28 abril 2016

Resenha | A Mulher Silenciosa - A. S. A. Harrison

Livro: A mulher silenciosa
Série: Não
Autora: A.S.A. Harrison
Gênero: Suspense, Mistério
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2014

Resenha:

Jodie Brett e Todd Gilbert vivem uma vida praticamente perfeita para quem olha de fora. Todd é um empreiteiro bem-sucedido que pode pagar para morar em um belo apartamento com uma vista maravilhosa para o lago e ter um carro do ano. Jodie é uma psicoterapeuta que trabalha mais como um hobbie, um passatempo entre suas sessões de Pilates e o que realmente gosta de fazer, preparar refeições gourmet para ela e Todd. Eles estão juntos a vinte anos, quando se conheceram em um acidente de carro provocado por Jodie.  Juntos, mas não casados, por opção de Jodie que abriu mão do casamento formal e de ter filhos. Quando Todd chegou aos quarenta e queria filhos de todo jeito, ela comprou um cachorro.

Mas essa vida perfeita é só fachada. Todd é um adúltero, ele não consegue não ser. E Jodie sabe de tudo e sofre calada. E Todd sabe que ela sabe. Os dois jogam esse jogo para manter as aparências. Jodie até tem alguns rompantes de vez em quando como jogar o celular de Todd no lago quando ouviu uma mensagem de uma dessas amantes, mas fora isso, ela é a mulher silenciosa. Todd procura ser discreto e se manteve afastado de suas amigas, mas até essa regra ele já quebrou uma vez. Mas Todd apesar desses casos, nunca pensou em deixar Jodie, que está em outro patamar. Mesmo agora que ele está tendo um caso com a filha de seu amigo mais antigo, Natasha. Quando ele começou a sair com ela, foi como se tivesse entrado vida nele, mas ele está sempre apreensivo em relação a ela, pois, ela é jovem e a qualquer momento pode querer alguém da idade dela.

Na verdade Natasha tem uma surpresa para Todd, ela está grávida. E exige que ele deixe Jodie para casar com ela. E o pai dela, amigo de Todd diz que vai matá-lo e não perde tempo em ligar para Jodie. A princípio Jodie não acredita, mas ela encontra sem querer provas nas coisas de Todd e até mesmo Natasha liga para ela. Só que como Todd não lhe diz nada, ela finge que não sabe e eles continuam igual antes. Até o dia em que Todd diz que está indo embora morar com Natasha. Jodie fica desolada, não consegue acreditar no que está acontecendo. E as coisas só pioram para o lado dela. Como eles não são realmente casados e no estado que eles moram não existe união estável, ela não tem direito a nada. Então Jodie que sempre foi a mulher mais controlada que Todd conheceu, vê que não tem mais nada a perder e decide cometer um assassinato.

As editoras não deveriam colocar opiniões comparando o livro que está sendo apresentado, à livros famosos que fizeram sucesso e foram bem elogiados na capa do livro e nem em lugar nenhum. Num primeiro momento isso pode até alavancar as vendas, mas depois que as pessoas começam a ler e vê que as comparações foram infundadas, isso se torna algo ruim para o livro em questão. Livro esse que as vezes não teria decepcionado ninguém, nem teria uma nota baixa se não tivesse a bendita comparação. Quando peguei esse livro para ler, lá veio a comparação com Garota Exemplar e já li o livro esperando algo no nível e infelizmente isso não aconteceu. Nem a história e muito menos os personagens chegaram perto do livro ao que foi comparado.

Jodie  e Todd estão longe de ter o carisma de Amy e Nick. Eles são o oposto até. Quem leu GE vai me entender. Enquanto o casal de GE brinca com o leitor e faz com que acreditemos ora em um, ora em outro, e no final nos apaixonamos pelos dois que nem importa mais quem é o mentiroso, Jodie e Todd deixa deixa claro logo de inicio quem é o certo e o errado da história. A unica coisa que se assemelham as histórias, é na narração, feita um capítulo por ela e um por ele, e no casamento aparentemente perfeito, mas que na verdade não é nada daquilo. A autora viaja bastante durante a história, dando voltas desnecessárias e que não acrescentam nada e quando a coisa parece que ia ficar boa, o livro termina. Ressalva seja feita ao final que me surpreendeu, mas infelizmente foi um livro que deixou a desejar. Por isso se você for ler, não vá com muita sede ao pote e quem sabe você aprecie mais do que eu.

Nota: 





14 comentários:

  1. Oie...
    Esse lance da editora colocar comparações no lançamento do livro atrapalha bastante mesmo, pois, como você mesmo disse alavanca ás vendas, o leitor lê fazendo comparações e acaba se decepcionando :(
    "A Mulher silenciosa" é um livro que parece surpreender o leitor com tantos acontecimentos, isso deixa a leitura bem fluída, né?
    Beijos

    coisasdediane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil! Eu não gostei de Garota Exemplar, sou mais Objetos Cortantes da autora, mas foi um livro que ganhou muitos fãs e desde então todo mundo acha bonito colocar na capa de outros que são parecidos. Uma pena isso acontecer, pode tanto atrair quanto afastar o leitor. Falando deste da resenha, eu já tive vontade de ler, mas vi tantos comentários negativos que deixei de lado.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Eu não conhecia o livro, sua resenha foi a primeira que li. Realmente... Se existe a indicação de que tal livro se parece com outro, a gente já pega esperando que siga o mesmo estilo. Eu também gostei muito de "Garota exemplar", então se visse a comparação também ficaria bem animada. Pena que a leitura não te agradou tanto.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu acho que sou uma das poucas que não gostou de Garota Exemplar, risos... Eu não conhecia esse livro ainda, que pena que não correspondeu às suas expectativas. Confesso que depois das suas ressalvas, fico desanimada em fazer a leitura. Gostei muito da sua sinceridade com sempre. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho que as editoras devem mesmo não colocar que tal livro se parece com um super querido pelos leitores, isso é puro marketing para nos chamar a atenção e aumentar as expectativas, pena que não gostou, até eu não ia gostar de comparar um livro que eu, ao ver a resenha, percebo que é meio enrolado, com garota exemplar !

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sil, tudo bem?

    Concordo plenamente se tratando das comparações que as editoras criam, parece que só pensam no dinheiro e isso e muito frustante! Preciso dizer logo de cara que nunca me ocorreu ler garota exemplar, meu namorado assistiu uma vez, pude ver de relance algumas cenas, e definitivamente odiei! Não entendo como algumas pessoas podem ser tão perturbadas é assustador, o mesmo caso se refere a esta mulher, ela aceitou tudo isso por que quis, sinceramente eu não tenha a menor paciência com esse tipo de personagem HAHAHAHAHA e uma pena não ter te agradado tanto.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Quando o livro foi lançado eu cogitei lê-lo, mas acabei desistindo justamente pela comparação com Garota Exemplar.
    Sejamos sinceros, por melhor que algum livro seja, acho dificil ele conseguir causar o mesmo impacto que GE causou nos leitores. Então a comparação acaba estabelecendo um padrão extremamente alto para o livro, correndo um grande risco de decepcionar o leitor.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil.
    Se tem algo que eu detesto profundamente são essas comparações comerciais desnecessárias. Além disso, aquelas promessas de "o livro que vai revolucionar o gênero".
    Enfim, a premissa chamou bastante a minha atenção. Parece ser interessante, principalmente porque quero entender melhor a atitude dos personagens.
    Mesmo não sendo o melhor dos livros, eu leria.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!


    Super concordo que as comparações são terríveis! E no momento não leria o livro, não consegui, ao ler a resenha e a sinopse, ter empatia pela história e os persianagens......

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Essa parte dela ter comprado um cachorro foi muitoo engraçado, vou fazer isso no futuro haha, ótima idéia. Também foi a única parte que achei engraçado.
    Meu Deus, que spoilerr, fiquei chocada com o que ela fez. Realmente, isso me lembrou um pouco Garota Exemplar, mas não acho que chegue ao nível para ser comparado, se é pra ser comparado, que seja com um que esteja na altura do mesmo, pela sua nota você não deve ter gostado muito e eu até entendo, por isso que prefiro ver opiniões antes haha.

    ResponderExcluir
  11. Esse foi um livro que achei interessante exatamente por aquela comparação. Mas não parece ser como aquele em nada mesmo. Vi muita gente falando que leu porque pensou ser daquele tipo de história, com todo aquele nível e se decepcionou pra caramba por esperar muito da história. É, tem que conferir umas resenhas pra saber melhor antes de ir por essas "frases de efeito". Mas acho que sem muitas expectativas altas é um bom livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi...

    Eu amei a resenha.
    Gosto bastante do gênero, não gosto muito dessa comparação, o livro me parece ser bom, a trama é muito interessante apesar de que sem nem ler o livro já estou com raiva no marido dela.
    Eu quero muito ler Garota exemplar, e irei ler a mulher silenciosa com toda certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  13. Esse é um livro que eu definitivamente não pretendo lê-lo, eu não gosto da premissa do livro e acho que o que falta pra Jodie é um pouco de autoestima, e nem vou focar na cara de pau do Todd :/
    A trama pode até ser boa, mas só a apresentação dos personagens já fez com que eu ficasse frustada e imagina eu lendo o livro?! Esse eu passo!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil! Durante um tempo eu tive certa curiosidade em relação a esse livro, mas acabei perdendo o interesse. Vi vários comentários negativos sobre ele. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo