12 setembro 2014

Resenha | O Vale Dos Mortos - Rodrigo de Oliveira

Livro: O Vale dos Mortos
Série: As Crônicas dos Mortos #1
Autor: Rodrigo de Oliveira
Gênero: Terror, Suspense, Zumbis
Editora: Faro Editorial
Páginas: 304
Ano: 2013

Resenha:

O fim do mundo é um assunto que ao longo dos anos sempre rendeu muitas especulações. Ora em saber como será, ora em saber quando. A certeza é de que vai ocorrer um dia. Muitas já foram as datas marcadas para que isso acontecesse, mas até agora todas as datas ficaram para trás. Quanto a forma que vai ocorrer, cada um tem a sua teoria. Cientistas, evangélicos, estudiosos, leigos, esotéricos, cada um com a sua. Uma dessas teorias é baseada em uma profecia bíblica que se encontra no livro de Apocalipse 8 e 9,  que diz o seguinte: "E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha (...) E o nome da estrela era Absinto... E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles." 

No ano de 2017, foi identificado um planeta descomunal, cujo diâmetro era vinte vezes maior do que o da Terra, e o que era apenas uma profecia, acabou se tornando realidade. No incio acreditava-se que o planeta chamado de Absinto, se chocaria com a Terra, gerando um absoluto pânico na população. Mas depois de alguns meses descobriu-se que ele não atingiria a Terra, mas passaria raspando. E o que era motivo de pânico acabou se tornando uma imensa festa global. As mesmas pessoas que antes tinham a morte como certa, agora se sentem privilegiados em poder participar de um evento tão grandioso, único. É assim que chegamos ao incio de nossa história, o dia do tão famoso evento, que mudará para sempre o mundo como o conhecemos.

Ivan, Estela, e seus filhos, estão aproveitando o fim de semana como sempre fazem, com a diferença que nesse dia, está ocorrendo o evento mais do que anunciado. Da sacada de seu apartamento é possível ver a imensa esfera avermelhada circulada por anéis azulados. Depois de tirarem varias fotos, resolvem sair e fazer compras no shopping. Quando chegam ao local percebem que o calor está fora do normal. A temperatura chega aos quarenta e três graus. Quando estão na praça de alimentação, uma senhora acaba passando mal e desmaia. De repente, quase 90% das pessoas no local, também acabam desmaiando. E isso não é o pior, a mulher que foi a primeira a desmaiar, acorda algum tempo depois, com os olhos brancos e vazios e morde o médico que estava socorrendo-na. E não penas morde, mas tira um pedaço e começa a comer.

Ivan agarra a sua família e começa a correr para fora. E quando estão chegando perto do carro, todas as pessoas começam a acordar com a mesma expressão da mulher. Caçando os que não desmaiaram. Quando fica cercado, Ivan bate com o extintor na cabeça de um deles, mas ele se levanta como se nada tivesse acontecido e vai atras deles. Ivan pensa em fugir com sua família para outro estado, mas o que ele não sabia ainda, é que isso está acontecendo no mundo inteiro. E no momento que todos desmaiaram, o chefe da Nasa, estava estudando o fenômeno de seu escritório e vê quando inúmeros pontos prateados, começam a entrar na atmosfera do planeta Absinto e percebe que esses pontos estão saindo da Terra. O que será que está acontecendo? Acompanhe Ivan e outros personagens na luta pela sobrevivência. Ou já estariam todos condenados?



Quando falamos em zumbis, a primeira coisa que vem a mente é The Walking Dead. A ideia não é nova, inclusive, a parte sobre os desmaios da população e todos acordando não mais seres humanos, e sim monstros. André Vianco já utilizou na serie Vampiro Rei, com a diferença de que lá eles acordam vampiros, e aqui zumbis. O que achei genial, foi a junção da profecia bíblica, e a explicação do autor para o arrebatamento, tão falado em Apocalipse, e as consequências para os que foram deixados para trás. Caiu meu queixo. O que gostei muito foi que o autor deu uma explicação para os acontecimentos, coisa que não acontece em TWD, e eu sou dessas que gostam tudo explicadinho. E me desculpem os fãs, mas gostei mais de O vale dos mortos do que os livros de TWD.

Se você gosta desse gênero literário, o livro é leitura obrigatória. Gostei tanto que favoritei. A narrativa é tão gostosa, que nem parece livro e sim um filme se desenrolando na nossa frente. O livro é bem grosso, mas dá para ler super rápido, pois os acontecimentos vão se sucedendo e quando a gente percebe já acabou. Minha unica ressalva foi o autor ter usado personagens reais como a Dilma e o Lula. E as eleições estão ai, vai que a Dilma se reelege, quem sabe os outros acontecimentos do livro não se realizam também! Credo!

Nota:




18 comentários:

  1. Que capa lindaa.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu gosto de histórias bem explicadinhas, mas não curto muito esse gênero.
    Gostei da sua resenha e fiquei curiosa para saber como acaba essa história.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil!!
    Esse livro faz parte da minha lista de desejos rsrsrs. Agora que sei sua opinião sobre, vou passá-lo na frente de muitas compras.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana, tudo bem?

    OHH! Eu adoro TWD, acho fantástico. Não conhecia o livro, mas já o coloquei na lista de desejados e pretendo comprar em breve. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não consigo despertar qualquer interesse, por coisas de terror ou do gênero ...

    Dancin' of Days.
    http://dancinofdays.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil :)
    Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro desde que li a resenha da Lele (Tô Pensando em Ler). Nunca me aventurei pq não é meu gênero preferido e tenho medo de não conseguir seguir adiante. Até hoje eu só li um livro sobre zumbis, que na verdade nem eram zumbis mesmo. rs Gostei da experiência,mas ainda não me sinto segura suficiente. Um dia, quem sabe, me arrisco.
    Ainda mais com tantos elogios seus à trama. Vou indicar sua resenha a meu noivo, ele sim gosta de histórias com zumbis.
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita curiosidade em relação a esse livro, a começar pelo gênero que me convence e cativa (desde The Walking Dead, só amores <3) além de ter uma premissa muito interessante.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. oie Sil
    esse livro <3
    Não li, mas já amo. Isso porque meu amor por zumbis não é de hoje. Gente, sou apaixonada por essa capa. Preciso desesperadamente ler esse livro depois da sua resenha.
    Junte zumbis, e profecias bíblicas, e certamente teremos o livro perfeito. Não vejo a hora de ler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser bem interessante, adorei sua resenha!!
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hehehe
    Eita Sil, amei suas onsiderações finais...
    No final das contas fiquei super curiosa pelo livro, não sou fã de livros do gênero, tanto que TWD está na minha estante a bastante tempo, mas fiquei fascinada com a sua descrição da narrativa, acredito que não teria problemas em lê-lo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Silvana, tudo bom??
    Não sou muito fã de zumbis, mas realmente, sempre que falam nele TWD me vem a cabeça, rs!
    Pelo visto essa leitura foi super válida para você, e apesar de não gostar de zumbis, fiquei intrigada com a escrita tão incrível do autor.
    Beijinhos,

    Thati;
    http://nemteconto.org

    O livro "Feita de fumaça e osso" está sendo sorteado no blog. Vem participar!

    ResponderExcluir
  12. Oie! Em breve vai ter resenha desse livro no blog! Adorei ler ele! Estou louca pela continuação!
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/dark-house.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é realmente muito bom e também entrou nos meus favoritos. O segundo também é maravilhoso.
    Realmente é uma leitura obrigatória para quem gosta do gênero.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  14. Ja a segunda resenha que vejo e que fala bem do livro, agora to mais curiosa, quero muito. Adoro o genero
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! Este parece ser um livro muito bom mesmo, o enredo me deixa muito curiosa e gosto de saber que os acontecimentos vão se desenrolando rapidamente. Deve prender bastante o leitor! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Adorei a resenha! Parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil. Gostei da resenha. O livro parece muito bom.
    Obrigado pela dica.

    Beijos

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. boa resenha, parabéns, o livro mto bom, senti por a resenha, vai p/ minha lista q é enorme.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo