18 maio 2015

Falando Sobre... Livros de Colorir


Quem ainda não viu ou ouviu falar alguma coisa sobre essa nova febre que são os livros de colorir? Uns chamam de "modinha", outros de "ocupação de quem não tem o que fazer", mas o certo é que eles estão ai, vendendo horrores e sendo noticia em todos os jornais e programas da televisão. Recentemente virou até polemica no facebook, depois que um blogueiro disse que preferia os "livros com palavras".


Ainda vou tentar um fundo nesse

Eu não tenho vergonha de dizer, amo ler, continuo lendo, mas aderi a essa maravilha que são os livros de colorir. Começou com os livros interativos, como Destrua esse diário, Uma pagina de cada vez e Diário da Seleção. Mas quando vi as minhas amigas postando as imagens que elas já tinham pintado, precisei comprar um também. Como não encontrei o Jardim Secreto na livraria física aqui da minha cidade, comprei o Floresta Encantada e encomendei o outro pela internet.


Ai que a coisa ficou feia, viciei em pintar e gastar com material de papelaria. Nem vou fazer as contas de quanto já gastei com lápis de cor, giz de cera e canetinhas, porque se não vou infartar. E como sempre, o que aumenta a procura, aumenta o valor também. Os lápis de cor estão os olhos da cara. Giz pastel seco então nem se fala. Eu vi uma noticia essa semana que a Faber Castel vendeu cinco vezes mais em comparação ao ano passado.



Mas o que tem me incomodado um pouco é que os livros são antiestresse e tem gente ficando mais nervoso ainda com as pinturas. Eu encaro o livro como diversão, não importa se vai ter mais dez pessoas pintando o mesmo desenho que eu e ficando mil vezes mais bonitos. Eu nunca fui boa de pintar, tenho mão pesada e erro mesmo. E dai? O importante é que estou fazendo uma coisa legal e que me satisfaz. Se você não gostou, o que isso vai mudar na minha vida? Infelizmente as pessoas não pensam assim. Querem alcançar a perfeição ou então estão querendo confete mesmo.


Agora vou falar um pouco sobre os materiais que usei e o que achei. Vou basear a minha aprovação no valor pago.
Lápis de cor "normal" Faber Castel: Tenho uma caixa de 36 cores. Eu gosto da maioria das cores. Os lápis são fáceis de usar, não borram, nem riscam o papel. Aprovei!
Lápis de cor Faber Castel Aquarelável: Tenho a caixa de 24. As cores são mais fortes que as normais. Mas é fato, não sei usar a aquarela, borrei tudo hehe. Pelo valor, Reprovei!
Lápis de cor Faber Castel Neon: Tenho a caixa com 8 cores. Eu gostei da maioria das cores. Mas infelizmente a cor é bem fraca e tem que apertar bastante para aparecer. Mas pelo conjunto da obra, Aprovei!
Lápis de cor Maped Fluo: A caixa vem com 6 lápis e a qualidade é pior do que a da Faber. As cores são mais fortes, mas esfarela quando está pintando e risca o desenho. Valeu a pena pelo verde que é de um tom diferente. Reprovei!
Lápis de cor Bic bicolor: Comprei a caixa com 12 lápis, 24 cores. Apesar de ter visto muitas pessoas falando mal deles, foi o que mais gostei de todos. As cores são fortes e uniformes, preenche todo o desenho sem deixar falhas e nem precisa forçar nada. Além de mais barato que os da Faber, achei os lápis bem melhores. Aprovei!
Lápis de cor Cis: Comprei essa marca só para ter cores diferentes. Tenho a caixa com 12 é bem baratinha, acho que foi 8 reais. Eu uso mais quando quero fazer a cor mais fraca, forte não dá, risca. Aprovei!
Canetinhas Vai e Vem da Faber Castel: Definitivamente, não sei usar canetinhas. Tentei colorir um desenho só com elas e estragou tudo. Não mancha o outro lado nem nada, mas recomendo usar só para fazer as coisas menores. Pode ser que é minha falta de habilidade também hehe. Reprovei!
Giz de cera Maped: Até agora não consegui fazer nada de útil com ele. Risca bastante e a cor não é consistente. Acho que vou tentar fazer um fundo apontando o giz e usando só os farelos. Reprovei!
Giz de cera pastel oleoso: Também não achei nenhuma utilidade ainda. Nem vou avaliar.
Caneta Stabilo Ponta fina: Tenho  a caixinha com 10 e custou os olhos da cara. Elogiavam tanto essas canetas que tive que comprar, mas só fica bom para colorir espaços bem pequenos, para colorir um espaço maior borra tudo. Não passa para a outra folha, mas mesmo assim não vale o dinheiro investido. Reprovei!
Sombras/maquiagem: É isso mesmo, sabe aquela sombra que você não usa mais? fica perfeita nos fundos do desenho. O problema é que esfarela bastante, mas fica um efeito bem legal. Aprovei!


Eu pinto igual criança, não sei usar as técnicas que vejo o pessoal mostrando por ai. Nem assistindo aos videos hehe. Só uma que utilizei e achei fácil. A minha dica é escolha o desenho e vá pintando, sem pensar em nada mais elaborado, só nas cores e no momento. Quando você ver, já fez algo lindo.

20 comentários:

  1. Ola
    não sou contra livros de colorir, mas não acho que isso tire estresse de alguem
    rsrsrs, ate pq eu não tenho paciência de pintar
    Bjks

    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana!
    Sempre amei desenhar, mas nunca gostei de colorir. Sempre me faltou paciência. Então pra mim não serviria pra desestressar hahaha :( Mas adorei os que você postou!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Amiga tenho que confessar que adorei sua postagem.
    Os desenhos estão todos lindos.
    Eu estava pensando em giz de cera, mas fiquei com receio se poderia ser utilizado.
    Mas tipo, eu e minha mãe que estamos dividindo esse livro, porque eu sinceramente não sou muito chegada. O que eu tenho é FLORESTA ENCANTADA. Sou péssima para pintar, mas mesmo assim eu fiz um e gostei. Mas quero ver se pinto outros. Já andei vendo algumas imagens maravilhosas e tive algumas ideias para pintar um que quero. Mas espero que fique bom pelo menos hahahaahah

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-temporada-de-segredos.html

    ResponderExcluir
  4. Ah, acho bem legal a ideia do livro mas eu não tenho paciência pra pintar kkkk eu prefiro desenhar e mesmo assim também não desenho. Mas acho que é bom pra libertar a criatividade.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que lindo seus desenhos! Eu embarquei na moda e para mim não resolveu muito com o estresse, porque eu sempre tinha coisas a mais para fazer ou sempre tinha que parar o colorido para fazer outra coisa. Acho que agora que ficou viral, o povo tá levando como competição, e isso não é legal :( Mas adorei que eles surgiram e não sou nada contra! Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  6. Que lindo *-* ficou realmente legal...
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil
    Ainda não aderi a essa novidade.
    Confesso que ás vezes não tenho muita paciência para pintar, apesar de esse ser um livro para "desestressar". Acho que poderia causar o efeito contrário, ahuahu. Nunca se sabe, talvez eu compre um em breve para testar.
    Adorei suas dicas.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Silvana, tudo bem?

    Menina, eu tenho um implicância com esses livros...você nem faz ideia! hahahahaha
    Tem um vídeo no youtube chamado "Jardim Secreto da Depressão" ele me define completamente, eu faria a mesma coisa que a menina faz, só de raiva...se você tiver curiosidade dá uma olhada! hahaha
    Não tenho paciência...ler já me acalma, me desestressa...e eu sou muito metódica, colorir essas coisinhas pequenas ia me fazer ficar mais maluca porque se eu borrar eu ia querer rasgar a página! hahahahahah
    Pra mim não rola!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Oiiii Sil, tudo bem??? Eu era bem implicante com esses livros, mas como sou o estresse em pessoa e os psicólogos afirmam que funcionam, comprei um na feira do livro aqui da minha cidade. Mas nem comecei a pintar ainda, kkkkk
    Mas concordo que é preciso pintar sem se estressar. Afinal ideia é relaxar não é mesmo???
    E menina, cê gastou uma fortuninha nesses materiais hein??? A louca, kkkkk
    Ahhh, amei suas pinturas. Ficaram lindas =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou gostando bastante dessa moda de livros de colorir. Realmente é antiestresse.
    Agora se eu comprasse esse arsenal inteiro de materiais para pintura, aí eu iria precisar de uns dez livros. Ficaria mais do que estressado na hora de pagar. haha
    Adorei a postagem!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    confesso que estes livros ainda não me chamaram atenção, acho que não ficaria ali parada pintando, quando poderia estar lendo ou escrevendo rs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Quando saiu esse livro eu achei super sem graça e imaginei "Porque vou comprar um livro de colorir? "mas posso dizer que mudei totalmente minha opinião um tempo atrás e que eu quero meu exemplar para colorir <3
    Não vejo a hora de comprar para pintar, pois já era uma coisa que gostava de fazer antes de lançar o livro, então tenho certeza que vou viciar!.
    Bjs e até mais!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Pois é, quase todo mundo entrou na onda dos livros de colorir, né?
    Mas eu sou exceção. Nao sou bom com o lapis de cor, mas um dia vou pegar o livro da minha irma para ver se entendo qual é graça da coisa rsrs. vai que vicie tbm?
    Mas acho q vc está certa: a atividade deve ser prazerosa acima de tudo.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Que babaca essas pessoas que se incomodam por algo tão bobo! Chega a ser ridículo.
    Está mesmo uma febre com esses livros de colorir. Eu não sei se tenho paciência para tal, por isso nem arrisco. Hehe...
    Mas acho tão lindo quando vejo tudo pintadinho como nas imagens do post! *-*
    Adorei seus resultados. Ficou tudo muito lindo.
    Ótimo post!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Gostei do poste e legal essas suas pinturas ficaram muito bonitas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil =D

    Amei o post, as dicas e suas artes <3
    Muito amor por estes livros de colorir da Arqueiro <3

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Sil,

    Os seus desenhos ficaram lindos, tem talento e gostei muito das dicas....parabéns...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Que pinturas legais! Eu não sei se "tenho coragem" de me aventurar por esses livros porque não tenho muita habilidade, rs.
    Uma marca de lápis que eu acho muuuuuuito boa é Norma, já ouviu falar/usou?

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar dessa marca sim, mas ainda não encontrei para comprar hehe

      Excluir
  19. Cara, as pessoas estão se empenhando muito nessas pinturas, tem cada uma mais linda do que a outra. Eu ainda não me aventurei nesses livros de colorir, mas tenho vontade. Quero ver se vai me relaxar mesmo ou vai me deixar mais estressada por não fazer certinho. kkkkkkkk

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo