31 julho 2015

Resenha | Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas


Livro: Prometo Falhar
Série: Não
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito
Gênero: Crônicas
Páginas: 400
Ano: 2015
Resenha:
"O erro das pessoas é procurar o que não existe."
Em primeiro lugar quero dizer que livros de crônicas não são os meus favoritos. Não lembro de ter lido nenhum do gênero. Por isso tive um pouco de dificuldade ao começar a leitura. Estou mais acostumada com livros de histórias com começo, meio e fim e diálogos, muitos diálogos. Mas logo superei essa minha aversão ao gênero. Na primeira crônica, o autor já me ganhou e fiquei com um sorriso bobo no rosto enquanto lia. Li o livro todo de uma vez, mas depois voltei e comecei a reler as crônicas uma por uma e pensar em cada uma delas, em como cada uma mexeu comigo de uma forma diferente.

"De tudo o que amo é você que mais me apaixona."
O livro tem como tema o amor. O amor em todas as formas, amor pelo seu semelhante, pelo pai, mãe, filho, neto, o amor conjugal e ate o amor pela vida. Só que não é aquele amor que estamos acostumados a ver nas histórias românticas. É o amor sem filtro. O amor como é realmente. O amor que gera ciumes, que torna as pessoas que amam egoístas, o amor imperfeito. O amor é tão grande que a pessoa que ama não quer que ninguém mais veja o que ela vê na pessoa amada. E tem o amor que perdoa, mas deixa de amar e tem o que não perdoa, mas continua amando até o fim. E o amor que acontece no momento em que se encontram, e o amor que só acontece depois de separados. E tem também o amor puro, platônico, e o amor que não pede nada em troca.
"quantas vezes é possível te amar pela primeira vez?"
Uma coisa que gostei muito foi o titulo do livro, Prometo Falhar. E quem não falha? Quanto mais tentamos, mais erramos e isso gera uma frustração, pois, quando falhamos achamos que fizemos algo errado, mas não é isso o que o livro nos ensina. Ele mostra que mesmo falhando, nos ganhamos alguma coisa com isso. E a "perfeição" não existe. Quanto mais buscamos ser perfeitos ou um alguém perfeito, mais nos decepcionamos, achamos que fracassamos, mas o fracasso é nunca tentar.

"É tão mais fácil não amar. Mas que merda andamos fazendo aqui se não amarmos?
São tantas as crônicas, praticamente uma a cada duas ou três páginas, que fica difícil escolher qual é a melhor ou qual trecho marcou mais. Mas teve algumas que me emocionaram. Tem a do homem que tinha duas mulheres, uma para amar e outra para o acompanhar, cujo final foi surpreendente. E tem a do homem que quase foi um milionário, essa foi a que mais me marcou. Tem também algumas poesias, pensamentos, enfim, é uma obra maravilhosa que todos tem que ter em casa. A minha unica ressalva foi algumas referencias a Deus, que não gostei. E outra coisa, se você pretende dar de presente por exemplo, já aviso que as crônicas tem uma certa conotação sexual. E não podia deixar de falar do capricho da Novo Conceito na edição do livro. A capa está linda e a diagramação perfeita.
"A ironia da vida é durar apenas o tempo necessário para ser eterna."
Nota:




13 comentários:

  1. Olá Silvana, primeiramente seu blog está lindo!
    Estava procurando resenhas sobre esse livro, que confesso, me chamou atenção pelo nome. Não sabia que eram crônicas e sua resenha me deixou super interessada, só fiquei um pouco assim com a sua ressalva, que tipo de referências são essas a Deus?

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bem? Adorei a premissa do livro, pois curto muito crônicas. Em breve vou ler o meu primeiro livro de crônicas e estou bem ansioso para fazer isso, algo me diz que vou adorar obras assim! <3 Gostei de saber que as crônicas desse livro são sobre o amor! :) Espero lê-lo em breve. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Eu também nao curto mto cronicas. Como não tem uma estória propriamente dita, não consigo me envolver na leitura.
    Os quotes q vc selecionou são ótimos e mostram o talento do autor.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, Sil!! Pelos trechos já dá para sentir que devem ser crônicas mega tocantes. Diferente de você eu já gosto muito desse tipo de texto e fiquei bem curiosa para ler "Prometo Falhar". Beijinhos.
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  5. OI
    Estou vendo bastante divulgação desse livro e foi a primeira resenha que li como você não sou de ler crônicas, mais esse estou realmente querendo ler, é legal ver que o livro podre trazer um personagem real e a forma de trabalhar o amor. Muito boa a sua resenha e que quotes lindos são esses.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sil.
    Ainda não chegou para mim, Prometo Falhar, mas pretendo ler.
    Assim como você, acredito que irei gostar e muito.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Fiquei super curiosa desde que a NC começou a divulgar esse livro.
    Não sabia que era de crônicas, mas eu gostei bastante da sua resenha e me despertou bastante o interesse na obra.
    Agora falta o dinheiro rsrs *-*
    Bjs e um bom fim de semana.
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil.
    Ao contrário de você, Crônica é um dos meus gêneros literários favoritos. Principalmente porque o gênero possui uma linguagem leve, mas mesmo assim os textos costumam ser tocantes.
    Fiquei curioso para ler o livro, até porque se você que não gosta do gênero aprovou, eu devo amar.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  9. Oii Sil, tudo bem??? Acredita que eu havia acabado de comentar em um blog que o livro não havia chamado a minha atenção? Mas depois da sua resenha, como não se apaixonar? Acho que algumas ressalvas que você fez me incomodariam (como a questão sexual) , mas acho que de forma geral gostaria sim. E sua resenha hein? Anotei até uns quotes dela, hehehhe
    " E tem o amor que perdoa, mas deixa de amar e tem o que não perdoa, mas continua amando até o fim. E o amor que acontece no momento em que se encontram, e o amor que só acontece depois de separados." Amei <3 Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Também não curto muito livros de contos e/ou crônicas, mas estou curiosa para ler esse.

    Seguindo o blog! *_*
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Sil,
    ao contrário de você eu sou apaixonada por crônicas e esse é o lançamento que estou mais ansiosa para ler, já acompanha o autor na sua página do face e os textos são realmente maravilhosos.
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro o jeito que você escreve e o visual do seu blog.
    Lindas as frases que escolheu e não vejo a hora de chegar meu livro. Em breve espero fazer um post a altura do seu
    :)

    ResponderExcluir
  13. Eu pedi de amigo secreto, pq me interessei pela capa e o nome. Me arrependi um pouco, mas agora com essa resenha deu pra ter mais uma noção do que o livro se trata, eu li e praticamente sempre tentava largar, deve ser o vício por romance hdisjsk. Depois qus eu li tua resenha deu até vontadede dar mais uma chance pra leitura antes de trocar, obrigada ♥

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo