06 junho 2015

Resenha | Vango - Entre o Céu e a Terra - Timothée de Fombelle

Livro: Vango - Entre o Céu e a Terra
Serie: Vango #1
Autor: Timothée de Fombelle
Editora: Melhoramentos
Gênero: Infanto-juvenil
Páginas: 360
Ano: 2015
Resenha:
Desde quando tinha 14 anos, Vango foi diagnosticado com paranoia. Talvez por isso quando a policia chegou a Catedral de Notre-Dame, no dia que seria o mais importante da sua vida, o dia que ele seria ordenado padre, ele apenas levantou e correu. Nem ele sabe bem o porque de ter corrido já que ele não era culpado de nada. Sem ter por onde escapar, ele escala os vitrais da catedral, deixando 25 policias que estavam em seu encalço para trás. E para completar, alguém começa a atirar nele, mesmo com tantos policiais por perto. 

Logo depois, ele tenta descobrir o porque de estar sendo perseguido e consegue se infiltrar entre os policiais, mas a unica coisa que ele consegue ver é Ethel, uma garota que ele conheceu a 5 anos atras. Ethel procurou a policia, pois, ela estava na cerimonia e viu o atirador. Ela faz um desenho dele e entrega ao delegado Boulard. Como não descobriu nada com os policiais, Vango decide se arriscar e procurar seu mentor, o padre Jean, para pedir ajuda e é ai que ele descobre o motivo de ter a policia atras dele, o padre Jean está morto e perto dele está escrito: Fugir Vango. E onde a polícia vê uma acusação, Vango vê um alerta, uma ordem para que ela fuja.

Quando fugiu dos policiais, Vango escalou um lugar tecnicamente impossível, o que ninguém sabe é que ele viveu muito tempo em uma ilha e lá ele vivia praticamente escalando o tempo todo. Quando ele tinha 3 anos, ele foi salvo de um naufrágio em uma ilha na costa da Sicília, junto de uma mulher que perdeu a memória, mas que sabia falar várias línguas e pediu para ser chamada de Mademoiselle. Ele viveu lá até seus dez anos, quando por acaso ele vai parar em outra ilha e conhece Zéfiro, um monge responsável pela sua decisão do começo do livro. Acompanhe Vango nessa fuga que é ao mesmo tempo uma enorme aventura. Será que Vango irá conseguir provar sua inocência? E a mando de quem estará o misterioso atirador?

"Havia muito tempo eu sabia que você procurava alguma coisa.
Por sua vez, Vango tinha a impressão de que alguma coisa procurava por ele, havia muito tempo..."

Vango é classificado como um livro infanto juvenil, por isso não esperava nada muito elaborado. Mas a história me surpreendeu e muito. E sei que por mais que fale dele, ainda assim não vou conseguir passar o quanto o livro é bom. A história de Vango se passa no período Entreguerras. Vai de 1918 a 1939. E tem de tudo um pouco, desde mistérios e segredos (alguns são descobertos nesse primeiro livro), às aventuras com Vango. Para ele não tem tempo ruim, até pular de um dirigível ele pula. E tem também a visão do que foi considerados um dos períodos mais negros da nossa história. O autor mistura a ficção com a realidade quando incorpora na história personagens reais como Hitler, Stalin e Hugo Eckener e seu dirigível, o Graf Zeppelin. E para quem gosta de um bom romance, tem também, apesar de ser bem sutil.

Vango que a principio parecia ser apenas mais um seminarista, acaba se revelando um verdadeiro poço de mistério, tanto para nós leitores, como para a policia. Quanto mais informações temos sobre ele, mais confusos ficamos. Elaborei mil teorias sobre sua origem ao longo do livro e não consegui chegar a nenhuma conclusão. Ele é muito bem relacionado na história, ele faz o elo de ligação entre os vários personagens, mas ao mesmo tempo, ninguém sabe nada sobre ele. Ethel, foi uma surpresa. O destino parecia querer separar esses dois. Sempre que estavam quase se encontrando, alguma coisa acontecia, ou por segundos eles se desencontravam. Temos muitos outros personagens interessantes e muitas outras histórias secundárias, mas que depois vemos estar todas ligadas. Agora só me resta indicar o livro e esperar pelo próximo volume.

Nota:




17 comentários:

  1. Olá, Sil.
    Vou ler esse livro em breve, então fico feliz que você tenha se surpreendido. Como temos gostos relativamente parecidos, fico ainda mais entusiasmado para começar a leitura.
    O fato de o livro ser bem elaborado, apesar de ser um juvenil, me agrada bastante.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Sem dúvidas o que mais me chamou atenção foi a ambientação da obra, adoro esse período de Entreguerras. Fiquei bem curiosa pela leitura, confesso.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo! Esse livro é muito legalllllllllllll!!! Estou amando!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Eu não me interessei muito por esse livro. Conheci-o esta semana, mas a premissa não me deixou curioso. Não sei se o leria em outro momento. Por agora, passo a leitura.
    Mas gostei de saber sua opinião. Fico feliz que tenha gostado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil! Eu adoro livros que nos pegam pela curiosidade que nos instigam a pensar e a montar teorias, gostei muito da premissa e a resenha me deixou curiosa, nunca tinha visto essa obra em lugar nenhum! Ótima dica e resenha! Beijos
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-surtada-na-dieta-quero.html

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler infanto-juvil haha, não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa e vou colocar ele na minha meta de leitura *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/2015/06/novidade-o-outro-lado-da-memoria-e-por.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Adoro livros infanto juvenil, ainda mais quando tem essa pegada de ação.
    Fiquei curiosa para descobrir como Vango irá se sair na sua fuga e quem é o atirador.
    Vou querer lê-lo em breve.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamorados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Adoro livros que tem ação, Vango é um livro que com certeza leria. Não tinha lido ainda a sinopse, aproveitei seu post para ler a sinopse e a sua resenha já. rs Agr quero muito o livro.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não esperava nada desse livro
    que bom que você gostou bastante né
    nada melhor que ler um livro que supere nossas expectativas

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!

    Não conhecia este livro, mas como gosto de infanto juvenis, fiquei interessa em ler. Vango me pareceu ser um bom personagem e bem divertido também. Fiquei curiosa para saber e desvendar os mistérios da história. Espero que o segundo seja lançado logo, rs.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Ultimamente tenho preferido livros infanto juvenis, gostei muito de conferir sua resenha sobre este. Bom saber que a estória te surpreendeu, o enredo é ótimo mesmo. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana! Gostei muito da capa e da sua resenha, pelos seus comentários é um livro que se eu tiver a oportunidade vou ler!
    www.coisasdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e me parece ser bem legal, apesar da capa não ter chamado muito a atenção. Me parece ser exatamente o tipo de história que eu leria. =)
    Já estou seguindo o seu blog, abraço!
    (Poderia comentar o meu blog? Estou começando agora. http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  14. Olá Sil,

    Esse livro está na minha lista de desejados, quando vi a cada e li a sinopse fiquei super interessado, essa é a segunda resenha que leio dele e nem preciso falar que me animou ainda mais, ótima dica...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil! Tudo bem?? Adorei a capa de Vango, achei ela muuuuito linda! A premissa da obra também é bem bacana e saber que ela te surpreendeu só fez a minha vontade de ler o livro aumentar! :D Parabéns pela resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. OI Sil. Adorei a resenha. E já estou na briga para ganhar o livro. Bjus

    ResponderExcluir
  17. Cara. Que história corrida! É sério que começa com uma fuga da polícia, uma pequena escalada pela Notre Dame e um assassinato. E tem até naufrágio! É muita informação, ainda bem que será mais de um volume, e parece-me que tudo se encaixa muito bem, gostei da capa e a história me interessou, obrigado pela resenha.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo