16 outubro 2016

Resenha | Quando o amor bater à sua porta - Samanta Holts


Livro: Quando o amor bater à sua porta
Série: Não
Gênero: Romance
Autora: Samanta Holts
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2016

Resenha:
Malu Rocha é uma escritora de romances muito famosa. Aos vinte e nove anos ela já tem nove anos de carreira, e já emplacou sete romances de sucesso, e seus livros são apontados como os próximos clássicos da literatura brasileira. Por isso ela sabe que as entrevistas fazem parte do pacote. e tem as respostas preparadas para todas as perguntas, já que elas são sempre as mesmas. Na verdade ela queria poder responder as perguntas de um modo mais sincero, mas isso não seria nada educado. Por isso ela se surpreende com a última pergunta de uma das jornalistas. Ela pergunta: o que é o amor para Malu Rocha? Malu fica sem reação porque além de nunca terem feito essa pergunta, como ela vai responder que infelizmente o amor só existe nas páginas dos livros? Ela dá a entrevista por encerrada sem responder a pergunta. Mas a pergunta fica martelando em sua mente. Afinal o que é o amor?

Malu tem uma rotina, todos os dias ela pedala até o aeroporto, vai até o estacionamento e de lá até uma cafeteira. É o máximo que ela consegue chegar perto de um avião. Ela não tem medo, é pior que isso, é um pânico, um pavor, e segundo seu terapeuta, esse medo está relacionado a morte de seu pai, um piloto, em um desastre aéreo. Do aeroporto, três vezes por semana ela vai até a casa de repouso, onde encontra seu avô, que está com 98 anos. Hoje ela fez a mesma coisa, só que um pouco mais tarde por causa da entrevista da manhã. Quando volta para casa, Malu volta para seu dilema: como terminar a história do seu novo livro. É mais um romance e conta a história de Ana Clara, uma pintora que se vê dividida entre a segurança e estabilidade do ex, e o amor conhecido por acaso com Luiz Otávio. Ela está mais uma vez tentando decidir o final da história, quando a campainha toca e ao abrir a porta, ela se depara com um homem que se diz chamar Luiz Otávio.

A primeira coisa que Malu pensa é na coincidência do nome dele ser o mesmo do protagonista do seu livro. E quando Malu pergunta o que ele deseja, Luiz diz que espera que ela possa ajudá-lo. Ele diz que sofreu um acidente duas semanas atrás e ficou em coma, quando acordou não se lembrava de nada. Sua única pista é um papel que estava com ele com o nome Luiz Otávio escrito, que ele deduziu ser o seu nome, e uma reunião marcada com Malu Rocha, por isso ele decidiu procurá-la para descobrir se Malu sabe alguma coisa sobre ele. O problema é que Malu não tem ideia de quem ele seja e não lembra de nenhuma reunião com algum Luiz Otávio. Ela entra em contato com sua assessora Rebeca, mas a garota é tão atrapalhada que também não lembra nada sobre ele. E quando Luiz fica em uma situação difícil, Malu decide que vai ajudar. Mas enquanto tenta desvendar o passado de Luiz, é o passado dela, que ela não quer lembrar, que começa a vir a tona.

Gente que livro é esse? Como disse na postagem da sessão de autógrafos da Samanta, passei ele na frente dos outros livros porque achei a autora muito fofa, e tentei ler sem muitas expectativas para não acabar me decepcionando. Mas nem precisava ter me preocupado, o livro é maravilhoso. Sabe aquelas histórias de romance para nenhuma romântica de plantão botar defeito? Esse livro é assim. A história é linda e tem um final mais lindo ainda. Chorei no final e desejei que o Luiz Otávio saísse das páginas e viesse bater à minha porta também hehe. Não sou muito fã de cenas descritivas, mas até nisso a autora surpreende e acabei gostando de ler o que ela descrevia e me vi querendo estar naqueles lugares. E o livro não é só romance, tem também todo um processo de cura na nossa protagonista. Mas não igual aos muitos livros que vemos por ai em que um dos personagens conhece o outro e muda radicalmente a personalidade para ficar com a outra pessoa. Aqui não foi assim.

Quando comecei a ler o livro e conheci a Malu, confesso que achei ela muito chata. Ela tem vinte e nove anos, mas age como se sua vida estivesse perto do fim. Ela é uma mulher triste, solitária e amarga que se irrita por qualquer coisa. As únicas horas que ela se mostrou diferente foi nas visitas ao avó. Ai ficou a dúvida, qual delas era a verdadeira Malu? Luiz Otávio conseguiu ver a verdadeira, aquela que nem ela mesma acreditava existir mais. É aqui que acontece a diferença que citei acima. Não é o Luiz Otávio que muda a Malu, ele só ajuda a tirar de dentro dela tudo de ruim que ela havia colocado lá dentro e depois desse processo é que ela está novamente aberta para o amor. Luiz Otávio é daqueles personagens que chega de mansinho e quando a gente percebe, já está completamente apaixonada por ele. Não vou dizer mais nada sobre ele para não estragar o prazer de quem vai ler, mas confesso que queria conhecer alguém como ele.

E não posso deixar de citar a Rebeca. Ela dá uma leveza ao livro e me animava toda vez que ela aprecia em cena. Se quiser escrever uma história só dela eu não vou ficar brava não Samanta hehe. Outra coisa que eu gostei bastante foi conhecer um pouco mais da vida de um escritor. Eu não escrevo nada, só leio e gostei bastante de aprender um pouco mais sobre essas pessoas que fazem a minha vida mais feliz. O processo criativo, a hora de colocar no papel, trabalhar com prazos e o pior quando o editor não gosta do final do livro. Vejo sempre algumas pessoas citando alguns autores e dizendo: "fulano só sabe escrever isso", "não muda a fórmula". Mas será que ele não quer escrever algo diferente e não pode? Achei bem legal ela abordar essa questão. Quanto a edição, está maravilhosa, e a capa tem tudo a ver com a história. Só me resta indicar para todos amantes de um bom romance. E coloca bom nisso.

Nota:





23 comentários:

  1. Oi Sil,
    Sou apaixonada por esse livro!!!!!
    Samanta Holtz me conquistou! Leria até a lista de compras dela,rs.
    Vale muito a pena essa história, a evolução da protagonista principalmente.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil! Eu falei para a Samanta que a Rebeca tem potencial para uma história só dela, a garota é ótima. E este livro é lindo, assim como O Pássaro, que me fez chorar muito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, confesso que só a capa me faz querer ler o livro e agora com a sua resenha quero saber como vai ser o desenrolar da história kkkkk bjos!

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil
    Sabe que no início eu tbm demorei a me conectar com a protagonista, achei ela chatinha, mas conforme fui lendo fui entendendo ela e até aprendi a gostar dela. A história é linda né?

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito sobre o livro e já li várias resenhas, devo admitir que mesmo não sendo o meu gênero habitual, eu leria ele com todo o amor do mundo.
    Pois parece ser um livro muito bem escrito e o desenrolar é muito interessante.
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!

    Eu acho a autora super fofa tb! Fico feliz que vc tenha gostado do livro eu quero ler ele em breve, assim que eu terminar com algumas pendências rsrsrss A história parece ser bem bacana e um livro com um portagonista autor é sempre interessante

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar nem do livro nem da autora mas já estou apaixonada pela resenha! Preciso muito ler!!!1

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil =)

    Estou escrevendo a resenha desse livro também rs... Só deu uma paradinha para passar nos blogs <3

    Esse livro foi uma leitura muito especial para mim. A Samanta mais uma vez conseguiu me encantar com uma história linda emocionante.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Ah não consegui ir no evento, fiquei tão triste :(
    Estou doida para ler esse livro, pois já li outro da Samanta e adorei.
    Fico feliz que tenha gostado. Já está na lista.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a dica! Gosto de um bom romance, se for fofo então, já me derreto hahaha!
    E, de fato, a capa é um amor!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Vcs blogueiros estão me deixando com muita vontade de adquirir esse livro logo e passar na frente de todo mundo, ainda não vi 1 comentário negativo! Haha
    E já estou querendo ler algo da Samantha há um tempão...
    Que bom que gostou da leitura!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Silvana amei suas impressões sobre a leitura e já estou com o meu exemplar aqui em casa.
    Acho que ele será minha próxima leitura, estou precisando ler algo romântico.
    Estou concluindo uma trilogia onde os personagens são muito obsessivos e isso tem me incomodado de forma extrema, mas enfim amei sua sugestão de nacional. Caso ainda não tenha lidos os outros livros da autora, leia pq vale a pena. Beijos

    P.s. Obrigada pela presença lá no blog.
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Pela sua resenha deu pra perceber que a autora soube construir muito bem os personagens, a história é instigante, e espero ter a oportunidade de ler em breve! Quero conhecer a Malu! :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amgas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Já estava com vontade de ler esse livro, agora quero mais ainda.
    Parece ter todos os elementos que eu gosto e tem o vôzinho que parece ser uma graça. Nunca li nada envolvendo personagens escritores, só filmes mesmo que já assisti. Linda resenha.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    já vi várias resenhas deste livro e estou bem curiosa pela leitura. Pena que esta um valor bem alto ainda.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Sorteio Amor Roxo

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    OMG!!!!! Eu preciso ler esse livro, amei a história, amei sua resenha!!!!Está todo mundo elogiando. E você me deu uma visão diferente da história, de que a personagem não mudou, na verdade, ele a encontrou, a verdadeira. E você não querer falar nada dele é muita maldade, estou mega curiosa para descobrir quem é ele. Tenho a impressão de que esse não é o nome dele, ele anotou o nome do personagem do livro dela por algum motivo. Estou louca para ler e descobrir, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro, gostei da resenha, tenha uma boa semana. :)

    Visite: https://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiii Sil

    Escuto falar muito dessa autora, só elogios. Tenho pendente dela O Passaro, e quem sabe um dia consiga conferir Quando o amor bater à sua porta. A história parece ser linda. Te confesso que a personalidade inicial da protagonista tb não me agrada nem um pouco, mas pelo que vc conta vale a pena conferir essa história. Levo anotado para ler futuramente.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  19. Querida Sil,

    Que bommmmm que você me enviou o link dessa resenha por mensagem lá no Facebook!!! Eu não me perdoaria por não ter lido palavras tão, tão lindas destinadas a mim e ao meu livro :) Que felicidade saber que foi uma leitura tão agradável, linda e marcante pra você!

    Amei conhecer sua interpretação e sentimentos sobre a evolução da Malu... E, quanto ao Luiz Otávio, nem me fale! Dá mesmo vontade de tirá-lo das páginas do livro e trazer pra vida real rs... se um dia eu descobrir como se faz isso, prometo criar várias cópias pra todas nós kkkkk

    Beijo enorme, minha querida! :* Ameeeeei sua resenha, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Oiiiii Sil, tudo bem? Eu fiquei bem interessada nesse livro, mas algo me diz que não ou gostar dele. Você já teve essa sensação? De que gostaria de ler, mas que vai detestar? Comigo é a primeira vez que acontece, eu acho :(
    Por isso quase não li sua resenha, porque sabia que ela ia me deixar com mais vontade de ler. E deixou. Mas essa sensação não passa :P Leitor é um bichinho confuso né? hahahah
    Por isso, acho que vou me segurar um pouco. Tentar ler quando essa sensação sumir ou diminuir pelo menos :)
    Um beijão
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Sil,

    Resenhei também esse excelente livro no blog, como já tinha lido O Pássaro minhas expectativas eram altas e não me decepcionei, a arqueiro também caprichou nessa edição...parabéns pela resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo