10 setembro 2016

Resenha | O Salto do Guepardo - Munique Duarte


Livro: O salto do guepardo
Série: Não
Gênero: Ficção
Autora: Munique Duarte
Editora: Selo Jovem
Páginas: 100
Ano: 2015
Sinopse:
Tudo no guepardo é projetado para a perseguição. A vítima da vez será Soraia, uma mulher que, perdida na metrópole, enfrentará um homem dentro e fora de sua jaula. Eles possuem laços antigos do passado. Laços fortes e misteriosos. Muitos encontros e desencontros acontecerão, segredos serão revelados e a vida dos dois nunca mais será a mesma. O salto do guepardo é uma narrativa em ritmo alucinante. Seus poucos personagens circulam por ambientes asfixiantes, levando o leitor a descobertas inesperadas durante o enredo.

Resenha: 


"Na metrópole ninguém percebe quando alguém está aflito ou perdido. Soraia era um ponto invisível na multidão. Um ponto bege, amorfo. Engolida pelos prédios, fumaça e transito barulhento. Ninguém pararia para olhá-la em meio a tantos compromissos na agenda."

A resenha de hoje vai ser um pouco diferente das que eu estou acostumada a fazer. Porque o livro é muito diferente dos que eu estou acostumada a ler. Sou uma pessoa muito avessa a mudanças e raramente gosto de sair da minha zona de conforto e isso aconteceu com esse livro. Ele é bem fora da minha zona de conforto e do que eu estou acostumada a ler. Eu sou daquelas pessoas que quando pega o livro na mão, leio tudo o que está escrito na capa, contracapa, orelhas e foi assim que descobri que o livro era bem diferente do que eu sempre leio. Não sabia disso antes porque não encontrei nenhuma resenha dele para dar aquela conferida.

Na orelha do livro tem algumas palavras do Sergio Abranches e lá ele diz sobre a narrativa da Munique oscilar entre o ríspido e o poético e uma narrativa que vai da crueza ao onírico. Já contei aqui para vocês em uma outra resenha que não sou muito fã de narrativa poética, por isso achei a leitura um pouco mais dificil. Mesmo o livro tendo menos de 100 páginas e as letras sendo bem grandes, demorei para ler. E outra coisa que me incomodou logo de cara foi a falta dos diálogos. Não tem eles na história.

Soraia, uma das protagonistas está fugindo do Guepardo, ou seja de um homem que num primeiro momento não sabemos quem é. Num primeiro instante achei que ela fosse a esposa do guepardo, e depois empregada, já que a ela estava fugindo por algum motivo relacionado a limpeza da casa, especificamente do banheiro e da mancha na banheira e por algo muito ruim ter acontecido devido a insatisfação do guepardo com seu trabalho. Ela sai perdida no meio da grande metrópole, mas tem que voltar, já que lá está todo o dinheiro que ela tem para conseguir sobreviver.

"Um trovão enorme, emfim, rompeu naquela noite. Um trovão que sangrou na alma da florzinha do interior. Dali em diante, os pássaros não cantariam mais do lado de fora. A jaula ficou pequena, muda e oca. Chuva seca, doída. Guepardos dão saltos certeiros. E não deixam explicações após o sangue."

O livro é intenso. Só vamos descobrindo as coisas conforme vamos lendo, é então que entendemos o que realmente está acontecendo e qual é a relação dos personagens. Confesso que foi uma surpresa quando descobri quem era quem. Não vou falar muito sobre os personagens para não soltar spoilers, porque as personalidades deles só são realmente reveladas quando a gente entende toda a história. Uma coisa que chamou muito a minha atenção foi um dos assuntos abordados pela autora, e que me deixou pensando na questão, até onde o amor e a atenção dos pais durante a infância influenciam o adulto que ela será? Mas também não posso me alongar para não soltar spoilers. Bom, a minha experiencia com o livro foi bem positiva, apesar de num primeiro momento eu estar com um pé atras com o livro. Por isso recomendo a leitura. Se você gosta do estilo, se jogue, se você for como eu, dê uma chance ao livro.



21 comentários:

  1. Oi Sil!

    Eu também tenho bastante dificuldade em sair da minha zona de conforto, mas este ano estou tentando ler mais coisas diferentes. Fiquei super curiosa agora com essa resenha <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bem? Ah, então esse era o livro que você falou que não tinha diálogos, né? A minha experiência com um livro com poucos diálogos não foi tão boa, então fico com um certo receio de ler outro assim. Então vou passar a dica... Mas adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser ótimo e bem empolgante. Fiquei curiosa para ler. Li um livro que se chama Maria do Sol , lá também aborda a ausência dos pais na criação de um filho. Realmente faz falta. Parabéns pela resenha! Beijos ♥️

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar desse livro, mas parece ser bem interessante!
    Vou colocar na minha lista de livros pra ler :) obrigada pela dica!

    www.carinecompiani.com

    ResponderExcluir
  5. Helloo, Sil! Tudo numa nice?!
    Eu já percebi que a resenha era diferente justamente pela estrutura que você organizou no post e fiquei curiosa. Eu nunca ouvi falar desse livro, mas por ser nacional eu daria uma olhada a mais. Parece interessante que a autora oscile entre o poético e ríspido. É uma mistura diferente. Falando em não ter diálogos: então eu acho que você não curtiria Cem anos de Solidão. De primeira instância eu achei estranho na narrativa e não me acostumei de nem curti de verdade obra. Enfim...
    A resenha ficou bastante misteriosa.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  6. Amo suas indicações, são sempre incríveis! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Deixou-me intensamente curiosa, rsrs. E com vontade de ler. Gosto de livros que precisamos ir lendo para descobrir sobre quem estamns lendo.
    Adorei a indicação.

    Beijos.

    Blog Jovens Mães

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    Parece ser uma história bem diferente mesmo que nos faz sair do conforto. Fiquei bem curiosa por este enredo, parece ser um livro bom e instigante.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei a dica, parece ser cheio de ação e aventura, amo histórias desse tipo.
    Por serem cheias de novidades e mistérios
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  10. Esse papo de amor que os pais dão na infância me lembrou de Bates Motel, onde o excesso acabou deixando o menino doido, mas acho que devem existir fatores inclusive genéticos que predispõe isso, a forma como a pessoa irá lidar. Também não sou fã de poema, então a leitura seria um pouco cansativa pra mim, mas os assuntos que aborda são realmente interessantes!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil! A história me deixou curiosa, vou deixar anotado para um momento que estiver com vontade de arriscar uma leitura diferente. Já criei minha teorias sobre a identidade da fugitiva.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Acho que essa história não me despertou a curiosidade.
    Parece um bom livro, mas iria adiar por ter outras prioridades no momento.
    Uma pena, porque a capa e premissa é interessante!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil!
    Que ótimo que você saiu da sua zona de conforto e teve uma experiência assim positiva. Às vezes algumas das nossas melhores leituras vem dessas nossas "aventuras".
    A questão que você levantou realmente é interessante. Fiquei imaginando como ela se encaixa na trama, hehe
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Queria muito conseguir ler livros assim. Já tentei várias vezes e nem consegui :( Te indiquei em uma tag lá no meu blog!!

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  15. Oi
    que bom que saiu da sua zona de conforto, mas eu não me vejo lendo um livro assim já que não curto livros com esse tipo de narrativa.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. eu fiquei curiosa depois de ler a resenha para saber quem era quem e por que ela estava fugindo mas ainda é um livro que teria receio de ler.

    https://blogradioactive.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sil.
    Eu não tenho nenhum problema com narrativas sem diálogos e mais voltados para o poético, então acredito que tenho grandes chances de gostar da obra. Ademais, estou interessado nesses pensamentos que a obra gera.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil!
    O livro parece ser ótimo e bem empolgante. Fiquei curiosa para ler, mesmo ele com poucos diálogos... Mas sua resenha me chamou bastante atenção!

    Beijos

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pela parceria e pela resenha, Silvana! Quem quiser o livro pode entrar em contato comigo que ainda tenho exemplares aqui. Bjs!!!

    http://textosimperdoaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo