16 março 2014

Resenha | O céu nos pertence - Brendan I. Koerner


"A versão aérea de Bonnie e Clyde."

Houve um tempo em que voar era um prazer etéreo em vez de um sofrimento. Mesmo em voos mais curtos, o passageiro era o rei. A facilidade era tanta, que qualquer um podia caminhar até a pista e embarcar sem um bilhete ou mesmo sem nenhuma identificação. Mas uma geração de sequestradores de aviões, se valeu dessa ingenuidade. Entre 1961 e 1972, o ano do voo da nossa história, 159 voos comerciais foram sequestrados nos Estados Unidos. Entre os sequestradores, havia desde veteranos cansados, delirantes crônicos, jogadores compulsivos, empresários falidos, acadêmicos frustados, criminosos de carreira e até mesmo adolescentes apaixonados.

Mas nenhuma dessas histórias, foi tão fascinante quanto a história de Roger Holder e Catherine Marie Kerkov, o jovem casal que assumiu o controle do voo 701 da Western Airlines enquanto este sobrevoava o monte Rainier, no dia 02 de junho de 1972. Eles encontraram-se já adultos, mas Catherine tinha certeza de já ter visto Holder antes, até que se lembrou: os dois se conheceram crianças, quando ainda eram inocentes. Até parece coisa do destino, eles encontrarem-se 13 anos depois. Ele um ex-soldado negro traumatizado, movido pelo desespero e ela uma garota  irrequieta que gostava de farra e ansiava por um futuro mais significativo, conseguiram um feito que os tornou famosos: cometeram o sequestro aéreo de maior distancia da história americana. E ainda conseguiram meio milhão de dólares como resgate.

O engraçado dos sequestros é que a maioria deles eram apenas para ir até Havana. A tripulação estava acostumada com isso, então quando os pedidos começaram a mudar, eles até estranhavam. Até o dia em que uma pessoa teve a ideia de pedir dinheiro pelo resgate. Holder, depois que "conheceu" Cathy, começou a pensar em fazer algo grande e viu nos sequestros aéreos a sua oportunidade. De incio a ideia era sequestrar um avião e pedir como resgate, a libertação de Angela Davis, um caso de uma comunista envolvida em um assassinato. Mas Angela se recusou a participar disso. Holder seguiu com o sequestro mesmo assim e com muita sorte, conseguiu o que muitos tinham tentado e até agora e ninguém tinha conseguido.

Eu geralmente prefiro ler ficção, mas quando li a sinopse desse livro, fiquei muito interessada na história. E o autor conta ela de uma maneira tão atrativa, que até mesmo leitores como eu, que não estão acostumados a ler histórias reais, ficam fascinados pela leitura. Eu fiquei tão absorvida na história que até esqueci de descer do ônibus no ponto de costume.  E o livro não fala apenas da história do sequestro realizado pelo casal, mas de todo um panorama da politica da época. Ele faz um apanhado em geral dos sequestros, e era cada motivo engraçado, que nem parece real. Sem falar que é a história de uma vida, uma história que vale a pena ser lida. Recomendo com certeza,
Nota:

21 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas a sua resenha me prendeu muito! Que fantástico, quero muito ler!
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas essa resenha me deixou com vontade de ler.
    Ótima resenha.
    http://contos-fantasticoos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Primeira resenha que leio desse book, achei interessante.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Juro que eu não conhecia esse livro!
    Estou encantada agora, muito interessante a premissa dele!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Nossa, parece o tipo de história marcante, cheia de coisas diferentes.
    Sinceramente ainda não sei o que esperar desse livro, mas essa resenha chamou muito a minha atenção para ele. Concordo com o que você disse, é mesmo uma história bem atrativa.

    Abraços,
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Menina, adorei a tua resenha! Nunca ouvi falar desse livro, apesar de aparentar sem bem único e interessante. Até então não li nenhuma obra que fale sobre aviões ou até mesmo sequestros desse tipo.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita amanhã (ou hoje, a partir da meia noite).

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nossa, eu adoro livro nesse estilo!
    Nunca li esse, mas sua resenha salientou uma vontade de ler. (:
    Beijos!

    http://perolairregulaar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que livro interessante! Eu não conhecia, mas adorei a premissa da história e estou super curiosa para saber como tudo termina.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa Sil, este é um livro que não me atrairia em nada a primeira vista.. mas adorei a sua resenha! A começar pelo fato de que adoro histórias reais, principalmente quando bem contadas.. e gostei muito da premissa do livro. Valeu pela dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia, mas parece uma boa leitura! Com certeza adoraria ler, e vou procurar uma versão em ebook :)

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu ja tinha ouvido falar desse livro, mas vagamente, parece ser interessante <3 vou procurar saber mais.
    XOXO

    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie Sil =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, e assim como você também prefiro ler ficção. Achei a premissa interessante, se eu tiver oportunidade vou ler com certeza.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. não conhecia o livro mas amei a resenha...

    beijos,
    www.pappodegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei MUITO da sinopse do livro, a capa é muito linda, sei que a Zahar sempre arrasa nas edições ^.^! Tenho curiosidade.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nao conhecia esse livro, parece ser muito interessante a historia, gosto de historias desse genero também.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Também não gosto muito de histórias reais, mas você me fez desejar esse livro quando falou do panorama politico da época em que ele é ambientado. Gosto muito quando tem politica no assunto, não sei porque mas é um assunto que eu gosto.
    Resenha sensacional!
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil.

    Não conhecia o livro,mas só de ser relacionado a fatos reais eu já quero ler. Ainda não esqueci de descer no ponto certo, mas andei quase lá. rs É bom quando um livro nos prende.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia, mas eu fiquei morrendo de vontade de ler.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia, achei diferente e interessante. Não sei se seria o melhor livro de minha vida, mas me pareceu um livro de originalidade e que se torna facilmente inesquecível.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro!
    Parece ser bem interessante e divertido.
    Vou add na listinha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  21. Mais um livro para ler, oba! Adorei.

    http://dreamsinewyork.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo