24 janeiro 2017

Resenha | Filha de Woodstock - Luiza Ten


Livro: Filha de Woodstock
Série: Não
Gênero: Infantojuvenil
Autora: Luiza Ten
Editora: Chiado Editora
Páginas: 481
Ano: 2015
Sinopse:
 “Conhece a máxima “Quanto mais loucos os pais mais caretas serão os filhos”? Acho que ela se aplica a mim. Quem diria que a junção de uma artista plástica hippie com um fã de Frank Zappa e rock progressivo daria em mim: uma nerd devoradora de livros com Transtorno Obsessivo-Compulsivo e uma timidez patológica? Meus pais me criaram de uma maneira que se alguém me chamar de doida eu sou capaz de responder “Muito obrigada!” pois doideira não é defeito, é uma benção.”Lana escreve diários desde os 10 anos de idade e um dia decide relê-los. Mais madura e já na faculdade, ela relembra as dificuldades financeiras dos pais, as brigas, os momentos felizes, o bullying que sofreu, as paixões platônicas e o florescer de duas grandes companheiras de sua vida: o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e a Síndrome do Pânico. Ela vê novamente os momentos de sua vida com nostalgia, carinho e boas doses de ironia e humor.

Resenha:
Recebi esse livro em parceria com a Luiza. Eu não conhecia ela ainda, nem o livro, e quando procurei resenhas dele para ler, não encontrei. Mas como a sinopse era muito interessante, eu aceitei ler. Quando chegou, a primeira coisa que reparei foi no tamanho do livro, ele é enorme. Depois foram as cores da capa. Eu particularmente amo rosa e esse tom do livro é um rosa bem chamativo, por isso gostei. Na pequena biografia que tem da autora na orelha do livro, descobrimos que partes do livro foram baseadas em experiencias da própria autora, então não sabemos o que tanto na história é real e o que é ficção.

O livro conta a história de Lana, que ao fazer uma limpeza em seu quarto, acaba encontrando alguns cadernos empoeirados em uma gaveta. Eram seus diários. E a história é basicamente as lembranças de Lana que estão relatadas nos diários. É tudo em primeira pessoa, e temos várias partes que são reproduções dos escritos. Os diários abrangem os anos de 2003 a 2009 e é assim que foram feitas as divisões dos capítulos, por anos. Mas antes temos um capítulo contando algumas coisas desde que Lana nasceu até o ano de 2002, quando se iniciam os diários.

Confesso que já comecei gostando muito do livro. Entrei em uma sessão nostalgia. Eu sou dessas pessoas que tem memória curta e não lembro quase nada da minha infância, mas ao ler as aventuras da Lana, lembrei de tanta coisa que me aconteceu e tantas situações que passei, que não teve como não amar o que eu estava lendo. São muitas referencias a músicas, pessoas famosas, novelas e acontecimentos que marcaram os anos. Coisas que quando lemos desperta ainda mais lembranças. E sem falar que ri muito com as coisas que a Lana aprontava e com os micos que ela pagava. Micos esses que acho que todo mundo já pagou um dia na infância hehe.

Os diários começam com a Lana com dez anos e ela transcreve uma parte do que está escrito e comenta sobre aquilo. É engraçado como nosso pensamento muda tanto e as coisas que gostávamos, as vezes odiamos hoje e vice-versa. Tem uma coisa logo lá no comecinho do diário que me chamou muito a atenção. Foi ver como o mundo e os valores hoje estão diferentes. A Lana cita que ganhou material escolar de presente de natal e foi o presente que ela mais gostou. E aconteceu isso comigo várias vezes e esses eram os melhores presentes mesmo. E hoje em dia as crianças exigem de celular para cima de presente de natal e ainda enjoam logo no primeiro mês. Como os valores mudaram.

Outra coisa que me identifiquei muito com a Lana, foi que ela fala que as meninas não queriam mais ser crianças com dez anos, já queriam ser adolescentes e que ela não, que ela brincou de Barbie até dezesseis anos e como eu brinquei até os quatorze, me identifiquei. Hoje em dia as meninas dessa idade já são mães. E tem também a paixão dela por Smallville, só que enquanto ela amava o Clark, eu amava o Lex hehe. E quem nunca teve uma paixão por alguém famoso ou pelo professor ou algum conhecido mais velho? Enquanto lia estava lembrando das minhas paixonites. Fui apaixonada pelo Edson Celulari em Amor com amor se paga, depois pelo Tony Ramos em Rainha da Sucata. Também fui apaixonada pelo Fabio Junior e minha ultima paixonite foi pelo Ronaldo fenômeno. Hoje em dia só rindo disso hehe.

Tem muita história de bullying também. Coisas que na época eram consideradas "normais", mas que vendo hoje, deixavam uma marca em quem era o alvo dessas "brincadeiras". E a nossa protagonista sofreu bastante, tanto na escola como em casa. E o interessante é ver que só mudam os lugares, mas as pessoas são sempre as mesmas. Tem os nerds, tem o grupo popular com aquela garota que tem mais dinheiro que os outros e se acha melhor por isso, tem aquela que imita a gente em tudo, se veste igual, compra tudo o que você compra. E tem aquelas que não ligam para a opinião dos outros e é amigo de todo mundo.

Agora vou falar o que não gostei no livro. Primeiro, achei bastante erros de revisão. Segundo, eu fiquei perdida varias vezes, porque de um parágrafo para o outro, a Lana mudava o assunto. E por último, o que estava muito legal no começo, acabou se tornando maçante pelo tanto de páginas. Se tivesse umas 200 páginas tudo bem, mas com quase 500, o mesmo assunto o livro todo acabou se tornando bem enjoativo. E também outra coisa que me irritou foi a protagonista. Ela começa o livro com dez anos e aos dez as suas atitudes eram aceitáveis. Mas o tempo vai passando, ela vai envelhecendo e as atitudes continuam iguais. Mas apesar das ressalvas, é um livro bom e eu recomendo para quem quer relembrar e se divertir com isso. Só recomendo que leia um pouquinho por dia, assim não enjoa hehe.

Nota:





19 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bem? Misericórdia, quantos pontos negativos! Todos esses pontos que você comentou iam me incomodar, principalmente o fato de o livro ser muito extenso e ter erros de revisão. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essa resenha foi nostálgica demais, eu sou nostálgica então ADOREI. Viajei com você nas lembranças e olha eu também escrevia diários, aliás continuo escrevendo afinal o que é o Uma Pandora e sua Caixa senão um tipo de diário que não é escrito diariamente, mas contém tantas lembranças?!?! Que pena que autora não soube quando para ou fazer uma síntese, as vezes menos é mais quando começamos a construir uma boa ideia. A dica foi anotada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, acho que já me identifiquei com a história. Eu tenho guardada as folhas que usávamos para ficar conversando na sala de aula e nossa, quando eu pego pra ler é uma nostalgia total. E eu brinquei com barbie até os dezessei anos (rsrs).
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Oii.

    Ih, foram muitos pontos negativos, hein. Pois é, concordo que um livro com muitas páginas e pouco conteúdo me deixa irritada. Outro ponto que me incomoda são os erros ortográficos.

    beijos

    http://mecontanoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hahaha adorei a sinopse, parece ser um belo livro e a temática é muito boa.
    A personagem parece ser instigante e cativante.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil tudo bem?
    Eu me lembro de muita coisa da infância, minha memória passada é melhor que a recente. Acho que esse livro traz nostalgia, as referências que você usou para descrever a sinopse remete nostalgia. Achei engraçado as personalidades os quais você foi apaixonada na adolescência haha Ronaldinho, Silvana? hahahahaha
    Eu também não gosto de livros muito grandes, acho que cansa o leitor. Foram poucos os que eu consegui ler até o final.
    bjo grande

    http://karinapinheiro.com.br/entre-a-genialidade-e-a-loucura-do-ser-ou-nao-ser/

    ResponderExcluir
  7. Gostei demais da resenha e a sinopse ate me chamou atenção, mas os pontos negativos são um dos que me deixaram meio sem vontade de ler. Mas ja marquei aqui na listinha dos que irei.
    Beijinhoos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!

    Eu achei a capa linda! Bem chamativa! Eu tb tenho memória curta, não lembro muita coisa da infância, é quase um borrão pra mim! Gostei da descrição da personagem e apesar das ressalvas parece mesmo ser uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Esse tipo de livro não me atrai muito, mas realmente a capa chama muito atenção.
    Bjs!
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Só pelos seus pontos negativos sei que não seria uma boa leitura pra mim. Odeio livros que ficam num loop eterno de enredo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  11. Me lembrei esses dias pegando uns escritos meus de uns 15 anos atrás. Ri que nem louca, hoje sou bem mais feliz hehehe!!! O livro é bem grandão, mas pelo visto vale a pena ler ;D

    O Estrangulador

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que livro enorme, quase 500 páginas.. são poucos livros que leio tão grandes assim.. Acredito que iria achar maçante também..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii Sil

    Uma pena que o livro tenha essas falhas, eu até suporto errinhos e tals, mas o problema maior é o livro se tornar maçante pelo excesso de páginas... Ah, ai não dá pra mim.
    Por enquanto deixo a dica passar, ando numa ressaca complicada em quanto a leituras.

    Beijokas

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? É uma pena que o livro não tenha te agradado por completo. Livros grandes, só de olhar, eu já me canso... Sim, sou dessas! Mas adorei sua resenha e ainda assim o livro me pareceu legal.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  15. Olá, Sil.
    A premissa é bem diferente, mas eu gostei da ideia. Isso de relembrar da infância através de diários é legal, ainda mais tendo muitas referências.
    Acredito que, apesar de não ser um livro perfeito, é uma obra que entretêm. Daria uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  16. Oi! Adorei a resenha, aqui encontro sempre muita sinceridade. Realmente tem seus contras, mas pelo que percebi a autora pecou pelo excesso. Amo livros nostálgicos, e daria uma chance a leitura. Beijos ♥️
    Click Literário 

    ResponderExcluir
  17. este livro é tão a minha praia <3
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. Oláá! Tudo bem?
    Super me interessei por essa sinopse! Mas diferente que você, eu lembro de tuuudo da minha infância haha mas achei legal a parte que ela fala que brincou de barbie por muito tempo.. eu também!! ah, e o bulliyng.. que na minha época era super normal também ''/
    fiquei curiosa para ler!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi
    eu já tinha visto uma resenha dele e também foi positiva, parece ser uma boa histórias e essa de garotas de 10 não querer ser mais crianças, hoje em dia mesmo nem gostam de brincar de bonecas algumas e ainda escutam música com palavrões. Eu brinquei de Boneca até os 14

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo