos proximos livros que vão vir (sim, não mais trilogia). Agatha e Sophie são maravilhosas. Amo demais as duas. A amizade. Todo o desenvolvimento das personagens. É impecavel. E o Soman tem uma escrita magnifica.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal saber que você adorou. Nossa, se prepara, porque ainda tem muita coisa para rolar e muita reviravolta para acontecer. Principalmente no terceiro livro, tem muita coisa boa. Pelo menos eu li e amei como tudo terminou.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!

    Uau, só pela sua resenha dá pra ver como a história é de tirar o fôlego! A premissa é bem instigante, acho que até mesmo já tinha esse livro adicionado nos desejados, obrigada por me lembrar, quero ler pra ontem hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi e li muito sobre essa trilogia, apesar de não ser um género que aprecie muito, tenho alguma curiosidade com esses livros =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Menina, esse plot lembra um pouco Descendentes, que eu amo de paixão! Eu vou receber esse livro para resenhar pro blog da Mi e depois da sua resenha, fiquei bem ansiosa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, eu gosto muito da premissa desse livro e por isso tenho curiosidade com o obra, mesmo evitando séries de fantasia no momento rsrsrs confesso. E a edição está bem bonita!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bom?
    A premissa desse livro e a capa são muito maravilhosas. ACHO que minha irmã tem, mas ela acabou não curtindo a leitura então não sei se foi dado pra alguma amiga UHASUHASUHUHAS se ainda estiver por aqui, vou pegar quando for ler Magisterium e aproveitar a onda de infanto-juvenil.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil.
    Infelizmente não achei o livro tão interessante.
    Tem até algumas coisas que poderiam ser melhor exploradas, mas acho que o intuito era ser mesmo mais um livro infantil, de conto de fadas.
    Como não sou fã de conto de fadas, não fez muito meu estilo.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  9. Oiii Sil

    Essa capa é um arraso mesmo e adorei esse final fechado apesar de ser trilogia, deixa o leitor na liberade de decidir ler ou não os seguintes. Amo fantasias e conto de fadas então sem dúvidas, esse livro é pra mim.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Eu nunca li esse livro e te confesso que nem sabia que era série, imaginava que era 1 só HAHAHAHA
    Tenho uma amiga que adora e até indicou o livro aos alunos dela, mas sabe quando a história não me empolga? :( Uma pena...
    Aliás, eu nem sou fã dessas capas, rs.
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Acho tão linda a capa desse livro! Adorei sua resenha, o livro parece ser muito bom.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, tudo bem?
    Achei bem legal essa inversão na expectativa, com a menina meiga indo pra escola do mal, e a menina trevosinha indo pra escola do bem hahaha!
    Ficarei no aguardo das resenhas dos próximos volumes.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Estou com a trilogia aqui para ler próximo mês, é bem o tipo de história que me encanta e surpreende e a vinda do autor para a Bienal me animou mais ainda para ler.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil. A capa é linda mesmo! Gosto tanto das dicas daqui! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Quando você disse que Sophia só era amiga de Agatha porque seria uma coisa boa a se fazer, já da para perceber que de bom não tem nada. Fiquei esperando muito que você dissesse que Sophia não era essa princezinha (e gostei muito quando disse haha')

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  16. adorei a resenha, esse já vai para minha lista de leitura
    http://blogradioactive.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil,
    Esse plot me lembrou um pouco uma série animada que eu via no YouTube, Ever After High. Então, certamente eu daria uma chance.
    Essa editora capricha bastante nas edições, adoro todo cuidado que eles tem, inclusive na parte das fontes de letra.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo