12 agosto 2016

Resenha | Menina Má - William March


Livro: Menina Má
Série: Não
Gênero: Terror
Autor: William March
Editora: DarkSide® Books
Páginas: 272
Ano: 2016

Resenha:
Rhoda Penmarck é uma garota de oito anos bem diferente das crianças da sua idade. Ela até parece uma adulta no corpo de uma criança. Mas não uma adulta qualquer, uma perfeccionista, uma adulta perfeita. Ela não precisa da supervisão de sua mãe em nada. Seu quarto é impecável, suas roupas nunca ficam sujas e ela é a melhor aluna da escola em tudo. Por isso ela não se conforma de não ter ganhado a medalha oferecida anualmente a criança cuja caligrafia mais havia se aperfeiçoado durante o ano letivo. A medalha ficou para outro aluno da mesma classe que Rhoda, Claude Daigle. Faz um ano que ela se mudou para a escola das irmãs Fern. Uma escola tradicional que só aceita alunos selecionados. Quando ficou sabendo como a escola era conduzida, Christine Penmarck soube que ela seria a escola ideal para sua filha. 

Para comemorar o final do ano letivo e início das ferias, todos vão participar de um piquenique. Christine leva Rhoda até a escola, acompanhada de sua vizinha Mônica, vizinha essa que adora Rhoda. Christine sabe que quando Rhoda quer, ninguém recusa nada para ela. E é na casa de Mônica que Christine está quando ouve a notícia na rádio de uma criança que estava no piquenique e foi encontrada morta no lago. Para preservar a mãe da criança que ainda não sabe do ocorrido, eles não divulgam o nome da criança. Christine fica desesperada, mas Mônica diz que a criança não pode ser Rhoda, já que ela é muito ajuizada. E um tempo depois, eles tem a confirmação de que não era Rhoda mesmo e sim Claude Daigle, o ganhador da medalha, mas a medalha desapareceu. Christine não sabe como vai fazer para acalmar Rhoda, que deve estar muito nervosa com o acontecido. 


Mas ela nem precisava ter se preocupado, já que Rhoda está tão calma quanto estava de manhã cedo e ainda diz com uma certa frieza, que foi ela que indicou o local onde os guardas deveriam procurar o corpo. E depois ainda vai brincar no parque, como se nada tivesse acontecido. Até Leroy, o zelador estranha a atitude da menina. Ele diz que ela não tem coração, que os dois são iguais. Christine fica muito preocupada, ainda mais que fica sabendo que todas as crianças da escola contribuíram com flores para o enterro de Claude, somente à Rhoda, que não foi pedido ajuda. Mas ela resolve esquecer isso, até que uma semana depois ela recebe uma carta da escola, avisando que Rhoda não vai poder estudar lá no próximo ano. Christine sente que isso tem alguma coisa a ver com a morte do garoto e vai atrás de explicações. E ela estava certa. As irmãs Fern dizem que desde o momento em que o ônibus saiu da escola, Rhoda aterrorizou Claude. Ela o perseguiu o tempo todo e queria a todo custo pegar a medalha e Rhoda foi a última criança a ser vista com Claude. 

Christine pergunta se elas estão achando que Rhoda fez alguma coisa contra Claude, mas elas dizem que não, que seria impossível uma criança cometer esse tipo de ato, elas não querem mais Rhoda na escola, porque Rhoda mentiu em várias coisas a respeito do assunto, e mentiu com tanta clareza que se elas não soubessem que era mentira, elas teriam acreditado nela. Então Christine começa a lembrar de outras ocasiões, como a vez em que Rhoda quis a todo custo um cachorrinho, e quando descobriu que ela teria que cuidar dele, ele simplesmente "caiu" da janela do terceiro andar. E não foi só isso, teve uma outra morte "acidental" de uma pessoa que Rhoda queria muito um objeto que lhe foi prometido assim que essa pessoa morresse. Será Rhoda inocente, ou responsável pela morte de Claude? E se ela for culpada, qual atitude tomar?

"O que Christine queria saber era: quando essas pessoas começavam a carreira? Crianças também matavam ou ela estava certa em presumir que só adultos cometiam esses atos terríveis?"

Comprei esse livro pela capa maravilhosa, mas ainda assim tenho que dizer que na minha opinião faltou o nome do livro e do autor nela, só tem eles na lombada. E também não gostei do código de barras na parte de trás. Mas a edição está muito bem feita, como todos da editora. Quando comprei, nem sabia sobre o que era a história, só que deveria ter alguma menina má nela hehe. No livro temos uma introdução feita por Elaine Showalter falando sobre o livro, que foi publicado pela primeira vez em 1954 e sobre o autor e as circunstancias que envolveram essa publicação. Ela diz que na época foi um choque para as pessoas lerem sobre uma criança assassina, e que hoje em dia apesar de ser algo fora do comum, não é tão mais chocante assim. Mas eu choquei, não conseguia colocar na cabeça que era uma criança de 8 anos que estava tendo aquele tipo de comportamento. E até antes disso.


Sobre ela ser culpada, já fica claro logo no começo da história, então o livro não gira em torno disso e sim das duvidas de sua mãe quando percebe do que sua filha é capaz. Eu não sou mãe, mas tentei me colocar no lugar dela e não saberia que atitude tomar. Quem errou? Ela já nasceu assim? Ou foi a sua criação que provocou isso? É hereditário? Tem relação com a ausência do pai que está sempre trabalhando? E tem jeito de mudar? Essas questões são apresentadas ao longo do livro enquanto ficamos cada vez mais de cabelo em pé com o que Rhoda vai fazendo e com seu comportamento ao longo da história. E mesmo vendo que o final estava se encaminhando para algo parecido, ainda assim fiquei querendo que ele fosse diferente. Mas se fosse outro, não seria um final digno do livro e da historia pessoal do autor. É um livro curto e só tenho uma ressalva, de um paragrafo para o outro, o foco muda e temos outros personagens e situações. Faltou uma separação entre as cenas. Mas fora isso, indico o livro para quem gosta de ler sobre o tema.

Nota: 





19 comentários:

  1. Oi Sil,
    Na verdade, eu fujo um pouco de livros de terror.
    E essa capa... se tem 3 coisas que eu tenho medo nessas obras são: crianças, palhaços e bonecas. Ou seja, essa capa já acaba comigo, rs.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil.
    Essa edição da DarkSide® Books está maravilhosa.
    Confesso que tenho um pouco de medo da leitura haha. Sou medrosa quando se trata de terror ainda mais se envolve criancinhas, mas pela resenha acredito que esse livro conseguiria ler.
    Amei as fotos.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu já conhecia o filme e realmente concordo com você é chocante que uma garotinha seja capaz de atos assim. Mas sabe, uma característica dela é muito comum na maioria das crianças, não aceitar muito bem a derrota. Já vi isso em várias. O fato também de não aceitar quando não pode ganhar algo. Acho que são fases não é? Estou louca para ler esse livro. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Ao contrário de você, eu não compraria pela capa porque ela me dá mó medo hahhahahah Mas, apesar de fugir de filmes no estilo, leria o livro porque amo livros assim. Sim, sou bipolar hahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olha, minha curiosidade só aumenta! A poucos minutos fiz um post lá no blog dos meus 5 livros que mais quero ler e esse está incluso. Sempre tive vontade e interesse na maioria dos livros da Dark Side. A resenha está ótima. Beijo

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii, Sil! Tudo bem??
    Terminei de ler esse livro há uns dias e tive a mesma conclusão que você sobre os parágrafos. Não há uma boa divisão entre as cenas mesmo. Outra coisa que reparei é a descrição do autor. As vezes parecia que ele estava com preguiça e jogava uma coisa assim na cara, rápido, sem construir o clima. Mas foi uma leitura agradável para mim. Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com
    PROMOÇÃO NO BLOG: Ganhe um Livro da Jamie McGuire ---> É rápido e simples ;) http://estranhoscomoeu.com/2016/07/28/concurso-cultural-ganhe-um-livro-de-jamie-mcguire/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bem? Adoro a capa do livro, mas confesso que tenho um pouco de medinho dela rs Também fico meio assim pra história, sabe? Melhor passar batido pelo livro e ler algo mais leve e com minha cara kkk

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem? Eu ainda não havia tido muita vontade de ler esse livro, mas depois desta resenha, com certeza vou querer ler.
    E vou morrer de medo hahahahha.
    Eu já acho que crianças são assustadoras, depois disso....
    Amo a minha sobrinha, mas quando ela começa a me olhar demais eu já grito "sai pra lá" hahahhahah
    Eu achei que esse livro envolvia bonecas :P Outra coisa que eu também tenho medo hahahahha
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sil.
    A premissa é sensacional. Ver uma criança cometendo tais atos deve ser chocante, mas muito interessante também. Além disso, essa edição está sensacional.
    Já quero para mim!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  10. Oii Sil

    Só tenho visto criticas ótimas sobre esse livro. Tb achei essa capa maravilhosa, um super bom gosto. A principio achava esse livro meio violento, a premissa de uma criança meio psicótica, mas com tantas boas criticas estou curiosa pra ler.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!

    A Rafa lá no blog leu e adorou, eu tb ficaria chocadíssima, mas deve ser interessante desconstruir a ideia de que crianças são sempre boazinhas

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Eu já tinha visto esse livro, mas pela capa não tinha me interessado. Sei lá. Achei fubá eheheh. Acho que por causa da boneca estranha, talvez se eu ter em mãos pense diferente sobre. Eu gosto de verdade de livros com temas psicológicos e apesar de ser chocante uma criança cometer atos tão torpes, eu fiquei curiosa para tentar entender a mente dela. É estranho, diferente e assustador. Quero ler.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  13. Morro de curiosidade com esse livro 90% por conta da capa. O cuidado que a Darkside tem é grande, fora o detalhe de ser capa dura. Depois que comprei 2 livros da editora, só sei querer livro em capa dura hahaha. Teve ter sido um choque mesmo encarar o fato de a criança ser a assassina naquela época. A premissa inclusive me lembrou um pouco o filme A Órfã, mas imagino que o final seja diferente.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    a capa também chamou minha atenção, a leitura parece ser bem intensa e eu até tenho curiosidade de ler, como pode uma criança cometer tantas barbaridade e por isso fiquei curiosa.

    Momento Crivelli

    ResponderExcluir
  15. Não pensei que fosse tão assustador a julgar pela capa, eu vi na livraria, mas acabei levando outros livros pois não pensei que iria gostar, mas agora lendo sua resenha percebi que pode ser bem interessante haha'
    Amei <3 Seguindo o blog já!
    Beijos!!
    Com Suspiros

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha. Parece um filme que assisti, haha.
    Gostei do blog e estou seguindo, se puder seguir de volta, agradeço.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil!
    Eu comprei esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda (nem sabia direito do que se tratava, só sabia da menina má :p)
    Adorei o enredo e principalmente todas essas questões sobre a mãe e o sentimento de culpa que ela deve carregar. Sou mãe e às vezes tenho medo do que meu filho possa vir a ser um dia.
    Quanto à edição, é o primeiro livro que vejo que não tem o título na capa, mas o A Menina Submersa também é assim. Darkside revolucionando :p acho que está linda assim, então não "senti falta" do título.

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir
  18. Nossa Sil
    Amei a resenha!!
    Certeza que entrará na minha lista de desejos!
    Sem contar a capa que é linda e aterrorizante...

    ResponderExcluir
  19. Ai, eu achei esse livro super fraquinho. Não fiquei de cabelos em pé, nem nada. O nome deveria ser MÃE da menina má, até escrevi isso na minha resenha, já que tudo gira em torno dela. Você reparou que até a metade do livro, a Rhoda mal aparece? Eu até curti o final, mas achei o desenvolvimento todo muito fraco :/

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo