19 dezembro 2014

Resenha | Carrie, A Estranha - Stephen King

Livro: Carrie, A Estranha
Autor: Stephen King
Editora: Ponto de Leitura
Paginas: 291
Ano: 2009
Sinopse: Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.

Resenha:
Carrie foi o primeiro livro publicado do autor. Antes ele escrevia apenas contos e vendia para complementar a sua renda. A ideia de escrever sobre uma menina com poderes telecinéticos, surgiu após ele ler um artigo sobre atividades poltergeists numa casa de uma cidadezinha da periferia de um centro urbano. Objetos se moviam quando a menina estava em casa e nada acontecia quando ela não estava presente. Carrie surgiu dessa ideia e da fusão de dois fantasmas. Eram duas meninas que o autor conheceu e que morreram antes dos trinta anos. Uma que estudou com ele e era motivo de piada da escola por ir todo dia à aula com a mesma roupa e a outra, uma vizinha que morava somente com sua mãe e que mantinha todos longe por causa de sua religiosidade.

King escreveu a história mas achou que ela não tinha potencial e jogou no lixo. Mas sua esposa pegou os rascunhos do lixo, leu e pediu que ele fosse em frente. Ele o fez mais para agradá-la. E desde que foi lançada em 1974 até hoje, é um dos maiores sucessos do autor. Ele próprio afirma que o livro foi escrito numa época difícil de sua vida, por isso ele acha o livro um tanto "cru" com muito potencial para machucar e horrorizar. O livro foi banido em vários escolas, mas isso não impediu do livro tornar-se filme em 1976 seguido de uma sequencia em 1999, uma refilmagem em 2002 e o mais recente em 2013.


O livro mescla a vida de Carrie com documentos ficcionais. Uma das primeiras cenas mostra a primeira menstruação de Carrie aos dezesseis anos. Ela fica apavorada pensando que irá morrer e a professora, a Srta. Desjardin  não acredita que ela não saiba nada sobre o que está acontecendo com ela até aquela idade. Mas se levarmos em conta que sua mãe quando estava gravida dela achou que iria morrer com "câncer dos órgãos femininos", até podemos entender a situação. Quando a Srta. Desjardin chega no local, varias meninas do grupo de Chris Hargensen estão jogando absorventes em Carrie. Depois de resolver a situação, ela fala com o diretor que diz a ela para punir as meninas como ela achar necessário. Ela passa um castigo para as meninas e diz que quem não comparecer será suspensa por três dias e perder  os convites para o Baile. Claro que Chris não comparece e quando é proibida de ir ao baile, promete vingança a Carrie. O que ninguém sabe, é que Carrie tem um dom, ela não é uma menina indefesa.


Não tenho tido sorte com os livros do autor ultimamente. Não que sejam ruins, mas que não cumprem o que promete. O ultimo que li e resenhei foi O cemitério e achei que fosse morrer de medo e nada e com Carrie aconteceu a mesma coisa. Gostei bastante da história, tem muita dinâmica, e da forma como foi escrito, mesclando a história e depoimentos de pessoas sobre o que aconteceu no tão fatídico dia. Mas o medo passou longe. Na verdade fiquei com um pouco de medo foi da louca da mãe dela. A mulher era uma fanática religiosa que distorcia a Bíblia a seu bel prazer. Fiquei imaginando tendo que conviver com alguém como ela e ainda suportar o bullying dos colegas a vida toda. Achei foi pouco o que ela fez.

Fiquei o livro todo com pena da Carrie e torcendo para ela reagir. Tendo o dom a telecinesia ou não, ela tinha que fazer alguma coisa. Quanto ao filme, assisti a versão mais recente de 2013 e achei muito parecido com o livro. Quando fala em adaptação, já sabemos que vão mudar ou faltar varias coisas, mas por incrível que pareça as modificações foram pouquíssimas e mais para o final do filme. O enredo foi bem fiel ao livro. E vou dizer que gostei um tantinho a mais do filme do que do livro. Teve mais emoção, principalmente nas cenas que não tinha no livro hehehe. Bom, leiam e assistam para tirar as suas próprias conclusões, não vou indicar pois achei somente bom. Não é um dos meus livros preferidos do autor.
Nota:



19 comentários:

  1. Oi, Silvana! Consigo entender sua frustração quanto ao livro, mas tenho que dizer que amei "Carrie, A Estranha"! Achei uma obra prima, e diria que foi um ótimo começo que tive com o Stephen King! Acho que não me decepcionei com a obra, pois já tinha visto o filme e sabia que a história tava mais para um drama/suspense do quê um livro de terror! Enfim, adorei o livro e o filme de 2013 também! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não me chama atenção por não ser meu estilo de leitura, que pena que não supriu tuas expectativas.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Silvana.
    Consigo entender sua frustração por não sentir medo com o livro. Quando eu o li, amei. Talvez por um motivo simples: como eu já tinha visto os filmes, sabia que ele não era para dar medo. Esse livro do King é mais um terror psicológico mas para a própria Carrie e não para o leitor. Dos livros do King mesmo, poucos dão meeeeeeedo. Ele sempre vai mais pelo lado psicológico da coisa.
    Espero que você goste mais dos próximos livros que você leia dele.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem???? Nunca li nada do autor, acredita??? Mas quero muito ler Misery, pois parece ser o mais perto do que eu gosto. O terror psicológico, loucura..... Vai entender? ashuahsuahus
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler Carrie, há muitos anos minha amiga estava lendo e eu peguei da bolsa dela... li umas 30 páginas e tive que me despedi do livro... mas a Carrie já ficou, também passei por muitas e excelentes na escola e sei lá tenho empatia com a personagem... quero muito ler e mais sabendo um pouco sobre como o livro foi escrito e baseado em que... E sua resenha ainda me garantiu que não vou morrer de medo da história, eu não gosto de morrer de medo com as coisas sabe?!?!... Estou ansiosa para tirar o livro da pilha e me dedicar a ele.

    Cheros Sil.
    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Só de você gostar um pouco mais do filme do que do livro isso já diz muito. Eu vi o primeiro filme, mas ainda não vi adaptação de 2013, tenho que ver. Já o livro eu não li, mas também está na minha lista de leitura. Espero gostar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que pena que você não morreu de medo, esperava ler esse livro e sentir o mesmo, fiquei meio decepcionada agora, ainda mais porque nunca li nenhum livro de terror mesmo. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. PRECISO LER O LIVRO DPS VER O FILME, MAS TO ENROLANDO, SOS SOS

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana, tenho esse livro na minha estante mas ainda não li. Sou super fã do King, amo os livros dele, preciso urgente ler esse livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  10. Silvana, esse livro está na minha lista de leitura e graças a sua resenha eu vou lê-lo!!! Isso porque você disse que não dá medo e eu odeio filmes de terror... ainda assim, queria ler o livro.

    Juro que vou tentar ler no ano que vem!

    Beijos,
    Nereida
    Agua-Marinha.net

    ResponderExcluir
  11. Oi Silvana!
    Eu nunca li nem assisti Carrie, A Estranha, mas tenho certa curiosidade.
    O único livro do autor que li não era de terror (À Espera de um Milagre) e é um dos meus favoritos. ♥
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi! Já assisti os filmes e gostei muito. Tenho vontade de ler o livro e acho uma pena você não ter gostado tanto...Mas gostei de saber que a nova versão está bem fiel ao livro. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tenho mto vontade de ler esse filme, creio que irei fazer isso para logo em seguida assistir o filme (o mais recente).
    Amei a resenha!
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. MORRO de vontade de ler o livro, tipo, mesmo! Fiquei meio desapontada por você não ter morrido de medo hahahaha mas minha vontade não diminuiu não, ainda quero - muito - ler ele.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Silvana, tudo bem?
    Nunca li nada do Stephen, mas morro de vontade! Tenho aquele "medo de sentir medo" típico de gente que não tem costume com o gênero, então pretendo começar por Carrie que já estou mais familiarizada com a história.
    Aliás, você viu as novas edições dos livros dele que a Suma das Letras está fazendo? Eu estou amando!


    Um abraço,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ótimas recomendações!
    Já esta na comunidade de moda ALLANI ?
    www.allani.com.br - > Da para fazer vários looks e seguir blogs lá!

    *Rolando competição de looks de natal! - > http://allani.com.br/concurso/1

    Meu blog - > www.popday.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Silvana!
    Eu gosto de Carrie, mas também não é um dos meus livros favoritos do autor e também não me deixou com medo. Na verdade, o único livro do King que me deu medo foi O Iluminado.
    Eu não gostei nada da adaptação de 2013, mas se você já gostou dessa, você tem que conferir a antiga. É ótima ;)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Este é um livro que eu desejo muito, mesmo que eu não goste muito de terror!

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sil! Não li esse livro, só assisti ao filme e, bom, também fiquei com muito mais medo da mãe do que dela. Sobre O Cemitério, tb só assisti ao filme e até que fiquei com bastante medo hehehe. Vou tentar ler mais livros do autor no ano que vem (e como eu adoro livros de horror, vai ser um prazer rs).

    bj,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo