26 novembro 2016

Resenha | Antes de ir - Sabrina Saucedo

Livro: Antes de ir
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto, Romance, Drama
Autora: Sabrina Saucedo
Editora: Amazon
Páginas: 251
Ano: 2016
Resenha: 
A história começa com Sara e sua família se mudando para a cidadezinha de Céu Azul. Logo no começo vemos que Sara está passando por uma fase muito dificil. Ela toma vários medicamentos e tem uma tornozeleira eletrônica em seu pé. Não se sabe o motivo disso, só que ela está esperando um julgamento e que até ele acontecer, ela tem que usar a tornozeleira e tem um limite de até onde ela pode ir. Ela até programa no celular a quantidade de passos que ela pode dar para não acontecer nenhum imprevisto. E quase acontece em sua primeira visita ao supermercado, quando ela precisa da ajuda de um garoto para conseguir pegar as ervilhas que estão fora de seus limites. E ela encontra esse mesmo garoto, que se chama João, em seu primeiro dia de aula e é ele que ajuda Sara a se situar na nova escola.

Sara também conhece Maju, que acaba salvando Sara de pagar um mico logo na primeira aula. Durante o intervalo, em que ela é avisada para ficar longe da esfirra, ela acaba conhecendo Micael também, que Sara já tinha visto antes logo que chegou a cidade, já que eles são vizinhos. E graças a esses novos amigos, Sara consegue suportar seu primeiro dia na escola. Escola essa que é bem mais fraca que sua escola anterior. E olha que depois do ocorrido ela tem cada vez mais dificuldade de se concentrar nas coisas. E não é só sua concentração que foi afetada. Ela vive tensa o tempo todo e esse estado piora sempre que alguma coisa diferente acontece, como quando está na sala de aula e ouve uma briga do lado de fora da sala e imediatamente é transportada para um outro lugar e começa a ter um ataque de pânico.

Sem saber como, ela consegue chegar até o banheiro masculino e Micael vai atrás dela e quando vê o estado de Sara, sugere que eles joguem um jogo chamado "Eu confesso" onde cada um conta uma coisa que jamais admitiria em outras circunstâncias. Micael consegue distrair Sara, mas quando eles percebem o sinal já tocou e um monte de alunos vê Sara saindo do banheiro masculino. Isso acarreta em uma visita de Sara à diretoria, onde a diretora deixa claro que sabe o que aconteceu com ela e que não vai tolerar nada de errado da parte dela. E enquanto tenta se adaptar a nova escola e praticamente a uma nova vida, ele teme que seus novos amigos descubram seu segredo. Principalmente Micael, que está cada dia mais próximo dela e que infelizmente ela vai ter que deixar porque está cada vez mais próximo o dia que ela terá que partir. Mas o que ela nem suspeita é que Micael também tem um segredo.

Esse é o segundo livro que leio da Sabrina. O primeiro foi Enrolados e adorei a história. Por isso estava ansiosa para ler esse novo livro. E não é que a autora conseguiu se superar. Não tem como comparar os dois porque são de gêneros diferentes, mas eu achei esse bem superior ao outro. Enrolados tinha um clima mais leve, bem humorado, mesmo com tudo o que aconteceu com a protagonista. Já nesse temos mais drama e mesmo tendo aquele toque de humor e os personagens serem mais novos, achei a história mais adulta, não sei se estou me fazendo entender hehe. Acho que foram os temas abordados aqui que fizeram eu ver o livro desse jeito. Além do tema principal, jovens infratores, a autora também aborda a questão da adoção por um casal gay e a doação de órgãos.

E devo dizer que fiquei acabada quando terminei de ler o livro. Mesmo vendo que faltava poucas páginas para terminar, eu ainda estava com a esperança de que o final não fosse aquele, mas não teve jeito, sofri muito com ele. Mas entendo o que a autora quis passar com ele. E não foi só de tristeza que eu chorei não, me emocionei muito várias vezes no livro. Sara é um personagem incrível que por azar do destino estava no lugar errado, na hora errada, mas deu para conhecer bem ela durante a leitura e ver a diferença que ela fez na vida de quem ela conheceu. Por isso que todos merecem uma segunda chance. Micael também é um amor de pessoa e conquista logo no inicio da história. Mas quem roubou a cena várias vezes foi o João. Foi ele que deu leveza à história e que me fez dar boas risadas durante a leitura.

Só tem uma coisa que devo acrescentar, foi uma coisa que aconteceu no final do livro e que achei bem fantasioso. Nunca que isso iria acontecer de verdade na vida real, pelo menos é o que acho, mas como o livro é uma ficção, a autora tem a liberdade de escrever o que ela quiser, só achei meio forçado o que aconteceu. Mas isso não tirou a beleza da história. Queria falar muito mais do livro, mas dai vou revelar o que não posso, por isso só vou dizer, leiam o livro, é ótimo.

Nota:






18 comentários:

  1. Oi Sil
    Fiquei curiosa para saber o final eheheheh, pela sua descrição a história parece boa. Fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amei muito sua resenha,rs. Essa história é cheia de reviravoltas e descobrimentos né? Amei :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Silvana

    Tenho Enrolados pendente pra ler já faz um tempo, desde que a autora me enviou, e pretendo ler ele ainda esse mes. Fico feliz de saber que ela se superou ainda mais com esse segundo livro. A capa ficou linda!

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. Oii, Sil!
    Eu não conhecia o livro, mas depois de ler essa resenha fiquei com vontade de lê. Essa capa é um espetáculo!

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  5. Que resenha linda! Me apaixonei por cada página de Antes de Ir. Um livro com sentimentos muito bem construídos, Ah e o final... Se tivesse sido ao contrário eu teria sofrido haha eu amei o final daquele jeito ❤
    JP

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo
    Com certeza vai entrar na minha ❤ wishlist

    Beijos
    Com Suspiros ❤

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo Bom?

    Eu adoro um bom drama e esse tem tudo para ser maravilhoso 😍 Gostei da premissa e fiquei com gostinho de quero mais.

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem?

    Eu ainda estou finalizando a leitura! Achei chocante o segredo de Micael e gostei bastante de toda a trama da Sara. É realmente um livro diferente do anterior, mas estou gostando bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, tudo bem?
    É tão bom quando um livro nos emociono dessa forma, fiquei curiosa para saber a verdade história de Sara e todos os segredos que envolve essa trama.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil! Essas partes em que você não colocou spoilers do livro me deixaram mega curiosas hahahhahah Apesar de não me interessar muito pela história, só a curiosidade (e a sua resenha) já me deixaram com vontade de ler! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil

    Eu li a resenha de Enrolados lá no Balaio de Babados, mas não me interessei pela história. Mas por esse eu me interessei, parece ser uma boa história e fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a Sara e também para saber qual era o segredo do Micael. Pelos seus comentários já percebi que o final é triste, só espero que ninguém morra! Mas com esse título... hahahaha


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Sil e essas resenhas que fazem a gente querer tudo que está aqui hahahahah
    E olha que essa proposta de "personagem tem segredo. Conhece alguém. E esse alguém parece perfeito. E daí descobre que esse alguém também tem segredo" realmente não me agrada :P
    Mas pelo menos esse tem um final que parece fugir do clichê "segredos revelados, vamos ser felizes"
    Tô meio acida né? Hhahaha, é que ainda não tomei café da manhã e eu com fome não sou eu ahhaha
    Mas voltando ao livro...
    Amei a capa e como eu disse, apesar de aparentemente não ser algo que eu leria, acredito que darei uma chance a essa obra. E espero de verdade gostar dela tanto quanto você gostou :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
    PS: No vídeo é a minha gata hahahha, a Tingola <3

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    ONDE EU ACHO?
    Eu fiquei mega empolgada aqui. Vou querer ler os dois livros, Enrolados e Antes de Ir. Não conhecia a Sabrina, vou pesquisar sobre ela!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    A Sabrina comentou sobre o novo livro dela e eu adorei a premissa dele.
    Estou ansiosa para conhecer essa história. Espero conseguir ler em breve.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e fiquei interessada para ver o desfecho da história.Já está na lista dos próximos livros que lerei.

    ResponderExcluir
  16. Parece ser ótimo. Fiquei com muita vontade de ler. Quero saber qual segredo Sara e Micael escondem. Fora que a capa do livro é simplesmente maravilhosa. ^^
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sil.
    Geralmente não curto muito esse tipo de livro, mas a premissa desse me interessou. Os segredos envolvidos despertaram a minha curiosidade.
    Certamente quero conferir a obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo