17 janeiro 2017

Resenha | Só por uma noite - Monique e Mônica Sperandio


Livro: Só por uma noite
Série: Não
Gênero: Infantojuvenil, Romance
Autoras: Mônica e Monique Sperandio
Editora: Novo Conceito
Páginas: 189
Ano: 2016
Comprar: Amazon

Resenha:
É claro que foi tudo culpa da tequila. E da Vick também, mas a tequila foi a maior culpada por ela estar nessa situação. Sam acaba de se declarar para seu melhor amigo Gustavo, uma paixão que ela sente a três anos. Mas o que que Sam ouve dele não é nem perto do que ela esperava ouvir. Primeiro Gustavo diz que ela está bêbada e que vai chamar um táxi e quando Sam insisti, ele diz que tem namorada. Como se aquele relacionamento dele contasse como namoro. Mas Sam não vai desistir tão fácil, já que chegou até aqui e beija Gustavo na marra. É quando alguém puxa seu braço com toda a força e joga Sam no chão, deixando seus joelhos sangrando. E é claro que foi ela.

Mas como foi que a situação chegou naquele ponto? Samanta é uma garota de dezessete anos que sempre teve medo de tudo. Medo de fazer as coisas que tem vontade e de viver intensamente como gostaria. Ela sempre foi a garota certinha que nunca quebrou as regras. Quando entrou no ensino médio, sua única intenção era tirar as melhores notas possíveis e passar despercebida. Mas então ela conheceu a Vick. E foi ela a responsável pela famosa lista. Lista essa em que estão algumas tarefas que ela nunca teria coragem de fazer, mas que depois de tudo o que aconteceu, funcionou como uma injeção de coragem. Mas ela não está sozinha nessa. Suas melhores amigas, Natalia, Daphne e Marina estarão juntos com Sam nessa noite em que elas irão superar seus medos e cada uma irá cumprir todos itens que estão em suas listas.

- Ir para um cemitério no meio da noite (✔️)

- Mudar completamente o visual (✔️)

- Descobrir um terrível segredo sobre suas amigas (✔️)

- Confessar que está apaixonada pelo seu melhor amigo (✔️)

E ela não perde tempo e começa a riscar os itens da lista. Sua primeira parada é no cabeleireiro para cortar e mudar a cor de seu cabelo. Essa foi uma das primeiras coisas que Vick falou para Sam quando elas se conheceram, que ela ficaria muito melhor com um cabelo mais escuro, e não é que Vick tinha razão? E foi Vick também a responsável por hoje ela ter amigas. Porque se não fosse pela insistência dela para que Sam fosse na sua festa de quinze anos, ela nunca teria salvado Vick de passar por uma humilhação em sua própria festa e nunca teria ficado amiga de Daph, Nat, Marina e do Gustavo é claro. Mas será que cumprir essa lista não é ir longe demais? E qual foi o motivo de Vick ter deixado essa lista em primeiro lugar? E o que vai mudar nas suas vidas depois de todos os itens serem riscados?

"Mas é sempre assim, não é? Não importa o que digam sobre o sentimento, temos de pagar para ver. Porque é pagando para ver que a gente se confronta com nós mesmos. Com os nossos medos. É quando nos colocamos à prova que nos conhecemos. É quando tentamos alcançar o inalcançável que aprendemos. Por isso que o processo de aprendizado é acompanhado da dor — ninguém quer se expor, ninguém quer se esforçar até o limite para perceber que o esforço terá sido em vão."

Quando recebi o e-mail da Novo Conceito falando sobre esse e-book e li a sinopse dele, logo quis ler. Apesar da ideia do enredo ser um pouco batida, é um enredo que eu gosto muito de ler. E não me arrependi de ter lido. A leitura flui rapidamente, a narrativa das autoras, que são gêmeas, é bem gostosa, por isso nem vi a história passar e quando percebi já tinha terminado. A história é contada em primeira pessoa sob o ponto de vista da Sam, e acho que você já sabem que prefiro terceira pessoa. Mas nesse caso eu gostei bastante, porque a protagonista é uma pessoa agradável de se conhecer. E os segredos que movem a história torna ela ainda mais rápida, porque você quer saber o que aconteceu no passado e como vai ficar o futuro.

A história é engraçada e em vários momentos eu me peguei rindo das situações. Mas também tem muita coisa nela para refletir. As autoras falam sobre problemas corriqueiros da adolescência, como divorcio dos pais, namoros que dão errado, falta de autoestima e sobre as consequências da bebida. Mas o assunto principal são os segredos que escondemos das pessoas que amamos e não queremos magoar, e os segredos que escondemos de nós mesmos. E claro suas consequências quando descobertos. Isso tudo praticamente em uma noite. Mas temos algumas lembranças do passado também. Enquanto lia o livro lembrei bastante da série Pretty Little Liars, algumas situações são bem parecidas. As quatro amigas e uma quinta que não está presente, e que sabia tudo de todas e era o elo entre elas.

Nenhuma das amigas tem uma personalidade marcante e nada de muito excepcional. Elas são pessoas normais. E acho que essa foi a intenção das autoras, escrever personagens que poderiam ser uma pessoa real, uma de nossas amigas. Tenho certeza de que, principalmente quem está nessa faixa de idade, vai se identificar com muitas das situações vivenciadas pelas protagonistas. Gostei de como a história foi construída e como foi finalizada. O final deixou um mundo de possibilidades a frente. Eu li o livro em e-book e não encontrei erros de revisão. Quanto a capa, não me agradou tanto, mas acho que combina com a história. Recomendo para quem quer uma história que não vai marcar sua vida, mas vai te proporcionar momentos agradáveis de leitura.

Nota:





21 comentários:

  1. Oi, Sil. Gostei bastante do enredo do livro, acho que é ótimo para ler em um fim de tarde. Não gosto muito de personagens que ficam bebendo demais, mas sempre me fazem rir muito quando isso acontece.
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    O livro parece ser pequena, e para aquele momento de lazer. Curti o enredo e fiquei curiosa. Mas acho que não o leria agora, tenho tanta coisa pra ler ehehhehe.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. As vezes tudo que a gente quer com um livro é passar um tempo, cobrir o ócio, preencher a solidão das horas... então "Só por uma noite" é aquele livro que cai bem para esse tipo de "as vezes" que acomete o leitor. Gostei de saber da existência dele.

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da história, é interessante e a personagem parece ser cativante.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, eu estava curiosa para ver uma resenha sobre esse livro, pois já acompanho as autoras faz um bom tempo. Acho que eu leria sim, pois me parece uma leitura leve.

    Ah, não sei se já avisei que te indiquei para responder uma tag sobre filmes, se quiser fazer: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/12/tag-com-que-filme-eu-vou.html .

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil

    Fiquei um pouco ausente porque estava com problemas com o blog, mas agora estou de volta! \õ/
    Sobre o livro, essa capa também não me agradou, sabe o que me parece? Publicidade do Rock in Rio! hahahaha
    A história é bem batidinha mesmo, mas eu também sou dessas que gosta de um bom clichê, afinal, as histórias, por mais que sejam parecidas no esqueleto, nunca são desenvolvidas da mesma forma...
    Acho legal o fato das autoras abordarem temas típicos da adolescência, o publico vai se identificar bastante.
    E o nome dessas autoras não me são estranhos...tô aqui matutando onde li isso, e não foi nada relacionado a este livro!


    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, eu vi quando as meninas divulgaram o livro delas lá no blog. Eu quero ler o quanto antes, espero gostar. E pelo que vi pela sua opinião, tenho quase certeza de que vou!
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! Eu gosto destes livros com histórias mais leves e como sempre tive vontade de ler algo das meninas vou conferir. Que bom que gostou.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Que rolo, coitada dessa menina hahaa! A história deve ser incrível... acho que já passei por uma situação parecida quando era adolescente, um verdadeiro desastre kk

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Histórias juvenis....adoro todas hehehehe
    Eu gosto de ler livros para adolescentes
    adoro escrever para eles
    bjo Sil

    http://karinapinheiro.com.br/stranger-things/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil! Fiquei interessada, gosto de livros assim e tenho meus embates com meus medos. Acho que o medo sempre nos paralisa, acho que vou curtir a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Confesso que estava quase passando "batido" dessa resenha quando li algo relacionado a ir à um cemitério durante a noite hahaha na adolescência eu adorava fazer isso! Eu e uns amigos íamos jogar conversa fora nos ~corredores~
    No entanto, a resenha me fez perceber que eu não gostaria dessa leitura. Percebi que nosso tempo é muito curto para ler coisas que não agregam em nada. Existem leituras agradáveis e para passar o tempo que são mais reflexivas e marcantes.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    A proposta do livro parece até ser divertida, mas me pareceu não ir a lugar algum. Posso estar claramente equivocado, não sei, mas algo me diz que eu não gostaria tanto. Porém, pelo o que você relatou, eu me identifiquei muito com a protagonista; realmente vivi situações parecidas. De todo modo, espero poder ler algum dia, em formato FÍSICO, para poder opinar com precisão.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Realmente lendo a resenha eu lembrei de PLL, a tal da Vick parece a Alison nos dias de glória haha
    Eu acho que seria uma boa leitura, ainda mais por algumas questões que você ressaltou, sempre me interessam.

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Parece que tem uma pegada de mistério. Adoro livros que trazem personagens realistas. Me tira um pouco desse mundo de fantasia hhehehe, adorei a resenha e as frases destacadas me deixou mais curiosa ainda beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sim, tudo bem?

    Para ser sincera eu adoro livros com este estilo de narrativa, pois sempre são fáceis de ler e terminam com aquela sensação gostosa. Ao terminar de ler sua resenha só me passou uma coisa na cabeça: preciso ler essa história. A Sam parece tanto com a garota que fui na minha adolescência que fui arremessada para aquela época com uma enxurrada de lembranças boas. Fiquei curiosa para saber como a noite termina e claro, para saber se o Gustavo irá corresponder seus sentimentos, ou se isso é assunto para outro livro. Adorei sua resenha, como sempre!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  17. Silvana eu amei essa capa desde que vi, entrou na hora para minha lista de desejados e essa é a primeira resenha que confiro do livro então nem sabia o que esperar (eu não leio sinopse, muito raramente) e eu quero, sim, eu vou querer conferir esse livro! <3 To sentindo que vou amar! Estou com 19 anos, mas acho que eu ser um pouco mais velha não deve ter me feito muito mais madura que as personagens principais, até porquê passei pelos conflitos da adolescência não faz tanto tempo assim!
    Outro ponto que eu tenho que dizer é que lindooooo que está seu blog, eu voltei com o meu faz pouco meses, então tava afastada e fazia tempo que não visitava os blogs que eu acompanhava! Amei o novo layout! <3

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil!
    Parece ser um livro bom de ler, daqueles que a gente intercala entre uma leitura mais densa e outra. Também curto enredos assim, mesmo não fazendo mais parte da faixa etária dos personagens e sabendo que não será um livro que me marcará. Às vezes a gente quer só se divertir um pouco, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  19. Oi Silvana,

    Não conhecia esse livro e achei a capa feia também, mas a premissa é interessante. O enredo ter partes reflexivas e divertidas me atraiu, é bom ler livros assim em momentos específicos. Uma pena que seja ebook, porque eu leio pouco nesse formato. :/

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Sil,

    Não conhecia o livro e confesso que pela capa nem pegaria na mão, mas sua resenha até me fez querer ler um dia, quem sabe....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, Sil.
    Parece ser uma leitura relaxante, apesar de não ser marcante. Não faço parte do público alvo, mas como tenho tentado dar uma chance para novos estilos, talvez eu confira.
    Boa resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo