10 julho 2015

Resenha | Eu te darei o Sol - Jandy Nelson


Livro: Eu te darei o Sol
Série: Não
Autor: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama, Romance, Jovem Adulto
Páginas: 384
Ano: 2015
Sinopse:
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Resenha:
Em Eu te darei o Sol, conhecemos os gêmeos Noah e Jude. A história começa com eles aos 13 anos. Apesar de serem gêmeos, eles não poderiam ser mais diferentes. Jude é a tipica garota popular, que todos respeitam. Ela é extrovertida, alegre e está sempre defendendo seu irmão. Noah, é introspectivo, e sofre bullying por causa da sua personalidade, mas tem a alma de um artista e quase tudo é uma ideia de um desenho, que ele logo coloca no papel. Noah é gay, mas ele ainda não assumiu isso para ninguém, nem para ele mesmo. Mas apesar dessas diferenças, eles são muito ligados, eles pensam igual. Até por isso eles nunca brincam de joquempô. Ele nunca escolhem coisas diferentes: duas pedras, dois papéis, duas tesouras. É como se sozinhos, eles fossem apenas metade de uma pessoa.

Jude sempre foi a preferida de seu pai e também da sua avô que já faleceu. Sua mãe ainda não se decidiu qual é o filho favorito. Pelo menos não tinha se decidido até agora. Ela diz a todos que recebeu uma mensagem da vovô Sweetwine no momento em que estava passando em frente a escola secundária de belas-artes e que vovô acha que seria perfeito que Jude e Noah estudassem lá. Isso causa uma discussão na família. Noah adora a ideia, já Jude acha que a escola é para gente estranha. Mas sua mãe acaba vencendo a discussão, e lá vão eles tentar entrar para a escola. E é nesse momento que eles sabem que ela decidiu qual é seu filho favorito. Quando ela vê os desenhos de Noah, ela uma professora de história da arte, fica tão deslumbrada a ponto de se esquecer de ver os desenhos de Jude.

Três anos depois, as coisas se inverteram. Os Irmãos que eram tão ligados, agora se repelem. Jude está estudando na escola de artes. Noah não foi aceito. E depois disso, ele nunca mais desenhou. Noah agora é o garoto normal, ele participa de festas e até entrou para um equipe esportiva da escola. Enquanto isso, Jude vê e fala com sua avô e com a sua mãe, que faleceu a dois anos. E ela ficou neurótica, sempre vendo doenças em tudo e tentando se livrar delas com simpatias descritas na "bíblia" deixada pela sua avó. Seu pai que continua vivo, ela vê menos do que sua mãe morta. Mas o que será que aconteceu de tão grave nesse tempo para que os papéis se invertessem dessa maneira? Será que a disputa entre eles pelo amor de seus pais e pelo garoto novo foi tão grande que serviu para que as personalidades se invertessem?
— Certo — diz ela — Árvores, estrelas, oceanos. Tudo bem.
— E o Sol, Jude.
— Ah, claro — diz ela, surpreendendo-me completamente — Eu te darei o Sol.
Tem livros que marcam tanto que fica até difícil fazer resenha. Esse é um deles. Quando li na sinopse que o livro era desconcertante, não acreditei muito, até porque já li um outro livro da autora, O céu está em todo lugar e achei a edição tão linda e a história tão fraca, que esperava algo no mesmo estilo, apenas mais um romance/drama. Mas me enganei. O livro desorienta mesmo. A história é narrada pelos dois irmãos, só que em tempos diferentes. Temos o passado narrado por Noah, e o presente, três anos depois narrado por Jude. nesse meio tempo não sabemos o que aconteceu para que houvesse uma reviravolta tão grande na vida deles e num primeiro momento é o que me fez ficar agarrada ao livro. Mas depois a história fica tão mais complexa, que literalmente me desconcertou.

Logo no começo do livro já me apaixonei por Noah, não tem como não se encantar com ele. Ele é tão carente de atenção, de carinho, que dá vontade de entrar na história e abraçá-lo. E num primeiro momento não gostei de Jude, por achar que ela era a culpada de Noah não receber esse amor. Mas depois quando li a parte narrada por ela, mudei minha opinião, ela é tão carente quanto Noah. Infelizmente isso acontece muito, pais que não percebem que estão fazendo distinção entre os filhos, causando uma disputa entre eles. A autora mostrou o amor e a amizade entre os dois irmãos de uma maneira, que fiquei até com inveja, porque apesar de ter quatro irmãos, nunca fui ligada assim com nenhum deles. E por fim quando descobri o que realmente tinha acontecido, pude ver como um segredo, uma mentira e muita culpa pode virar a vida de alguém do avesso. Eu mais do recomendo o livro.

Nota: 


Livro e brindes cedido pela Novo Conceito


38 comentários:

  1. Olá!!
    Eu, quando vi esse lançamento, quis logo de cara comprar e pelo visto eu fiz uma ótima escolha haha. A premissa me encantou muito!
    Essa jogada de intercalar narrativas no presente e no futuro, eu já li um livro assim, No Escuro, e gostei muito!
    Espero poder ler esse livro em breve ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar deste livro, mas até que fiquei curiosa para o ler, é completamente o tipo de livro que eu sei que posso gostar.
    Pena que eu ainda tenho muitos livros atrasados para ler este ano que fazem parte da minha lista de 15 livros para ler em 2015, pelo que tão brevemente não me posso aventurar com mais livro nenhum.
    Beijo.
    http://mariacrescida.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Tudo bem? Livros que nos desconcertam são os melhores, né? A sua já é a segunda resenha bem positiva que leio para "Eu Te Darei O Sol". Assim eu fico mega tentado a ler o livro, né? haha Mas eu pretendo ler ele mesmo. Algo me diz que vou adorar a obra! :) Parabéns pela resenha.

    PS: Que kit mais fofo esse que a NC enviou para você! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Sempre fico muito encantada quando leio uma resenha em que a pessoa fala que, por conta da grandeza do livro, fica até meio difícil fazer a resenha. Fiquei com muita vontade de ler depois de tudo o que você falou (e só o nome já tinha me conquistado).
    Linda resenha!
    Beijos, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!
    Assim como voce, tambem ja li e amei inevitavelmente esse livro, ja virou um dos favoritos da vida.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Estou (ou estava?) com o mesmo receio que você. Será que esse livro é realmente bom como estão falando? Mas ainda bem que a história te agradou. Parece ser uma boa leitura, sem dúvidas. Não sei se irá me desconsertar como aconteceu a você, mas espero que mexa comigo de alguma ou muitas formas.
    Gostei de saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler esse livro. Ótima resenha! Lindo kit, tb quero!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Gostei da resenha, estou louca para ler esse livro pois parece ser uma história incrível e super envolvente, ainda não li nada da autora, a história parece que é aquela que meche com a pessoa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Recebi este livro da Novo Conceito e fiquei bem interessado para ler. Só hoje, esta é a segunda resenha super positiva que leio sobre o livro, estou pensando em aproveitar as férias e lê-lo logo hahaha

    Ótima resenha!
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, se tem uma coisa que eu detesto é comparação/competição entre irmãos. Como irmã mais velha acho que meu irmão sofreu um pouquinho, então logo de cara consigo entender a Jude e Noah! E o fato de não serem idênticos foge um pouco dos clichês, né? Como sempre Sil eu adorei a resenha, parabéns!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Silllllllllllllll
    Eu amei esse também, incrível, uma leitura especial e uma resenha difícil mesmo, também tive problemas para passar o quão bom ele foi para mim! Adorei a sua resenha, ficou clara, e nossa que história né menina?! Aquela mentira, aquele final que tudo se encaixa! E o bendito Ralph! ahahhaha
    Cade?!!!!! ahhaha
    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    Beijos
    Paulinha
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/07/resenha-100-dias-de-sensualidade.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil ♥
    Eu não estava com a mínima vontade de ler esse livro ATÉ ler a sua resenha.
    Como proceder com isso?
    Obrigada por essa resenha HAHAA

    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.
    Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil! Tudo bem?
    É tão legal ler uma resenha que reflete o quando a pessoa gostou do livro.
    Eu já estava super interessado nele e você me fez querer mais ainda!
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Já tinha visto sobre o lançamento, mas não tinha me chamado atenção tanto quanto a sua resenha.
    É realmente bonito ver uma relação de irmãos que são extremamente ligados. Fiquei curiosíssima para saber qual é o segredo que transforma a vida e a relação deles dois.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Nossa, vi esse livro nos lançamentos da NC e super me interessei, e agora, depois dessa resenha super maravilhosa, estou muito mais interessado. Parece ser um livro emocionante.

    Bjs :)

    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Sil. Estou lendo este livro no momento e gostando muito. A autora tem uma forma única de escrever e de nos envolver. Eu acredito que ao finalizar a leitura minha opinião sobre a obra será bem próxima da sua e muitos outros blogueiros que anda adorando Eu te darei o sol.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ola Silvana como vai?
    A sua resenha esta espetacular, ainda não tive o prazer de ler o livro mais já ouvi falar muito bem dele e logo quero ler
    Abraços !

    http://www.pedrosanttos.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil

    Ótima resenha! Eu já tinha lido apenas uma outra, mas ela não conseguiu me fazer ter interesse pelo livro, já a sua fez.
    Não morro de amores pela história, mas só em saber que o Noah é preterido e carente já me faz ter mais simpatia! E também fiquei curiosa para saber da reviravolta! Vamos ver se leio algum dia...

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Não parece ser muito o tipo de livro que costumo ler, mas achei a sua resenha bem interessante, talvez eu deva dar uma chance ao livro.

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Silvana!
    Então, tenho visto bastante esse livro pelas redes sociais, mas nunca havia lido a sinopse. Achei realmente muito interessante a proposta de falar de irmãos, fiquei com vontade de ler <3

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Olá, Sil.
    Eu estou bem curioso quanto a esse livro, principalmente porque trata de um assunto complexo: a disputa por carinho entre irmãos. E mais difícil anda: quando os pais incentivam isso.
    A proposta é excelente, sem dúvida. E sua resenha me deixou ainda mais na vontade. Quero ler.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  22. Oi Silvana!
    Só tenho visto resenhas positivas desse livro. Achei a premissa dele bastante interessante e fiquei bem curiosa depois de ler a sua resenha.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  23. Oi, Sil! Tudo bem?

    Guria, meus parabéns. Você não merece apenas palmas agora, como um tocantins inteiro.
    Sério, não dava nada pelo livro antes. Nada demais; parecia mais uma história legal para conferir caso tivesse oportunidade. Agora? PRECISO ler esse livro e saber o que aconteceu com essa menina pra ela mudar assim! Socorro!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Silvana
    já fiquei encantada só pelo título
    achei a história bem diferente e excêntrica
    Gostei muito do personagem Noah só pela resenha hehehe
    bju grande

    http://karinapinheiro.com.br/bicho-papao/

    ResponderExcluir
  25. Oie,
    o livro parece ser lindo, mas confesso que não tenho certeza se vou gostar da leitura, parece ser um pouco lenta, mas a história linda!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Sil!
    Eu tenho O Céu Está em Todo Lugar aqui e pretendo ler em breve. Não sabia muita coisa sobre a história até ler a sua resenha e parece ser um livro incrível, com uma história realmente bonita e interessante.
    Vi que muita gente criticou a capa, mas sabe que eu até que gosto dessa? Acho super fofo esse amarelo e o desenho do sol <3
    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  27. Oie Sil =)

    Esse livro será uma das minhas próximas leituras, e pela premissa ela me parece ser muito bonita.

    Minhas ultimas leituras no geral tiveram em algum momento foram um pouco mais lentas. Porém se o final compensa, tudo bem =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  28. Olá =D

    Já li o outro livro da Jandy Nelson e amei <3 E estou louca para ler este.
    Pelos seus bons comentários tenho certeza que vou amar, tanto quanto amei "O céu está em todo lugar" <3 Amei sua resenha;

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  29. Oii!!

    Já tinha encontrado esse livro em outro blog e com muitas recomendações e comentários positivos. Encontrei para vender ele esse final de semana em uma livraria aqui de Porto Alegre, mas fiquei na dúvida. Vou conferir essa história logo, logo.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  30. Oi,t udo joia?
    Venho vendo muitas resenhas positivas sobre esse livro, estou bem curiosa. Achei um amor essa edição <3

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Silvana!
    Nunca tinha ouvido falar no livro, mas a sua resenha me chamou muito a atenção! Curiosa define como fiquei ao terminar de ler o post hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Sil,

    Só leio resenhas positivas desse livro, estou bem curioso e gosto demais dessa capa, um bom gosto da editora....boa dica....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Sil!
    Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre este livro e gostei muito, bom saber que é tão lindo e emocionante como a sinopse diz. Fiquei curiosa sobre os segredos, vou colocar na lista. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  34. Oi Sil, nossa eu me apaixonei pelo livro e pela resenha! Que personagens mais cativantes... ao ler você falado do Noah, também senti essa vontade de abraço e também a sua irmã... :\

    Bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi, Sil!
    Nunca tinha ouvido falar do livro e, na verdade, eu não gosto muito do estilo, mas confesso que sua resenha me deixou com muta vontade de ler. Parece ser bem desconcertante mesmo. rs
    Ah, fica boa logo!^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Estou aqui dizendo para mim mesma UAU! Não simpatizei com o livro, olhando simplesmente a capa, mas depois dessa resenha... As vezes eu gosto de livros desconcertantes, eles me viram do averso, promovem catarse e me fazem repensar... Para uma geminiana profissional com ascendente em sagitário repensar vez ou outra ou vez em sempre é FUNDAMENTAL!

    Pandora

    ResponderExcluir
  37. Oi Sil. Achei que já tinha passado por aqui :(
    Eu não dava nada pelo livro, mas depois da sua resenha, me sinto quase na obrigação de lê-lo, hehehhe
    Adicionado a lista.
    Parece ser um livro lindo e emocionante e com muitos assuntos importantes abordados =D
    Um beijão e melhoras
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi Sil,
    Primeira resenha que leio sobre o livro e adorei.
    Amei todo capricho da editora com ele, o kit é uma graça.

    Essa relação dos irmãos é o que mais me chama atenção para a leitura e o porquê do Noah ter mudado bastante.
    E a menina fala com a mãe morta? O.o

    Linda resenha!

    bjs e tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo