26 junho 2016

Falando sobre...


Literatura de cordel
Hoje conversando com um amigo sobre cotas universitárias, diferenças entre classes, etnia e deficiência física. Cheguei em um assunto que gostaria de abordar com vocês. A segregação regional.

Eu nasci na capital de São Paulo e por lá vivi grande parte da minha vida. Sou filha de nordestinos, esses nasceram no interior do Rio Grande do Norte. Sendo assim sou nordestina também? Uns anos atras eu diria que não, afinal o legal é dizer que seus familiares são da Europa ou qualquer outro lugar fora do Brasil. Portanto hoje respondo que sou Paulistana/Potiguar e com todo orgulho!

Dizem as más línguas por aí que nordestino é um povo preguiçoso, burro e "sangue nos zoios"  (infelizmente). Mas venho aqui dizer que esse mesmo povo, é sim muito trabalhador. Acordam normalmente muito cedo (o sol lá nasce as 5:30 da manhã) e não desperdiçam suas manhãs sentados em um sofá assistindo televisão pelo contrario, as mulheres preparam aquele café quentinho que perfuma a casa e a tapioca já está na mesa, os homens vão ao trabalho em um sol quente desde cedo. O almoço sai no horário e apos uma refeição gostosa, todos se deitam em uma rede no alpendre para descansar. Claro que essa rotina não se enquadra em todas as famílias, pois hoje vivemos em tempos modernos. Existe hoje vários empregos em diversas áreas com profissionais qualificados (da própria região) Mas quero deixar claro que mesmo aquele que não é agricultor é uma pessoa que se esforça todos os dias para conquistar sempre o melhor.

Esse mês de Maio puder ir ao nordeste apos 6 anos, especificamente em Mossoró e Natal. E sempre ouvi historias sobre meu avô. Ele morou durante anos com sua esposa em uma serra (Serra do Cuó ver) e lá teve alguns filhos. Nessa viagem tentei subir essa mesma serra, não foi possível concluir a subida, mas durante todo o trajeto fui pensando em como era difícil viver ali. Meu avô assim como outros, vivia de matar cobras e retirar a pele para vender em feiras locais, dessas peles eram feitas roupas, sapatos e chapéus, Roupa de pele em um calor de quase 40º ??? Sim! a mata é seca e corta com facilidade a pele. Graças a Deus meu avô não precisou viver até a velhice na caça e na lavoura, meus tios se mudaram pra SP e ajudaram desde sempre.

Ao conversar com as pessoas que lá vivem, com seu sotaque tão peculiar e gostoso sim de ouvir. Vemos que aqueles que não tiveram a oportunidade de ensino, são tão sábios quanto nós que temos acesso a informação. Como diz minha tia "- É o conhecimento que Deus dá". Usam palavras que por nós muitas vezes foi esquecida mas que está lá em nosso dicionario e não usamos.

O povo é valente sim!!! Pra enfrentar aquele sol quente todos os dias tem que ser muito valente para manter o bom humor e gana de vencer mais um dia. Brigam pelo o que acreditam e não é uma "assombração" que os fará desistir dos sonhos.

No final do dia, ainda tem o prazer de sentar em cadeiras na calçada de suas casas, e conversar sobre o passado, o dia e sonhar com o futuro, rir das mazelas e contemplar uma noite de lua com suas estrelas e de brinde uma brisa fresca que acalenta o corpo cansado.

Um povo rico em cultura, gastronomia unica, praias maravilhosas, lugares incríveis, pessoas dispostas a um bom papo e um delicioso suco de cajarana...  São tantas coisas para dizer e se orgulhar que um simples post seria pouco.

Hoje eu estou aqui exaltando essa cultura e o povo nordestino, pois é de onde vim e sou. Faça o mesmo, independente do lugar de onde seus ancestrais nasceram ou onde você vive. Valorize o que é seu, o que é nosso... o nosso País!

Ah! e para aqueles que ainda torcem o nariz... Desculpa mais a escola que você estuda, o prédio em que você mora, o shopping onde você frequenta... são nordestinos que vieram tentar a sorte na cidade grande para sustentar e ajudar seus familiares, que os construíram. Sem contar nomes de grandes mestres na literatura, cinema, musica e etc.


Praia de Emabuelas - Tibau/RN.
Dá pra perceber a praia quase deserta e limpa? 
Planta regional - Palma. Os espinhos dessa planta são tão fininhos que se tocar vc fica incomodado o dia todo

conversa no alpendre, fé, feira local e o sertão nordestino.


Maquina de escrever utilizada por Câmara Cascudo. 
Cidade de Natal/RN

Ao fundo Serra do Cuó -  Campo Grande/RN

Esse texto dedico a todos os sertanejos.



Principalmente aos meus avos José Eduardo e Maria Olímpia (in memoria)


12 comentários:

  1. Oi Olivia,
    Que postagem linda, tenho vontade de conhecer o Nordeste. Mal conheço o Rio de Janeiro, mas ok haha
    Minha mãe tem uns parentes que moram no interior do Rio e quando a gente visita minha avó, ela sempre leva a gente no lugar que eles chamam de roça e é bem assim que você descreveu. Morro de medo dos gansos lá mas td bem.

    até mais :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Olivia!!

    Que post lindo, fiquei emocionada! Eu tb sou filha de nordestina, tb moro em SP e já vi muito sobre preconceito regional e é por isso que quando alguém começa a querer tirar sarro eu já adianto e falo com orgulho que meu pais são cearenses!

    Adorei o post e adorei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Eu sou nordestina com muitooooo orgulho! Não tenho uma rotina que inclui a área rural, de acordar junto com o sol, deitar na rede e tudo e tal, pois moro no litoral (em Recife).

    Adianto em contrapartida que a vida em uma capital do nordeste não é diferente de nenhuma outra capital, se trabalha, estuda e vive uma vida de alegrias e dores.

    Tenho alguns parentes do interior e tenho uma profunda admiração pela vida que eles conseguem viver no agreste e no sertão. As pessoas não tem noção da disciplina que a lavoura pede, do quanto é trabalhoso produzir o pão de cada dia no interior a dentro.

    As pessoas do sudeste tem um preconceito bobo com o nordeste, nos acham atrasados ou analfabetos e isso é uma coisa tão ignorante que até doí no juízo!

    Nem preciso dizer o tanto que adorei seu texto, o quanto que texto assim são necessários e bons de se ler!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  4. Oi Olivia, adorei seu post e concordo com tudo o que você disse. Infelizmente as pessoas fazem esse tipo de associação, e não é preciso ir muito longe para ver esse tipo de coisa. Moro no interior de São Paulo, e morei alguns anos em uma cidade de terra vermelha, onde o trabalho era cortar cana, plantar soja e milho. E já senti essa diferenciação que o povo faz.
    Gostei muito do tema que você abordou nesse post.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Que linda homenagem.
    è bom conhecer um pouquinho mais deste nosso país que vai muito além das características pré estabelecidas por uma sociedade preconceituosa. Adorei.

    Beijos e uma ótima semana.
    cabinedeleitura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    parabéns pelo post.
    Realmente as pessoas julgam demais as outras sem conhecer o estilo de vida de cada um. Trabalhar em um escritório ou na roça? Tanto faz, cada um tem seus problemas e benefícios.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. oi, oi.

    que desabafo maravilhoso! eu não sou do nordeste. vivo no Norte, mas a nossa cultura meio que tem um pé no nordeste. tudo o que tu falou é verdade: nortistas e nordestinos são pessoas alegres, trabalhadoras e, mesmo sem muito estudo, são muito inteligente. acho um saco quem segrega a cultura alheia e sempre se acha superior aos outros. muitos paulistas gostam de agir assim, mas... vida que segue.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  8. Oi Olivia, tudo bem?
    Amei sua postagem, deu até vontade de ir conhecer o nordeste :)
    É bem complicado tudo isso. As pessoas adoram estereotipar as pessoas, os costumes, os lugares... Tenho um amigo da Bahia e tenho horror quando o povo fala que baiano é preguiçoso, não gosta de trabalhar e essas coisas todas.
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Olivia!
    Amei o post, deu vontade de visitar também.
    Meu pai também é nordestino e não me envergonho. Tive a oportunidade de ir ao nordeste pela 1ª vez esse ano (João Pessoa) e o povo foi um amor, receptivo e carinhoso. Gostei muito. ♥
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Que lindo ficou o seu post, quase uma homenagem. Também acho que devemos valorizar onde vivemos. Moro em Santos, litoral de SP, e enquanto os turistas ficam encantados com a praia, o pessoal daqui só reclama e quer ir pra SP. A verdade é que as pessoas nunca estão satisfeitas com o que tem. Ainda não conheci o nordeste e por enquanto não está na minha lista de prioridade (quero muuito ir pro sul passar frio hahaha), mas o seu post me deixou com uma baita duma vontade!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Olivia, minha quase xará (meu segundo nome é Olívia :p)
    Bom, eu sempre vejo muito preconceito com nordestinos nas redes sociais mas não entendo o motivo disso, sabe? Eu nunca viajei pra "fora" do Sul, mas meu cunhado é da Paraíba e é muito querido! De fato, o sotaque é muito gostosinho hahaha E A TAPIOCA QUE ELE FAZIA AQUI EM CASA, MEU DEUSSSSS
    Brasileiro tem essa mania escrota de querer ter origem estrangeira, mesmo. Muito bacana ver pessoas como você que se orgulham de quem são.
    Lindíssima essa praia da foto *-* e não sei se essa Palma foi inserida aqui no Sul, mas acho que já vi ela ou uma espécie muito parecida por aqui. É uma decoração legal, porém eu não chegaria muito perto kkk

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo