18 agosto 2016

Resenha | João & Maria - Neil Gaiman


Livro: João & Maria
Série: Não
Gênero: Contos, Releitura
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Lorenzo Mattotti
Editora: Intrínseca
Páginas: 56
Ano: 2015

Resenha:
Há muito tempo atras as pessoas viviam a margem de uma grande floresta. Uma dessa pessoas era um lenhador que entrava na floresta, cortava as árvores e fazia lenha para vender. Ele se casou e logo nasceu uma menina, Maria. Depois veio um menino, João. Só que o serviço de lenhador não dava muito dinheiro e eles viviam tendo que economizar. Mas ai aconteceu a guerra e o que já era pouco ficou menos ainda. Eles dormiam e acordavam com dor na barriga de tanta fome. E numa noite em que perdeu o sono João ouviu seus pais conversando e a conversa dizia respeito a ele e sua irmã.


Sua mãe dizia que dois iriam viver melhor que quatro e que seu pai tinha que dar um jeito de perder João e Maria. No dia seguinte Maria acordou João com a noticia de que seu pai iria levá-los a floresta para aprender a cortar lenha. João foi até o córrego e encheu os bolsos com pequenas pedrinhas brancas. Seu pai os levou até o meio da floresta e a cada curva João jogava uma pedrinha no chão para marcar o caminho. Depois de muito andarem seu pai disse para eles esperarem ali. Mas a noite chegou e seu pai não retornou. Só que João seguiu o caminho das pedras brancas que brilhavam ao luar e os dois voltaram para casa, onde encontraram seu pai com o os olhos vermelhos.

Um tempo se passou e nunca mais se falou daquele dia, até que numa manha seu pai disse que ia levá-los a floresta novamente. Dessa vez João não teve tempo de ir ao córrego, mas antes de saírem sua mãe deu um pão a cada um deles e João foi deixando uma bolotinha de pão a cada curva que faziam dentro da floresta. Seu pai fez como da outra vez, mas quando tenta encontrar a saída da floresta, eles encontram uma pomba comendo o pão e João percebe que dessa vez estão perdidos mesmo. Mas no dia seguinte eles acordam sentindo um cheiro delicioso de pão de mel e ao seguirem o cheiro encontram uma cabana feita de doces. E nela mora uma velhinha que a principio pareceu ser muito boa, mas que acaba fazendo de Maria sua empregada e aprisiona João para que ele engorde e ela possa comê-lo.


Eu adoro uma boa releitura e quando ouvi falar sobre esse lançamento, fiquei bastante interessada, mas só agora consegui ler. O nome do autor foi o que bastou para criar um alvoroço sobre o livro já que conhecendo o seu estilo era de se esperar uma ótima releitura sobre um conto que já não é um dos mais felizes. Pelo menos eu nunca fui muito fã do conto, sempre preferi os das princesas hehe. E mesmo não tendo tido até o momento uma boa experiencia com os trabalhos dele, fiquei na esperança que dessa vez fosse diferente e eu fosse amar a releitura. Infelizmente isso não aconteceu. E dessa vez nem foi porque não gostei do que li, é só que não encontrei o que foi anunciado.


O livro não é uma releitura, é o conto igualzinho ao que eu li quando era criança. Não teve nadinha de nada de diferente. Li em algumas resenhas que tinha um toque mais sombrio, mas não vi isso. A única coisa que percebi de diferente foi que ele não disse que era uma bruxa e sim uma velhinha. O resto é o mesmo conto do começo ao final. Então não é que não seja bom, é só que não veio o que foi vendido. E também não gostei das ilustrações. Não sei se é porque sou míope, mas pouco consegui enxergar nas ilustrações. Só consegui ver um monte de borrão preto. Só gostei da capa, que é dura. Mas quem sabe você aprecie mais do que eu.

Nota:





23 comentários:

  1. Olá Silvana, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler algum livro do autor, pois são muitos elogios, mas esse ainda não tinha me despertando tanto interesse igual aos demais do autor e sua resenha me confirmou isso, mas quem sabe futuramente. Ótima resenha.

    PS: Vi no blog da Vanessa que vc mencionou que era evangélica, de que igreja?

    Bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  2. This is so inspiring! I love the post:)

    irenethayer.com

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que estou afim de ler, mas estou com tantos livros já na lista que vou deixar esse para o ano que vem, resenhou muito bem, deu ainda mais vontade de ler.

    Amada seu blog é um encanto, sucesso!

    Ha sobre o livro da Agatha estou a ler ♥ Amo!

    https://petalasdelicadas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!

    Pois é, eu queria ler porque é do Gaiman. Eu nunca li nada de João e Maria, só o filme, mas confesso que prefiro as princesas tb. Como eu não tenho nada com o que comparar um dia eu leio rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Que notícia boa saber que é igualzinho ao conto original de João e Maria! Gosto muito. As ilustrações ficaram demais, proporcionam um ar sombrio à história e super instiga a curiosidade do leitor. Adorei a resenha!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Caramba podia ter algo de diferente né? O autor podia usar sua criatividade! Obrigada por sua sinceridade :)
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  7. Hello, boa noite! Tudo bem?
    Eu quero esse livro já faz um tempo, só não comprei ainda porque só acho ele caro. Vou ver se compro no BF, confesso que só vou comprar por causa da capa e das ilustrações.
    Gostei muito da resenha e da sua opinião sincera, sinceridade é tudo né?
    Beijos.
    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    O comentário que vc fez sobre a releitura ser igual ao que liamos quando criança, eu já vi em vários blogs, e foi o que de certa forma fez eu perder o interesse no livro. Imagino que vc leu buscando encontrar algo novo na releitura, que pena.
    Eu li um livro do autor e pretendo ler outros que a intrinseca está publicando, mas este de fato não me interessa mais.
    Vi que somos parecidas, eu tbm prefiro as princesas!! Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Que pena que o livro não foi o que era prometido :(
    As ilustrações são meio ruins de ver mesmo :|
    Ainda não li nada do autor, mas tenho interesse em conhecer a escrita dele.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  10. Oie Sil =)

    Confesso que tenho uma relação meio que de amor e ódio com o Neil Gaiman. Gosto bastante de alguns livros que ele escreveu, já outros sinto que falta justamente isso, um pouco mais de criatividade da parte do autor.

    Esse foi um livro que não me chamou muito a atenção, e depois da sua resenha tive a certeza que é uma leitura que não vai me cativar.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil

    Eu ri muito aqui com o comentário sobre a miopia e os borrões pretos! Hahahahahahahah
    Que pena que não foi uma leitura satisfatória. Estranho ele ser considerado uma releitura sendo que a história é igual, né? Vai entender...


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    nossa parece ser uma releitura ótima.
    Adorei os desenhos.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! Adoro Gaiman, esse eu não li ainda... mas adorei sua resenha e estou louca para ler!

    Beijos, Jana!
    Blog Eu Li nas EntreLinhas

    ResponderExcluir
  14. Olá, hoje venho dizer que acompanho de perto o seu trabalho e que você foi escolhido pelo blog Eu Li nas EntreLinhas para receber o Selo Prêmio Dardo Bloggers!
    Selo Prêmio Dardo Bloggers

    Beijos, Jana!

    Blog Eu Li nas EntreLinhas

    ResponderExcluir
  15. Olá, Sil.
    Uma pena que a releitura, na verdade, não foi uma releitura. Esperar muito de um livro e se decepcionar é horrível.
    Quanto às ilustrações, eu gostei. Achei muito bonitas.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Menina, eu nunca vi ninguém comentar que é a mesma história.
    Eu também sou meio cegueta e essas ilustrações aí com certeza não me agradariam em nada.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sil! Tudo bem?

    Após conferir sua resenha fiquei um pouco desapontado com o Neil. Espero um dia poder ter o livro para poder criar minha própria opinião, mas fiquei com o pé atrás.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Do Neil Gaiman só li O Oceano no fim do Caminho e gostei bastante, mesmo a leitura sendo um pouco monótona kkk
    Eu ainda não tinha ouvido falar dessa reescrita, depois da sua resenha não despertou muito meu interesse.

    Beijos!
    Tô Bonita?

    ResponderExcluir
  19. Oiii Sil

    Complicado quando um livro recebe aquela promoção, toda aquela hype e quando a gente vai conferir, esperando encontrar algo que pelo menos faça um pouco de jus à fama do autor, encontre uma decepção no caminho. Assim como vc sou mais fã das princesas mesmo...rsrs, mas acho João e Maria até que uma história legalzinha tb, porém, se é pra ler a mesma história que todo mundo ja conhece (inclusive eu desde pequena) deixo passar mesmo. Esse com certeza não vou ler.

    Obrigada pela resenha

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  20. Eu amei a estética do livro, mas é uma pena que não tenha cumprido o prometido, :/
    Também achei os desenhos confusos haha, mas lindos!
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  21. Oi Sil,
    achei lindas as ilustrações, mas poxa, mesma história?
    Confesso pra você que gosto mais das releituras, principalmente das princesas, do que dos contos originais, mas comprar a mesma história é chato mesmo.
    Também não tive boas experiências com os livros do Neil Gaiman, uma pena, pois têm uma crítica tãoooooo favorável.
    bjsss

    ResponderExcluir
  22. Quando vi sua avaliação para o livro fiquei curiosa e vim correndo ler para entender o porquê. Uma pena que mais uma vez o autor não te agradou e pior o livro não apresenta a releitura proposta, mas fica preso no enredo original.
    Concordo em relação as ilustrações, também achei tudo muito escuro e difícil de entender, pelo que vi aqui. Enfim desejo melhores leituras no futuro. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo