24 outubro 2017

Resenha | Ode do Infortúnio - Alana Gabriela


Livro: Ode do infortunio
Série: Os Segredos de Afternoon Fall
Gênero: Fantasia
Autora: Alana Gabriela
Editora: Independente
Páginas: 341
Ano: 2017
Compre Aqui: Amazon

Resenha:


— Senti sua falta, Marjorie. Na verdade toda a linhagem Edinger sentiu! — minha avó sussurra contra meus ouvidos. Um calafrio percorre a minha espinha e faço o possível para não me contorcer. — E por isso estou feliz por você estar aqui.


Marjorie Edinger está de mudança para Afternoon Fall. Ela nasceu lá, mas desde seus quatro anos quando seu pai Mathias faleceu, sua mãe Soraya decidiu que não queria viver naquele lugar e elas se mudaram para Brooks Hill. Mas agora Marjorie está indo morar com sua avó Lucíola, que ela praticamente não conhece. Sua mãe tomou essa decisão porque será impossível para Marjorie continuar vivendo em Brooks Hill depois do que aconteceu. Depois de ela ter sido considerada culpada. Infelizmente ela estava no lugar errado, na hora errada e conhecia algumas pessoas que fizeram coisas erradas e por isso Marjorie acabou sendo acusada de uma infração que não cometeu. E enquanto esperava pela audiência em que foi considerada culpada, Marjorie vinha cumprindo serviços comunitários nos bairros mais afastados e deteriorados da cidade, por isso ela já cumpriu sua pena.

Logo que chega em Afternoon Fall, uma placa marca o número de habitantes residentes na cidade: 2240. A cidade foi preservada desde a idade moderna e as casas são quase todas no estilo vitoriano. E o clima parece que não muda, é sempre outono. Quem leva Marjorie até a cidade é seu tio Bauer e quando chegam na mansão de sua avó, ele pede que Marjorie aguarde no carro para não chamar a atenção dos moradores locais. O que é praticamente impossível já que Bauer é um policial e levou Marjorie até a cidade em sua viatura. Lucíola recebe Marjorie de braços abertos, mas Marjorie que sempre foi introvertida fica meio sem ação. Na primeira semana em Afternoon Fall, Marjorie fica praticamente dentro de casa e as únicas pessoas que ela vê são sua avó e seu vizinho Jerome cuja janela do quarto dá de frente para o quarto de Marjorie.

Mas então Marjorie decide conhecer um pouco mais sobre a cidade e acaba entrando na floresta que rodeia a cidade e acaba encontrando uma cabana aparentemente abandonada. E ao explorar o local ela encontra uma espécie de cela trancada com correntes e um enorme cadeado no porão. E o curioso é que não tem ninguém dentro da cela que Marjorie consegue abrir com um grampo de cabelo. E as coisas só ficam mais estranhas quando Marjorie tenta voltar para casa e parece ter algo seguindo ela pela floresta. E ela só consegue encontrar a saída da floresta com a ajuda de Graham, outra morador misterioso de Afternoon Fall. E Marjorie nem desconfia que tem algumas pessoas de olho nela e uma dessas pessoas é Alanis, que pertence a um grupo do qual Jerome faz parte. E sem Marjorie saber eles estão debatendo se vale a pena chamar Marjorie para fazer parte do circulo. Mas o pior acontece quando todos na cidade descobrem o motivo de Marjorie ter vindo para a cidade e sua avó diz que o que aconteceu com ela em Brooks Hill é culpa de Afternoon Fall em sua tentativa de trazer Marjorie novamente até ela.

— Afternoon Fall cobra os seus e por esse motivo ela estava te destruindo em Brooks Hill, com a única finalidade de tê-la de volta. E se não a obtivesse, Marjorie, você sofreria uma terrível destruição a ponto de virar pó para sempre. Uma simples e ínfima marca no túnel da vida. Por isso você voltou para a cidade. Somente por isso. Porque ela a queria aqui.
— Vó, o que está dizendo…?
— Sua mãe sabia dessa verdade, ela estava com medo, tentando evitar esse Infortúnio a todo custo, mas quando percebeu que não estava dando certo concordou com seu retorno. Ela sabia que se ficasse mais um ano distante de sua terra você morreria. – ela fala rapidamente, para não perder a coragem. – E essa é a verdade sobre a sua vinda, Marjorie. Afternoon Fall é a causa de todos os seus problemas em Brooks Hill e o suplício de sua vida.

Demorei para escrever essa resenha porque não sabia como expressar o que senti lendo esse livro. Demorei para escrever, mas não para ler porque o livro, apesar do tamanho, é tão interessante que a gente nem vê as páginas passar e quando percebe ele já terminou. E fiquei frustrada no final porque como é uma trilogia, fiquei morta de curiosidade para saber as respostas das questões levantada durante a história. Ficou muita coisa em aberto. A Alana foi muito má nesse livro porque ao longo da história ela foi levantando várias questões e só aumentando a minha curiosidade e no fim as respostas não vieram. Mas a autora já se pronunciou que as continuações não vão demorar porque assim como nós ela também é uma leitora e sabe como é dificil ficar anos esperando por respostas.

O livro como vocês já perceberam é uma mistura de fantasia com suspense e terror e tem uma mitologia própria. E uma coisa que gostei muito foi que temos a narrativa em primeira pessoa pela Marjorie, preferida do povo, mas também temos narrações em terceira quando acompanhamos outros moradores da cidade. Isso deixou o cenário muito mais amplo e assim dá para saber o que está acontecendo fora da visão da Marjorie. Mas ainda assim os mistérios e segredos não foram revelados, só algumas coisas que a autora foi soltando aos poucos. A sinopse do livro não revela muito e só vamos descobrindo as coisas conforme vamos lendo o livro. Eu fiquei naquela tentando adivinhar sobre o que realmente era a história. Quando vi eles falarem sobre circulo já imaginei que ia ter bruxas, mas depois pensei que era sobre lobisomens. Enfim, vocês vão ter que ler para descobrir hehe.

Os personagens são todos interessantes e nenhum deles é o mocinho ou o bandido. Todos tem atitudes boas e más ao longo da história, então qualquer um pode se revelar o grande vilão a qualquer momento. Chegou uma hora que eu desisti de descobrir quem era o errado da história porque volta e meia um deles tinham algum tipo de atitude que me deixava frustrada por não saber a verdade. Mas ao mesmo tempo isso, esse grande mistério envolto em um clima sombrio, foi que o que me fez dar cinco estrelas ao livro. Não vou falar sobre cada um dos personagens porque o interessante é cada um tirar suas próprias conclusões conforme vai lendo a história, mas não posso deixar de citar a cidade, que tem seu grande destaque como se fosse um dos personagens da história. Enfim, recomendo o livro com certeza. Leia e se deixe seduzir por todo esse mistério criado pela Alana. Mais um livro que amo da autora.


Nota:





17 comentários:

  1. HUm..fiquei louca por esse livro. Gostei muito. Que capa maravilhosaaa! POxa, gosto de personagens como esses que não são bons nem ruins. Sabe, acho que todos temos os dois dentro de nós e isso puxa mais os personagens para realidade.
    Quero ler.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. oiee Sil
    eu gostei bastante dessa sinopse e da sua resenha
    eu gosto de histórias assim bem perigosas, com suspense.
    A capa é bem misteriosa e diferente.
    eu gosto de histórias assim que a gente não sabe quem é o mocinho e quem é o vilão
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Adorei sua resenha <3
    O livro parece ser bem legal, a premissa é interessantíssima e gostei bastante dos pontos que você ressaltou, principalmente, pelo fato dos personagens não serem completamente bandidos nem mocinhos, isso é sem dúvida muito interessante... Enfim, adorei o livro e espero poder ler em breve ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, eu sempre fico bem impressionada com a qualidade da escrita da Alana pelas resenhas dos livros dela que leio, minha lista de leituras está enorme, mas ainda vou arranjar um tempinho pra ler algo dela. Que bom que vc curtiu a leitura e espero que o próximo saia logo pra matar sua curiosidade!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Gosto desse tipo de livro onde as pessoas são humanas e tem atitudes humanas (isso que você falou de não existir mocinho ou bandido).
    Achei a sinopse muito legal e fiquei curiosa. O suspense chegou aqui, menina!

    um beijo
    litgrrrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bom?
    Adoro personagens cinzas, torna toda a ambientação e a história mais reais - e dá mais animação ainda pra ler, porque nunca se sabe o que esperar deles.
    Não conhecia o livro, mas vou guardar a indicação pra quando quiser vibe de fantasia (no momento tô fugindo pro ya pra escrever e não me perder em outro gênero :P).
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    Que bacana...mais um livro da Alana.
    Adoro histórias em que os personagens não são vilões nem mocinhos. Acho que as nuances são sempre o que mais nos cativa.
    A mistura de elementos também parece ser interessante. Tomara mesmo que as continuações não demorem.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    Sua resenha me despertou interesse, mas confesso que este tipo de livro é daqueles que eu evito ler, minhas preferências são mais romances. Esta autora escreve livros ótimos.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Alana arrasa né? Eu ainda estou lendo e com muito medo desse final, mas ela já me garantiu que logo chega o segundo livro *----*
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Parece ser uma história interessante e ainda cheia de suspense. Um prato cheio. Não sou muito de fantasia, mas quem sabe futuramente.
    Que venha logo o segundo para você curar a ânsia haha

    tenha uma ótima quarta
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Wow, adorei o nome do livro a capa e sua resenha. Vou deixar essa dica anotada!
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  12. Esse não é bem um estilo que me atraia em um momento inicial, mas a sua resenha foi muito estimulante, vai criando um clima e no final bate a vontade de ler! Quem sabe?!?!

    Jaci
    Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  13. Olá Sil! Tudo bem?
    Nossa, super me interessei pela história, pois mistura os dois gêneros que mais gosto: fantasia e suspense! Acho que ia gostar muito de ler! Ainda mais com esses elogios todos! :D
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Eu nunca tinha parado pra ler nada desse livro.
    Gostei da sua resenha. E me fez gostar do livro!
    Eu gostei da proposta, porque gostei da mistura!
    Espero ler em breve ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,

    Gostei do estilo de gêneros do livro e acredito que seria uma leitura bem interessante.
    Vou colocar na lista de leitura.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Esse livro me lembrou um filme que meu namorado assistiu onde tinha uma placa com o número de habitantes na entrada.. Enfim, pela nota eu fiquei bem curiosa para ler!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  17. Não é muito o género de livro que gosto de ler, mas a história parece interessante.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo