09 julho 2015

Dica de viagem - Ouro Preto

Olá gente bonita e antenada! que tal pegar papel e caneta pra anotar essa dica de viagem que com certeza você vai amar, Estou falando sobre a cidade de Ouro Preto/MG. Cidade histórica e que conta muuuuito sobre nosso Brasil durante a época da escravidão/ouro e pedras preciosas.

Ficamos em uma hospedagem bem gostosa e charmosa, fiz a reserva com a própria hospedagem. Confesso que fiquei com um pouco medo de ser surpreendida negativamente, mas não tenho do que reclamar. Hospedaria Antiga Recomendo!!!

Bom dia!! linda cidade
Em frente a pousada - nosso quarto era esse com a janela fechada
E tá pensando o que meu bem, nossa pousada também tem historia. Foi residencia do comendador José Pedro Xavier da Veiga (1846-1900) O arquivo publico ficava nesse pavimento, e o andar de baixo era a senzala literalmente.  
Tem coisa melhor que logo cedo tomar aquele cafezinho acompanhado com um delicioso e original pão de queijo? (a dieta foi pro espaço)
Apos o meu "simples" café da manhã fomos desbravar a cidade, e para nossa surpresa... as assustadoras ladeiras. Gente juro, quando eu lia ou ouvia que as ladeiras de Ouro Preto são de dar dor nas pernas, eu achava que era exagero, porem, não é! Subimos uma que quando chegamos no topo, o coração estava querendo sair da boca hahahhaha. Mas tenho boas noticias, nos outros dias elas ficaram menos sofridas hahahhaa. E a graça é desbravar a cidade né, então pra que carro e ônibus?


Igreja São Francisco de Assis e atual museu com obras de Aleijadinho.

A igreja é linda tanto por dentro quanto por fora. Sua construção e decoração rococó é feita em grande maioria por Aleijadinho e conta com um teto lindíssimo feito por Manuel da Costa Ataíde. Quando a gente contempla de perto as obras desse grande meste na escultura e arquitetura, a admiração só aumenta e o orgulho também. Afinal ele era mulato e brasileiro.
Só pra informar, em frente as igrejas tem muitos guias e todos cobram pra apresentar e contar a historia da igreja, e até sugerem um tour pela cidade. Se for querer um guia pague por um que seja credenciado.
Artista da cidade e suas lindas obras

Feira de artesanato em pedra-sabão

Essa feira fica em frente a igreja São Francisco de Assis, e tem peças lindas feitas por artesãos talentosíssimos. Arte que foi passada por gerações. Mas atenção! caso você compre alguma peça, muito cuidado, pois são super frágeis e qualquer coisinha quebram.
Apos admirar as obras de Aleijadinho e os artesanatos local, fomos então até a casa de Tomas Antonio Gonzaga (detalhe ele também foi um inconfidente) . Quem aí lembra dos trechos do livro Marília de Dirceu, na época em que estudamos sobre literatura brasileira? Pois é meu povo! fui na casa do Dirceu que era pseudônimo de Tomas Antonio Gonzaga. 
Casa do Dirceu.
Só pra recordar Dirceu viveu uma linda e impossível historia de amor com Maria Doroteia, e escreveu varias liras para sua amada. Onde até hoje é estudada em todas as escolas do país.

Através do quintal da casa é possível ter um linda visão da cidade.


Trecho de uma das liras, pintada na parede no interior da casa.

Dentro da casa tem artesãos vendendo lindas peças. 

Dirceu e Marília
Mesmo que você não entenda nada de arquitetura, é quase impossível não se apaixonar por cada casa, e detalhe se naquela casa morou alguém ou houve algum fato importante, haverá uma plaquinha informando. Bacana não é?!


Detalhes de uma loja de decoração.

Museu da Inconfidencista

Ocupa a antiga Casa de Câmera e Cadeia de Vila Rica (Ouro Preto) O museu é dedicado a preservação da memoria da Inconfidência Mineira. É um lindo prédio e dentro tem documentos, objetos diversos, roupas entre outras coisas. Tudo para contar sobre a historia local e do nosso país. E também tem o presidio onde ficaram os presos políticos, como por exemplo Tiradentes. Foi em frente a esse museu que ele foi morto.

Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Fica ao lado do museu da Inconfidência. Foi projetada pelo pai de Aleijadinho.
Monumento em homenagem a Tiradentes, no lugar onde foi morto.
Em frente ao museu tem a UFOP - Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. É um lugar impar! O que tem de pedras preciosas e de todos os tipos é incrível !!!
É realmente um ótimo lugar para aqueles que estudam mineração, historia natural entre outras coisas.

Em uma das salas entre belas pedras preciosas.

Casa onde morou Tiradentes

Lembrando que, a casa foi arrasada e salgada para que mais nada ali nascesse, e foi decretado infame todos os seus descendentes. Essa casa em questão foi refeita. 

Ahhh que ruazinha charmosa... 

Claro né meu povo, que também aproveitei pra provar o chocolate local... e que delicia!!! 
E o fim da noite do 1º dia, terminamos em pizza. E que pizza!!!
Sem contar que o local onde é o restaurante era uma senzala, observe a parede de pedra. Todas são assim!!! 

Sim! em 1 dia fizemos muitas coisas, saímos da pousada as 9:00 e so voltamos 23:00, será que nossos pés estavam bem? hahhaa

Dá pra perceber que essa é uma bela de uma ladeira? rs
Mas não somos bobos, só descemos por ela por que subir...

... seria de chorar... Mas é tão linda... rs

Bora caminhar pois ainda tem muito lugar pra conhecer e se apaixonar.


Loja de antiguidades.

E conversando com o dono ele disse conhecer sobre a cidade de Sorocaba, olha só que bacana! vou pra longe e aprendo um pouco mais sobre onde moro. 

Igreja do Pilar.

Essa estava bem movimentada, pois muita gente queria conhecer por se tratar da 2º igreja mais rica do Brasil.
Também foi construída no ciclo do ouro. Em seu interior trabalharam o pai e irmão de Aleijadinho.
Caminhando mais um pouco pelas lindas ruas da cidade chegamos a singela porem linda a igreja Nossa Senhora do Rosário. Diz que essa era a igreja dos negros, a cúpula da igreja é em formato de casco de navio (navio negreiro). É nessa igreja que se concentra os Santos negros mais venerados em Villa Rica: Santa Efigência, Santo Elesbão, São Benedito e Santo Antônio de Noto

Igreja Nossa Senhora do Rosario

Lojinha que nos encantou - Maria das coisas, tem muita coisa linda - Recomendo.

Chegamos então a Casa dos contos, eu crente que seria algo poético e romântico... É uma casarão muito bonito. Porem tem a senzala que era aberta a visitação. Sinceramente? eu fiquei triste, pois é possível ver como os escravos eram submetidos a sobreviver naquele local, dormir em pedras escorregadias e pontudas, material que era usado pra tortura entre tantas outras coisas. É quase impossível entrar lá e se manter alegre, é como se todos se fizessem em silencio por respeito e dor por aqueles que ali viveram. 

Casa dos contos
Precioso museu que conta o ciclo do ouro até nossa atual moeda
Senzala
Foto extraída da internet 

Patio da Casa dos Contos

A direita é a entrada da cozinha e da senzala.

Todas as fontes ou chafariz da cidade estão passando por restauração, e você acha que elas serviam só pra enfeitar?
Era lugar onde os cavalos bebiam água.
Não tinha como não registrar esse lindo crepúsculo. 

Ouro Preto tem vários distritos e fomos em um deles, Mariana.
Claro que não perdemos a oportunidade de ir trem, que viagem gostosa e com linda paisagem.

Viagem de trem para Mariana.
Igreja São Francisco de Assis, em destaque o pelourinho onde eram açoitados os escravos e presos.

Ao fundo a Casa de Câmera e Cadeia -
O pelourinho foi feito em frente a cadeia, para servir de exemplo para aqueles que estavam presos.


Esses dias em Ouro Preto foram mágicos, era o meu sonho conhecer e fico muito feliz em ter realizado esse sonho. Conheci um pouco mais sobre nossa historia, senti orgulho e vergonha. Pudemos ver que muitas coisas mudaram mas outras somente foram camufladas... (olha eu aqui querendo falar sobre politica hehee)

Recomendo a todos que façam essa viagem, e querem saber, não só tinha brasileiros como muitos gringos. Vi uma família de americanos tão fofos por lá *__* .

Ouro Preto não tem shopping nem McDonald's, mas quem precisa disso quando se está em uma cidade linda com ótima comida?

O povo mineiro em sua maioria são super simpáticos, então aproveite para fazer amizades!



Dicas:
**Não use sapatos com muito salto, recomendo um bom tênis ou coturnos. Pois como eu já comentei as ruas são de pedras e podem até serem escorregadias.
**Roupas confortais e blusa de frio, pois querendo ou não lá é uma cidade mais fria.
**Prepare a câmera fotográfica ou carregue o celular, pois te acredite você vai querer tirar fotos o tempo todo.
**Pesquise bem o hotel/pousada/hostel em que for ficar, pois dependendo do lugar você pode pagar mais caro.
**Pesquise preços de passagem tanto de avião como de ônibus, pois dependendo da época tem ótimas promoções.
**E por ultimo porem não menos importante, Ouro Preto não tem aeroporto. Você vai desembarcar em Belo Horizonte e ir até a rodoviária, elá você pega um ônibus direto a OP.
** Recomendo: O restaurante Tiradentes, Spaguetti, Caldos de Minas - são caldos deliciosos e uma pizza maravilhosa e por ultimo Acaso 85 esse todos TEM que ir hehehe. 

Espero que tenham gostado e me perdoem por ter sido um post tão extenso. (isso porque editei muita coisa hehee)

Beijos e não deixe de comentar. 





14 comentários:

  1. Eu adoro as cidades históricas de Minas, já visitei várias. Infelizmente, ainda não fui a Ouro Preto. Contudo, ela está na minha lista de próximos destinos.
    Excelente dica. Vou aproveitá-la, com certeza.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Oi Olivia,
    Nossa que cidade linda! já passei por várias cidades de Minas enquanto viajava e parei em algumas para descansar para depois seguir viagem, mas não vi nenhuma tão bonita quanto essa.
    Fiquei com muita vontade de conhecer.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Olívia! Oi Sil!
    Nossa, se eu já queria conhecer Ouro Preto, agora quero ainda mais. Quantas fotos lindas, quantas dicas legais, simplesmente amei! E, assim como o Marcos aqui em cima, eu também curto demais cidades históricas. *-*
    Beijos, adorei o post!
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica <3 E fiquei com muita vontade de comer pão de queijo hahah lugar lindo
    Beijo beijo
    http://wherefaithlives.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Olivia, oi Sil, tudo bem?

    Que cidade mais linda!! A arquitetura lembra um pouco as de Paraty, aqui no Rio! As igrejas também!
    É impressionante como o Brasil é belo! É tanto lugar pra visitar...
    Eu tenho muita vontade do conhecer Ouro Preto, Salvador, Florianópolis, os Lençóis Maranhenses...um dia eu vou realizar esses sonhos!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  6. É sério, tem coisa mais legal que visitar lindas cidades?
    Também estou passeando em Joinville, estou adorando - Ouro Preto eu já ouvi falar bastante, espero que esteja curtindo.

    Far Away From Truth
    farawayfromtruth.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Parece que foi uma boa viajem, pelas fotos e pelo que já vi falarem parece ser uma cidade muito bonita, legal a pousada.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Olívia!
    A cidade é realmente linda! Seria uma ótima opção de lugar para viagem.
    Os pontos turísticos são tão... ♥
    Adorei as dicas. As fotos ficaram ótimas.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
  9. Oi, Olívia! Tudo bem? Nossa, adorei o post! Minas Gerais é um lugar que morro de vontade de conhecer. Sério. E quando eu for lá (e espero que isso seja logo) visitarei Ouro Preto, que parece ser um lugar incrível! *-* Adorei as fotos que você separou. Tudo está muito lindo, amei! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Auuuunw, eu gostei muito do seu post.Parece um lugar tão bonito, tão gostoso pra passear.Pronto, decidi minhas próximas férias HAUAHAUHAU
    Sério..eu amei muuuito.Gosto de casinhas assim..sei lá..são lindas e fofas ! :)


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Uaaaaau, só vi lugares lindos!
    A ruazinha charmosa é muito charmosa msm hein, adorei!
    Legal saber q lá n tem shopping, haha
    Dica anotada ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii...
    Cada lugar lindo, hein?
    Realmente deve ser um lugar maravilhoso!
    Valeu pela dica.
    Beijinhos ;**

    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Achei lindo o lugar, com casas que me lembram novelas antigas. As fotos ficaram ótimas e nos dá uma vontade de visitar essa cidade e, também, comer pão de queijo (eu amo) hehe.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  14. Olá Olivia,

    Muito legal esse post, tenho muita vontade de conhecer Ouro Preto e as dicas são ótimas e ajudam muito.....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo