19 julho 2015

Resenha | Passarinho - Crystal Chan


Livro: Passarinho
Série: Não
Autor: Crystal Chan
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama
Páginas: 224
Ano: 2014

Resenha:
"Meus pais sempre disseram que meu nome é Joia porque sou preciosa, mas as vezes acho que é porque começa com J, assim como John, e porque eles sentem saudade dele e não queriam me dar um nome comum. John tinha um nome comum, e agora ele está morto."
Joia veio a esse mundo no mesmo dia que seu irmão John se foi dele. John vivia subindo e pulando das coisas, por isso seu avô deu a ele o apelido de passarinho. Seu avô sempre dizia que passarinho um dia iria voar. E ele tentou. Aos cinco anos ele pulou de um penhasco. Depois desse dia, seu avô nunca mais pronunciou nenhuma palavra. Todos acham que a culpa do que aconteceu é do vovô, por causa do apelido que ele colocou em John, nomes são muito importantes. E mesmo sem a intenção, vovô acabou atraindo um duppy, um espírito ruim, que acabou convencendo John a pular do penhasco.
"Quem eram aquelas pessoas? Onde estava toda aquela alegria e onde ela se esconde depois de abandonar uma família? Será que vai para outra família, funde-se à terra ou se dissolve no ar como a fumacinha de nossa respiração no inverno? E se a alegria não vai embora, então porque não sobrou nem um pouquinho para mim?"
Joia está completando doze anos e está pronta para mais um aniversário horrível.  Seus aniversários são sempre comemorados com silêncio. O silêncio de seu avô trancado dentro do quarto e o silêncio de seus pais na visita a John no cemitério. Mas não é só no aniversário que o silêncio reina em sua casa, a alegria foi embora com Passarinho e não sobrou nada para ela. E como todo ano no seu aniversário, ela não consegue dormir e vai até seu lugar favorito, o carvalho enorme no terreno do seu vizinho. Só que dessa vez ela tem uma surpresa, quando ela chega lá, o carvalho já está ocupado. Tem um garoto sentado bem no seu galho favorito. E por coincidência ele se apresenta como John.
"Se você entrega muito de si a alguém, rápido demais, essa pessoa pode simplesmente ir embora e levar tudo. E quando se trata de alguém como eu, que já não tenho muito de mim, bem, é preciso ter cuidado redobrado."
No dia seguinte ela faz seu ritual de todos os anos, ela vai até o penhasco e coloca mais uma pedra no circulo, que com essa agora, são doze, e enterra mais cinco seixos. As pessoas achariam que ela é louca por ir ao local que seu irmão morreu, mas aquele lugar a chama como se tivesse vida própria. Quando volta para casa, ela encontra seu avô quase morto e salva a vida dele e em vez de um obrigado, ela recebe uma bronca por não estar em casa. Mas ainda assim seus pais não perguntam o que ela fazia no penhasco. E é esse tipo de silêncio que mais incomoda. Mas agora ela pelo menos ela tem o John, um amigo com quem ela pode conversar e compartilhar um pouco da sua vida. Mas seu avô está convencido que John é um duppy.
"-Eles só pensão em Passarinho - continuei esfregando a terra fofa com as pontas dos dedos.- Eles brigam por causa do Passarinho. Ficam tristes por causa do Passarinho. - Meus punhos se fecharam. - E quanto a mim? "
Passarinho é uma história linda e trágica, vista sob a perspectiva de uma criança. Fala de morte, amizade, carência de amor, dor, superstição e superação. Tudo isso no ponto de vista de quem foi a mais afetada pela tragédia que se abateu sobre essa família. A autora foi genial ao mesclar superstições jamaicanas com um drama que infelizmente é muito comum em famílias que perdem um membro. As pessoas só lembram do que perderam e esquecem de olhar para quem ficou. Estão tão focadas na sua dor que não conseguem ver que tem outras pessoas que também estão sentindo essa dor da perda, não só de quem se foi, mas também daquele que se fechou em si. O livro aborda muito bem essa questão.

Jóia é uma garota encantadora que mesmo sem a atenção e o amor de sua família, se tornou uma menina inteligente, educada e amorosa. Ela não consegue entender sua família e mesmo sendo deixada de lado a todo instante, ela faz de tudo para agradar e para conseguir ao menos um sorriso de algum deles. Ela quer vê-los feliz, mesmo que ela não saiba o que é isso. Me comovi com ela a todo instante, quando ela faz um amigo e se entrega sem reservas, quando ela percebe que seu avô não é o que ela pensava, quando ela ouve palavras tão duras que doeram em mim. Não vou falar muito mais sobre o livro para não soltar spoilers, só vou dizer, leia. É uma história tocante. Quanto a capa, esta linda. Tanto o passarinho, como a garota livre no penhasco tem tudo a ver com a história e achei que foi muito bem escolhida.

Nota:



16 comentários:

  1. Lembro que peguei o marcador desse livro na Bienal e achei muito bonito, me chamou bastante atenção, assim como a sinopse e agora os trechos que você destacou. Realmente parece uma história trágica, daquelas que precisarei respirar fundo e passar dias pra absorver tudo!

    Como sempre, ótima resenha Sil!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bem? Acho a capa desse livro tão linda! E não sei se é por causa do "inho" no título, mas eu sempre achei que ele é um livro bem bonitinho, sabe? Pelo que pude perceber em sua resenha, o livro é assim mesmo: Lindo, comovente e trágico! Espero ler ele em breve! :) Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para conhecer a protagonista! *-*
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!
    Esse livro é lindo, né? Lembro que as primeiras páginas me cativaram de cara, mas eu não tinha tanta expectativa e fui completamente surpreendida e encantada pela beleza da história.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil.

    Este livro é lindo <3 Concordo com tudo o que disse. Eu amei esta leitura, é tocante e profunda... e bem diferente. Deu até vontade de ler de novo <3

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Silvana!
    Que livro lindo... fiquei emocionada lendo suas palavras.
    Acho que toda história contada sob a ótica infantil ganha intensidade de sentimentos.
    Achei tão perfeito!


    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia o livro, parece ser muito lindo, mas não me chamou tanta atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Uau. A premissa desse livro é linda e se o desenvolvimento for genial como parece, certamente a obra vai ser tocante. Fiquei com vontade de conhecer a dor dessa família e, mais ainda, entender um pouco melhor os sentimentos de Joia.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana!
    Adorei a resenha! Nunca tinha ouvido falar no livro, mas achei emocionante só de ler as suas palavras! Super leria e já anotei o nome para o futuro.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Sil =)

    Já vi esse livro em alguns blogs, mas a sua é a primeira resenha que leio. Tipo já percebi que esse é o tipo de história que deixaria meu coração apertado, principalmente por ser narrada pela visão de uma criança.

    Adorei a resenha e já sei que quando chegar a minha vez de ler esse livro é melhor estar com os lencinhos preparados.


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Não conhecia esse livro a sinopse chamou a atenção e só pela resenha já fiquei tocado com Joia, coitada ser esquecida pela família até no dia do seu aniversário. A história parece ser lindo e já salvei o nome aqui, quem sabe me depare com esse livro e leia ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana.
    Adoro histórias contadas sob o olhar de uma criança, ainda mais quando trata de assuntos densos.
    Preciso conhecer esse enredo, mas como se trata de uma história triste preciso de um momento adequado pra ler, e não pode ser agora.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil! Como vai? Está um pouco melhor?

    VOCÊ É TERRÍVEL! Cara, eu estou tão dura e tu ainda me obriga a colocar mais um livro na minha lista de livros para comprar e ler urgentemente, como se não houvesse amanhã? Eu amei a sua resenha, mulher! Essa história parece perfeita pra mim. Amo dramas e tramas bem escritas!

    Um beijo,

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oiii! Tudo bem??
    Aiin, ja tinha visto esse livro, mas nunca parei pra ler algo sobre ele. Super gostei da resenha e acrescentei mais um livro na lista! Deve ser uma leitura daquelas de chorar ne ? hahaha
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Não imaginava que esse livro era tão lindo! Agora fiquei mega curiosa!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  16. Olá Sil,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no blog, achei a premissa muito boa e sua resenha me deixou com uma imensa vontade de ler, parece realmente tocante, dica anotada.....bjs.


    www.devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo