15 abril 2019

Resenha | Um Tempo Aceitável - Madeleine L'Engle


Livro: Um Tempo Aceitável
Série: Uma Dobra No Tempo #5
#1 - Uma Dobra No Tempo
#2 - Um Vento à Porta
#3 - Um Planeta Em Seu Giro Veloz
#4 - Muitas Águas
Gênero: Fantasia, Ficção Científica
Autora: Madeleine L'Engle  
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 336
Ano: 2019

Resenha:
Polly O’Keefe é a mais velha dos sete filhos de Margaret e Calvin O'Keefe, que apesar de serem uma família muito unida, por causa de estarem sempre se mudando de um lugar para o outro, acabou não passando muito tempo com seus avós. Mas agora ela veio para passar uma temporada na casa dos Murry. Ainda mais que seu avó é um cientista reconhecido e sua avevó, forma carinhosa como ela chama sua avó, já ganhou até um Prêmio Nobel. E como na Ilha Benne Seed, residência atual da sua família, ela não iria aprender nem metade do que seus avós podem lhe ensinar, Polly não perde tempo e vai para a casa dos avós na Nova Inglaterra. E eles até parecem que sabia que ela viria porque quando Polly chegou eles tinham reformado o quarto do seu tio Charles Wallace, que ficou perfeito para ela. 

Sua estadia está sendo muito agradável e só não está perfeita porque não tem ninguém da idade de Polly nas redondezas, sua única companhia são seus avós e os amigos deles a Dra. Louise Colubra e o irmão dela o bispo Nason. Por isso Polly fica muito feliz quando Zachary Gray, um amigo que ela conheceu no verão anterior em sua passagem por Atenas, aparece para uma visita. E Zachary se dá super bem com seus avós e com os Colubra, ainda mais que Nason encontrou uma pedra Ogam e Zachary já estudou sobre as inscrições ogam um alfabeto celta usado há três mil anos. E não é só Zachary que aparece por lá, nesse mesmo dia Polly vê um jovem com um cachorro perto da rocha de observação estelar e mais tarde uma garota aparece em sua janela, mas desaparece depois de falar um monte de coisas sem sentido, como círculos do tempo. 

Mas Polly revê a garota no dia seguinte quando acorda cedo e sai para dar um passeio pela propriedade. Ela sente um pequeno tremor e quando percebe a rocha de observação estelar continua no mesmo lugar, mas todo o resto está diferente. A garota se chama Anaral e o rapaz Karralys e Polly descobre que eles são druidas e que eles já conhecem o bispo Colubra. Mas quando os avós de Polly descobrem que ela viajou no tempo, com medo de que lhe aconteça algum mal, eles pedem que Polly fique longe do portal temporal, pelo menos até passar o Samhain. Mas por algum motivo Polly parece estar destinada a voltar no tempo e nada que eles façam vai impedir que isso aconteça. 

"Ele tinha razão. Aquilo tudo soava insano. Limiares temporais. Três mil anos. Círculos do tempo. Mas havia acontecido. Polly não fazia ideia de como ela e o bispo poderiam ter sonhado o mesmo sonho."

Esse livro está sendo publicado aqui no Brasil como o quinto da série Uma Dobra no Tempo, mas ele na verdade é o quarto livro de uma outra série que foi escrita paralelamente com a de Uma Dobra no Tempo. A série Uma Dobra no Tempo é a Série dos Murry e Um Tempo Aceitável pertence a Série dos O'Keefe. E uma curiosidade é que o primeiro livro da Série dos O'Keefe tendo a Polly como protagonista, foi escrito em 1965, três anos após Um Dobra no Tempo e onze anos antes de Um Planeta Em Seu Giro Veloz, que é o livro onde Polly aparece pela primeira vez na barriga de Meg. Por isso pode ser que para quem acompanha a série venha a sentir uma grande diferença entre os quatro primeiros livros e esse quinto.

Eu senti essa diferença e até por isso fui pesquisar mais sobre ele. Diferente dos quatro anteriores, já resenhados aqui no blog, Um Tempo Aceitável tem uma narrativa bem mais lenta e tem pouca ação em suas páginas. A história fica mais na teoria do que na prática. São mais de duzentas páginas com os personagens conversando sobre o assunto e a ação só apareceu nas últimas cem páginas, que ai sim foram muito boas. Eu não sou acostumada com livros de ficção científica, mas não tive problemas com os outros livros da autora. Já nesse foi tanta conversa sobre física que confesso cheguei a dormir com o livro na mão. Mas para quem gosta do assunto é um prato cheio. 


Fora a ação, outra coisa que senti falta foi que nesse livro não temos títulos nos capítulos e essa era uma das coisas que eu gostava muito na série. E achei que a autora ficou debatendo muito o tema fé x ciência que era uma das coisas que eu também tinha gostado nos outros livros. Apesar dos livros ter uma analogia com a religião e os protagonistas serem cientistas, nos outros livros ela soube casar as duas coisas e mostrar que as duas podem andar juntas. Nesse já senti uma mudança nos personagens dos Murry, que praticamente deixaram de ter qualquer tipo de fé, o que é engraçado se formos levar em conta tudo o que eles passaram nos livros anteriores. 

E infelizmente não consegui me conectar com a protagonista do livro, a Polly. Ela passou longe de ter o mesmo carisma de seus pais e tios. Achei ela bem sem graça e meu problema não foi só com ela, mas não me apaguei a nenhum dos personagens. O Zachary me deu nos nervos com seu egoísmo desenfreado. O único personagens que gostei um pouco foi o bispo, porque achei ele um personagem bem mente aberta. Mesmo sendo uma espécie de líder em sua religião, ele respeita as outras religiões que não pregam o mesmo que a sua. E por causa dele e do final, que a história melhorou um pouco, acabei dando uma nota três de cinco para o livro.

Quanto a edição está tão linda quanto as outras da série. O livro é em capa dura e tanto por fora como por dentro é um capricho só. E como disse nas outras resenhas, é um orgulho ter os livros na estante. Toda vez que olho e vejo eles lá eu fico admirando o quanto eles são bem feitos. E por fim quero agradecer a editora pelo envio do livro e por ter pensado nos antigos parceiros para recebê-los, mesmo não tendo mais a parceria. E termino a resenha indicando para quem leu os outros da série e, a série toda para quem é fã de livros de ficção científica com uma pegada mais juvenil.


Nota:







15 comentários:

  1. Oiii Sil

    Sinceramente acho que não iria gostar desse livro. Achei esquisito sair os Murry e entrar os O´Keefe e ser consideraod o quinto da série de Uma Dobra, além disso esse ritmo mais lento e tals me cansaria, capaz que terminasse abandonando. Sou apaixonada pelo quarto livro da série e acho que finalizar por ele foi uma boa opção pra mim porque esse último não tem muito o que me chame a atenção.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, Sil!

    Nossa, os livros são maravilhosos né? Eu li o primeiro e acabei trocando ele, porque não gostei :( Achei muito infantil, já que eu já sou bem mais chegada na ficção científica! Hahahah
    Não sabia que tinha essa série em paralelo, que conta a história da filha dela! Mas ainda assim, eu duvido muito que leria, porque a série realmente não me conquistou (mas a editora merece muitos aplausos por todas as edições maravilhosas!)

    Bjs
    Caverna Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil!
    Eu venho acompanhando tuas resenhas desde o primeiro volume e me deixa bastante triste que a qualidade da serie caiu tanto. Eu tinha ate vontade de ler, mas e tanto volume que ja nem animo mais.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,

    Não sabia que tinha outra série e que esse pertencia a ela, confesso que fiquei meio perdida nas sequências desses livro. Eu tenho o primeiro exemplar aqui para ler, mas acabei deixando de lado depois de ver o filme e não ter adorado tanto.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Tudo bem? Eu ainda estou lendo e gostando mais do que gostei do terceiro, por exemplo, mas acho que só terei uma conclusão melhor depois que eu terminar. E sim as edições são lindas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Não sabia dessa série meio spin-off. Pena que não rolou uma conexão, mas pelo menos a leitura não foi toda ruim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. bacana conhecer mais esse livro spin off da serie, tenho curiosidade pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    É uma pena que tenha terminado a série abaixo dos outros livros. Vi a resenha da Denise indo pelo mesmo teor. Eu não me interesso por obras do tipo mas também estou fugindo de séries grandes, tem me dado preguiça.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Uma pena este livro não ter sido tão empolgante quanto os demais e pelo visto até mais da metade a leitura foi cansativa. Eu acho a série num todo bem interessante a considero a leitura assim que possível.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Que chato quando a gente não consegue se conectar com algum personagem, a história não flui tão bem...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que horrível isso não se apegar com os personagens e ainda, temos a mesma opinião sobre física e fé urgh


    me segue please

    ResponderExcluir
  12. Oie Sil =)

    Estava acompanhado suas resenhas dos livros dessa série e lendo sua resenha de agora consegui sentir a sua pontinha de decepção por essa obra não seguir os mesmos padrões das obras anteriores.

    Também achei meio sem sentindo a editora vender o livro de uma série como se fosse de outra. É meu previsível que o ritmo de uma série para outra pode mudar e com isso acabar decepcionando um poucos os leitores.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.



    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    As edições estão cada vez mais lindas!
    Só fiquei meio confusa com esse lance do spin-off.
    Uma pena que dessa vez não rolou a mesma conexão com os outros, principalmente com a protagonista. E ninguém merece personagem egoísta.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, tudo bem?
    Achei bizarra a decisão da editora de publicar como sequência de uma série sendo parte de outra. Dá pra imaginar a estranheza que você sentiu com a narrativa, afinal, é outra série mesmo haha! Pena que não funcionou. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Estou chocada com essa informação, esse livro não é dessa série????
    Por que será que a editora fez isso? Eu estou pensando em ler a série porque adorei o filme, mas acho que paro no quarto livro então, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo