19 julho 2014

Resenha | A Sindrome E - Franck Thilliez

Ele correu até o endereço logo que viu o anuncio nos classificados. Afinal, vendas de filmes antigos com oferta no local, são bens raros. Ele foi o primeiro a chegar e escolheu os que mais lhe agradaram, entre eles, um sem etiqueta, que provavelmente o antigo proprietário não conseguiu identificar. Esses geralmente se revelavam filmes únicos, por isso o comprou. Mas quando chegou em casa e começou a assistir, ele teve sim uma surpresa, só que não foi tão agradável quanto ele pensou que seria: após assistir o filme ele ficou cego.

A tenente de policia Lucie Henebelle estava no hospital com sua filha, quando recebeu a ligação de seu ex-namorado. Eles se conheceram pela internet e o relacionamento durou até que se verem pessoalmente e perceberem que não iam dar certo juntos. Seu ex está desesperado ao telefone e insiste em dizer que está cego por causa de um filme. Lucie manda uma ambulância até a casa dele e assim que consegue vai falar com o médico que o atendeu. O médico diz que fisicamente ele não tem nada. Lucie vai até a casa dele e assiste o filme. O filme contem cenas bizarras e realmente ela sente alguma coisa esquisita enquanto vê o filme, mas não acontece nada com sua visão. Ela cogita tratar se de alguma mensagem subliminar contida na fita.

Enquanto isso do outro lado do país, Franck Sharko, é chamado para acompanhar as investigações de um crime violento, onde foram encontrados cinco corpos mutilados que estavam enterrados e foram descobertos, após escavações no local. O assassino não deixou muita coisa para a identificação. Os corpos estavam sem dentes, com as mãos e a cabeça cortadas e estavam sem olhos e sem os cérebros. Até as balas foram retiradas. O que Lucie não imaginava, é que os assassinatos estão de alguma forma ligados ao filme. Agora Lucie e Sharko terão que trabalhar juntos para descobrir o que tem nesse filme de tão importante, pois, todos que tem algum contato com ele, acaba morto. E é nessa investigação que irá surgir o nome de uma síndrome que eles não tem nem ideia do que seja, a Síndrome E.

-x-

Em primeiro lugar, quero deixar registrado a minha indignação contra editoras que publicam um livro de serie sem ser na ordem. Isso não é exclusividade da Intrínseca, já vi acontecer na Arqueiro com os livros do Harlan e na Novo Conceito com os livros da Lisa Gardner. Qual é a dificuldade em publicar na ordem? A síndrome E é o 5 livro da serie. Tem dois livros com o Sharko como protagonista e dois com a Lucie e nesse os dois se encontram. A história em si, não tem importância estar fora de ordem, mas e quanto a vida dos protagonistas? Eu quero sim saber o que está se passando com a pessoa que vou acompanhar ao longo de vários livros. Então fica a dica.

Quanto ao livro, li milhares de resenhas sobre ele e todas, sem exceção, diziam ser ele um dos melhores policiais publicados ultimamente. Não sei se foi a minha expectativa, mas não achei isso tudo do livro não. Até gostei, mas não é tão extraordinário quanto falavam. Sem falar que pela sinopse, imaginava algo meio sobrenatural no tal filme, coisa que não aconteceu. Os protagonistas são bem chatos, para não dizer algo pior. E a investigação foi bem enrolada na minha opinião. Demorou séculos para eles perceberem o que estava acontecendo. Eu até gostei do final, mas o livro como um todo não merece mais do que um "bom".
Nota:




23 comentários:

  1. Silvana eu vou confessar, não gosto de livros policiais, investigações e coisas do gênero. Me muchaaaa!!! Prefiro um bom romance #MeJulgue Eu sempre troquei Agatha Christie por Danielle Steel e Janet Daileyna escola e não mudei muito.

    Mas valeu para conhecer o livro, valeu também por sua franqueza ao criticar a Intrínseca a gente sempre gosta de ver franqueza na blogosfera e não só babação descarada!!!

    Pandora

    ResponderExcluir
  2. Gosto de alguns livros policiais como a série do Steven James, mas nem todos os escritores do gênero me agradam.

    Não sei se me arriscarei, mas posso mudar de um ideia.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana :)

    Livros fora de ordem irritam, né? Eu não curto muito livros policiais, pois na maioria das vezes, consigo descobrir quem foi o culpado. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa Silvana, uma pena o livro não ter te agradado tanto.
    A sinopse despertou o meu interesse, mas os seus comentários acabaram com ele rapidamente, rs.
    Também fico indignada quando publicam os livros fora de ordem... Uma palhaçada só!
    Apesar dos pesares, gostei do post de hoje.
    Não conhecia o livro ainda!

    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  5. Oi Siil!
    tudo bom?
    Aah uma merda essa de não publicarem na ordem, quando eu li o mensageiro do markus zusak não sabia que era uma trilogia, e que este era o último! Fiquei puta da cara quando descobri!
    Mas que pena que o livro não foi tuuudo que você imaginou de qualquer jeito =/ É sempre decepcionante quando isso acontece!

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar do livro de relance mas nunca prestei atenção, não faz exatamente meu tipo de leitura :/
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sou suspeita pra falar já que esse estilo de livro não me atrai, pelo menos nunca li um que gostasse até agora.
    A premissa parece bacana, mas me desanimei com a sua resenha hehe
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
  8. Gosto de livros com gênero policial, e assim como você mesma citou eu também li várias resenhas positivas sobre esse livro. Gostei de seu ponto de vista e entendi essa sua expressão "para mim não foi tudo isso..." As vezes acontece isso comigo também, foi o caso do livro Uma Cliente Inesperada, li com tanta expectativa devido a tantas criticas positivas e acabou que foi um bom romance policial, mas não foi tudo aquilo que eu pensei que seria. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quando li a sinopse do livro aqui pensei: cara esse livro deve ser muito bom e tem cara de filme, mas aí, logo abaixo encontro a sua resenha e, opa parece não ser tão legal assim. Fiquei com vontade de ler, mas confesso que estou meio receosa depois de ler sua opinião.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Esse sim é o tipo de Livro bom que eu adoro ler, amo livros que tem um drama de ação, ainda não tinha visto nada sobre esse livro, mais gostei, vlw pela dica Sil, fiquei curioso para ler. rsrs

    TEM PROMOÇÃO NO MIX: Promos Os Heróis do Olimpo | Mixação

    ResponderExcluir
  11. Pela sinopse, eu não leria o livro, pesado demais para mim. E como assim, é o quinto da série?! Não ligo de ler livros fora da ordem da série, desde que sejam histórias independentes, mas se a editora lançou um, por que não lançar os outros primeiros né?Ótima sua resenha.

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito de livros policiais, mas não tive muita vontade de ler esse... e saber que está fora de ordem só piora as coisas :/
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  13. oie Sil
    não sabia que esse livro era o 5 de uma série, e que não tinha nem uma pontinha de sobrenatural. A capa passa essa impressão, sabe?
    Agora mesmo que desanimei total de ler. Já imaginava que não seria lá aquelas coisas. Passo para uma próxima.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  14. Geralmente livros do gênero policial me agradam bastante. Uma pena que você não tenha gostado desse livro. Eu não o conhecia e pela sua opinião acho que não leria o livro. Mas talvez algum dia eu dê uma chance, porque às vezes o que não foi bom pra você pode ser bom pra mim, não é verdade? heheh ;)

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil!
    É uma pena que este livro tenha te decepcionado. :/
    Este foi a primeira resenha do livro que li. Não despertou minha curiosidade ainda. Infelizmente, não pretendo comprar este livro em breve. A premissa não me convenceu, sabe?
    E eu sei bem como é criar expectativas e se decepcionar. Chega a ser frustrante.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Ai Sil, me apaixonei pela sinopse, como faz? hahaha
    Não gostei do fato dele ser uma série, não gosto de livros assim, mas me apeguei a ideia de dar para lê-lo sem ler os demais. Até porque se eles foram publicados fora de ordem complica ainda mais;;; hahah
    Sua resenha foi a primeira que li, me decepcionei um pouco porque tinha ficado mais empolgada para lê-lo, mas ele ta anotado na listinha, se dia desses eu cruzar com ele vou arriscar e trazer pra casa.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia, mas não despertou meu interesse.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  18. Oii Sil,

    Eu adoro livros policiais, a sinopse desse me interessou bastante. Sera que os principais são ruins tem relação ao livros não terem sido lançado??

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  19. Eu sou super fã do gênero, apesar de ter dado uma trégua, nem me lembro qual foi
    o último policial que li, esse no entanto não me chamou a atenção, a sua foi a primeira resenha dele que li e não me pareceu ser um grande livro, vou passar esse.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Primeiro, eu também sempre reclamo de livros publicados fora da ordem. A Arqueiro é mestre nisso. Nunca consigo ler os livros do James Patterson na ordem.
    Quanto a obra, imaginei que fosse ter uma avaliação melhor. Pensei que fosse uma obra mais bem trabalhada. Porém, acho que lerei mesmo assim para tirar minhas conclusões.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Também fico indignada com séries publicadas fora de ordem.
    Confesso que não curto mt romance policial.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  22. Oie Sil =)

    Confesso que esse livro não me chama muito a atenção, até por que policial não é o meu gênero favorito rs...

    Mas publicarem série fora da ordem é o fim mesmo ... você fica completamente perdida na história =/

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  23. Que pena que você não gostou Sil, porque este foi realmente um dos melhores livros que li neste gênero. Sobre a ordem da publicação, só gostaria de ressaltar que A Síndrome E faz parte de uma trilogia, e a Intrínseca comprou os direitos dessa trilogia, e não dos outros livros do Franck. Apesar de Sharko e Lucie fazerem parte de outras séries, não creio que elas virão para o Brasil. Então da trilogia este é sim o primeiro volume e foi publicado na ordem certa. Gataca, a continuação, já está publicado e para mim foi ainda melhor que A Síndrome E. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo