12 julho 2012

Resenha | Vitimas do Silêncio - Janethe Fontes


"A historia que você vai ler é apenas uma obra de ficção. ENTRETANTO...diariamente. milhares de meninas e mulheres em todo o mundo são violentadas ou mutiladas tanto física como psicologicamente, e, na maioria das vezes seus agressores são pessoas próximas, como pai, irmão, padrasto, vizinho, amigo, etc.
... Esse é apenas um 'grito de alerta' para quebrar o silencio que paira sobre mulheres no mundo todo que, por medo ou vergonha, são 'vitimas do silencio'. "
Janethe Fontes

O livro começa em 1988, quando Margarida deixa sua família e vai morar com sua tia em Gramado. Ela não conta pra ninguém, mas ela está fugindo de seu padrasto, o qual abusou dela sexualmente. Com a convivência Guida acaba se apaixonando pelo seu primo Marcos e o sentimento é reciproco. Então num dia em que acabam ficando sozinhos, Marcos vence a resistência de Guida e acabam dormindo juntos. Para Guida é muito difícil de superar o trauma, mas com o amor de Marcos ela acaba se entregando.

Ao acordar no outro dia, Guida tem uma surpresa, pois sua mãe e sua irmã chegam a cidade. Sua mãe diz que se separou de Carlos, o que deixa Margarida muito feliz, pois ela o odeia com todas as suas forças. Elas então vão morar na antiga casa dos avos de Guida, e na correria ela não tem tempo de conversar com Marcos. Mas sua tia Vânia percebeu o que aconteceu e manda Marcos estudar fora do pais, pois não quer que eles fiquem juntos. Marcos e Margarida nem conseguem conversar, ele deixa uma carta se despedindo e dizendo que a ama.

Passam-se 2 meses e Margarida descobre que está gravida e para piorar a situação sua mãe perdoa seu padrasto e ele volta a morar com elas. Margarida foge de novo, só que dessa vez ela vai para São Paulo, onde ela encontra emprego de acompanhante de Willian que está em uma cadeira de rodas e necessita de cuidados. Com a ajuda da família de Willian ela volta a estudar e entra na faculdade de direito. Só que o passado volta a persegui-la, ela vai ter que enfrentar seus medos e quem sabe assim a paz retorne ao seu coração.

                                            Opinião

Silvana: Quando eu li a sinopse achei que o livro fosse muito forte e a leitura muito pesada, com muito drama. Pelo contrario, a historia se revelou leve e muito fácil de ler. Gostei muito do livro. Cada hora acontecia algo novo e surpreendente. Nota: 08/10.

4 comentários:

  1. Nossa, é muita coisa que acontece nessa história... pelo menos é o que eu senti com a resenha...

    Chega a dar medo da história, dá uma impressão que as coisas ruins estão correndo atras da personagem principal...
    Achei interessante que a história se passa aki no meu país ^^

    Muito interessada em ler.
    Bjus e até

    ResponderExcluir
  2. Primeira resenha que leio sobre este livro!! Esse livro acaba sendo uma alerta tb né? Pois muitas mulheres sofrem caladas e como no próximo livro diz quase sempre por pessoas próximas!

    ResponderExcluir
  3. Tenho muito interesse por esse livro, mas acho que a capa antiga é mais condizente com o que a sinopse e sua resenha me passaram.

    ResponderExcluir
  4. Também achei que a leitura seria forte lendo a sinopse. Mas, quando li a resenha percebi que é um fato comúm, ou seja, a realidade. Então, mesmo se o livro fala de um assunto que precisa ser lido, precisamos entender que estamos num mundo cruel, não é mesmo? De fato, as pessoas tem que encarar esta realidade e ir em busca de novos tipos de leituras!
    Este aí é um deles, creio que algumas pessoas não gostam deste assunto. Eu leria!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo