24 março 2014

Resenha | As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley


As Brumas de Avalon é uma serie de 4 livros que conta a tão conhecida história do Rei Arthur. Mas como já é tradição nos livros da Marion, a história é contada sob o ponto de vista das mulheres presentes nela. Mais precisamente Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana. As duas primeiras, talvez você nunca tenha ouvido falar, mas na forma como Marion conduz a história, elas são peças fundamentais para os acontecimentos. Em A senhora da magia, primeiro volume da serie, temos um foco maior em Morgana, que antes de ler essa história, era a vilã na minha opinião, mas depois, pelo menos para mim, virou a heroína.

Guinevere e Morgana são "as rivais" da história, elas estão em lados opostos, tanto do romance, como do plano religioso e politico, retratado por Marion. Guinevere representa o cristianismo e Morgana a velha religião de Avalon. O conflito existente entre as duas religiões, é o pano de fundo usado na história. Ao longo da serie, acompanhamos também o destino das terras, que mais tarde seriam conhecidas como Grã-Bretanha. A Ilha de Avalon e Bretanha, são os dois "mundos" paralelos que sempre coexistiram juntos, mas depois que "os cristãos" começaram a mandar na Bretanha, Avalon está cada vez, perdendo mais espaço no mundo, a ponto de Viviane, A Senhora De Avalon, e Merlim, Mensageiro dos Deuses, planejarem o nascimento do próximo Grande Rei: o Rei Arthur.

A Senhora da Magia é dividido em duas partes. A primeira começa com Igraine, ainda uma menina, mas já casada e com uma filha, Morgana. Igraine é filha de Avalon e Viviane lhe diz que ela terá um filho com Uther Pendragon, que no caso não é seu marido, e esse filho será o Grande Rei, que irá jurar fidelidade a Avalon e unirá Avalon e Bretanha. Igraine não queria participar do plano, mas ela não consegue fugir do seu destino. Temos assim o nascimento de Arthur e também de seu grande amigo Galahad (Lancelot). A segunda parte começa com Morgana, Arthur e Lancelot já adultos. Novamente vemos o destino agindo e fazendo com que os três juntamente com Guinereve, fiquem unidos em um laço que pode ser tanto a salvação, como a perdição de todos eles.

Essa é a terceira vez que leio esse livro e cada vez que leio descubro novas coisas nele. Foi o primeiro contato que tive com a Marion e amei a sua escrita. Mesmo ela "pegando pesado" nas partes que falam sobre religião. Essa serie é perfeita para quem gosta da história do Rei Arthur. Temos a história de um ponto de vista feminino. Morgana é fantástica, desde pequena mostrando um brilho que os outros personagens da história não tem. Guinevere mal aparece nesse primeiro livro, mas o pouco que ela aparece, já me deu vontade de dar um soco na cara dela. Arthur me pareceu meigo e forte ao mesmo tempo, um verdadeiro Rei e Lancelot, a principio não gostei dele. Mesmo lendo o primeiro livro para o desafio, vou reler os outros também. E para quem quiser, tem o filme.
Nota: .


18 comentários:

  1. Olá , gosto muito da lendo do Rei Arthur, já adquiri a coleção e estou ansiosa para ler a versão feminina da história... Nossa vc está lendo pela terceira vez... Me deixou mais instigada a ler a série!
    Bjs
    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e completa a resenha.
    Tenho que admitir que sou leiga e nunca li nenhum livro desta autora kkk, mas pelo que li aqui fiquei bastante interessada. A temática política e religião sempre me chama muita atenção.

    ps: Olivia, sempre quis trabalhar numa locadora, conte se você gosta kkk.
    beijos

    www.antesdos40.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil :)
    Eu tenho essa série, mas só li os dois primeiros livros. Sou extremamente apaixonada pela história e não vejo a hora de terminar a leitura. Não fiz isso ainda pq, com os livros de parceria, muitos dos livros que desejo continuar a ler acabaram ficando para trás. Mas essa série eu termino esse ano, na fé!
    Que bom que vc curtiu a leitura. O segundo é meu preferido até agora . *-*Morgana é ótima, né? Já Guinevere eu não curti. Chatinha que só! rsrs
    Beijão
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal que você leu esse livro. Eu tenho a maior vontade de ler, mas ainda não comprei nenhum. O que é uma pena, mas sempre acabo comprando outro livro no lugar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Sil
    é uma vergonha e disparate eu ainda não ter lido e comprado essa série, que vive nas promos da vida do submarino.
    Quero especialmente colecionar para meus filhos, pois toda resenha é unanimidade.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. É uma série que tenho vontade de ler, mesmo não tando na minha lista de desejados do momento.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  7. Deve ser muito bom mesmo, já que é a terceira vez que você o lê! haha o único livro que li mais de uma vez foi do Sparks (clichê...) hahaha mas adorei a resenha!
    Grande beijo!

    dreamsinewyork.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tinha pego esse livro emprestado, mais como estava em uma ressaca literária cabei nem lendo,vou ver se pego emprestado de novo, pela sua resenha ele parece ser bom e a historia é até um pouco relacionada no que vi na série merlin.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa, sério mesmo que já é a terceira vez que ler o livro? Que máximo, eu tenho a série na estante mas ainda não consegui ler. Mas como se trata de Marion Zimmer sei que posso esperar uma narrativa bem cativante. Já li um outro livro da autora 2x porque me encantei, e acho que é uma característica da Marion, porque assim como você ao reler descobri coisas novas e acredito que se eu ler pela terceira vez ainda vou me surpreender.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oieee ;)
    Sempre digo que vou comprara série e ler o livro, e acontece isso? :/
    Agora ao ler que já é tua terceira vez que ler o livro puff que tapa recebo rsrs preciso ler o mais rápido, quero me encantar também,
    Beliscões da Máh♥
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Sou meio pé atrás com livros de lendas arturianas. Não li esse, mas já li alguns que por Cristo, muito chatos! Acho que já está na hora de criar um dos bons. hehe
    Pretendo começar essa série assim que der. Você me deixou com uma boa impressão dela.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Todo mundo fala super bem dessa serie, mas nunca tive oportunidade de ler. Não sei se eu um dia vou lê-la, mas quem sabe. Gostei da resenha.

    @hyuugamarcos - http://www.mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Sil,

    Essa série esta na minha lista de desejados e depois de ler a sua resenha fiquei ainda mais curioso, gosto do estilo de leitura.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá !!
    Não conhecia nem o livro nem a autora, adorei a sua resenha!!

    Beijinhos,

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    A resenhas está ótima, mas ainda não sei se leria o livro, mas como já é sua terceira leitura isso que dizer que é ótima, então quem sabe não mudo de ideia.


    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sil, tenho toda essa coleção e preciso ler. Parece ser ótima!

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  17. Morgana heroína? Adorei! Nossa, nunca me interessei por esses livros, mas gostei tanto da sua resenha que fiquei com vontade de ler. Adoro essas tramas envolvendo religião e fiquei doida para conhecer mais sobre essa personagem que aparenta ser tão rica e misteriosa. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  18. Eu só tenho esse volume de todos os da coleção porque ele é meu preferido, a Marion é brilhante, foi ela que me fez pensar pela primeira vez que ninguém pode me dizer o que fazer com o que Deus me deu [independente do gênero de Deus, que eu acredito não ser homem e nem mulher]. Acho que a reconstrução dela da Europa pré-cristã, apesar de falha, não é ruim... só acho ruim que os personagens tenham virados todos eles meio que o monstro deles mesmo e isso me doí! Enfim...

    Adorei a sua resenha, instigante... espero que o desafio continue te trazendo outras boas leituras.

    Cheros, Jaci.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo