06 setembro 2015

Resenha | A Noiva Fantasma - Yangsze Choo


Livro: A Noiva Fantasma
Série: Não
Autora: Yangse Choo
Editora: Dark Side Books
Gênero: Suspense, Mistério
Páginas: 360
Ano: 2015

Resenha:
"Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma."
Quando ouve essa pergunta, Li Lan não sabe se ele está brincando ou se está falando sério, seu pai é muito brincalhão. Mas parece ser sério dessa vez, porque ele logo continua dizendo que recebeu uma proposta de casamento de uma das famílias mais ricas da cidade, a família Lim. O único filho deles, Lim Tian Ching, morreu a alguns meses e eles querem casá-lo com Li. Ele nem teria falado nada disso para ela se a situação financeira deles não fosse tão desesperadora. Assim ele irá garantir pelo menos o futuro de Li. Quando ela comenta isso com Amah, ex-enfermeira de sua mãe que ficou para cuidar dela, Amah fica indignada com seu pai e diz que ele nem deveria ter comentado isso com ela, pois, trás má sorte.

Mas essa indignação passa rapidinho quando Li recebe um convite para ir até a casa dos Lim para jogar mahjong. Ela arruma o cabelo de Li e faz com que ela vista seu melhor vestido. Quando chega na casa dos Lim, ela fica deslumbrada com tanta beleza e riqueza. E se surpreende pela senhora Lim ser tão simpática com ela. Mas como ela não joga, logo ela fica entediada e acaba indo parar em uma espécie de escritório onde conhece um jovem, criado da casa pensa ela, do qual ela gosta muito. Mas ela tem que voltar para junto das mulheres e quando está indo embora a senhora Lim lhe pergunta se ela está apaixonada e se ela está comprometida com alguém e depois antes dela ir embora, pede a Li uma fita de seu cabelo. Naquela mesma noite, Li sonha com Lim Tian Ching.


Um tempo depois, veio outro convite da família Lim, dessa vez seu pai também é convidado. Quando eles chegam, tem um grupo de músicos e entre eles está o criado que ela conheceu no outro dia e ela descobre que ele não é um criado e sim Lim Tian Bai, primo de Lim Tian Ching. E de novo naquela noite ela sonha com o fantasma e ele diz que quer se casar com ela e que pediu ajuda de sua mãe para poder se aproximar dela, por isso que ela lhe pediu a fita de cabelo. Depois disso Li não tem mais paz em seu sono. Toda noite ela sonha com lugares estranhos e mesmo que Lim Tian Ching não apareça no sonho, ela sente a sua presença. E quando ela tenta dizer que não vai se casar com ele, com um morto, ele fica furioso e diz que vai se casar com ela de qualquer jeito. Li fica desesperada e acaba procurando uma médium, que dá um remédio para ela tomar antes de dormir. Só que ela acaba tomando demais e seu espirito sai de seu corpo.
"Quando a porta se fechou, me aproximei da menina. Estava muito curiosa sobre ela. Quando encarei seu rosto, tive a sensação perturbadora de não estar lembrando de algo importante. (...) Em um átimo, relembrei quem eu era, quem eram todas aquelas pessoas e que o corpo estendido na cama era meu corpo."

Primeiro quero falar da edição do livro que é maravilhosa. A editora Dark Side tem caprichado nos livros. A capa é dura  e tem uma fita para marcar o livro, sem falar por dentro que dá até gosto de ler. Quando peguei o livro para ler, achei que como fala de fantasmas, ia puxar mais para o lado do terror, mas não foi assim. O livro tem uma mistura de suspense, mistérios e sobrenatural é claro, já que a maior parte da história acontece no mundo espiritual. O livro é dividido em quatro partes e em cada uma delas, Li, a personagem principal, está em um lugar diferente. E fora isso, tem muito da cultura Malaia de 1893 (atualmente Malásia e Cingapura), inclusive essa história dos casamentos fantasmas, que por sinal ainda acontece hoje em dia.

No inicio o livro é bem parado, com a autora descrevendo nos mínimos detalhes os lugares e os costumes do povo, mas depois a coisa engrena e não dá para parar mais de ler. Gostei muito de conhecer os costumes do povo, principalmente suas crenças na vida após a morte. Uma coisa que achei muito interessante foi que eles queimam comida para as pessoas que já se foram e quando Lin chega no outro lado ela descobre que realmente os fantasmas tem fome e sobrevivem graças a generosidade dos familiares vivos. Gostei muitos dos personagens e da história contada pela autora, mas tantos os personagens como a história, ficaram em segundo plano diante da grandeza do livro. Eu nem me importava mais se Lin ia conseguir fugir do fantasma ou não, eu estava me deliciando com a escrita da autora. Enfim, recomendo para quem quer fugir das mesmas coisas e ler uma história diferente.

Nota:




16 comentários:

  1. Estou namorando esse livro já faz um tempinho, desde as primeiras divulgações. A história parece tão instigante e a capa é tão linda!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Sil =)

    Eu acho a capa desse livro linda, mas tenho medo de ler esse livro, pelo fato de ser medrosa assumida rs...
    Fiquei curiosa com o fato da autora ter abordado um cultura que até então eu não conhecia, e apesar o livro ter um começo mais lento, me sinto tentada a "vencer" o meu medo só para saber mais da cultura Malaia rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Tenho escutado muito a respeito desse livro Sil! E realmente a editora Dark Side tem caprichado, por suas fotos dá pra ver! E vc tem razão é bom fugir do mesmo e ler coisas diferentes!

    Bjs, MI

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Heey!
    Esse livro me chamou a atenção assim que lançou, a premissa é fascinante e a DarkSide fez um trabalho fantástico na edição ♥♥♥
    Sua resenha me deixou ainda mais instigado e quero lê-lo o mais breve possível ^~^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei as fotos que postou sobre esse livro. Ele sempre chamou minha atenção e gostei de saber mais dele pela sua resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Eu sou apaixonada pela DarkSide. Eles são tão caprichosos. <3
    Eu quero ler esse livro há um tempão, mas ainda não tive tempo. :/
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sil.
    A Noiva Fantasma parece fugir bastante do gênero terror, que é o grande gênero da Darkside, mas ainda sim parece ser uma obra interessante. A premissa é diferente e ainda dá para conhecer bastante de uma outra cultura.
    Vou conferir, com certeza.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bem? Eu tenho bastante vontade de ler esse livro. Além de ser encantado por essa edição, eu adoro a premissa da obra. Ela foge do convencional e parece ser bem original! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil! Eu tenho muuuita vontade de ler esse livro. Essa edição é maravilhosa e desde o lançamento, eu procuro ler coisas sobre ele.
    Esperando só uma folga no dinheiro pra comprar ele!
    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvana!
    Sonho com uma edição de Harry Potter tão caprichada quando os livros da Darkside. Enchem os olhos! <3
    Gostei da resenha, apesar da temática não ter me deixado curiosa num primeiro momento.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Amei o blog! Adorei como você falou do livro, fez eu me interessar muito por ele. Gostei muito da capa também, sempre é a primeira parte a me atrair. Vou colocá-lo em minha lista de leitura.
    Meu blog é novo, se seguir eu retribuo
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Desde que vi o lançamento desse livro tenho vontade de ler, parece ser muito bom
    e diferente e que bom que você gostou da leitura e também da escrita da autora e é tão bom quando isso acontece.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii Sil, tudo bem???? Comprei esse livro por que a capa é maravilhosa e a premissa é bem diferente. Estava adiando um pouco a leitura - sei lá por que - mas depois da sua resenha, fiquei com muita vontade de ler. Emprestei ele para a minha cunhada, mas assim que voltar, terei que ler, hahahah
    Beijooos
    PS: Sinistro isso dos casamentos :(
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    A capa desse livro é tão linda.
    Acho que sua resenha é a primeira que leio sobre ele e adoreii.
    Esse fato de conhecer uma cultura nova sempre é um grande atrativo, pra mim, ao escolher as leituras.
    E ainda tem um pouco de suspense!

    A arte ficou linda mesmo! Ainda sonho com os livros dessa editora na minha estante *.*

    bjs e tenha uma maravilhosa semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Não sei, mas tenho um pé atras com livros que trazem nomes estranhos suasuasuhash
    Nunca consigo entender os personagens, mas em relação a história eu realmente gostei.
    Beijos.
    estantedoluiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Estou doida para ler esse livro, me apaixonei pela capa assim que vi *-*
    É a primeira resenha que vejo do livro e pelo jeito que você descreveu e que a escrita da autora é boa, fiquei com mais curiosidade ainda.
    Também achei que o livro era mais voltado para o terror, mas confesso que fiquei feliz de não ser rsrs.
    Esse vai ser uma das minhas próximas leituras!
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo