03 agosto 2016

Resenha | Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell


Livro: Enquanto Bela Dormia
Série: Não
Gênero: Romance, Releitura
Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Ano: 2016

Resenha:
Elise ouve sua bisneta Raimy contando uma história para seus irmãos. Uma história que ela conheceu e viveu a cinquenta anos atrás. Mas a história verdadeira não era bem assim como Raimy estava contando. Elise não se admira da história estar bem diferente, já que a verdade está longe de ser uma história para crianças. E quando Raimy encontra o punhal em seu baú, ela decide contar a menina, a história como ela realmente aconteceu. Elise desde criança sonhava em ir morar no castelo. Ela era de uma família muito pobre e aos dez anos descobriu que era uma bastarda. Aos quatorze, a varíola levou quase toda sua família e ela decidiu que era hora de tentar a vida no castelo. Então ela parte para St. Elsip onde encontra sua tia Agna. Assim como sua mãe, Agna trabalhou no castelo antes de se casar e instruí Elise a como se portar no castelo. 

Elise se apresenta a governanta morrendo de medo de não ser aceita. Mas quando menciona o nome de sua mãe, ela consegue um emprego e numa boa colocação, a de camareira. Duas semanas depois, ela conhece a rainha Lenore, que está de volta de uma viagem. Ela acha a rainha muito abatida e fica sabendo que essa tristeza se deve a rainha ser infértil. Inclusive essa viagem foi aconselhada por Millicent, tia do rei, em mais uma tentativa para mudar essa situação. Millicent é temida por todos no castelo e alguns a chamam de bruxa as escondidas. E num dia em que Elise está um pouco ociosa, elas acabam se conhecendo e diante da admiração de Elise por uma de suas estatuetas, ela acaba presenteando Elise com ela e diz que a estatueta realiza desejos. Elise não sabe se acredita, mas o certo é que alguns dias depois, ela é nomeada camareira-chefe do quarto da rainha. E algum tempo depois criada pessoal dela. 

E quando as esperanças já estavam perdidas e o rei já ia declarar seu irmão mais novo herdeiro do reino, a rainha engravida. E a gravidez é repleta de alegria. Mas quando chega o dia do nascimento, o rei não aceita que Millicent dê uma de suas poções a Lenore, e durante a discussão, acaba expulsando Millicent do reino. Só que Millicent não vai de boa vontade e no dia do batizado da herdeira, Rosa, na hora da entrega dos presentes, ela também entrega o seu: uma maldição de que o rei irá viver o resto da sua vida com medo, porque o seu amor por Rosa só irá aumentar e a qualquer momento ela vai morrer. Mas nem tudo está perdido, Flora, irmã de Millicent, diz que não pode reverter a maldição de Millicent, mas contorná-la e que Rosa não irá morrer. Porém Flora não irá aguentar por muito tempo e pede que Elise se torne sua aprendiz e mantenha Rosa em segurança. E Elise se vê tendo que escolher entre sua felicidade ou a da rainha.

"Eu pensava que aqueles anos comuns se sucederiam até o fim da minha vida. Não sabia que estava destinada a ser novamente parte da história, a estar no centro de acontecimentos terríveis demais para imaginar. E dessa vez eu desempenharia o papel de protagonista."

 Antes de tudo tenho que falar dessa capa maravilhosa. Foi o que chamou a minha atenção para o livro. A história é uma releitura de A Bela Adormecida, mas está longe de ser um conto de fadas. A autora utilizou do conto para criar uma história mais sombria, mais dolorida, cheia de sofrimentos e tristezas. Mas também uma história sobre lealdade, amizade e amor. Um amor que até então não tinha visto sendo retratado em nenhuma história que li até agora, o amor de uma criada pela patroa. Ela ama tanto a rainha que é capaz de abrir mão de tanta coisa por ela, inclusive de sua própria identidade. E sem esperar nada em troca, o que é o mais interessante. Gostei bastante da releitura, só não dei nota máxima porque achei o começo do livro meio dificil, a leitura é meio parada, mas do meio para o fim, li de uma vez só. E o final não foi nada o que eu estava esperando.

O que chama bastante atenção nessa releitura, são os personagens, eles não são os de contos de fadas que conhecemos. A bruxa má, é uma pessoa que só quer o que é seu por direito e não digo que vingança seja correto, mas ela tem suas razões para amaldiçoar o rei depois da forma com que foi tratada. A rainha é uma mulher que carrega o peso de não dar um herdeiro ao trono e que no desespero faz qualquer negócio para ter uma criança. O rei, achei bem inconstante. Cada hora se mostrava de um jeito e com atitudes diferentes. Rosa até que gostei, mas achei bem mimada, o que não poderia ser diferente já que foi criada em tal situação de proteção. O que não me conformei foi não terem contado o que realmente aconteceu, para que ela se prevenisse. Agora quanto a Elise, eu amei e odiei na mesma intensidade. Da mesma forma que achei lindo o que ela fez pela rainha, achei que ela podia ter pensado um pouco mais nela. Enfim, eu recomendo para quem gosta de uma boa releitura, é uma história muito interessante.

Nota: 




25 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Eu achei essa capa linda também.
    O começo foi meio complicado pra mim, mas no final se tornou uma boa leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil.
    Realmente a capa desse livro é maravilhosa, e sou mega apaixonada por conto de fadas e também por releituras, fiquei feliz em saber que autora conseguiu fugir do comum e transformar a história em algo totalmente diferente, isso é ótimo.
    Sua resenha ficou ótima.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    comprei este livro faz pouco tempo e estou doida para ler.
    Adorei a capa e adoro o conto.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oláá Sil
    NOSSA EU PRECISO LER ESSE LIVRO!!!
    Sou apaixonada por releituras, especialmente de histórias assim, amei a resenha e já estou encantada com a história!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não lembro de ter lido nenhuma releitura, mas tenho muita vontade de ler. Acho que esse livro seria um ótimo começo. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Essa capa do livro é realmente MUITO maravilhosa, eu adorei a história e adoro releitura,principalmente quando é de contos de fadas, sou encantada com esse gênero, gostei bastante da resenha!
    Abraços; http://febredelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! Amo releituras e esta parece ser bem diferente de outras que temos por aí. Gosto particularmente quando os vilões são mostrados por outra perspectiva e aí podemos ver que até tinham razão em partes.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Olá. A Jéss já leu este livro e adorou. A premissa me parece ser boa, mas não sei se entra na minha meta. Sua resenha ficou ótima e a capa é realmente linda!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  9. Oie Sil =)

    Tenho esse livro no Kobo, mas ainda não peguei ele para ler. São muitos livros na fila então fica dificil rs...
    Eu gosto bastante dessas releituras e só li boas resenhas desse livro, o que me deixa ainda mais curiosa para conhecer a história.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Eita, que arretada essa estória. Boa demais! Bem amorzinho! Gostei!!!! Quero ler!!!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Eu gostei muito do livro, mas assim como você também fiquei meio brava com a Elise. Ah, bondade tem limite. A gente precisa pensar na gente também.
    Mas sabe que pelo que leio e vejo sempre, o povo e tal tem verdadeira adoração pelos seus reis e rainhas.
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil

    Essa capa é só amor. Eu coloquei ele lá no "quero ler" do Skoob desde o lançamento, mas é tanto lançamento pra pouco dinheiro... até hoje não comprei! Hahahah
    Eu gosto de releituras assim, mas sombrias, que só pegam a proposta da história original e criam uma coisa totalmente nova.
    Ele será lido. Não sei quando, mas será! Hahahhaa

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sil.
    Essa capa é realmente maravilhosa e chama bastante a atenção.
    O fato dos personagens serem diferentes dos contos clássicos agrada-me demais. Afinal, isso deixa a obra com um ar de novidade, além de ser mais interessante.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda, nunca li releitura acho que essa será minha primeira. Bjos! ♥️

    http://blogliterariodois.blogspot.com.br/2016/08/resenha-para-ella-com-amor.html?m=0

    ResponderExcluir
  15. Fiquei super curiosa para ler! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Silvana!

    Desde que vi essa capa fiquei super curiosa, mas nunca tinha visto nada mais sobre ela. Adoro releituras, essa parece ser mais uma excelente! Sinto uma saudadezinha da trilogia Encantadas, estou só procurando mais releituras legais. Acho que vou apostar nessa!

    bjs

    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil
    Eu adoro ler releituras, e este claro eu já li. Achei a história bem interessante e a forma como a autora desenvolveu. Vale muito a leitura e pra quem gosta desse tipo de livro vale a pena.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil!!

    Pela resenha os personagens me chamaram atenção, é interessante odiar e amá-los. Gosto de uma releitura de contos de fadas, assim que eu puder vou tentar ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sil! Sua resenha ficou tão boa que estou extremamente curiosa para saber o que acontece nesse livro. Parece que Elise fez grandes sacrifícios e eu PRECISO saber quais foram :O Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sil!! Tudo bem??
    Gostei do nome, me fez querer saber do que se trata a história. Além dessa capa maravilhosa! Nossa *.* Só não me interessei em lê-lo, por não ser muito meu estilo. Mas adorei sua resenha!! Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    SORTEIO LÁ NO BLOG: http://estranhoscomoeu.com/2016/07/28/concurso-cultural-ganhe-um-livro-de-jamie-mcguire/
    É muito fácil! Não deixe de participar :D

    ResponderExcluir
  21. Oi, Sil.
    Gostei bastante da capa também.
    Não sou muito fã de conto de fadas, mas esse livro me pareceu uma releitura bem diferente.
    Achei que a protagonista se sacrificou demais e isso não me pareceu muito legal...
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  22. Oi, Sil!
    Essa releitura é uma que tenho vontade de ler e que acho que não vai me decepcionar. Gosto desse tom mais sombrio.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha !
    Ja quero muito ler este livro <3

    www.maisfeminice.com.br

    ResponderExcluir
  24. A Bela Adormecida é um dos meus contos preferidos!! Com certeza irei amar esta nova versão. Os personagens tem características marcantes que nos fazem valorizar mais o amor fraterno. A capa do livro está maravilhosa!! Elise com certeza já me conquistou por ser uma mulher forte e decidida!!

    ResponderExcluir
  25. Eu sou apaixonada por essa capa e tenho muita vontade de ler esse livro.
    Porém, não sabia que a Elise se dedicava tanto a rainha, a ponte de mal viver sua própria vida.
    Aiin, fiquei encucada agora, será que terá um final triste?
    Gostei da personagem Elise, parece ser forte e decidida e to torcendo por ela, rsrsrs
    A os demais personagens, rei, rainha e Rosa também parecem legais, mas sempre sofrendo, com medo de algo...
    Vou querer conferir sim!rs
    bjão

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo