24 maio 2017

Resenha | O que os olhos leem, o coração sente - Ana Luiza Novis


Livro: O que os olhos leem, o coração sente
Série: Não
Gênero: Fábula / Infantojuvenil
Autora: Ana Luiza Novis
Ilustradora: Mirella Spinelli
Editora: Jaguatirica
Páginas: 106
Ano: 2017

Resenha:
Nesse livro eu os convido para passear por algumas dessas histórias e juntos brincarmos no jardim da imaginação, onde a licença poética é sempre permitida. No mundo da magia podemos compor juntos, criando novas narrativas e impressões."
Ana Luiza Novis

Quem aqui não gosta de ler contos de fadas e fábulas? Esse livro é assim, mas esses contos não aconteceram a muito tempo em um reino muito, muito distante. Eles foram escritos a partir de histórias reais. Uns são baseados na própria experiencia de vida da autora, como mãe de três crianças, e outros em relatos reais compartilhados pela autora em seu consultório. E mesmo os contos não trazendo como personagens principais princesas, bruxas e dragões, eles não deixam de nos trazer uma grande lição e de nos ensinar como enfrentar os problemas e situações que nos deparamos no nosso dia a dia.


A primeira coisa que chama a atenção no livro, é a edição belíssima da Editora Jaguatirica. A capa é tão linda quanto as ilustrações que acompanham os contos. A diagramação está ótima, com letras de bom tamanho tanto para adultos como para as crianças apreciarem as histórias. As folhas não são amareladas como estou acostumada a ler (cegueta eu), é aquela tipica de livros infantis com ilustrações, papel couché branco, que deixam as ilustrações ainda mais lindas. E mesmo as folhas sendo brancas, não prejudicou a leitura. É daqueles livros que dá gosto ficar folheando, de tão lindo que ele é.


Quanto ao conteúdo, acho que os leitores do blog sabem que não sou muito fã de livros de contos, porque as histórias acabam muito rápido e eu fico querendo saber mais. Mas nesse estilo como do livro, eu gosto. Porque não são as histórias em si o foco dos contos, e sim as mensagens que elas transmitem. E os contos são verdadeiras fábulas. E o conto que eu mais gostei foram todos hehe. Teve alguns sim que me marcaram mais, mas todos eles são maravilhosos. Eu não sabia se apreciava mais os contos ou as ilustrações, que são incríveis.


Não vou falar sobre todos os contos, porque são bem pequenos e ia tirar a graça de quem vai ler, mas vou falar um pouco sobre três deles que mais me emocionaram. O primeiro é o conto O Amigo Secreto, que me deixou com lágrimas nos olhos. Ele mostra bem a inocência perdida e em como devemos tentar recuperá-la. O segundo que me encantou bastante também foi A Menina-Pássaro que só conseguia enxergar o que ela não tinha e o terceiro que vou citar é A Fuga do Zero que decidiu fugir porque não conseguia enxergar o seu valor.


Mas todos eles tem sua peculiaridade e todos são encantadores a seu modo e trazem uma lição que vai ficar nas nossas mentes. Não somente pelo tempo que vamos levar para ler os contos, que é bem rápido por sinal, mas que vai marcar e sempre que passarmos por alguma situação parecida vamos nos lembrar deles. Como diz o título o que os olhos leem o seu coração vai sentir. Por isso recomendo a leitura para as crianças de todas as idades. Eu amei e as mensagens vão ficar bem guardadinhas no meu coração.


Nota:




20 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Esse livro é muito fofo, e está repleto de ensinamentos, e ilustrações belíssimas! Também não sou muito fã de contos, mas esse livro com certeza vale a pena a leitura! <3

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor! Tudo bom?
    Que livro mais gracinha! Não faz meu estilo de leitura, mas parece adorável. As ilustrações são incríveis e condizem muito com o gênero *-*
    Ótima resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi
    legal que os contos foi baseado em situações reais, mas que também possui elementos lúdicos, fora que as ilustrações da foto estão lindas. Que bom que gostou de ler ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ahhh já vi que é apaixonante. Que amor as ilustrações, e eu amo contos de fadas, a história parece ser bem fofa e envolvente, e bem nos dias atuais :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Que livro fofo, achei a edição muito linda e mesmo não lendo muitos contos eu adoraria conferir esta obra.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!! Ao contrário de vc eu gosto de contos, só não estou lendo muitos hehehe achei a edição linda e adoro contos de fadas, estou descobrindo que gosto bastante de literatura infantil, mais do que eu imaginava!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Que fofinho esse livro. A Editora está produzindo livros lindos e de qualidade. Muito fofas as ilustrações e adoraria conhecer esse contos. Histórias infantis sempre tocam meus sentimentos.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  8. Oiii, Sil. Tudo bem?
    A hora que vi esses desenhos já fiquei encantada <3 E pelo visto os contos também são de encantar :) Sou suspeita pra falar, pois amo histórias infantis, mas é bem isso mesmo, essas histórias são ótimas para crianças de todas as idades. Sempre há algo pra gente aprender ou então uma lição que precisamos relembrar :)
    Beijooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por contos de fadas com ou sem dragões eles me encantam e minha coleção de livros nesse gênero é caudalosa haha Adorei tudo que você mostrou sobre o livro, as ilustrações são belíssimas, estou em estado de deleite.

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Que edição linda. Já tinha me apaixonado pela capa e daí vieram as outras fotos.
    Os contos parecem bem escritos e fofos. Adorei que a inspiração veio de acontecimentos reais, da autora. Muito fofa a dica.

    tenha um ótimo final de semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo / Novo Twitter

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Como não gostar de fábulas??? Como você também não sou fã de livros com contos, mas às vezes abro exceções e essa com certeza é uma delas. Sabemos que iremos encontrar verdadeiras lições de vida, e o engraçado é que a leitura é voltada para o público infantil, mas as mensagens deveriam ser aprendidas pelos adultos, que ao cresceram perdem muitos desses valores. Pelos títulos, são histórias bem diferentes, estou louca para ler. Achei lindas essas ilustrações. Ótimo também para presentear. Adorei sua resenha e a dica de hoje!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Eu gosto de contos, mas fico bem chateada porque acabam rápido hahahhahha
    Menina, que edição maravilhosa! Amei!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil.
    Há que edição maravilhosa, amo esses livros infantis que servem para nós adultos também.
    Acho que minhas lágrimas cairiam no conto do amigo secreto.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá Sol!
    Que livro mais foto e lindo. Amo contos de fadas e livros como estes tem um cantinho especial na minha saleta.
    Gostei de estar por aqui.
    Beijinhos
    http://saletadeleitura.blogspost.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Sol!
    Que livro mais foto e lindo. Amo contos de fadas e livros como estes tem um cantinho especial na minha saleta.
    Gostei de estar por aqui.
    Beijinhos
    http://saletadeleitura.blogspost.com.br

    ResponderExcluir
  16. Que diagramação incrível, amei as ilustrações, esse livro é um amorzinho <3 adorei, sua resenha ficou muito linda também! Com certeza lerei se tiver a oportunidade!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que gracinha de livro Silvana. Presente perfeito para a minha sobrinha, tenho certeza que ela ficaria encantada!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil.
    Gostei muito dessa ideia de contos curtos com mensagens para refletir.
    Também achei muito bonitas as ilustrações e a capa.
    Não precisa ser algo antigo pra ser conto de fadas, né?
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  19. Oiii,
    Eu li recentemente esse livro e amei, muito lindo mesmo.
    Que bom que gostou ^_^

    Literatura Por Amor
    Top Comentarista

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo