04 outubro 2014

Resenha | Alma? - Gail Carriger

Estamos em Londres e nossa protagonista é Alexia Tarabotti. Ela é uma solteirona de 26 anos (?). Talvez por ser filha de italiano, ter a pele azeitonada e um nariz avantajado, além de não ter um pingo de sutileza. Mas seu maior problema não é esse. Ela é uma preternatural, ou seja, ela não tem alma. Com isso ela consegue neutralizar o poder dos seres sobrenaturais, vampiros, lobisomens e fantasmas, quando toca neles. Mas isso não é algo muito normal, por isso quase ninguém (não sobrenaturais) sabe desse pequeno detalhe, inclusive a sua família. E sua vida só complica quando ela é convidada para um baile, que ela só aceita ir por pensar que vai ter comida e por sinal não tinha, ela acaba na biblioteca, com um vampiro morto.

O vampiro com certeza não pertencia a nenhuma colmeia, pois estava visivelmente faminto, alem de estar muito mal vestido. Se ele tivesse uma abelha rainha, ele saberia que não pode tocar nela, por ela ser uma preternatural. E quando Alexia tenta se defender, ela acaba matando ele sem querer, com uma sombrinha. Para investigar o caso, é enviado Lorde Maccon, lobisomem Alfa, e que já conhece Alexia de outras datas, e não se dá muito bem com ela. Junto com Lorde Maccon, vem o seu Beta, o professor Lyall. Os dois são do Das, agencia que cuida dos assuntos sobrenaturais. Depois de muita discussão entre Alexia e Lorde Maccon, ele resolve o assunto da forma mais discreta.

Mas a morte do vampiro não passa despercebida pelos sobrenaturais local. No dia seguinte em um passeio com sua amiga Ivy, Alexia é abordada com um convite para um encontro com a Condessa Nadasdy, Abelha-Rainha da Colmeia de Westminster. Alexia não tem certeza se vai e se aconselha com um amigo vampiro, o Lorde Akeldama, que diz a ela para procurar Lorde Maccon. Ele claro diz a ela que não vá, e ela faz exatamente o contrario. Ela acaba descobrindo que estão aparecendo vampiros errantes, sem nenhuma noção de como se comportar, e outros estão desaparecendo. Enquanto isso o professor Lyall que está investigando o caso do vampiro morto, acaba descobrindo que não só os vampiros sem colmeias que estão desaparecendo, mas lobisomens sem alcateias também. E o pior, agora os seres sobrenaturais acham que quem está por trás  de tudo é sua inimiga natural, ou seja, Alexia.

-x-

Eu não queria ler esse livro agora, pois, é o primeiro de uma serie de cinco livros e até agora só tem dois lançados no Brasil. Mas como o livro obrigatório desse mês, do desafio em que estou participando é um livro do gênero steampunk, eu li ele. E por sinal, procurei no google o que era o gênero e até agora não entendi direito o que vem a ser. Tinha lido muitas resenhas desse livro e umas falavam que o livro era ótimo, outras que era bom. Eu gostei bastante. Não é "o livro", mas vale a pena a leitura. A autora foi muito feliz em escrever uma história em que os seres sobrenaturais convivem com os humanos. Todo mundo sabe da existência deles. Eles são "pacíficos". No caso dos vampiros, eles só bebem o sangue com o consentimento da pessoa e os lobisomens, eles mesmos se isolam na lua cheia.

Mas o ponto forte do livro são os personagens. Alexia é uma mulher a frente de seu tempo. Ela não se importa em ter ficado pra tia, aliás até gosta disso, assim ela não precisa fingir ser quem ela não é. Ela come o que tem vontade e se comporta como quer. Ela é curiosa e intrometida, no bom sentido, e está sempre querendo saber o que está acontecendo ao seu redor. Lorde Maccon, é um homem rude e charmoso e um dos solteiros mais cobiçados do pedaço. E as faíscas entre os dois só iam resultar em uma coisa: romance. E são os dois que protagonizam as melhores cenas do livro. Quando estão juntos ,as discussões entre eles e as situações em que eles se metem são hilárias. Recomendo o livro para quem gosta de livros históricos e sobrenatural ao mesmo tempo, com uma dose de humor na medida certa, sem faltar o romance, é claro.
Nota:





14 comentários:

  1. Me parece um ótimo livro, pena que só tem 2 lançados no Brasil de toda série
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, como vai?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, e tampouco do gênero que também ainda não entendi, haha. O enredo parece muito bom e a trama parece incrível.
    Por ainda não ter lançado toda a saga no Brasil, confesso que também fico com um pouco de receio de lê-lo agora :/
    Beijos ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Venha participar do sorteio de um exemplar autografado de "Pó de lua".

    ResponderExcluir
  3. Oiii,

    Sil, eu não gostei muito da sinopse do livro, mesmo com sua resenha sobre, não é algo que me atraia a leitura :( :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Já conhecia o livro e até me interessei pela premissa, mas acho o cenário que se passa um pouco tedioso. Então não sei se seria uma leitura que me agradaria.
    Beijão.

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  5. Estou bem curiosa para ler Alma?, pois casais tempestuosos são ótimos para acompanhar e com seres sobrenaturais por todos os lados fica ainda melhor.
    Não sei bem o que seria o Steampunk, mas o defini como: acontece em época antiga ou realidade alternativa antiga, com tecnologias mais avançadas (computador) feitas com materiais rudimentares (madeira e ferro ao invés de aço e ligas metálicas).
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Eu já tinha escutado falar desse livro e tenho interesse na leitura, não sabia o que era esse gênero tive que pesquisar. Mais a leitura parece ser legal. Que bom que gostou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. O gênero steampunk me parece muito interessante. Pelo que entendi, tem pegada histórica e, ao mesmo tempo, algumas das nossas tecnologias atuais estão presentes nesses livros, mas não com as características de hoje. Por exemplo, há computadores, mas são de madeira, por exemplo. Acho um charme!
    Só não leria esse livro por se tratar de vampiros e lobisomens, já que não curto esse estilo de pegada sobrenatural.
    Mas a capa é bem bonita, viu?

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro do gênero e confesso que também não entendo muito as características do gênero, mas eu vejo muitas pessoas que gostaram. Eu entendo que para você não foi o livro, cada um tem uma opinião diferente e isso é muito bom, podemos ver de varias perspectivas. Eu não sei o que esperar do livro se eu o ler rsrs

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil *-*
    Nunca li livros do gênero, pretendo conhecer! Obrigada por mais essa resenha, pretendo conhecer! Sai ontem pro shopping, e nao sei quando vou novamente, mas quando eu for certamente irei comprar.

    conclueosnoturnas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Li este livro a pouco tempo e gostei muito. A Alexia é muito engraçada mesmo. É uma pena até agora terem sido publicados somente os dois primeiros volumes da série. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oieee
    adoro histórias sobrenaturais
    pode deixar que Beto não acabou. Ainda escreverei muito sobre ele. Mas términos acontecem, faz parte da vida, é isso que eu to tentando trasmitir nas crônicas
    bju

    karinapinheiro.com.br/blog

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, mas procuro manter minhas expectativas baixas em relação a ele pois já vi alguns comentários nem tão bons. Sua nota até que foi alta, que bom que gostou do livro. Espero ter a oportunidade de ler e gostar também, apesar desse gênero não me atrair tanto. Boa resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Sil =)

    Já li Alma? e gostei bastante da história. A minha única reclamação é que não acho que teria necessidade de uma continuação, mas como já sabemos isso virou moda rs...
    Meu personagem favorito é o Lord Akeldama *-* adoro ele rs...
    Só espero que a editora lance os próximos livros da série logo =/
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Não tenho tanta pretensão de ler esse livro. Parece-me mais do mesmo, sabe? Mesmo acreditando que gostaria, acho que seria apenas mais uma leitura e nada mais. E, por enquanto, estou evitando leituras assim.
    Mas não descarto a oportunidade de lê-lo em outro momento.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo