28 novembro 2013

#2 - Qual é o melhor?

Hoje vamos falar do livro e serie Sob a Redoma. Assisti primeiro a serie, depois que li o livro. Vamos ver o que achei.


Sob a Redoma / Under the Dome



Sinopse: Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.
Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.

Eu já tinha visto o livro, mas como estava bem caro, tinha desistido de ler. Foi quando vi a serie. A cena da vaca sendo cortada ao meio é demais. Comecei a assistir e achei bem interessante. Dai uma amiga me emprestou o livro e li. Como sempre tem aquelas enormes diferenças entre um e outro. As vezes as diferenças são minimas coisas, mas em Under the Dome, a mudança é enorme.

Livro x Serie



Contem spoiler para quem ainda não leu o livro ou viu a serie.
A maior mudança foi em relação aos personagens. A Linda por exemplo. Na serie ela é noiva e seu noivo fica do lado de fora da redoma. No livro ela é casada com Rusty e mãe de duas filhas. Inclusive Rusty é um dos personagens principais no livro e fundamental para o desenvolvimento da história. Sem falar que na serie a personalidade dela é bem diferente. No livro ela é uma tapada.
Joe no livro é uma criança e na serie ele é adolescente. Norrie não tem duas mães e não está de passagem pela cidade, ele sempre morou lá. E Angie uma das principais personagens na serie, está morta desde o começo do livro. Julia, é bem mais velha que Barbie e nunca foi casada no livro, por isso não tinha como Barbie matar seu marido como aconteceu na serie.
Big Jim e Junior são tão horríveis tanto no livro, como na serie. Odeio eles. E sem falar nos personagens que morrem na serie e no livro ficam vivos até o final.

Conclusão


Eu gostei dos dois na verdade. Mas ainda tenho uma preferencia pelo livro, ainda mais pelo rumo que a serie tomou, acho que está fantasiando muito. Então na minha opinião o melhor é o livro.



23 comentários:

  1. Quero ler Sob a Redoma UM DIA, mas sabe... É gigante, não sei se o gênero vai me conquistar. Mas não custa nada tentar, gosto do King. :)

    Bjs,

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu só li a primeira parte, pois ainda pretendo ler o livro ^^ Eu adoro as histórias de titio Steph e tenho certeza que é um livro muito bom. Uma coisa interessante que acontece quando eu leio Steph é que a narrativa dele deixa minha imaginação estranha, a narrativa dele é muito diferente dos outros e parece que apenas o modo dele falar, já traz toda a dramaticidade, sem precisar muito da imaginação do leitor <3

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já comecei a ler o livro e já terminei de ver a primeira temporada da série, eu gosto dos dois pois a série eu já sabia que seria muito diferente do livro, tem vária modificações e muitas delas aprovadas pelo próprio Stephen King. Cada um tem o seu charme, então vou continuar lendo o livro e estou ansioso pela segunda temporada da série.

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que eu não me conformo. A serie tem o aval dele. É igual aos livros do Nicholas, todos são aprovados por ele.

      Excluir
  4. Pra mim não tem essa coisa de comparar série/filme com o livro, consigo diferenciar as duas sem comparar demais ou ter uma preferencia rs. Nunca li o livro, mas quero muito ler apesar de ser muito grande, Gosh! E vejo a série e estou louca pela segunda temporada, terminou de maneira impossível de se descrever!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silvana!
    Cheguei a baixar o primeiro episódio da série, mas ainda não assisti. Tenho vontade de ler o livro também, mas o valor também me impediu de comprá-lo, o que é uma pena :/ Vou assistir a série qualquer dia desses, seu post reviveu minha curiosidade hahaha

    Beijos,
    Bia Sampaio
    www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de assistir essa série, vi o comercial na TV uma vez, mas eu não sabia que tinha o livro e tal. Fiquei bem curiosa, adorei o post!

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia que era um livro. Estou vendo o comercial da série varias vezes aqui na tv, mas nem me programei para acompanha-la por que já estou acompanhando varias no momento, mas a premissa é bem interessante!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nem vi a série, mas tenho curiosidade! Sempre vejo elogios sobre o livro...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  9. Oie Sil =)

    Bem, sei que posso ser apedrejada por muitos, mas eu não gosto do Stephen King =/
    Já tentei ler os livros dele várias vezes e simplesmente não rolou... mas vou tentar assistir a algum episódio da série e ver se pelo menos ela me agrada rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  11. Então...eu não li ainda Sob a Redoma e confesso que ele me intimida. rs
    Também não vi a série. Pra ser sincera, faz mil anos que não sei o que é uma série pq não tenho tempo pra assistir.
    Ou seja, respondendo o post pra não dar nenhuma opinião, essa sou eu! kkkkkkk Mas juro, vou começar a ler (tomar vergonha na cara) e vou procurar a série. Aí te digo o que achei. :)
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu achava que UTD seria uma cópia de Gone, do Michael Grant, mas acabei me surpreendendo com o seriado! Já quero ler o livro!
    Abraço,
    www.livroserabiscos

    ResponderExcluir
  13. O primeiro é meu favorito, o Sthephen é o tipo de autor que nos prende do inicio ao fim em sua ótima escrita. Até mais, e um ótimo fim de semana.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil.. eu detesto quando os seriados ou filmes modificam tanto as histórias dos livros.. isso me irrita muito :/ Faz tempo que vejo este livro à venda, mas nossa, como é caro e enorme.. acabei não comprando e então, assim como você, fui conferir o seriado. Consegui ver apenas 7 episódios.. não sei dizer porque, mas não curti.. não engrenou sabe.. achei tudo muito forçado e uma grande baboseira.. quem sabe um dia eu acabe de ver. Adorei sua opinião e os comparativos que traçou entre a série e o livro. Espero que o livro seja melhor. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  15. Assim como aconteceu com você, eu desisti da leitura pelo preço do livro rs E pela grossura, também. Mas como nunca li nada do autor e as críticas quanto ao livro são bem positivas, ainda não o risquei da lista dos que quero ler.
    Bem inusitada a temática, acho que nunca vi algo parecido em livros, somente num filme dos Simpsons rs

    Obrigada por comentar lá no blog, adorei sua visita!
    Beijos beijos
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu estava com uma curiosidade enorme de assisti a série, mas com a sua resenha vejo que eles modificaram de mais e isso com certeza é para poder atrair público. Não tinha curiosidade de ler o livro, mas agora se for escolher algum dos dois vou optar pelo livro claro!
    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  17. Hum...não conhecia a série, apenas o livro, mas nunca li! Dizem ser muito bom....está na minha lista de leitura, vamos ver quando consigo ler.^^
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li o livro, na Black Friday tava bem baratinho na Submarino, mas tava dando erro ao colocar no carrinho e não pude comprar. De qualquer forma, terminei a primeira temporada da série e gostei bastante. Estou curioso com o rumo que irá ser tomado nessa segunda temporada e espero que o Big Jim morra. kkk
    Acho a Linda uma tapada na série também! O Barbie correndo que nem um doido e ela com uma arma invés de ter atirado ficou gritando ''Para se não eu atiro'' kkkk
    xoxo

    ResponderExcluir
  19. Que ótimo você postar sobre isso, Sil, pois como uma super fã do Stephen King, após ler o livro, me decepcionei com a série!
    O livro é fantástico, com personagens e acontecimentos de tirar o fôlego, mas eis que me deparo com uma série medíocre, se comparada com o livro.
    Para quem não leu, confesso que a série parecerá interessante, mas na minha opinião, as melhores coisas do livro foram "abduzidas" da série, como se não fossem importantes. Além disso, o fato da série começar a "viajar", colocando personagens e cenas que não tem nada a ver com o livro me deixaram muito chateada.
    E isso que King acompanhou a produção, hein?
    Ponto negativo para a série, ponto super positivo para o livro! (a única coisa que valeu a pena na série foi ver o meu querido Barbie ganhar vida)
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  20. É hábito comum os produtores, diretores, e roteiristas mudarem a história quando adaptam. Claro que isso não agrada a quem é fã da série. Eu, por exemplo, sempre pego no pé das adaptações u.u

    ResponderExcluir
  21. Eu ja li o livro e tenho muita vontade de assistir a serie!
    Eu sei que tem muitas coisas diferente e to tentando não relacionar ambos como a mesma obra!
    Para eu não criar tantas expectativas.
    Mas gostei de saber sobre a vida de alguns personagens na seriei que você citou! Bom saber!
    Beijinhos, queridaa!
    Jennifer
    http://queridamaiscafe.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo