24 abril 2016

Resenha | A Árvore da Mentira - Frances Hardinge


Livro: A Árvore da Mentira
Série: Não
Autora: Frances Hardinge
Gênero: Jovem Adulto, Suspense, Mistério
Editora: Novo Século
Páginas: 304
Ano: 2016

Resenha: 
Ouvi falar pela primeira vez da famosa Árvore do Embuste numa visita ao sul da China em 1860. (...) A Árvore, dizia-se, assemelhava-se a uma trepadeira, mas teria frutos cítricos possuidores de extraordinárias propriedades. A planta gostava de sombra ou meia-luz, e somente daria flores e frutos se alimentadas com mentiras. (...) Quando perguntei como uma planta poderia "alimentar-se" de mentiras, ele disse que a falsidade tinha que ser sussurrada à árvore, para então circular amplamente. Quanto maior fosse a mentira, e maior o número de pessoas que nela acreditasse, maior seria o fruto. Se alguém consumisse esse fruto, ganharia conhecimento do tipo mais secreto, e sobre questão de profundo interesse.

Faith Sunderlys está em barco com sua família em direção a ilha inglesa de Vane. Seu irmão mais novo Howard, não se conforma com a viagem e pergunta a sua mãe o porque deles estarem indo. É o que Faith também quer saber, mas com quatorze anos, ela não tem a mesma liberdade que seu irmão de seis, para fazer esse tipo de pergunta. Sua mãe explica que na ilha tem umas cavernas muito importante, onde os homens têm descoberto dezenas de fósseis especiais e como seu pai, o reverendo Erasmus é perito nesse assunto, eles pediram que ele viesse a ilha dar uma olhada. O que ela não explica é porque a família toda veio junto, já que eles nunca acompanharam seu pai a lugar nenhum. Mas Faith é curiosa e não sossega até descobrir que na verdade eles estão fugindo da vergonha, porque seu pai está sendo acusado de fraude.

Logo que chegam, são recebidos pelo pároco auxiliar e como sempre Faith fica com o pior quarto, ao lado da escada dos serviçais. Mas ela não liga, já que assim ela tem uma entrada livre dos olhares da sua mãe. E além de ficar com o pior quarto, ela ainda vai ter que cuidar do seu irmão. Ela sai para um passeio com How para distraí-lo e para conhecer as redondezas. E quando eles chegam a velha torre, Faith, sabendo que seu pai guardou uma das plantas ali, entra para dar uma olhada. Ela encontra uma planta com um pouco mais de um metro de altura e fica curiosa do porque de seu pai ter escondido ela na torre. E quando ela sai da torre, um homem chega perto deles e ela foge com How apavorada. Quando seu pai fica sabendo do que aconteceu, ela tem a impressão de que ele estava mais preocupado com o homem estar perto torre, do que com a segurança deles. E isso se confirma quando ele manda colocar armadilhas perto da torre.

Mas essa não é uma boa ideia, porque logo em seguida, uma das crianças locais quase perde o pé em uma das armadilhas. E isso somado a todos descobrirem a verdade sobre seu pai, faz com que os moradores locais comecem a desprezá-los. E a situação só piora, porque Erasmus é encontrado morto e não parece ter sido de causas naturais. Faith não se conforma com o que aconteceu e se propõe a descobrir a verdade. Ainda mais que na noite anterior, ela e seu pai fizeram algo escondido de todos. Ele pediu a ajuda de Faith para mudar de lugar a planta misteriosa que estava na torre. Faith começa a procurar nos papéis de seu pai e encontra uma espécie de diário onde ele descreve como encontrou a Planta do Embuste. Faith custa a acreditar nas coisas que lê sobre essa árvore e decide ela mesma testar para saber se aquilo tudo é verdade. Só que o que Faith vai encontrar, pode ser nenhum pouco agradavel, ainda que pareca ser assim.

Faith tinha de saber se era uma coisa ou outra. Se a árvore podia revelar segredos, então quem sabe revelaria para ela o mistério em torno da morte de seu pai.

Quando li a sinopse desse livro, fiquei bem intrigada com ele. E quando chegou, de surpresa, porque não sabia que a editora ia enviá-lo, eu peguei ele na mão e que livro mais lindo é esse? A capa é perfeita, a edição toda é. E sabe aqueles livros que a gente não se cansa de olhar? Esse é assim. E quando comecei a ler, fui lendo bem devagarzinho, para a história durar bastante. Já que logo no primeiro capitulo, já me vi envolvida pela escrita maravilhosa da autora. Eu já tinha visto vários elogios a escrita dela, mas não tinha lido nada dela ainda. Lembrou muito a escrita do Zafón, que eu amo. Aquele toque sombrio, mas ao mesmo tempo leve e até um tanto inocente. E a autora tratou de vários assuntos na história além da fantasia em torno da árvore que claro, é o assunto principal, a mentira e suas consequências. Mas o machismo da época também foi um dos assuntos de destaque na história. Coitada da Faith, além de mulher, é praticamente uma criança, que não podia ter vontade própria.

Faith num primeiro momento passa a impressão de ser uma garotinha desamparada, oprimida pelo machismo da época. Desprezada pelo pai e ignorada pela mãe, ela não se deixa abater e se mostra uma garota inteligente e esperta e que me surpreendeu com sua capacidade ao descobrir sobre a árvore. Eu quando tinha quatorze anos não faria nem 20 por cento do que ela fez. Ela arquitetou um plano tão complexo, que acho que até ela se surpreendeu quando deu certo. Mas ela errou bastante também, e quando percebeu, estava na mesma situação que seu pai esteve, seduzida por uma planta que ela não tinha nem ideia do que era capaz. E a história foi conduzida com maestria e com um final digno da grandiosidade da história. É claro que recomendo o livro. Em um mundo de tantos livros e histórias parecidas, quando encontramos um tesouro como esse, ele merece destaque.

"Escolha uma mentira em que as pessoas queiram acreditar. Elas vão agarrar-se a ela, ainda que seja provado que é falso perante os olhos delas. Se alguém tentar mostrar-lhes a verdade, as pessoas vão se virar contra este e lutar com unhas e dentes."

Nota: 





21 comentários:

  1. Eu fiquei muito intrigada com a capa e com a premissa também, quero ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Humm, que demais esse livro heim? Não tinha visto resenha dele ainda e pelo jeito a história não decepciona. Vi que rolaram vários elogios para a autora e muita gente ansiosa pra ler, falando que era uma ótima história e coisa e tal. Que bom ver que não mentiram! O livro tem um jeito de ser bom já na sinopse. Gostei de saber mais e que legal que tenha uma boa escrita e seja gostoso de ler. Lembra os do Zafón? Há! Então já sei que vou amar se ler esse. Bom mesmo, gostei dele.

    ResponderExcluir
  3. Amei a sinopse e a resenha. Quero ler esse livro, já. E a propósito, amo as produções de Zafón.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Quanta empolgação! Menina, estou com expectativas elevadas sobre este livro, eu amei o anterior da autora, ela cria história de um jeito especial e cativante. Doida para ler.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!

    O autor parece escrever uma história envolvente, com um bom mistério! E a sua comparação com Zafón só fez com que o livro ganhasse muitos pontos positivos comigo! rsrsrrsrs

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. A capa me agradou muuito, e adoro historias que contem um pouco de msiterio, inclusive, to tentando fazer meu livro nesse sentido hahaha
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sil.
    A primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa. Só por ela, já leria a obra. Sua resenha só fez o favor de confirmar minha vontade de ler a obra. Sem dúvidas, desbravarei esse livro. Ele é a minha cara.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  8. O livro trata de vários temas, como uma mudança de casa inesperada, que ninguém sabe o motivo, achei muito curiosa e instigante, um pouco inexplicável,alem de ser um livro que fala sobre machismo, imagino a sua reação ao ver esse livro que é realmente LINDOO

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, tudo bem?
    Muito bacana a dica! Nunca tinha ouvido falar no livro.
    A capa também chama bastante atenção.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar desse livro,e quando comecei a ler a sinopse pensei que fosse um livro meio religioso. Mas gente, como fiquei empolgada com essa resenha!
    Ele super entrou na minha lista de livros (infinita) para ler.

    PS: Que capa linda!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Tudo bem?

    Eu também acho essa capa lindíssima. Bem sombria e misteriosa. Essa é a primeira resenha que eu leio e gostei bastante. Fiquei bastante curiosa para saber mais sobre a árvore. Lembrei logo da árvore do filme A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça! Hahahahaah


    Beijão
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Ótima resenha! Estou tão ansiosa para ler esse livro.
    Gostei bastante da protagonista, quero saber sobre as mentiras e mais sobre o pai. Certamente, tem treta haha

    P.S.: Indiquei você numa TAG: http://www.obsessionvalley.com/2016/04/tag-habitos-de-leitura.html

    bjs
    Nana.

    ResponderExcluir
  13. Oi...

    Eu amei a resenha, é a primeira vez que vejo falar do livro, mas ja estou apaixonada.
    Gosto muito de fantasias, com suspense.
    Fiquei muito intrigada com a premissa do livro, a narrativa me parece ser muito boa. A personagem bem forte e decidida, apesar da sua pouca idade e todo esse mistério envolvendo a árvore e a morte misteriosa do seu pai.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Que capa é essa????
    Não conhecia o livro e a sinopse me agradou. Depois veio sua resenha apaixonada e ajudou a complementar minha empolgação.
    Quero ler!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil.
    Livros nesse estilo realmente já estão meio batidos com tantas histórias parecidas, mas quando nos deparamos com algo precioso assim, como você disse, vale a pena abraçar e ler beeeeem devagar mesmo.
    A capa está belíssima e feliz em saber que por dentro é tão lindo quanto.
    Não preciso nem dizer que JÁ QUERO LOGO!

    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista com 2 livros para o vencedor. Participe!

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Que capa maravilhosa, gente! Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou mega curiosa para lê-lo... Quero!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    A diagramação deste livro parece mesmo ser PERFEITA! Estou vendo fotos lindas pela blogosfera!
    Adoro quando encontro algum livros capaz de me fazer ler bem devagar, só pra ganhar tempo com os personagens. Confesso que esse seu comentário foi o estopim que eu precisa pra comprar esse exemplar.
    Dica anotada!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gostei do livro por tratar de diferentes temas dentro de um, de como era a desigualdade na época, de não poder se expressar, de um menino ter mais direitos do que uma menina mesmo sendo bem mais jovem. Mostra que mesmo com a indiferença a protagonista não deixa de "viver" e se mostra uma personagem forte, mesmo passando por uns erros, mas afinal, quem não erra? Gostei bastante do livro e do tema no qual não é muito falado(afinal, quem mais escreve sobre árvores assim?) e ameeeei a capa, muito linda e tem tudo a ver com a história.

    ResponderExcluir
  19. Oiii Sil, tudo bem???
    Eu já tinha ficado bem interessada neste livro quando vi a postagem de lançamentos. Agora com a sua resenha, quero ler MESMOOOO. A proposta dele é bem legal e bem diferente mesmo, e merece uma chance :)
    Quanto a capa? Ela é mesmo uma lindeza hahahha
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu amei a resenha e fiquei ainda mais animada para ler esse livro!
    Eu me interessei nele assim que vi o seu lançamento, e logo de cara me apaixonei pela premissa, já que ainda não tinha me deparado com nada assim antes.
    Confesso que adorei o fato da autora ter abordado o tema do machismo, pois infelizmente isso é algo muito comum entre a nossa sociedade. E realmente, essa edição está linda e não vejo a hora de desfrutar dessa leitura.
    Beijo!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo