23 janeiro 2015

Resenha | Julieta - Anne Fortier

Livro: Julieta
Serie: Não
Autor: Anne Fortier
Gênero: Romance
Editora: Arqueiro
Paginas: 441
Ano: 2010
Resenha:
A vida de Julie Jacobs, muda completamente quando sua tia-avó Rose vem a falecer aos 82 anos. Desde a morte de seus pais, Julie e sua irmã Janice que nasceram em Siena na Itália,  aos três anos foram morar com Rose nos Estados Unidos. Apesar de gêmeas, as irmãs não são nada parecidas, nem fisicamente, nem em personalidade. Julie sempre ficou a sombra de sua irmã, que é mais expansiva e insaciável. Quando Julie chegou para o enterro de Rose, Janice já estava vendendo as coisas da falecida. Por isso, Julie ficou mais do que surpresa quando soube que tia Rose deixou tudo para Janice. Para ela restou apenas um envelope, que foi entregue  por Umberto, mordomo de tia Rose, escondido de Janice e do advogado da família.

Dentro do envelope havia um passaporte, uma chave e uma carta. Na carta, sua tia diz que seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei e que sua mãe deixou um tesouro para ela num banco em Siena. E como sua mãe não deixou nada para Janice, ela quis ser justa deixando sua herança para sua irmã. Julie não se conforma com isso, pois, alem de ter certeza de que não tem nada importante no tal banco, ela teve alguns problemas com a polícia italiana e foi proibida de voltar ao país. E quem garante que depois de vinte anos o tesouro ainda estará lá?  Mas mesmo com essas dúvidas, ela acaba viajando para Siena. E o destino faz com que ela viaje com Eva Maria Salimbeni, que fica muito surpresa quando descobre o nome de Julie. Ela explica a Julie que suas famílias são inimigas desde sempre, igual os Capuleto e os Montéquio em Romeu e Julieta. Mas Julie sente que apesar da rixa entre as famílias, ela ganhou uma amiga.

Quando finalmente ela coloca a mão no "tesouro" que sua mãe deixou, ele não passa de cartas antigas, um caderno com desenhos e um diário de um famoso pintor italiano de 1340. O que chama sua atenção é que seu nome, Giulietta, está escrito várias vezes no diário. E quando ela lê o que está escrito, ela fica sabendo sobre a maldição que persegue a família dos Tolomei e dos Salimbeni a mais de 600 anos. E parece que ela será a próxima vítima dessa maldição. Decidida a quebrar essa maldição e também a encontrar o verdadeiro tesouro que sua mãe lhe deixou, ela começa a explorar a cidade. Só que nessa busca ela acaba se envolvendo com alguém que pode ser tanto a sua salvação, já que sua vida está correndo perigo, como a sua ruína, o capitão  Alessandro Santini, chefe da segurança no Palazzo Salimbeni.


O livro é uma releitura do clássico Romeu e Julieta. Mas aqui a história é um pouco diferente. Acontece em Siena e não em Verona e as famílias inimigas não são as famílias dos enamorados. Mas o desfecho é o mesmo. E nossos protagonistas vivem 600 anos depois dos acontecimentos, mas como são descendentes dos originais Romeu e Giulietta, a maldição ainda os segue. E só eles podem quebrá-la. A história é dividida entre a Siena atual e a Siena de 1.340. Acompanhamos as descobertas de Julie no tempo atual, enquanto conhecemos a história antiga através da leitura do diário. O que gostei no livro é que ele tem de tudo um pouco. Aventuras, ação, suspense, caça ao tesouro e o melhor de todos, uma verdadeira viagem pelas ruas de Siena. Agora o que não gostei foram os personagens.

Os personagens não são o forte do livro, eles não são cativantes. Pelo menos não os da história atual. Julie, a protagonista, é o personagem mais fraco na minha opinião. Já sua irmã Janice, eu não gostei dela no inicio, mas depois que vi que ela era o oposto de Julie e no fim as duas se completavam, gostei mais dela. Alessandro, também mais fez figuração do que outra coisa. Não teve nenhum personagem que se destacou. Isso pode ter acontecido pelo excesso de personagens na história, tanto os atuais como os antigos. Enfim, a leitura vale a pena mais pela exploração de Siena do que pela história em si. Se você gosta de livros estilo Dan Brown acho que você irá gostar. Mas não espere um romance de tirar o folego. Até tem um romance, mas que foi bem do forçado na minha opinião. Infelizmente a minha opinião foi diferente da maioria das resenhas que tinha lido. Mas leia e tire as suas conclusões.

Nota:




22 comentários:

  1. Oie Sil =)

    Li esse livro faz tempinho já e na época consegui curtir bastante a história.
    Gosto quando os autores trazem essas releituras de clássicos tão aclamados. É a prova que toda boa história pode ser reinventada ^^

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tinha visto esse livro na Arqueiro. Fiquei bastante interessada, eu amo as releituras de Romeu e Julieta (Julieta Imortal foi uma que eu li e amei muito!).
    Os personagens serem mal construídos é realmente um problema, mas espero que não atrapalhe a leitura. Bom, vou, como você disse, ler pra tirar minhas conclusões uhahuauh
    Mas a princípio parece ser sim um ótimo livro.
    Beijos, Amanda.
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
  3. Eu leria por me deliciar com as descrições sobre Siena. Eu adoro viajar pelos cenários de outros paisagens. Se o escritor souber explorar com maestria, sem ser cansativo, aí eu me apaixono totalmente.

    Um abraço!

    Blog || FanPage

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempo que vi sobre o livro, gostei muito da proposta do livro especialmente por recriar Romeu e Julieta. Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Gosto da ideia de livros assim, mas fiquei desapontada dos personagens não serem cativantes.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Esse livro parece ser bem fofo, daqueles que você lê tranquilamente.
    Gostei parece ser bem bontinho
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana., faz tempo que tenho vontade de ler esse livro, adoro releituras de contos, e gosto ainda mais se ela foge um pouco da original, dando até um certo ponto de originalidade. Quem sabe um dia eu consiga ler o livro :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  8. Oii, Sil! Eu tenho uma amiga que é apaixonada por esse livro! Ela me recomendou muito na época que leu (uns dois anos atrás talvez), mas eu desanimei com o número de páginas e também por não ser uma fã de Romeu & Julieta. Mas é bom ver um segundo ponto de vista dessa história, uma pena que os personagens não conseguiram te cativar! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  9. Adorando seu blog e as dicas... da uma passadinha no meu,beijos http://blogdamihcamargo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser legal demais, fiquei curiosa agora pra ler, haha
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie! Interessante essa releitura, apesar de eu não curtir muito Romeu e Julieta hahaha Com isso, não senti muita vontade de ler, ainda mais depois de você dizer que os personagens não são cativantes... Mas, ótima resenha, e tá aí pra quem de interessa por Romeu & Julieta, né? hahaha

    Beijos, Carol
    www.girlfromoz.com.br
    Btw: Te indiquei numa tag lá no blog, caso queira fazer :)

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo joia?
    Primeira vez aqui no blog, e adorei o que vi...
    Sua resenha ficou ótima, muito bem escrita :)
    Não conhecia o livro, mas também não me interessei muito, por não ser o tipo de gênero que gosto;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie, Sil!
    Sempre esperei mais desse livro, mas com personagens não tão cativantes é difícil se envolver com a história mesmo. Uma pena!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  14. Oii Sil,
    Eu gosto bastante de Romeu e Julieta, mas não sei se leria esse livro. Como você disse, "Se você gosta de livros estilo Dan Brown acho que você irá gostar. ". Exatamente sou o oposto disso, não curto muito os livros dele ~me julguem~ Então não sei se ficaria tão cativada assim.
    Mas a premissa me parece ser muito boa, quem sabe eu leia no futuro.
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu não gosto do amor de Romeu e Julieta, acho que na verdade é uma história super estimada demais então eu nem sei a causa de ter comprado Julieta anos atrás. Realmente não entendo hahaha e deu até uma desanimada em saber que os personagens não são cativantes :/ Vou ler e ver o que acho.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas gostei da premissa, justamente pq adoro o Dan Brown, hahah. Acho que se eu esquecer o romance e focar no resto, posso curtir bastante a história :)
    Aliás, falando sobre isso, acredita que nunca li Romeu e Julieta? Vergonha imensa, eu sei. preciso dar um jeito nisso, kkkk
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Silvana!
    Confesso que já comecei a ler o livro, mas larguei pela metade! A história, da sinopse, mostra ser um livro realmente intrigante, mas acho que a leitura não me agradou no momento. Espero um dia voltar a lê-lo.

    Beijos, Juliana!
    http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Silvana!
    Tenho que confessar que esse livro não me chamou a atenção de cara. Li algumas resenhas, mas não foram o bastante pra me fazer querer ler. Gostei das questões que você apontou e realmente concluo que prefiro priorizar outras obras no momento!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Olá! Já tive esse livro, mas ele nunca me chamou atenção. Mesmo lendo algumas resenhas positivas e vendo pontos que você mostrou, preferi por trocar ele :/

    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sil! Não sei porque, mas quando vi a capa do livro, lembrei dos livros do Dan Brown! Mas enfim, gosto de releituras de clássicos, mas fiquei desanimado ao saber que os personagens são meio fracos! :/ ótima resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Silvana! Tudo bem?

    Gostei muito de ler "Julieta", pois consegui enxergar um remake do clássico e, como você mesma disse na resenha, o livro tem de tudo: aventura, ação, suspense! Enfim, gostei muito!

    Conheça e siga nosso blog "Irmãos Livreiros", já estou seguindo o seu!:
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oii Sil,
    tenho muita vontade de ler esse livro, e até li os dois primeiros capítulos, mas não gostei da Julie, não consegui ir pra frente.
    Que bom saber que você pensa como eu, rsrsrs li umas resenhas tão positivas que cheguei a pensar qual era o meu problema que não conseguia concluir o livro kkkk
    Pelo que você falou na resenha, provavelmente eu não vou gostar mesmo. Já que os personagens continuam chatos e tem mais exploração a Siena que é legal, mas não meu forte, acho que não lerei não, rs.
    bjos

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo