19 janeiro 2017

Resenha | Sobreviventes do Caos - Bianca Gulim


Livro: Sobreviventes do Caos
Série: Trilogia 2323
Gênero: Distopia
Autora: Bianca Gulim
Editora: Independente
Páginas: 457
Ano: 2016

Resenha:
Em 2222 um vírus letal acabou com metade da população da Terra em questão de meses. Depois de contraído o vírus, a pessoa só tinha mais 72 horas de vida. Os Estados Unidos conseguiram desenvolver uma vacina, mas a matéria prima para a fabricação era escassa e o governo americano decidiu que não iria compartilhar o medicamento com o resto do mundo. Isso, é claro, gerou uma revolta em todos, e não demorou para que uma guerra mundial acabasse com quase todas as pessoas que sobreviveram ao vírus. Em 2223 não somente as pessoas, mas também o planeta estava destruído. Os poucos que ainda tinham o vírus foram mortos, e os sãos ficaram com a difícil tarefa de recomeçar em um mundo devastado pelo caos.

Cem anos depois vamos acompanhar o que aconteceu com os sobreviventes através de Celine. Celine tem dezenove anos e é uma guerreira, assim como seu irmão Julio. E enquanto Julio é o líder do povo, Celine é a líder dos guerreiros. No momento Celine esta no comando de tudo porque seu irmão foi até a Fortaleza em uma missão de paz. O problema é que seu irmão está ausente a muitos dias e Celine não está mais aguentando de preocupação, por isso ela decide que vai atrás dele. Para isso ela pede a ajuda de seu melhor amigo Darion. Ela sabe que não deveria deixar o povoado desprovido dos dois melhores guerreiros, mas ela precisa da companhia de Darion nessa busca. Mas quando um outro guerreiro, Max, descobre o que ela vai fazer, ele faz Celine prometer que vai com ela. Celine tem uma queda por Max, mas não se permite assumir seus sentimentos. 

Julio sempre foi a favor da paz, por isso quando o Povo da Areia atacou os Aligortes, ele precisou intervir e seu povo acabou matando algumas pessoas no processo. Por isso a sua ida até a Fortaleza, que são o povo que mandam em todos os outros povos, já que eles são os únicos que tem armas e tecnologia. Mas o que Celine não entende é o porque do povo da areia ter atacado os Aligortes com seus guerreiros mais fracos. E o motivo deles terem atacado. Ela tem certeza de que tem alguma coisa muito errada nisso. E quando começa a investigar, ela acaba presa pelos Aligortes, que ela não sabe como, tem em seu poder uma arma de fogo. É assim que ela conhece Luke, que está preso na mesma cela que ela e a irmã caçula dele. Sem saber em quem confiar, Celine vai descobrir que em um mundo como o deles, somente os mais fortes sobrevivem e os mais fortes não podem ter outra coisa em seu coração além da crueldade.

Eu adoro uma distopia, por isso quando recebi o convite da autora para resenhar seu livro, é claro que aceitei. Já comecei a história gostando bastante, já que temos uma explicação para o que aconteceu no prólogo. Odeio esses livros de distopias que não dão explicação nenhuma para o mundo ter chegado até aquele ponto. Mas me decepcionei um pouco ao ver que era narrado em primeira pessoa. Acho que já falei aqui em outras resenhas que prefiro em terceira. Me sinto meio enganada quando é primeira pessoa porque as vezes a pessoa que está narrando faz a gente ir por um caminho e na verdade é outro. E também como conhecemos as outras pessoas pelos olhos de quem está narrando, não sabemos se o que está sendo dito é a realidade mesmo ou se é o que a pessoa que está narrando vê.

Mas ainda bem que a Celine é uma pessoa muito interessante, então relevei. Celine está meio no escuro, ela vai descobrindo as coisas ao longo da história e vamos descobrindo junto com ela. Temos algumas cenas de seu passado que nos situa bem no contexto atual, e assim podemos ver como ela se transformou na mulher fria e guerreira que ela é hoje. Max me ganhou no primeiro instante em que apareceu na história e torci para que Celine assumisse o que sentia por ele. Luke, creio eu, vai entrar no meio do casal e formar um triangulo amoroso nos próximos livros, mas já gosto dele um montão. E tem muitos outros personagens interessantes que acredito ganharão mais destaque no decorrer da história. Como um primeiro livro de uma trilogia, esse foi ótimo.

Eu li o livro muito rápido porque a história é tão boa e daquelas que a gente não consegue largar enquanto não vê o fim. Se eu estivesse lendo um livro físico eu tinha olhado o final porque não me aguentava de curiosidade para saber mais da história e onde aquilo tudo ia dar. Mas como era e-book, precisei me roer de curiosidade. E eu que nunca acerto as coisas, nunca adivinho nada, acertei o que ia acontecer no final. Nem acreditei quando vi que era exatamente o que eu tinha imaginado. Fiquei naquele misto de alegria por ter descoberto o que ia acontecer e de cara porque foi um baque para a personagem. Enfim, quero falar muito sobre o livro, mas se falar mais do que já falei, vou acabar soltando spoilers. Então só me resta recomendar que leiam o livro. A história é ótima.


Nota:



 Onde Comprar:


40 comentários:

  1. oláá! tudo bem?
    ahh falou de vírus logo no início e eu já gostei!! hehe
    também gosto muito de uma boa distopia e achei legal você mencionar que nesse ela explica o que originou tudo isso! parece bom, quero ler! :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tamara, tudo bem? Autora do livro por aqui..
      que bom que você gostou, fico muito feliz. Se você gosta de distopia, não pode perder Sobreviventes! Espero que tenha oportunidade de ler em breve...
      Um beijo

      Excluir
  2. Oi, Sil.
    Gostei bastante da premissa do livro, pois gosto dessas histórias com vírus onde o mundo está um caos. Nunca li uma distopia, mas já assisti a muitos filmes parecidos.
    Vou anotar a dica pra quem sabe ler futuramente.

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sávio, autora do livro aqui!
      Espero que Sobreviventes do Caos seja sua primeira distopia! Se você gosta de muita ação e romance vai curtir..
      Um beijo

      Excluir
  3. Oi Sil! Ando um pouco afastada das distopias, mas é a segunda resenha desse livro que leio que é positiva. Confesso que a gora até bateu curiosidade!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mi, tudo bem? Autora do livro aqui!
      Ah, que bom que vc gostou. Fico feliz por já ter tido contato com o livro anteriormente. Leia que você não vai se arrepender!
      Um beijo

      Excluir
  4. Nossa! Só pelo primeiro parágrafo da tua resenha, já despertou meu interesse pelo livro! Adorei! Já quero leeerrr!!
    Beijos,
    Renatinha Araújo.
    Blog | Facebook | Twitter | Instagram | YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renatinha, autora do livro por aqui.
      Fico muito feliz com seu interesse, espero que possa ler em breve..
      um beijo

      Excluir
  5. Oieee Silvana!!!
    Muito obrigada pela resenha, eu adorei!!
    Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, ler seu texto foi muito gratificante!!
    Desejo muito sucesso a você e ao blog!
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Oie Sil =)

    Eu gosto bastante de distopias, mas confesso que ando me incomodando um pouco com o fato e tudo ser série rs...
    A premissa me chamou a atenção tanto que vou deixar o nome anotado para ler mais para frente, afinal tenho outras séries para terminar de ler como Instrumentos Mortais XDD

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ariane, tudo bem? Autora do livro aqui!
      Eu confesso que queria escrever um livro só sobre essa história, mas tem muita coisa pra acontecer e seria um liro gigaaaaaaaaaaante! Então optei por uma série.
      Mas acho que você vai gostar, mesmo assim. Espero que leia em breve!
      Boas leituras!
      Um beijo

      Excluir
  7. Oi. Sil!
    Eu também sou muito fã de distopias, mas elas precisam ser convincentes. Ainda não conhecia o livro. nem a a autora, mas só o fato do livro ter uma narrativa envolvente já me chama a atenção!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eli, autora do livro por aqui...
      que bom que se interessou, fico muito feliz. Espero que leia em breve, vc não vai se arrepender!
      Um beijo

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oie Cristino, tudo bem? Autora do livro aqui..
      Eu tbém adorei a resenha!!! Que bom que gostou, espero que leia em breve!
      Um beijo,

      Excluir
  9. Oi, Sil!
    Apesar de estar dando um tempo de distopias (eu meio tive uma overdose do gênero), eu achei a ideia do livro muito interessante. Tenho tentado ler mais autores nacionais, porque eu sei que tem muita gente boa, então já são dois pontos a favor. hahaha
    Vou colocar na minha lista de leitura. ^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniella, tudo bom? Autora do livro por aqui..
      fico muito feliz com seu comentário. Espero que dê uma chance ao livro, apesar de estar cansada de distopias. Posso te garantir que Sobreviventes é uma distopia que tem um diferencial: um romance bem trabalhado e descrito. Acho que vc vai adorar!
      Um beijo

      Excluir
  10. não sou muito fã de distopia, mas confesso que a premissa [é boa, não vou descartar


    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Taynara, autora do livro aqui!
      Que bom que não descartou!!! Espero que leia em breve, vc vai gostar..
      Um beijo

      Excluir
  11. Oi, Sil!
    Também prefiro distopias em terceira pessoa porque temos uma visão melhor do cenário.
    Fiquei super interessada no livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza, tudo bem? Autora do livro por aqui...
      Que bom que se interessou, fico feliz. Espero que leia em breve e que estar em primeira pessoa não atrapalhe sua leitura!
      Um beijo

      Excluir
  12. Oi, Sil

    Ao contrário de você, curto mais narrativas em primeira pessoa. Mas não tenho problemas em ler em terceira.
    Já gostei dessa história de vírus dizimando a população! E sabia que se acontecer algo do tipo e os EUA forem os únicos com Know-how de como combater, não duvido nada que eles vão colocar empecilhos para dividir as informações e os medicamentos...
    Bleh, triângulo amoroso... pq, senhor? Hahahaha
    Espero que os dois livros restantes sejam tão bons quanto este!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires, tudo bem? Autora do livro por aqui...
      que bom que se interessou, obrigada!!!
      Ah, não chega a ser um triângulo amoroso, eu garanto!
      Tem o casal principal, e um terceiro que se interessa por um deles, mas não chega a ser um triângulo!
      Espero que leia em breve e se divirta muito!
      Um beijo,

      Excluir
  13. Nossa, que história interessante, admiro os escritores que estão trilhando esse novo caminho e se aventurando em um gênero um tanto quanto novo aqui, espero que a escritora tenha sucesso!
    O livro parece ser ótimo!
    Art of life and books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, autora do livro por aqui!!!
      Muito obrigada!!! Espero que leia o livro!
      Um beijo

      Excluir
  14. Oi, Sil!
    Quase não leio distopias, mas gosto do gênero. Isso dos Estados Unidos não liberarem a vacina é bem a cara deles, né?! A premissa toda e a forma como a história foi desenvolvida me interessaram bastante. Sobre a narrativa, eu nem tenho muita preferência, acho que tudo depende da história. Mas concordo com você, primeira pessoa nos deixa com uma visão bem limitada, principalmente em histórias desse tipo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, tudo bom? Autora do livro aqui!
      Fico muito feliz com seu interesse no livro! Espero que leia em breve, vc não vai se arrepender!
      Um beijo

      Excluir
  15. Lembro de ter visto divulgação desse livro em alguns blogs, e de ter achado a capa meio parecido com Jogos Vorazes, a la Katniss. Impossível não lembrar né?
    Adoro distopias e faz tempo que não leio uma, aliás. Também não gosto quando o autor joga informação sem explicar como a epidemia foi gerada, então fiquei feliz em saber que a autora deixou tudo bem claro. Mas acredita que eu fiquei mais curiosa em saber o que aconteceu na época do vírus do que 100 anos depois? Sou maluca hahahaha mas ainda assim a história parece super interessante. Adorei a resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carol, tudo bem?
      Seu blog tbém não me é estranho... rs
      Te garanto que a história de Sobreviventes é bem diferente de Jogos Vorazes. A temática tbém..
      O que aconteceu na época do vírus foi que a raça humana foi quase dizimada pela guerra. A Terra tbém sofreu muito. A história se passa 100 anos depois, quando a Terra está se recuperando e a raça humana já se reestruturou como pôde com poucos recursos.
      Espero que leia o livro, vc vai gostar.
      Obrigada pelo interesse e comentário.
      Um beijo

      Excluir
  16. Não conhecia esse livro. Na verdade nunca tinha visto ele. Achei até bacana a história.. interessante :)
    Acho que eu leria.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Monique, autora do livro por aqui..
      que bom que gostou, fico feliz.
      Espero que leia o livro.
      Um beijo

      Excluir
  17. Fico com muito medo de histórias assim... vai que um dia acontece rsssss

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, autora do livro aqui!
      hahahahahahahhahahaha, e pode acontecer, viu..
      Obrigada pelo comentário.
      Um beijo

      Excluir
  18. Não conhecia o livro, nunca tinha visto ele e essa historia é muito bacana.

    Beijos

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla, autora do livro aqui!
      Que bom que gostou, espero que leia.
      Um beijo

      Excluir
  19. Oiii Sil

    Eu também sou fã de uma distopia, acho super originais as histórias e o universo onde geralmente ocorrem. Esse não conhecia e parece ser super bem escrito, fico feliz que tenha te conquistado.

    Beijos

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil, tudo bem?
    Desde o ano passado eu tenho me tornado a louca da distopia (rsrs). Esse gênero veio me conquistando aos poucos e hoje sou apaixonada. Enquanto lia sua ressenha eu lembreo muito dos livros da Maldição do Tigre, não por ser parecido, nada a ver, mas porque a forma como parece ser bem construída sabe, cheio de detalhes, fez com que eu me interessasse pela obra.
    Com certeza vou dar um jeitinho de ler, e espero gostar tanto quanto você.
    Beijokas
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pricila, tudo bem? Autora do livro por aqui..
      Olha, eu tbém sou bem viciada em distopia!!! A única coisa que sempre me incomodou nesse gênero é a falta de descrição do romance. Sempre tem um casal, e eu sempre fico super envolvida no romance deles, mas pouco se fala no livro, por que o único foco é na ação, por ser uma distopia.
      Em Sobreviventes do Caos você vai encontrar um romance muito bem trabalhado e descrito! Leia que você não vai se arrepender.
      Obrigada pelo interesse.
      Um beijo

      Excluir
  21. Oi, Sil! Tudo bem? Não conhecia o livro e confesso que a princípio ele não tinha chamado muito a minha atenção, mas depois de ler eu fiquei tipo: "Uau, o livro deve ser muito bom!" Fiquei curioso aqui hahaha Parabéns pela resenha! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OiI Tony, autora do livro aqui, tudo bem?
      Ah, fico muito feliz que a resenha da Sil tenha mudado sua opinião sobre o livro. Espero que invista na leitura, obrigada pelo interesse.
      Um beijo

      Excluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo