19 junho 2014

Resenha | Jardim de inverno - Kristin Hannah

As irmas Meredith e Nina não tem boas lembranças de sua infância. Elas passaram a vida sendo ignoradas pela mãe, Anya, que só falava com elas quando contava alguma de suas histórias de fadas, e seu pai fazia de conta que não percebia e tentava suprir o amor que sua mãe lhes negava. Para tentar agradar a sua mãe, quando estava com doze anos, Meredith montou uma peça com uma das histórias contadas pela sua mãe, para ser apresentado no jantar anual de Natal. Mas sua mãe como sempre, foi fria e mandou que elas parassem com aquilo antes mesmo que os convidados compreendessem sobre o que era a peça. E Meredith jurou nunca mais ouvir nenhuma história contada pela sua mãe. E foi o que fez. E também sua mãe nunca mais contou nenhuma história à elas

Agora 28 anos depois, cada uma delas seguiu com sua vida. Meredith se casou, tem duas filhas na faculdade e assumiu o lugar de seu pai nos negócios da família. No começo, ela teve medo de ser uma mãe igual a sua, mas quando suas filhas nasceram, ela provou que podia ser diferente e agora ela não tem apenas duas filhas, mas também duas amigas. Nina, diferente de Meredith, não quis formar uma família e seguiu seus sonhos. Hoje ela viaja o mundo com sua carreira de fotojornalista. Já recebeu vários prêmios e tem um projeto em mente que envolve mulheres lutadoras. Ela até tem um relacionamento a mais de quatro anos, mas sempre se mantendo afastada de um compromisso mais sério.

É quando elas recebem a noticia de que seu pai sofreu um infarte. Nina mais que depressa volta para casa. Seu pai está muito mal e pede para ir morrer em casa. Com toda família reunida, ele pede que sua esposa conte um conto de fadas para eles e escolhe o conto: a camponesa e o príncipe. Obrigada, ela conta até um pedaço e se nega a continuar. Mas isso mexe com todas as pessoas presentes, que saem um após o outro do quarto deixando somente Nina com seu pai, que lhe faz um pedido: ele quer que Nina e Meredith conheçam sua mãe e quando Nina diz que ela não fala com elas, ele faz ela prometer que fará com que sua mãe conte o resto da história.

No dia seguinte, ele amanhece morto. E nem nessa hora Anya consegue dar algum amor as suas filhas, ela fica ainda mais isolada. Meredith sufoca sua dor com muito trabalho, e acaba até esquecendo de seu marido. Ela não para nem para dormir e Nina como sempre foge. Ela faz as malas e vai embora. Meredith, fica responsável por sua mãe, que parece piorar a cada dia. Ela começa a confundir a realidade como os contos de fadas e quase sempre Meredith encontra-na no jardim de inverno. E Nina, não acha conforto em seu trabalho e volta para casa decidida a cumprir a promessa feita a seu pai. É assim que elas conhecem a sua mãe, através de uma história que não é apenas um de conto de fada, mas é a realidade que sua mãe viveu e que vai mudar suas vidas para sempre.

-x-

Sabe quando você escreve a resenha e acha que não ficou boa o suficiente, reescreve, pois, ainda não conseguiu mostrar com palavras o quanto o livro é bom e porque todos deveriam ler? É assim que estou me sentindo nesse momento. Esse é o primeiro livro que leio da autora e já comecei muito bem. O livro não é só mais um romance com uma capa bonita. Capa alias, que tem tudo a ver com a história. O livro é muito mais que isso. A autora aborda os relacionamentos como ninguém. Ela mostra a relação entre mãe e filhas, entre irmãs e até entre marido e mulher, de uma forma tão unica e simples que parece que nós é que estamos vivendo na história. Eu poderia conhecer a Nina e ser amiga dela por exemplo.

Eu já estava em agonia para conhecer a bendita história e quando ela começa a contar, fui transportada para uma outra época, uma outra cidade onde a realidade da guerra chegou a doer em mim. Mas o amor é mostrado de uma maneira que faz tudo valer a pena. No começo do livro quando conheci Anya, me perguntei como uma mãe podia agir daquele jeito, mas lendo o livro descobri que não foi por falta de amor que ela agia assim e sim por amar demais. Eu terminei o livro chorando litros. Eu lia um pouco e na hora que não aguentava mais parava um pouco e limpava as lagrimas, depois voltava a ler. Admiração é a palavra. É o que senti por Anya, depois que ela terminou a história. São poucas as mulheres que aguentariam vivas o que ela aguentou. Estou me segurando para não soltar nenhum spoiler, mas o que posso dizer é leiam o livro, vocês não irão se arrepender.
Nota:



21 comentários:

  1. tenho quase certeza que por algum motivo n gostaria de ler esse livro hausshu sério sou birrenta e sei q isso pode ser besteira mas tem alguma coisa nesse livro q não bate com meu santo kk por isso ainda não li.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com uma vontade imensa de ler este livro. Mas confesso que, no começo da sua resenha fiquei com um pé atrás, pela mãe delas ignora-las. Quantas páginas tem? sou curiosa haha. Beijos e seguindo aqui :) http://blogdaanoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto esse livro antes, mas não tinha me interessado muito... mas depois da sua resenha vou acrescentá-lo na wishlist!! Não sabia que continha uma história tão bonita, fiquei muito curiosa para conhecer a Anya..rs
    beijos
    http://girlfreakbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desde o lançamento desse livro quero lê-lo, a capa e premissa me interessaram bastante. Se surgir a oportunidade, o lerei.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi :)

    A resenha desse livro está no ar lá no blog e assim como você me encantei por ele, nossa opinião foi bem parecida, como não amar, né? Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Auuunw, eu ameiiiiii a resenha.A história é cheia de reviravoltas, dramas,etc né?Eu ameiiii, de verdade *_*


    <3


    Beeijão flor ^^
    http://semolhe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Às vezes somos maltratados e a vida nos dá oportunidade de fazer diferente do que fizeram conosco, não é? Parece ser uma trama bastante movimentada...

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  8. Não é exatamente o meu tipo de livro favorito, mas, seu entusiasmo foi tamanho que me contagiou: fiquei com vontade de ler a obra. Fiquei curioso para saber o que acontece com a protagonista.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa em saber porque a mãe agia dessa forma.
    Me identifiquei com a Ana, também me sinto um pouco fujona e meus planos também não são de constituir família, mas sim de viajar o mundo e trabalhar com a minha arte.
    Muito interessante essa história, também adoro escrever e ler histórias sobre relações humanas.
    Gostei.
    Vou anotar para comprar
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar do livro, ele parece ser bom, mas não acho pra comprar!

    Abraços! || below average

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, gostei da resenha
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sou suspeita para falar de Hannah!
    Eu amo essa autora!
    Gostei muito desse livro, principalmente do meio para o final!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Nossa cada dia que passa tenho mais vontade de ler esse livro, pois já li diversas resenha positivas. A Sua resenha me deixou com a sensação que preciso desse livro! rs

    Obs: Queria agradecer seu comentário na resenha do "O Duque e Eu" e contar que sem querer acabei apagando o post e não consegui recuperar os comentários. :(

    Bjs!

    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  14. Agora fiquei super curiosa de saber o que aconteceu com a mãe! Rs

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiii Siiil,

    Não é incrivel quando um livro te transporta pra história, eu amooo quando isso acontece!!! Eu ando tão sensível ultimamente que é capaz de chorar com um livro de terror hSUHAUSH... Adorei sua resenha, faz muito tempo que não leio um romance, estou precisando.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    Blog EC&M |
    Facebook EC&M |
    Twitter EC&M

    ResponderExcluir
  16. Mesmo sem nunca ter lido, eu amo a história desse livro e sinto que eu devo o ler o mais rápido possível. Gostei da sua resenha, e pelo modo que você se expressou da pra perceber que você realmente gostou muito dele.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, flor! Já li esse livro e gostei muito! Adoro esse tipo de leitura, é sempre tão viciante. Esse foi o primeiro livro da autora que li e gostei tanto que quero ler todos os outros! Ótima resenha!

    Beijinhos,
    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  18. Nossa que ótima resenha! assim fiquei mais curiosa.
    O livro é lindo e amei o marcador.
    Espero muito ler e gostar.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie Sil
    livros favoritos sempre são mais difíceis de falar sobre eles na resenha né?
    eu também tenho essa dificuldade. Eu tenho esse livro, e não esperava que fosse uma leitura tão emocionante.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil!
    Ai, que bom que gostaste do livro!
    Ainda não o li, mas geral elogia bastante. Acredito que seja realmente uma leitura maravilhosa.
    Pretendo ler o mais breve possível.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. A realidade da guerra doeu em mim também! Temos que agradecer todos os dias por não ter vivido em um período desses. A história me tocou demais, essa parte de conhecer a história da Anya foi a minha preferida e me emocionou muito. Todo mundo devia ler esse livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo