12 janeiro 2017

Resenha | Filho das Sombras - Juliet Marillier

Livro: Filho das Sombras
Série: Trilogia Sevenwaters # 2
#1 Filha da Floresta
Gênero: Fantasia, Fábula
Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly Editora
Páginas: 615
Ano: 2013

Contém spoilers do livro anterior.

Resenha:
Depois que Sorcha conseguiu quebrar a maldição que estava sobre seus irmãos, todos eles voltaram para Sevenwaters e Red apaixonado como estava, abriu mão de tudo e foi junto com Sorcha. E desse amor nasceram três filhos, Niamh e os gêmeos Sean e Liadan. Niamh puxou o lado bretão da família, alta e com cabelos claros e brilhantes e chama a atenção de todos sem precisar fazer nenhum esforço. Já Liadan puxou sua mãe, ela é pequena e magrinha, com os cabelos escuros. E isso é motivo de reclamações por parte de Niamh que diz nem parecer uma filha se Sevenwaters. Mas o problema não está só na aparência, já que enquanto Liadan teme e respeita os Seres da Floresta, Niamh desdenha de tudo o que tem a ver com eles. 

Como Liam não se casou, ele praticamente criou o sobrinho para ser seu herdeiro. Ele fez questão de que Sean dominasse as artes da guerra e aprendesse tudo o que ele sabia sobre seu povo e sobre o Inimigo. E Sean é um líder nato. E enquanto isso, Liadan aprendeu a lutar com seu pai, mesmo sob os protestos de Liam, e com sua mãe aprendeu as artes da cura e a acreditar nos Seres da Floresta. E agora com dezesseis anos, Liadan sabe que a hora está chegando, a hora em que os Seres irão novamente interferir em suas vidas. E seu tio Conor, que agora é o líder dos druidas e que veio para Sevenwaters dar início a festa de Brighid, fala em sua mente e confirma suas suspeitas. E é nessa festa que seus caminhos irão começar a serem moldados conforme a vontade dos Seres.

Então suas fronteiras são atacadas e agora mais do que nunca eles precisam de aliados. E tanto Niamh quanto Liadan, acabam recebendo propostas de casamento. Liadan não aceita por causa da saúde de sua mãe e Niamh fica até ofendida com a proposta e recusa sem dar nenhuma explicação. E quando o motivo da recusa é descoberto, ela é obrigada a se casar o mais rápido possível. Niamh implora que Liadan a acompanhe até seu novo lar, mas no meio da viagem Liadan é sequestrada. Seus sequestradores são ninguém menos do que o bando de mercenários liderados pelo Homem Pintado, o bando que luta pelo Clã que pagar mais. E Liadan acaba tendo sentimentos que não deveria pelo Homem Pintado, a quem ela chama de Bran. E mesmo com Os Seres da Floresta avisando sobre uma terrível profecia, ela não está disposta a abrir mão do que sente por ele, indo até mesmo contra a sua família.

"Lembre -se Liadan. Tudo acontece como deve acontecer. Siga seu destino com coragem.É o máximo que você pode fazer."

Filho das Sombras é um livro da série Sevenwaters e se passa no mesmo universo de Filha de Floresta. E mesmo tendo alguns personagens do livro anterior e a história do livro continuar na mesma família, ele não é bem uma continuação, já que a história se passa mais ou menos 18 anos depois, e dessa vez vamos acompanhar a filha de Sorcha, Liadan. Como a história tem muita referência a deidades celtas, no começo da história temos uma pequena apresentação dos diversos deuses e heróis da mitologia irlandesa, das celebrações celtas e alguns termos e nomes usados durante a história, o que achei bem interessante e atencioso da parte da autora. E inserido na história, temos vários contos e lendas da mitologia sendo contada pelos personagens, o que me fascinou. E porque não falar dessa edição maravilhosa da Butterfly? Além da capa perfeita, o livro todinho é maravilhoso. A diagramação é linda e dá até gosto de ler e ter na estante.


No ano passado eu li quase 220 livros e dentre todos esses, Filha da Floresta ficou no meu top 5. Eu amei a história, a mitologia presente, os personagens, tudo. E quando comecei Filho das Sombras achei que fosse ser bom por ser da mesma autora, mas não achei que conseguisse superar o primeiro. Eu estava enganada. Esse conseguiu ser ainda melhor. E a Liadan também superou e muito a sua mãe. No primeiro livro tínhamos um roteiro a ser seguido, já que a história é baseada no conto, Os Seis Cisnes. Já nesse tudo praticamente é uma surpresa. Diferente de Sorcha que sabia o que ia enfrentar e o que precisava ser feito, Liadan não tem nem ideia de onde está pisando e o gostoso da história é isso, irmos descobrindo as coisas junto com ela.

A história é enorme, e não estou dizendo pelo número de páginas. Ela é enorme pelo tanto de coisa que acontece. No final estava até com um pouco esgotada emocionalmente, tantas são as emoções que senti lendo a história. E diferente da anterior, essa apesar de ter um final, deixou muita coisa em aberto que espero será explicado no próximo volume da série. Teve uma perda também de um personagem que chorei bastante. Como disse anteriormente, Liadan é um personagem incrível e seus poderes mentais superam os da sua mãe. Bran, mesmo sendo apresentado como o vilão da história, bastou algumas páginas para me conquistar. Liadan é a protagonista, mas seus irmãos tem papéis fundamentais na história, principalmente Niamh. E se tem uma coisa que me deixou nos nervos, foram os benditos Seres da Floresta. Parece que eles gostam de brincar com a vida dos humanos. Enfim, leiam. Eu mais do que recomendo. Essa série é maravilhosa.

Nota:




17 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?

    Você leu 220 livros??? Como assim, mulher? Estou impressionada, quando eu crescer quero ser como você haha
    Não conhecia os livros, mas saber que está no seu top 5 já me deixa ansiosa para lê-los. Gosto dessa mistura de mitologia, pois sempre me prendem do início ao fim. Sua resenha, como sempre, está maravilhosa!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!! Eu ainda tenho guardado na memoria a resenha do primeiro livro que vc fez. Vc gostou tanto que nunca mais me esqueci o nome do livro e da capa rsrsrsrs Que bom que a continuação foi boa e espero que o terceiro livro da série feche com chave de ouro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum ainda, mas pela sua resenha , parece ser muito bom, com toda certeza irei ler, adorei a resenha beijos


    Taynara MEllo
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Nossa, é muito forte, não é? Até hoje, não esqueço de nenhum deles. Essa série inteira foi uma exceção para mim, todos os livros me fizeram sentir estar em casa, eu senti que fazia parte dessa família, e por isso mesmo, sofri demais, entreguei meu coração e alma nessa série. Não há como ser diferente. Eu nunca vi ninguém dizer que não amou o liro, porque gostar é pouco. Acho que todos deveriam ter a oportunidade de ler essa autora que é simplesmente incrível, nunca vi nada parecido, ela é fantástica. Amei sua resenha!!
    beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OI Sil
    Já vi vários comentários positivos sobre esta série, mas ainda não consegui me organizar para le-la. Parece ser muito boa, eu adoro os livros do gênero. O livro é bem extenso mesmo, mas se o enredo é bom está valendo.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil.
    Não conhecia essa série, mas parece ser muito boa, apesar do livro ser bem grande.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Nossa, ainda bem que já tenho o meu exemplar aqui. Sua resenha me fez ter vontade de parar tudo que estou lendo e começar logo "Filho das sombras". O primeiro livro já tinha uma quantidade grande de acontecimentos e uma cargar emocional bem forte e Sorcha foi uma personagem incrível. Se tudo isso só melhora, imagino que seja outra excelente leitura.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Eu sou louca pra conferir essa série, mas a quantidade de livros e o tamanho meio que me desanimam...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Tomei nota dos dois livros! É muito bom quando a gente percebe que o segundo livro supera o primeiro, isso é sinal que a história é boa mesmo!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, você leu 220 livros ano passado? hahaha, quantos :O
    Não li ainda essa série, mas gostei de ela ter te prendido de uma forma bacana. Vou conhecer mais para ver se gosto :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oláá! Tudo bem??
    Antes de mais nada.. 220???? que que isso? me ensinaaa por favor!! hahaha
    fiquei bem curiosa com a história desse livro, gostei da resenha!!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil
    quanto tempo!
    Adoro ler sobre deuses da mitologia
    parece ser bem interessante a história
    tanto por fora como por dentro parece ser bem feito o livro
    bjo

    http://karinapinheiro.com.br/olhos-verdes/

    ResponderExcluir
  13. Fiquei bastante curiosa com os livros
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Fiquei muito curiosa por ver que a sequência te conquistou ainda mais do que o primeiro livro. Juro que, enquanto estava lendo o começo da sua resenha, achei que você ia dizer que não tinha gostado do livro hahahahah Ainda bem que eu me enganei totalmente! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conhecia mas fiquei curiosa com ele livro.
    Gostei do teu blog e já sigo, se quiseres visita o meu também.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. Olar Sil! Mesmo não tendo o primeiro livro, li a resenha inteira :3 Parece ser uma série que é bastante promissora D: toda essa mistura fantasiosa e mitológica D: a autora parece trabalhar bem

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Já ouvi falar muito bem dessa série, ela está na minha lista de desejados :)
    Parece ser uma leitura muito bacana! Adorei a sua resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo