16 abril 2016

Resenha | A deusa de Anília e outras histórias - Cláudia Miqueloti


Livro: A Deusa de Anília e Outras Histórias
Série: Não
Autora: Cláudia Miqueloti
Gênero: Fantasia
Editora: Litteris
Páginas: 184
Ano: 2015

Resenha:
A deusa de Anília e outras histórias como já diz o título, é composto por várias histórias, cinco na verdade e a primeira é a que dá o titulo ao livro. Então a resenha de hoje será um pouco diferente. Vou falar um pouco sobre cada uma delas.

A Deusa de Anília
Nessa história conhecemos Krisna, a deusa de Anília. Sua cidade está passando por um período difícil, as chuvas estão muito fortes e não param de assolar a cidade. Então ela faz uma oração aos Deuses, que perdoem os moradores por suas faltas e que se vinguem nela e não na cidade. A prece funciona e ela até já sabe o que ocasionou a ira dos deuses, os forasteiros que estão destruindo a Montanha das Grutas a procura de pedras preciosas. Mas no dia seguinte ela descobre que não é apenas esse o problema. Uma névoa mágica envolve a cidade e ela sente quem está por detrás desse feitiço, uma pessoa do seu passado que só pode estar de volta a cidade para despertar a criatura presa sobre a montanha.

A Maldição de Gohran
A cidade de Manarga vive a muitos anos debaixo de uma maldição imposta pelo temível dragâo vermelho Gohran. Todos os filhos primogênitos, ao completarem cinco anos, são acometidos de uma loucura insana e isso os leva a morte. Mas o povo não aguenta mais isso e o Conselho da cidade decide enviar uma caravana com seus melhores homens até Gohran, para tentar negociar a dívida que o fundador da cidade tem com ele e que acreditam eles, ocasionou a maldição. São escolhidos quatro homens para essa missão denominados Quarteto Salvatore. Um espadachim, um arqueiro, um aprendiz de magia e um clérigo. Nessa aventura eles terão que enfrentar muitas coisas e seu primeiro desafio é a Floresta dos Sussurros. Floresta essa que ninguém até hoje conseguiu atravessar.

Mielim e a Harpa Encantada
Mielim é um jovem elfo que vive na floresta de Lothuen.  Ele apesar de jovem, já caça e também é o animador das festas do seu povo. Um dia quando volta de mais uma caçada, ele encontra seu pai e o Conselho de Elfos muito preocupados. A Harpa Encantada foi roubada. Segundo a lenda, quando os anões atacaram os Elfos, uma criança tocou uma harpa e os elfos saíram vencedores da batalha. Desde então a Harpa protege os Elfos de todos os perigos, inclusive dos lobos que nunca mais atacaram depois que a Harpa foi encontrada. O pai de Mielim sai com seus melhores guerreiros em busca da harpa, mas Mielim tem um sonho, em que uma criança diz que só ele pode recuperar a Harpa. Então Mielim sai em busca da Harpa.

O Inferno de Razhenda
A história é narrada por Kallinger. Ele conta como o Reino de Razhenda foi devastado por Cormedhor de Austrúcia, um mago que ficou furioso quando Mellian, a filha do bondoso Rei Dam Hor,  não se interessou por ele. Ele então raptou a princesa e jurou vingança contra o Reino. O rei não mediu esforços para trazer a princesa de volta, mas não conseguiu. Então como um último recurso, ele enviou seus amigos mais leais que lhe restaram para tentar resgatar a princesa e de quebra acabar com Cormedhor. São eles: um ágil arqueiro, um pequeno minerador que tem uma grande habilidade com o machado, um curandeiro, o príncipe Caledien e o nosso narrador, como guia do grupo. Mas para chegar até Cormedhor, eles terão que enfrentar muitos perigos.

Tremaría e O gigante da Montanha de Gelo
Aqui conhecemos cinco amigos que chegam a Tremaría em busca tanto de emprego, já que o dinheiro deles está no fim, como de uma boa aventura. São eles: Dovan, Káji, Sáfio, Armando e Jocelyn. Então eles ouvem sobre a expedição que irá tentar matar uma terrível criatura que está aterrorizando quem passa pela Montanha do Vento Cortante e se oferecem para ajudar, mediante a um pagamento. Então o Senhor Primo, responsável pela caravana, oferece a cada um deles, 20 moedas de ouro, se eles conseguirem matar a criatura. mas para chegar até ela, eles terão que enfrentar outros perigos.

Encontrei nesse livro, o mesmo problema que encontro em livros de contos e crônicas e essas coisas. As histórias são muito curtas. A Deusa de Anília tem um universo enorme a ser explorado, só que em 71 páginas, que tem a primeira história, fica difícil usar todo o potencial do lugar e da história. Mas andei lendo umas resenhas por ai e vi que a autora pretende escrever um livro nesse universo de Anília. Menos mal. A minha história favorita foi A maldição de Gohran, que final surpreendente! Mielim e a Harpa Encantada também gostei muito. As outras eu gostei, mas tive o mesmo problema que na primeira história, faltou páginas. A última história mesmo, me parece um capítulo de uma história bem maior. Mas enfim, recomendo a história. A autora escreve muito bem e tem muita criatividade. Gostei bastante dos mundos criados por ela e quem gosta de fantasia, com certeza vai gostar das histórias. Sem falar nessa capa maravilhosa que traz Krisna, a deusa da primeira história.

Nota:







20 comentários:

  1. Oláá Sil
    Arrasou! Nossa, essa capa está maravilhosa, fiquei curiosa para ler o livro, mas primeiro vou esperar para saber se vai ter a continuação com o mundo de Anília para evitar possíveis desapontamentos. haha
    Bjoos


    Jovem Literario

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bastante interessado no livro. Mesmo que não exista um aprofundamento por causa do tamanho dos contos, a premissa me agradou e desbravaria a obra sem problemas. Ademais, gosto muito mais de contos do que você. rs
    Porém, claro, vou adorar se a autora fizer um livro maior futuramente.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Silvana!
    Como vai?
    Confesso que não gosto muito de ler histórias nesse gênero. Sinceramente!
    E acho que são histórias que realmente pedem um pouco mais de explicações, situação, enfim... pede um desenvolvimento melhor.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil
    Ainda não tinha visto este livro, mas acho que eu iria curtir muito a leitura, adoro fantasias. E este são várias histórias, parece bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei bastante interessada, gosto de livros que contém várias histórias, acho que, pelo que vi, as histórias deixam um final com duvidas, acho que me identificaria mais com a 1°história

    ResponderExcluir
  6. Olá, amei essa capa e gostei bastante da premissa, super me interessei em ler, dica devidamente anotada.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Que capa lindaa! Fiquei até com vontade de ler vendo o mesmo, mas parece ser tão pequeno por conter cinco histórias em 184 páginas, não que eu não goste de livros que tenham poucas páginas(eu amooo, na vdd), mas parece que como não conta só uma não é muito aprofundado.
    Amei mais sobre A Deusa de Anília e Mielim e A Harpa Encantada, mas pelo visto essa autora gosta bastante de conflitos hein, um maior que outro, da onde tira tanta imaginação?
    Foi bom saber que você acha o mesmo e dizer que vai ter outro, amei a resenha e acho que até vou comprar.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Que capa linda a dessa livro, as histórias parecem ser bem interessantes, o ruim de conto é isso mesmo que as histórias são curtas.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de livros de fantasia, adoro universos encantados nos quais as emoções humanas são trabalhas no limite do que seria improvável em nosso mundo e também gosto do formato conto, mesmo quando me deixa aquele gostinho de quero mais... muitas vezes me pego imaginando continuações e novas histórias para aquela trama. Gostei da dica, coloquei na minha listinha quase infinita de livros que quero ler e conhecer.

    Ah, que bom que a autora pretende expandir seu universo. Fico na torcida!


    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Nossa, acho que daria perfeitamente pra fazer livros separados pra cada história ein, desenvolver melhor, já que todas tem potencial. Adorei a resenha e saber mais desse universo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Ainda não conhecia essa autora, mas o livro parece muito interessante. Espero que ela desenvolva mais as histórias como vc sugere, acho que às vezes os autores têm dificuldades pra publicar e aproveitam um livro pra contar várias histórias, não sei se esse é o caso.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Por isso eu não tenho o costume de ler livros com vários contos, isso sempre acontece, são bem escritos, te envolvem e quando vemos acabou. E vou lhe dizer, eu adorei essas histórias, tem dragão, maldição, fantasia, tudo o que eu mais gosto, seria perfeito um livro só. Vamos aguardar a publicação, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima, Sil!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiiii Sil, tudo bem??? Também tenho este mesmo problema com livros de contos :P
    Eu até gosto de contos, mas as vezes dá aquela vontade de ter mais e mais :3
    E as histórias parecem muito bacanas mesmo e todas poderiam virar um livro pelo jeito hein? heheh. Fiquei curiosa para conhecer. E a capa do livro é realmente linda. Eu adorei :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil! Tudo bem? Esse é um grande problema dos contos: não dá para colocar muita coisa nele, senão ele deixa de ser um conto! rs Mas que bom saber que a autora vai transformar o conto que você gostou em uma obra. Assim vai dá para abordar muitas coisas, né?

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Auuuunw, amei o jeito que o livro se desenrola.Fica divertido e diferente,rs.
    E gostei bastante do tema.Parece nos tirar completamente dessa nossa realidade louca,rs.


    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie...
    Adoro livros em que se passa várias história em um único exemplar... Parece que o livro termina num piscar de olhos! Das histórias mencionadas curti mais "Tremaria e o geigante da montanha de gelo", parece ser interessante.
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Gosto da ideia de livro com um monte de histórias, assim é bem legal e gostoso de ler. Só fica chato quando a trama acaba e a gente quer mais daquela parte. Ou falta alguma coisa pra história ficar melhor, que deixa desejando. Aí é meio decepcionante. Apesar de tudo gostei, parece ser legal. Mas só lendo pra saber se vale a pena e como é direitinho....

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito de livros, que são na verdades divididos em pequenos contos, mas infelizmente alguns deixam um gostinho de quero mais, os contos que mais me chamaram a atenção foi, A maldição de Gohran, parece ser muito bom e o O inferno de Razhenda surpreender com essa leitura.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
  19. Silvana, você conseguiu retirar a essência das histórias. Parabéns pela bela resenha. E quanto ao fato dos contos serem curtos e deixarem aquele gostinho de quero mais foi proposital. Antes, só havia publicado um livro de poesias. Este é minha primeira experiência com histórias e queria ver qual seria a reação dos leitores. As histórias que terão continuação são A Deusa de Anília e Tremaría.
    Gosto muito de contos por não ter muito tempo para leitura e muitas pessoas já me disseram que o leram entre uma leitura e outra.
    Obrigada a todos pelos comentários. Quem quiser pode me adicionar no facebook e assim participar de promoções e sorteios do livro e marcadores estejam à vontade.
    https://www.facebook.com/labirintodosoledalua
    Caso queiram conhecer um pouco mais do livro, curtam a página https://www.facebook.com/adeusadeaniliaeoutrashistorias/

    Tenham um ótimo feriado! Bjs doces.

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não conhecia esse livro mas parece ser bem interessante. Acho que por se tratar de cinco histórias diferentes, o número de páginas de cada um realmente deve atrapalhar o andamento dos fatos. E a história que eu mais gostei da premissa, que é A Maldição de Gohran, foi a que você mais gostou kk
    Ainda não sei se pretendo lê-lo :/
    Beijo!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo