28 junho 2014

Resenha | O Chamado do Cuco - Robert Galbraith

Quando a jovem modelo Lula Landry cai de uma sacada na rua Mayfair, os investigadores da policia logo pensam tratar-se de um suicídio. Mesmo que uma testemunha diga ter ouvido uma discussão um pouco antes da queda, a testemunha não é considerada confiável, pois estava drogada na hora em que ocorreu o acidente. Sem falar no histórico problemático da modelo. A policia dá o caso por encerrado com a certeza de que foi um suicídio. Mas seu irmão, John Bristow,  não se conforma com o veredicto e três meses após o ocorrido, depois de fazer muitas pesquisas e investigações sozinho, procura um detetive, antigo conhecido da família.

O detetive é Cormoran Strike, um antigo veterano de guerra, que ao saber sobre o que era o trabalho diz que não pode aceitar, pois sabe que o caso foi acompanhado pela imprensa do pais inteiro e se a conclusão da policia não fosse aceitável, eles não teriam dado sossego até que o assassino fosse descoberto. Mas Strike não está em condições de rejeitar trabalho. E quando John diz que paga o dobro dos honorários ele aceita. Esse dinheiro vai vir em boa hora. Strike teve mais uma briga com sua noiva, a ultima,  e está dormindo em seu escritório, que por sinal está com o aluguel atrasado. Nem dinheiro para comer ele tem. Mas se Deus quiser a situação vai mudar. Quem sabe foi a sua nova secretária temporária que trouxe sorte para ele.

A secretária é Robin Ellcott, que acaba de ser pedida em casamento, por isso ela está nas nuvens e nem se importa com o local precário para onde foi enviada. Ela até fica feliz quando lê a palavra detetive na porta do local em que vai trabalhar pois ser um detetive, sempre foi um desejo de infância. Mas ela quase muda de ideia ao conhecer Strike. Ele não é nada do que ela esperava de um detetive. Mas conforme Strike vai investigando, entrevistando as pessoas envolvidas, Robin muda de ideia em relação a ele e embarca junto nessa investigação que pode revelar muito mais do que parecia a principio.

-x-

Não é segredo para mais ninguém que esse livro é da querida J. K. Rowling escrita sob um pseudônimo. Deve ser muito difícil para ela escrever alguma coisa e as pessoas ficarem esperando outro Harry Potter. Fez muito bem em escrever com outro nome, assim as pessoas julgam a história e não o autor. Já tinha lido Morte Súbita da autora e como a maioria estava esperando outra história para amar, mas infelizmente não foi isso que aconteceu, só comecei a gostar da história lá pela pagina 300. Em O Chamado Do Cuco, prometi que não leria com muitas expectativas, nem esperar algo fantástico e vou dizer é bom mas...

Tem um mas. Eu li em algumas resenha, digo algumas porque foram varias, que compararam o detetive ao meu querido Hercule Poirot e o livro, as histórias de Agatha Christie. Me desculpem quem amou o livro, mas é como comparar Valesca Popozuda a Roberto Carlos. Gente, não tem como comparar uma coisa com a outra. O livro é bom sim, mas não chega aos pés da Rainha do Crime. É outro patamar. Não estou falando da autora e sim da história só para deixar claro, pois ela já provou e muito a sua competência. Só acho que não deve ter esse tipo de comparação. E não estou falando isso por ser muito fã da Agatha, só acho que ela não foi tão feliz assim escrevendo um livro policial.

Acho que um bom livro policial deva me prender e aguçar a minha curiosidade para saber quem é o culpado e não foi isso que aconteceu. Me vi mais interessada em saber o que era uma cama de campanha do que se a garota tinha mesmo cometido um suicídio ou se era assassinato. E por duas vezes dormi com o livro na mão, coisa que jamais tinha me acontecido em um livro desse gênero. Mas enfim, é um bom livro com um detetive engraçado e uma assistente muito simpática. Fiquei até torcendo pra ter um romance entre os dois. Só deixo um conselho, esqueça quem está escrevendo o livro e se aventure. Mas se você assim como eu gosta de livros sem muitos detalhes e com bastante diálogos, esse livro não é para você assim como não foi para mim. Discorda da minha opinião, deixe o porque nos comentários.
Nota:



21 comentários:

  1. Oi Silvana :)

    Foi exatamente isso que me fez abandonar esse livro, sabe aquela curiosidade essencial? Não tive! Espero ter coragem e disposição para voltar com a leitura dele, mas não sei... Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um grande problema mesmo...quando um autor fica muito famoso com um livro ou série como a J.K fica difícil depois. Entendo perfeitamente...o livro parece interessante, mas Agatha é única! kkk
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  3. Escrever sobre um pseudônimo é excelente para grandes escritores que querem mudar de gênero, assim evitam julgamentos.
    Quando ao livro, eu tenho uma enorme curiosidade de lê-lo. Já vi algumas crítica como a obra e as suas foram até uma das mais leves. Já vi gente detonando com o livro mesmo. Porém, como eu gosto muito do gênero, quero ler a obra. Vou sem expectativas, mas quero ler. Quem sabe eu não me surpreenda, né?

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  4. Gostei da trama, vou procurar esperando que toda a narrativa seja boa.

    ResponderExcluir
  5. Vejo muito gente lendo e tals, mas quando procuro resenha a maioria diz que a leitura foi chata, então estou em uma contradição sobre comprar ou não D:
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvana!
    Acho que eu não teria problemas ao ler esse livro. Nunca li nada da autora, então... Não faria diferença alguma e eu não faria comparação nenhuma.

    Beijos.

    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito de livros que começam logo com a morte. Da última vez que comprei um livro assim, me arrependi. Mas pra quem gosta né, deve ser ótimo!

    below average

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!
    Super te entendo. Assim como você, suspense policial tem que ser realmente instigante. Quando isso acontece, a leitura não é totalmente proveitosa.
    Já li resenha variadas a respeito desse livro, mas a maioria, basicamente, comentava o mesmo que você.
    Considero a J.K.Rowling uma boa escritora, sem dúvidas. Mas não sei se este livro dela me convenceria.
    Gostei de saber sua opinião. ;)
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da autora, mas realmente não quero ler esse livro, sei lá acho que é meio chatinho.
    Adorei sua resenha!
    in-acreditaveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Tenho esse livro aqui na minha estante, mas são tantos outros que estão na frente dele para serem lidos. Espero em breve lê-lo.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  11. Li várias resenhas positivas, e o dobro de negativas a respeito desse livro. Nunca li nada da autora, mas tenho uma certa curiosidade em ler algo dela. Pretendo ler ~talvez eu não me decepcione, já que nunca li HP e só vi um filme dele aaaaaaaaaaanos atrás~, só que mais para frente. Parabéns pela sinceridade e ótima resenha o/
    beijos ♥
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tenho curiosidade para ler este livro, me surpreendi ao ver sua resenha não tão positiva sobre o livro. Mas achei a mesma sincera, e confesso que me sentir um pouco desanimado para ler o mesmo.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Auuunw, eu já vi esse livro na livraria e quero muito,ahahahahahhaha.Parece muuuito bom :)

    beeijos, amei a resenha <3

    http://semolhe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. eu acho que no caso da autora e eu sou mt fã dela, o lance dela é mesmo fantasia.
    esse livro nao me chama muito a atnção sabe. mesmo sendo de quem é.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, sou completamente fã da JK e de sua narrativa, e amei demais Morte Súbita. Então morro de curiosidade para ler O Chamado do Cuco e ver como ela se saiu no gênero policial. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Oii Sil!

    Tenho esse livro na minha instante, nunca tirei tempo para ler ele, só umas olhadas bem rapido, mais vou deixar pra lê quando eu terminar os que já estou lendo!

    Abraços!!


    www.mixacao.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil,
    Concordo que não dá para comparar a Agatha com a J.K. São escritas completamente diferentes e maneiras de levar a história distintas.
    Uma pena que você não tenha gostado do livro, mas entendo o que diz. Achei a leitura um pouco arrastada, mas o livro me conquistou e prendeu.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Li muitas resenhas sobre o livro antes de decidir não o ler. A sua resenha só me mostra que tomei a atitude mais acertada, rs. Imagino que o livro deva mesmo ser bom, mas não tenho muito saco para esperar até a página 300, sabe? rs

    O blog continua lindo <3

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil!
    Eu tenho uma certa curiosidade em ler esse livro. Não por ser da J.K, mas por ser um livro policial (que eu gosto, gosto muito). Não li antes por conta do alvoroço que estava por conta dele. Muita gente falando, alguns gostando, outros se decepcionando...resolvi esperar.
    Sei bem como é...Poirot é maravilhoso (muito embora eu morra de amores pela Miss Marple) e Agatha é diva <3 Mas o que importa é que O Chamado do Cuco foi uma boa leitura, né?
    Em breve me aventurarei pelas suas páginas.
    BNeijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  21. Olá Silvana,

    Mesmo com a sua resenha negativa eu quero ler esse livro, que esta entre os meus desejados....mas gostei muito da sua opinião....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo