14 março 2015

Resenha | A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart


Livro: A mais pura verdade
Autor(a): Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Páginas: 224
ISBN: 9788581636337
Ano: 2014
Sinopse: 


NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DA NOSSA VIDA.

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.

Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.

Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.

Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.

A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Resenha:
Mark é um garoto de doze anos, que tem uma doença terminal. Quando recebe uma noticia perturbadora dos médicos, ele decide partir para a maior aventura de sua vida: escalar o Monte Rainer. Ele tem tudo planejado, faz sua lista de coisas para levar na viagem, compra as passagens pela internet, tudo escondido de seus pais, e num dia como todos os outros, ele chama seu inseparável cachorro Beau e partem rumo a essa aventura. Antes de ir, ele deixa um bilhete escondido para sua melhor amiga Jessie, que quando descobre da sua fuga e encontra o bilhete, fica entre a cruz e a espada, sem saber se apoia seu amigo em sua decisão ou se conta a sua família o que sabe.
"O que uma amiga deveria fazer?
Como ajudar quando ajudar e ferir são a mesma coisa?"
Ele esconde Beau dentro da mochila e parte para a estação. Quando chega lá compra duas passagens de ônibus para Spokane, mas em vez de entrar no ônibus, ele vai para a plataforma de trem, se livra das passagens, do boné e da jaqueta que ele estava usando quando comprou as passagens e entra no trem, que era sua intenção desde o começo. Quando ele senta no trem, a dor da culpa e da saudade, bate forte em seu peito, mas ele se mantem firme, pois é o que ele tem que fazer, então pega seu caderno e escreve um hacai para marcar o momento. Ele sabe que logo a policia estará atras dele.

Mas essa aventura não será nada fácil para um garoto sozinho e doente. Ele chega em Seattle a noite e procura um lugar para comer. Mas quando está no restaurante, ele olha para a tv ligada e vê o alerta de criança desaparecida. Logo em seguida aparece uma foto sua. Ele torce para que a garçonete não tenha visto. Enquanto espera a comida, ele toma seus comprimidos, que são muito fortes e logo depois de comer, ele vai ao banheiro e devolve tudo o que comeu. Mas isso não é o pior, quando sai do restaurante, ele é agredido por um grupo de meninos que roubam o dinheiro que ele tinha para a viagem. Agora sem dinheiro e todo machucado, ele só terá a ajuda de Beau para conseguir terminar sua viagem. Acompanhe Mark nessa aventura, tenho certeza de que você irá se apaixonar por ele. Essa é a mais pura verdade!
"Talvez ele esteja cansado de ser tratado como 'esse pobre garoto doente' (...) Talvez ele tenha perdido tudo. Os amigos. A família. O futuro. Todas as coisas que ele queria fazer. Sua vida. Então, talvez tudo o que tenha sobrado para ele seja a própria morte. É tudo o que ele tem. Então ele quer isso"
Já falei sobre esse livro em uma outra postagem, em como eu tinha me apaixonado por Mark e assim que ele chegou aqui em casa corri para terminá-lo. O livro é dividido por capítulos e meio capítulos. Os capítulos são narrados por Mark onde acompanhamos a sua aventura e os capítulos e meio por Jessie, onde acompanhamos a sua angustia em fazer o que é certo, ou ficar ao lado do amigo. A história apesar de ser um drama, foi escrito de forma muito leve, a doença de Mark não sobressai e sim sua determinação e sua personalidade marcante. Sabemos sim que ele está doente, mas conseguimos ver além disso. Por conta disso, a leitura flui e dá para ler o livro muito rapidamente.

Nossos três protagonistas são cativantes. Jessie, é a amiga que todo mundo queria ter. E não estou me baseando somente no fato dela ter ficado ao lado dele e respeitado a sua vontade, mas sim é o que vemos nos flashback, em que podemos ver varias passagens de sua infância e de sua longa e sincera amizade com o Mark. Beau, o outro melhor amigo de Mark, é um amor só. Acho que até quem não gosta de cachorros vai se apaixonar por ele. Até esquecia que ele era um animal de tanto que gostei dele. E Mark, o que dizer do Mark? Sinto que esse é um personagem, do qual eu nunca vou me esquecer. Me apaixonei por ele de uma forma, que queria muito que não fosse apenas uma ficção. Como dizia na capa, quero abraçar ele bem forte.

Terminei o livro em meio as lágrimas. Quase não consegui ler o último capítulo de tanto que eu chorei.  E depois fiquei um tempo chorando. Aliás, estou com os olhos cheios de lágrimas enquanto escrevo essa resenha. Mas não é de tristeza. É de emoção por ter lido uma história tão linda quanto essa. É de ver que ainda existe amor e que ele é demonstrado quando menos esperamos e da forma que não imaginamos. As vezes na lealdade de um animal de estimação. Que ainda existe pessoas que passam pela nossa vida mas que marcam por pequenos gestos. É claro que recomendo que você leia o livro agora. Um livro que não vai ser apenas mais um na sua vida. Que debaixo de uma capa perfeita, existe uma história mais perfeita ainda.


Nota: 

15 comentários:

  1. Oi, Sil!

    Se fosse levar em consideração apenas a sinopse, eu nunca teria a mínima vontade de ler esse livro. Porém, as opiniões acerca dele são tão tocantes e convidativas que me sinto inclinada a ler! Para ontem,rs.
    Não gosto de drama, mas "A mais pura verdade" parece ser uma bela história e com personagens cativantes! Só de ler sua resenha, fiquei super curiosa para acompanhar a aventura de Mark. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gosto de drama e o livro parece ser muito bom....gostei da dica!

    Beijinhos,
    Blog da Pâm!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei comovida! Sou uma leitora emotiva que gosta de se envolver com os livros e procura isso em suas leituras, intimidade, aconchego, envolvimento e parece que você encontrou tudo isso nessa história.

    Fiquei tocada com a resenha carinhosa, fiquei com vontade de ler o livro!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sil.
    Eu tenho muito interesse em ler essa obra, principalmente porque realmente parece ser muito emocionante. Aliás, pessoas com uma determinada dificuldade, seja ela física ou não, tentando superar seus limites e ir atrás de um sonho sempre gera excelentes narrativas.
    Parabéns pela excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Oi sil!
    Nossa a divulgação desse livro ta sendo tão grande que ele está criando grandes expectativas em mim!
    Sua resenha foi ótima!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Estou louca para terminar a leitura desse livro, mais por enquanto não posso comprar. È bom saber que você realmente gostou do livro e que ele te fez chorar, os poucos capitulo que li dele já me conquistou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    As pessoas estão falando tão bem desse livro que estou ficando curiosa. Linda resenha, a propósito.
    Meu único receio é por me lembrar o estilo de A Culpa é das Estrelas. Eu gostei da história, mas achei meio feita pra chorar. :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Que resenha grande e bem detalhada! Não gosto de coisas tristes ou muito melancolicas!

    beijinhos, <3
    Blog: Mundo da Fani

    ResponderExcluir
  9. Amiga gostei bastante da resenha que você desenvolveu
    Espero gostar bastante, porque já recebi da novo conceito, mas ainda não tive tempo de ler por conta das leituras desse mês, mas pode ter certeza que ele vai ser o primeiro que será colocado no mês que vem. Enfim...Parabéns pela sua resenha amiga, porque ficou muito boa viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-como-viver-eternamente_15.html

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sil.
    Estou ansioso para ler este livro. Assim como você e demais blogueiros que leram a obra, acredito que vou vir a gostar muito.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro.
    Realmente imagino o quanto essa leitura deve ter sido emocionante.
    Amei a resenha. Beeijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana, eu li apenas alguns capítulos do livro, mas estou muito ANSIOSA para ler ele inteiro. Amei amei a premissa dele, e não vejo a hora de pegar e conferir o final!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, tudo bem???? Eu vejo muita gente falando tão bem desse livro, que até dá vontade de ler. Mas acho que não é o meu tipo de livro favorito, e essa é a mais pura verdade, jhhhehehe. Mas quem sabe um dia eu leia né? Fico feliz que tenha gostado tanto do livro =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. OOi Sil!!

    Eu quero muito ler a continuação desse livro, eu não cheguei a me emocionar ao ler os trecho, mas estava quase.
    Ao ler o restante da sua resenha, eu fiquei com mais curiosidade ainda.
    Gostei das suas impressões, gostei da forma como o livro te tocou.

    Já mandei meu link, espero receber meu exemplar também!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Também li esse livro (acho que a blogosfera inteira o fez kkkk) Achei boa história, com altos e baixos na narrativa, mas como é o primeiro livro do autor, está perdoado. De toda forma, tem boas lições para nossa juventude, e a arte da capa é linda.
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo