30 setembro 2015

Resenha | Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler


Livro: Dez coisas que aprendi sobre o amor
Série: Não
Autor: Sarah Butler
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Páginas: 256
Ano: 2015

Resenha:
Daniel é um sem-teto que vive nas ruas de Londres e que perdeu tudo na sua vida, sua mãe, seu pai, com quem ele tinha uma relação de amor e ódio, a mulher que ele amava, mas que não pertencia a ele, e uma filha que nem sabe quem ele é e a quem ele nunca conheceu. Por 30 anos, sua vida só tem sentido pela esperança de encontrar sua filha. E foi o desejo de encontrar sua filha, que fez com ele perdesse seu ultimo emprego, como motorista de táxi. Ele pensou que tinha visto ela na rua e acabou perdendo o controle do carro. Mas ainda assim ele não desistiu. E agora que ele conseguiu descobrir o nome dela, ele sempre lê os jornais na esperança de que um dia o nome apareça em alguma matéria, nem que seja na coluna dos óbitos.

Alice tem 30 anos e sempre sentiu culpa pela morte de sua mãe quando ela tinha quatro anos. Por isso, e por sentir que era uma estranha em sua própria família, ela está sempre afastada de casa, viajando para algum lugar. E é em uma dessas viagens que ela descobre que seu pai está morrendo. Como ela está longe, ela só consegue chegar duas semanas depois que ele foi diagnosticado. Ela tem duas semanas a menos com ele, das três que o médico disse que ele provavelmente viveria. Ela sofre um baque quando vê seu pai, ele está acabado. Mas mesmo em meio a essa situação, Alice não consegue se sentir em casa. Ela não consegue se sentir amada por sua família. Ela sabe que tem alguma coisa errada, mas ninguém diz o que é.

Alice e Daniel não se conhecem e de comum eles só tem o amor pelas estrelas, pelas cores e pelos mirtilos. Além do hábito de fazerem listas de dez coisas para expressarem seus sentimentos. Coisas que os deixam felizes, ou que os deixam tristes, coisas que eles lembram, coisas que eles aprenderam. Os dois tem medo da rejeição. Ela de não ser aceita pela sua família e ele de não ser aceito pela sua filha. Os dois amam com a mesma intensidade, mas tem o mesmo medo de sentir esse amor e demonstrá-lo. Em algum momento as histórias deles irão se cruzar e eles terão que aprender algumas coisas sobre o amor.
"Uma vez que tenha me apaixonado, acho quase impossível me desapaixonar; aprendi isso sobre mim mesmo. Não é algo que torne a vida mais fácil."
A narração é em primeira pessoa com os capítulos divididos entre Alice e Daniel e sempre antes dos capítulos tem uma lista de dez coisas feita por eles. Confesso que no começo gostei, mas depois já estava de saco cheio de ler as listas. Li varias primeiras impressões sobre esse livro nos blogs e acho que esse foi o meu problema com esse livro. Estava com as expectativas muito altas em relação a ele e acabou que não alcançou minhas expectativas e me decepcionei um pouco por causa disso. Outra coisa foi que li ele logo após Cinco Dias que tem uma carga emocional enorme e fiquei esperando que Dez coisas sobre o amor fosse igual e não foi. Não que a história não seja boa, porque é, mas fiquei esperando mais do que ela apresentou. A edição do livro está linda, desde a capa muito significativa, até a diagramação muito fofa.

Alice não conseguiu me conquistar. Estava sempre reclamando de alguma coisa em relação a sua família e em vez de fazer alguma coisa para mudar isso, ela simplesmente fugia para outro país. Daniel foi o que mais gostei e fiquei com pena dele, não pelos motivos óbvios sobre sua situação financeira e sim sobre não conseguir se aproximar de sua filha por tudo o que já tinha passado por causa do amor. A relação dos dois também já dá para descobrir logo nos primeiros capítulos e achei estranho a autora querer fazer disso um mistério, quando estava na cara a verdade. E quanto ao final fiquei decepcionada também. Esperava outra coisa e não gostei. A favor do livro, posso dizer que a autora escreveu uma história bem real e até entendo aquele final. Mas leiam e tirem suas próprias conclusões.

Nota:




17 comentários:

  1. Oi, Silvana.
    Vi outra resenha sobre esse livro em outro blog e tive um impressão muito positiva sobre ele.
    A sua resenha me deixou ainda mais interessado.
    A história de Alice e Daniel é realmente apaixonante.
    Está na minha lista de desejos.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil
    Que pena que o livro não foi o que vc esperava, isso é tão chato né quando acontece.
    Eu estou bem curiosa para ler, depois te digo o que achei.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Mann estou querendo ler esse livro desde que lançou.
    Parece bem legal, me deixa curiosa
    Ia comprar na bienal, mas na correria esquecii
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu já tive muita vontade de ler esse livro, mas hoje em dia ela é quase nula. A verdade é que perdi o interesse no livro, sei lá, a história não despertou tanta curiosidade em mim.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Helloo, Sil! Tudo bem ?!
    Eu li também algumas impressões sobre o livro e fiquei bastante curiosa. Eu já tinha as expectativas no ponto mais alto, mas agora nem tanto.
    Primeiro porque você disse que no início de cada capítulo tem dez coisas que eles fazem ou amam. Logo quando você disse isso pensei que ficaria cansativo e foi o que você disse logo em seguida. Acho que perdi total interesse nessa obra, infelizmente. Outros pontos que tu ressaltou que me fez desistir de ler.
    Ótima resenha como sempre. Ainda bem que li a sua antes de ler o livro. Já está fora da minha lista de leitura.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Também li algumas outras resenhas desse livro e todas elas destacaram esses pontos um tanto quanto negativos. Ainda assim, o livro não deixa de ser bom e continuo interessada em lê-lo.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil.
    Não seria um tipo de livro que eu amaria ler, e depois da sua resenha, acho que vou passar.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana!
    É frustrante mesmo quando começamos a ler cheios de expectativas e elas não são atendidas. As primeiras impressões da maioria das pessoas que li foram positivas, mas gostei de ver uma resenha completa que fale os pontos negativos também.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    nossa estou curiosa para ler este livro. Estou com ele em casa, parece ser uma história linda, mas não é muito meu estilo de leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que vou amar esse livro!!! Já me emocionei em ler a sinopse! Ai, gente! Fiquei até arrepiada! <3 Mas daí qd parti pra sua resenha, fiquei bolada em relação aos seus coments... Agora nem sei se vou amar tanto assim! A propósito, só em ler a sinopse eu já desconfiei da relação desses dois. Tipo: era mesmo pra ser mistério? rsrsrs...
    Luci
    Liga dos Esmaltes
    Ponto de Exclamação

    ResponderExcluir
  11. Já li várias resenhas sobre esse livro mas, ele não me interessa muito. Quem sabe um dia..
    A capa é muito bonita.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil

    Poxa...eu também estava com as expectativas muito altas! Eu li muitas "primeiras impressões" dele em agosto, quando a Novo Conceito fez aquela campanha de enviar a degustação para os blogueiros. Achei que seria um livro beeem emocionante. "(
    Que pena que o final não te agradou! Vou te falar que agora minha vontade de ler o livro diminuiu MUITO!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Olá Silvana,
    Confesso que estou bem ansiosa para ler esse livro.
    Li as primeiras páginas enviadas pela Editora e senti falta de algo, mas quero saber o final. Gostei de saber que o livro não possui aquela carga emocional que imaginamos ter e também não sei o porque o mistério, ficou clara a situação dos dois assim que li o segundo capítulo.
    Beijos e ótima resenha :)
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olá, Sil.
    Uma pena que o livro tenha te decepcionado no fim e que a protagonista não tenha conseguido te ganhar completamente. Estava apostando que esse livro seria muito bom.
    Em livros como esse, acredito que uma narração em terceira pessoa fique melhor do que em primeira pessoa.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  15. Silvana, também não gostei do livro. Tipo, na hora em que vai FINALMENTE acontecer algo, o livro acaba. Muita enrolação para nada, sabe?

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi :D
    Nossa, tão ruim quando a gente cria expectativa e ela não é alcançada :(
    Eu ACABEI de ler uma resenha de Cinco dias e fiquei afim de ler.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil, vi vários comentários controversos sobre esse livro. Muitos falaram que gostaram, mas que não era o que achavam que fosse. Acho que permaneço com ele na minha "lista" por pura curiosidade. Só realmente não funciona muito ler obras depois de histórias que amamos muito, pelo menos não para mim. A leitura seguinte ou tem que ser fantástica, ou sempre será ofuscada pela anterior.. hehe Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo