05 janeiro 2017

Resenha | A Cidade dos Espelhos - Justin Cronin


Livro: A Cidade dos Espelhos
Série: A Passagem #3
#1 A Passagem
#2 Os Doze
Gênero: Terror, Ficção Científica
Autor: Justin Cronin
Editora: Arqueiro
Páginas: 688
Ano: 2016
Resenha:

Atenção! Contém spoilers dos livros anteriores.

"Pense bem, dizia ele: como seria o mundo se os seres humanos pudessem viver duzentos ano? Quinhentos? Que tal mil? De que saltos de genialidade um homem seria capaz com um milênio de sabedoria acumulada? O grande erro da ciência biológica moderna, segundo ele, era presumir que a morte era natural, quando não era nenhum pouco, e vê-las em termos de falhas isoladas pelo corpo. A chave segundo ele estava em confrontar toda a questão da morte, virá-la de cabeça para baixo. Porque precisávamos morrer?"

Em Os Doze encontramos duas cidades completamente diferente. Em um mundo devastado pelos Doze e seus Muitos, encontramos seres humanos que reagiram completamente diferente à situação. Enquanto em Kerrville as pessoas se uniram e seguiram certas regras para a convivência e sobrevivência da raça humana, tendo os virais como seus inimigos, em Iowa os humanos são escravizados por um grupo de pessoas que não são virais, mas também não são humanos, pois eles sobrevivem com o sangue de um dos primeiros a serem infectados por Zero. E eles tem um líder que almeja tomar o lugar de Babcock, o primeiro dos Doze, que foi morto. E quando Zero ordena aos Doze que se livrem de seus Muitos e se reúnam em Iowa, o grupo liderado por Amy vê então a oportunidade de acabar com todos eles de uma vez.

Mas não são todos Os Doze que obedecem ao chamado de Zero. Carter manda Wolgast em seu lugar e é assim que eles conseguem matar todos eles, com Wolgast se sacrificando e Amy se tornando uma viral para salvar seus amigos e a humanidade. Então o grupo se separa novamente. Amy é dada como morta na explosão que matou Os Doze. Alicia, some sem se despedir, e não conta para ninguém que espera uma criança, resultado das agressões que sofreu enquanto esteve presa, mas a criança nasce morta. E não conta também que Zero está chamando por ela. Peter, Sara e Hollis voltam juntamente com um grande grupo de pessoas para Kerrville. Peter abandona Os Expedicionários e passa a cuidar de Caleb, que o considera seu pai. E Michael prefere não ficar junto aos amigos, já que não consegue esquecer Alicia e vive praticamente dentro de um barco.

"Dai o dia muito esperado. Você perguntou: quem é o rei, de quem é a consciência que devo pegar? Sou eu ou há outro? Será que o criador deve ser levado a ter piedade de sua criação? Logo saberemos. O palco está montado, as luzes se apagam, os atores assume suas marcas.
Que Comece!"

Temos uma passagem no tempo e estamos no Ano 110. D. V. e nenhum viral foi visto nos últimos 3 anos, por isso as fortificações já não parecem mais necessárias. Ainda mais agora que Kerrville está com super lotação desde a chegada do povo que veio de Iowa. Por isso a intenção é que o povo seja realocado fora dos muros da cidade e a Presidente quer que Peter seja o intermediário nesse negócio. O que eles não sabem é que um dos Doze ainda está vivo e Amy está com ele. Eles contam com a ajuda de Lucius, o único que sabe que eles ainda estão vivos. E eles estão aguardando, eles sabem que uma hora ou outra Zero vai fazer o que pretendia desde o início. E Michael descobre uma coisa preocupante em uma de suas viagens.

Então a história volta no tempo, 28 anos antes da tragédia ter início e vamos conhecer Fanning, que hoje conhecemos como Zero, prestes a entrar na faculdade. E é lá que seu destino vai se cruzar com o de Jonas Lear, personagem que conhecemos lá no começo da história em A Passagem. E é através de Lear que Fanning vai conhecer a única mulher que ele amou na vida, Liz, namorada de Lear. Aqui temos outro salto no tempo, dessa vez para o futuro. Vinte e cinco anos se passaram e Peter agora é o presidente da República do Texas. Toda uma geração chegou a fase adulta achando que os virais eram apenas uma história contada pelos mais velhos. Não tem ninguém mais defendendo os muros da cidade, as luzes de perímetro se apagaram faz tempo e o portão nunca mais foi fechado. As pessoas se espalharam novamente. E era tudo o que Zero estava esperando para colocar seu plano em prática.

"Senti o coração indo até aquela criança sem sorte, arrancada da vida para se tornar a última esperança lamentável de um louco. mas ao mesmo tempo que pensava nisso, um novo pensamento se frutificava dentro de mim. Uma menininha, banhada na inocência da juventude: claro. A simetria era inegável; era uma mensagem para mim. O teste seria encará-la. Ouvi o ribombar de exércitos distantes juntando-se. Essa garota de lugar nenhum. Essa Amy de sobrenome desconhecido. Quem era alfa, quem era ômega? Quem era o inicio e quem era o fim?"

O que dizer desse livro? Terminei ele agorinha e não sei dizer o que sinto de tantas emoções misturadas que estou sentindo. Foram 3 anos esperando o lançamento do fim da trilogia e posso dizer sem dúvida que valeu cada minuto de espera. A história terminou da mesma maneira que começou: espetacular. A primeira coisa que pensei quando terminei, foi no quanto o autor é genial. Ele já tinha a história toda pronta na cabeça dele, diferente de muitos autores que a gente vê por ai que você percebe ao longo da história e principalmente no final, que o autor não sabia como terminar, até por isso ficam muitas coisa para trás. Mas aqui foi bem diferente, todas as coisas foram se encaixando e arrisco dizer que não ficou nenhuma ponta solta. Todas as dúvidas que foram surgindo ao longo dos livros, foram respondidas aqui. E mesmo que a história e até mesmo as respostas tenham um quê de sobrenatural, foi tudo perfeitamente explicado e bem plausível.

Nesse livro vimos o surgimento e de maneira bem ativa, do percursor dessa história, o Zero. Ele era muito citado nos livros anteriores, mas pouco participava da história. Já nesse, vamos conhecer sua história e seus planos. E posso dizer que fiquei de cara com ele. Teve um momento em que pensei que já era. Não tinha como eles combater alguém como ele. O cara sabia de tudo o que acontecia, e planeja uma coisa que nem nos meus maiores sonhos eu imaginava. Se a Amy me intrigou durante os dois primeiros livros, Zero me deixou de cabelo em pé nesse. E ele dividiu o palco com Amy e não deixou a peteca cair em nenhum momento. Amy, protagonista de nossa história desde o inicio, se manteve forte até o fim. Ele me intrigou durante toda a trilogia e sem dúvida é um dos personagens mais enigmáticos que já conheci.

Como nesse livro tem uma grande passagem de tempo, vamos ver os nossos personagens queridos todos mais velhos. Mas suas personalidades estão ali, mesmo alguns que aparentam ter mudado de lado, ainda assim estão lutando pela mesma causa. E quando tudo parecia ter voltado ao normal, a coisa toda desanda de vez e o que eles vão enfrentar agora é mil vezes pior do que já enfrentaram até aqui. E isso sem nenhum recurso, já que tudo o que existia, o tempo estragou. E é aqui que entra aquela grande questão e as perguntas que as vezes nos fazemos. Até quando a natureza vai suportar o que o homem está fazendo? Será que em algum momento as histórias fictícias não irão realmente acontecer? Quando será que o homem vai acordar para tudo o que está acontecendo? Será que é preciso realmente de um virus ou outra coisa para acabar com a humanidade? Fica as questões para a gente pensar.

A trilogia tem um total de mais de 2 mil páginas, então poderia ser sossegado uma série de uns 6, 7 livros grandes. E essa foi uma questão que gostei bastante, dá para ver que o autor quis contar sua história e não vender livros como muitos que vemos por ai. Quanto as edições, a Arqueiro caprichou. A capa desse último, eu achei que não combinou muito com as outras, mas combina com a história e por isso tá valendo. Só me resta recomendar a leitura da trilogia. Se você é fã do gênero, você tem que ler. Os livros são enormes, e tem algumas partes que parecem ser enfadonhas, mas são nessas partes que encontramos pequenas pistas que mais para frente você vai ver que se encaixam em tudo o que ao autor quis mostrar. Sem dúvida é uma das melhores trilogias que li na minha vida. E olha que já li muita coisa.

Nota:





17 comentários:

  1. Oláá! Tudo bem?
    Engraçado que nem sabia que A Passagem era uma trilogia, mas sou louca para ler! E amei saber que dariam tipo 2 mil páginas.. nossa, muito bom!! gosto quando o autor tem uuma boa e longa história para contar :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie!!

    Ouço falar muito bem dele, mas não sei se conseguiria ler agora. Estou numa vibe de romances de época hahaha Descobri há pouco que gostava do gênero. Mas reconheço que ele está fazendo maior sucesso. E menina, a série é bem grandinha, hein? Eu fico tão ansiosa com livros assim hsuahsa Bejos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Guria! Nem te conto! Recebi esse livro da editora e não li os outros dois! Não faço ideia de como resenhar ele! Por enquanto estou me preparando psicologicamente para os spoiler que irie receber!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha, ajudaria muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/01/apenas-um-garoto.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!! Que bom que o final da trilogia foi arrasador! É sempre gratificante quando a gente termina uma série! E agora que ela terminou de um boa maneira, posso dar uma chance a ela, sei que não vou me arrepender!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem?

    Confesso que não li sua resenha, pois você avisou que contém spoilers e com esse livro eu quero me surpreender. Graças as suas resenhas anteriores, comprei os dois primeiros livros e vou começar o mais rápido possível. Espero gostar!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, como vai?

    Não conhecia a trilogia para ser honesta. Confesso que a premissa do primeiro livro não me cativou tanto. Ainda não sei se daria uma chance para a leitura.
    Adorei a resenha.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. fiquei bem curiosa com o livro
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil.
    Não sabia dessa trilogia, e confesso que não me chamou atenção também, mas que bom que você gostou.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Que bom que a trilogia cumpriu com o prometido, porque a premissa é realmente ótima e o primeiro livro cativa mesmo.
    Nada pior do que ler e sentir que o autor não tem a menor ideia de para onde está indo ou como vai terminar a história. Uma coisa é não planejar e descobrir conforme vai escrevendo. Outra é atirar para todos os lados. Mas para uma história como a do Cronin funcionar, tinha mesmo que ter uma ideia geral de tudo, né? Bom saber que ele tinha e que não decepcionou. Pelo contrário.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Realmente parece ser uma ótima trilogia, eu não conhecia.

    diamanteturquesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi querida,
    adorei a resenha. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trama e poder acompanhar o desenvolvimento dessa história.
    Você acabou de me convencer a ler esse livro! Já havia visto algumas resenhas sobre ele, mas sempre protelei a leitura.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito de livros do gênero, mas a sua resenha tá maravilhosa! Amei!

    Bjos, Blog Marinspira ♡

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil
    Eu nunca tinha prestado atenção neste livro, tem uma premissa interessante e agora vendo sua resenha fiquei curiosa. Que bom que é da Editora Arqueiro que tenho parceria e posso solicitar ehehhehe.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Desde a sua última resenha dessa trilogia, eu fiquei louca por ela. E agora vem você de novo. Sabe Sil, o livro pode até ser de ficção, mas os questionamentos, os valores, e infelizmente as atitudes, são muito reais. Eu entendo perfeitamente o seu sentimento, também já li alguns livros, em que no último volume consegui perceber que era uma história única e que o autor soube conduzi-la com genialidade. PRECISO DESSA TRILOGIA!!!!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Essa trilogia é enorme!!! Um dia chego nesse nível de leitura :D fique bem curiosa sobre ela!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil.
    Não conhecia nada sobre essa trilogia.
    Fiquei bem curioso pela resenha e pela sua indicação.
    Esse tipo de história está bem em evidência e eu gosto, mas meu tempo curto realmente não ajuda para ler histórias grandes assim.
    Feliz ano novo.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil! Tudo bem? Não tenho coragem de ler um livro de mais de 600 páginas! Sério mesmo. A premissa da trilogia até me agrada, mas... Infelizmente não teria disposição para ler tudo não haha Mas enfim, gostei muito da resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo