08 fevereiro 2015

Resenha | Sete Cabeças - Bruno Godoi

Livro: Sete Cabeças
Serie: Não
Autor: Bruno Godoi
Editora: Empíreo
GêneroSuspense, Sobrenatural
Paginas: 304
Ano: 2014

Resenha:  

Em 1921 foi desenvolvido o Teste de Rorschach. Técnica de avaliação psicológica pictórica. Nada mais é do que dar respostas às manchas - imagens abstratas - apresentadas ao paciente em cartões ou pranchas. A partir das respostas faz-se a análise e estudo psicológico do individuo.

"Caso 132"
O cheiro era terrível. A deterioração do lugar era ainda pior. As lâmpadas não paravam de falhar, deixando o ambiente entre a luz e as trevas. E era lá que o corpo estava, naquele banheiro imundo do restaurante. O corpo estava coberto por uma lona negra. Os braços estavam abertos em posição de cruz revelando as duas chagas, uma em cada pulso. A mão direita estava fechada ao redor de um frasco de vidro marrom escuro e o dedo indicador estava ferido. Essa é a cena que o detetive Anton Levey encontrou. Mas para desvendar esse crime ele terá que enfrentar seus próprios medos. O que é realidade? O que é imaginação? Imagens que se transformam em seus maiores demônios. Está com medo do escuro detetive?

"E nas trevas, em algum ponto acima do vapor gélido, acima da claridade mística da névoa. Acima de tudo, algo - ou alguém - lá, no canto, espreitava o detetive Anton Levey. Volume contorcido, vulto desfigurado. Massa disforme. Uma sombra no escuro. Esguia, estática, silenciosa. Sete cabeças. Dez chifres."

"Frigorífico"
Muda a cena, mas o cenário continua quase igual. Estamos em um banheiro, mas dessa vez temos três pessoas, um negro, um magro e um gordo, que não se lembram de como vieram parar ali. Eles estão presos e provavelmente são a diversão de alguém, é o que deduz o homem negro que é detetive. Pela situação em que se encontram e com o cheiro terrível que está no lugar, logo eles começam a discutir e ofender uns aos outros. É quando o gordo que trabalha como açougueiro, encontra uma saída que dá para uma espécie de vestiário. Quando os três, passam para o outro comodo o homem magro que é um professor, percebe que cada um deles tem uma pulseira onde estão escritos as suas profissões.

Mas se eles pensavam que tinham encontrado a saída, eles estão enganados, o que eles encontram são varias pessoas mortas e uma mulher que ainda respira, mas parece que por pouco tempo. E eles logo descobrirão que para saírem vivos dali, eles terão que fazer coisas que eles nunca imaginaram. A vida parece não ter nenhum valor nas mãos de quem idealizou essa brincadeira. Entre citações bíblicas e escritos em línguas que eles não sabem ler, as tarefas começam a ficar cada vez pior. Será que vale a pena fazer essas coisas para sobreviver?

"Os outros mexeram no corpo da mulher com bastante cuidado para não tocarem no sangue. Atitude sem propósito. Estavam tão sujos quanto avental num açougue."

Duas histórias. Diferente e semelhantes ao mesmo tempo. Terão elas alguma relação entre si? Qual o ponto em comum entre os dois detetives? Até onde vai a imaginação humana e o que fazemos quando pensamos que estamos entre a vida e a morte. Quando sangue inocente é derramado, não há mais volta. Mas qual caminho seguir? Luz e Trevas lutam por aquela que parece ser a maior batalha de todos os tempos, e o premio, a alma humana.


Em primeiro lugar quero dizer que esse livro não é indicado para todos. As paginas são regadas de sangue e se você não tem estomago para isso, esse livro não é para você. Em segundo lugar, você tem que ter muita imaginação e mente aberta. O livro é muito louco. Ele é dividido entre os dois casos, e o começo é basicamente o final. Depois de termos uma ideia inicial do cenário, a história volta no tempo para mostrar como chegou naquele ponto. E todas as conclusões que eu tinha chegado, mudaram conforme fui lendo. Fiquei presa entre a imaginação e a realidade. Não sabia mais o que era real e o que não era.

Só não dei nota máxima porque fiquei perdida a maior parte do tempo e achei que faltou algumas explicações no final. Gostei muito mais do caso do Frigorífico do que do primeiro caso. Me lembrava a todo instante os filmes Jogos Mortais. E mesmo sendo bem macabro, foi mais interessante do que o jogo psicológico do primeiro caso. É incrível onde chega o ser humano quando acuado e tendo que lutar pela sua vida. Nos leva a pensar o que nós faríamos em certas situações. Mas só estando em uma para saber mesmo. Enfim, leia o livro se você tem estomago para isso, como disse anteriormente. Eu posso dizer que já li de tudo um pouco nessa vida, mas me senti muito mal em certas partes do livro.

Nota:




14 comentários:

  1. Oii Sil, tudo bem??? Confesso que para ler, o meu estômago é bem forte até. Mas quando você falou nessa coisa de jogos mortais já fiquei meio assim. Não gosto dessa coisa de ficar cortando e tudo mais. Até acho que já entendi um pouco do porquê o frigorífico. Acho que eu gosto mais mesmo de uma coisa mais psicológica mesmo :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bom com você? Enfim, não curto tanto assim esses livros macabros demais. Consigo até ler, só não curto tanto assim. O livro parece bom e fiquei curiosa, mas não sei se leria. Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil,
    Bem, eu até gosto de livros que envolvam mistério, assassinato e suspense. Mas, fiquei um pouco receosa porque meu estomago não é tããão bom assim, rs.
    De qualquer forma, fiquei curiosa e achei a premissa interessante. Quem sabe me aventure na leitura! :)
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil
    Gostei da história, cheia de mistério e suspense!
    O tipo de livro que gosto de ler
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo joia?
    Ficou ótima sua resenha, mas ele não faz meu tipo :c

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oláa!!
    Esse tipo de gênero não faz muito o meu tipo. Estômago eu tenho, mas o problema é que depois eu fico morrendo de medo, hahah Não sou acostumada a esse tipo de leitura =(
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Não conhecia esse livro ainda, mas me pareceu ser bem interessante, apesar dessas cenas bem tensas e afins que você comentou. Acho que leria sim. Adorei a sua resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana!
    Não conhecia esse livro, pareceu bem interessante e instigante.
    Talvez, pelas "falhas" que você comentou, funcionasse melhor como roteiro de filme ou algo do tipo. Gosto quando tem essas reviravoltas nas histórias!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    nossa, não conhecia o livro e confesso que a capa não me chamou atenção, mas a premissa é bem interessante.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Sil =)

    Já li algumas resenhas desse livro, mas confesso que a temática não me chamou muito a atenção.
    Fico feliz que tenha aproveitado bastante a leitura =)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  11. Ooi,

    Sil é a primeira resenha sobre o livro que leio, confesso que achei muuito interessante a sinopse e o enredo tratado no livro, mas depois de ver sua opinião e dele ser comparado com Jogos Mortais, meio que desisti. Eu não sei se teria estomago para ele. Gosto do tema, gosto de suspense e sobrenatural, mas sangue demais não me atrai.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Pelo jeito que você explicou a história, eu iria gostar muito do livro, parece ter uma revira volta nesse livro né hahaha esse eu vou ler!

    http://criativosounao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Pelo que li na resenha e na sinopse parece até ser um livro legal, mais nem chamou tanto minha atenção, mais gosto de historias desse tipo,

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros com páginas regadas de sangue; sim, sou carniceiro literário.
    Eu tenho muita vontade de conferir esse livro do Bruno, mas ainda não tive a oportunidade. Pretendo ler em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo