29 janeiro 2015

Resenha | Magisterium - O Desafio De Ferro - Cassandra Clare e Holly Black

Livro:  O Desafio De Ferro
Serie: Magisterium
Autor: Cassandra Clare e Holly Black
Editora: #Irado
GêneroFantasia
Paginas: 384
Ano: 2014
Sinopse: 
AMIGOS E INIMIGOS. PERIGO E MAGIA. MORTE E VIDA.
A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro.

Resenha:
Foi antes da trégua e ficou conhecido como o Massacre Gelado. Todos os magos que estavam aptos para lutar, foram para a batalha, assim como o campeão dos magos, a garota Makar. Mas quando o Inimigo da Morte não apareceu, Alastair soube para onde ele tinga ido: para a caverna repleta de magos, ou muito velhos ou muito jovens para lutar, os feridos e os doentes. Alastair usou toda a sua magia para chegar a caverna o mais rápido possível, mas mesmo assim ele chegou tarde. Ele só encontrou corpos, entre eles o da sua esposa e do seu cunhado. Mas por um milagre seu filho Callum estava vivo, apenas com um ferimento na perna. E quando ele se ajoelha ao lado de sua esposa para mostrar que seu filho sobreviveu, ele lê a seguinte frase que foi escrita com os últimos esforços de sua esposa antes de morrer: MATE A CRIANÇA.

Desde criança, Call é um encrenqueiro, talvez por ter crescido sem uma mãe. Seu pai fez tudo o que pode e sempre lhe alertou para ficar longe da magia. E agora aos doze anos, ele foi convocado para participar do Desafio de Ferro e ver se consegue uma vaga para estudar na escola de magos, o Magisterium. A maioria dos presentes não fazem nem ideia do porque de estarem ali, mas Call sabe que tem que fazer de tudo para não ser aceito. Se bem que com sua deficiência na perna já é meio caminho andado para ele ser rejeitado, pelo menos pelos outros aspirantes. E sua missão parece que será fácil. No primeiro teste, para responder eles tem que fazer a caneta funcionar e Call quando consegue, é somente para jogar tinta para todos os lados até no seu cabelo, ele nem sabia que num espaço tão pequeno podia ter tanta tinta. E teste após teste, ele só faz trapalhadas e consegue ficar em último com uma nota negativa.

"Vocês moldarão a terra, o ar, a água e o fogo, fazendo com que se inclinem diante da sua vontade. Vocês estudarão o nosso passado a medida que se tornam o nosso futuro ... Bem-vindos ao Magisterium."

E qual não é a surpresa quando o Mestre Rufus, o primeiro mago a escolher seus aprendizes escolhe Aaron e Tamara os dois primeiros colocados, e em seguida escolhe Call. Seu pai enlouquece e tem que ser controlado pelo magos. A Call só resta uma saída, fazer de tudo para ser expulso. Até que o Mestre Rufus diz a ele que sabe das suas intenções e se ele sair antes de completar o Ano do Ferro, sua magia será interditada, mas se ele ficar pelo menos um ano, ele aprenderá a controlar a magia e poderá sair quando quiser. Call decide ficar e provar que pode ser o melhor mago entre os que estão ali, não é porque ele ficou em ultimo lugar que os outros são melhores que ele. Nisso ele terá a ajuda de dois grandes amigos, Tamara e Aaron. Só que há rumores de que o Inimigo está planejando quebrar a trégua, e eles precisam de um Makar, um mago do caos, para enfrentar o único Makari que está vivo, o Inimigo da Morte, que anos atras foi responsável pelo Massacre Gelado.

"— Eu vejo através das máscaras de pele o que vocês vestem — o Devorado continuou — Vejo seu futuro. Um de vocês irá falhar. Um morrerá. E o outro já está morto."



Nem sei o que escrever de tanta emoção que estou sentindo. Eu tinha lido algumas resenhas que disseram que o livro lembrava Harry Potter. Eles estavam errados, o livro não lembra Harry Potter, ele tem todos os elementos que compõem Harry Potter. E mesmo assim, é uma história completamente nova e diferente. Nem preciso dizer que até chorei de felicidade lendo ele. Pude enfim matar as minhas saudades. O ruim vai ser esperar os livros serem lançados, já que Magisterium é uma serie de cinco livros, que eu espero que sejam mais. O menino que sobreviveu, escola de magia, três amigos, um garoto que implica com o protagonista, ele por sua vez não obedece as regras da escola, são algumas das coisas que nos faz sentir aquele aperto no peito. E tem coisas que é exatamente o oposto, como o melhor amigo Aaron, não ter família e ser muito bom e magia, o oposto do Rony.

Call é aquele personagem que já ganhou a minha simpatia desde que apareceu. Ele é o menino assustado que é perseguido na escola, É muito interessante ver a sua luta interna entre obedecer o seu pai ou fazer aquilo que pelo menos uma vez na vida ele é bom. Sem falar que ele acredita que ninguém pode gostar dele de verdade e fica chocado quando isso acontece. Aaron é o menino que não tem família e carrega sobre seus ombros o fardo de sempre ter sido abandonado até que descobriu que podia fazer magia e ser o melhor nisso. Tamara é a garota que tem que provar seu potencial aos pais, mas ela não quer ser assim, ela quer ser a garota que quebra regras e é feliz. Até Jasper, o nosso Draco, é um personagem que em algum momento, mostra sua vulnerabilidade embaixo de toda aquela arrogância. Enfim, se você é fã de Harry Potter você vai amar, se você não é, leia que você vai amar também.


Magisterium
1- O Desafio de Ferro
2- A Luva de Cobre

Nota:



20 comentários:

  1. OI Sil, estou curiosissima para ler esse livro.
    Desde que soube do lançamento desse livro eu estou enlouquecendo.
    Amei conhecer um pouco sobre o livro atravéz da sua resenha, e pretendo com certeza le-lo ainda mais agora depois da sua resenha.
    Perfeito! :D
    Bjos!

    www.luadesangue1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie Sil =)

    É justamente por causa dessa semelhança como Harry Potter que ainda não li esse livro.
    Sua resenha me animou a dar uma chance para ele agora. Espero que ao final da leitura eu esteja tão encantada com a história como você =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Olá; amei sua resenha! Ainda não sabia do que se tratava o livro, mas me pareceu tão bom! Deu vontade de ler.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! Já conhecia o livro mas nunca me interessei, não gosto muito deste tipo de leitura mas fiquei muito feliz em saber que você gostou tanto! Achei incrível saber que esta estória tem muitas coisas parecidas com Harry Potter e, mesmo assim, funcionou. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!

    Esse tipo de livro não faz o meu tipo, por isso nem me interesso pela leitura, mas meus amigos (TODOS) estão loucos pelo livro, por algum motivo (kkkkk). Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!

    Não li nenhuma resenha desse livro até agora! Ele já estava na minha lista e agora... *-*

    Com sua resenha só tenho a dizer que estou ansioso para devorar o meu exemplar (quando eu comprar, haha)

    Parabéns pela resenha! :D

    bjs e abs,

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana.
    Estou nos últimos capítulos desse livro e li essa resenha por cima, e concordo com você, mesmo ele tendo toda a composição de Harry Potter, ele consegue ser diferente.
    Estou amando a leitura e aguardo desfecho pra verificar se vou favoritar como você.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Eu realmente senti uma enorme frustração ao ler esse livro. :/
    Li-o semana passada e diferentemente de você, o que mais me incomodou foi o fato de haver muitas similaridades com HP. Isso me incomoda, sabe? Não gosto. Sempre busco livros de fantasia que sejam mais originais. Este foi completamente o oposto.
    Mas fico feliz que tenha gostado bem mais que eu. Sua empolgação na resenha é palpável.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana,
    Tenho mta curiosidade em ler algum livro de ambas as autoras, visto que são mto elogiadas pelos leitores.
    Mas Magisterium n me atraiu. Ainda me parece mais do mesmo, sabe?
    De qualquer jeito, n posso me dar ao luxo de começar uma nova série enquanto nao terminar algumas q estão pendentes rsrs
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O fato dele parecer com Harry Potter foi um balde de água fria na minha cabeça, porque eu tava me animando tanto pra ler hahahahaha mas ok, quem sabe eu não dê uma chance a ele, pode ser uma boa porta para que, um dia, eu comece a gostar de Harry também. Vai saber.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Adorei a resenha. É, eu também achei que tem muitos elementos que lembram HP, porém consegui gostar bastante do livro, mais do que eu esperava, então ta tudo bem pra mim UAHSUA Que bom que você gostou também :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu estou louco para ler esse livro. Preciso! Sua resenha ainda me deixou mais animado, acredita?
    Adoro a escrita da Cassandra, mas não sou fã de Harry Potter. Espero mesmo assim gostar da obra.

    http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oooi Sil!!

    Que resenha linda, eu não li HP só assisti os filmes, e não tenho vontade de ler por que mesmo sabendo que o livro é melhor, seria uma leitura arrastada, eu ficaria enrolada... Então apareceu esse, com os mesmos elementos e historias totalmente diferente, gostei mesmo
    Vou esperar um pouco porque é uma série, mas vou ler sim!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Oie Sil
    uau, a série tem sido bem recebida por quem já leu. E apesar das semelhanças com HP, eu estou ansiosa para ler esse trabalho da Holly e Cassandra juntas.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  15. Aaaaaaaaaaaaaaah, que resenha linda! <3 Eu quero muito ler esse livro porque essas séries fantásticas que envolvem crianças/pré-adolescentes sempre são um amorzinho! Também tenho saudades de HP, então já vou colocar "O Desafio de Ferro" direto na wishlist! Bjs :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  16. O que falar? Sua resenha me deixou louca para pegar esse livro e ler em um dia. kkkkkkkkk Já estava louca para ler ele porque amo a escrita de Holly Black. Tenho certeza que o livro é maravilhoso e vou colocar logo na listinha de futuras leituras.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  17. Sempre vejo esse livro nas livrarias e nunca tinha procurado saber sobre oq era, e adivinha? adorei!
    Adorei sua resenha também, ja estou seguindo o blog
    Beijos, tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha!!! Desde que foi lançado, estou com muita vontade de ler esse livro, mas até hoje não tive oportunidade. Quero ler em breve!!! ^^

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olha o único livro da irado que li foi O GRANDE IVAN da Novo Conceito, mas esse Magisterium ainda não tive a oportunidade, mas espero gostar bastante, porque pelo pouco que li das primeiras páginas achei interessante. Mas quero ler com calma sabe? Eu achei que você abordou muito bem a história do livro. Meus parabéns. Até porque você escreve muito bem. Enfim...Parabéns =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Sil,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura e se já estava curioso agora depois da sua excelente resenha essa curiosidade só aumentou....kk....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo