14 setembro 2015

Resenha | 172 Horas na Lua - Johan Harstad


Livro: 172 horas na Lua
Série: Não
Autor: Johan Harstad
Editora: Novo Conceito
Gênero: Ficção Científica, Suspense, Mistério
Páginas: 288 
Ano: 2015
Sinopse: 
O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez.
Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano.
Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviando mais ninguém à Lua.
Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer...
Prepara-se para a contagem regressiva.
Resenha:

2010: Reunião de algumas das pessoas mais poderosas do pais na maior sala de reuniões do quartel-general da NASA, em Washington, D.C. Assunto em pauta: viagem à Lua. Não é do conhecimento de todos, mas foi construído na Lua, entre 1.974 e 1.976, uma base militar como chamam, alguns, centro de pesquisas, dizem outros, cujo nome é DARLAH 2. Mas logo em seguida a verba foi cortada e fora isso, o que foi encontrado lá, foi uma coisa que não pode e nem deve ser divulgado. Mas no ultimo outono, a coisa surgiu outra vez. O plano é fazer uma outra expedição à Lua e para que essa expedição ganhe o apoio de todos, será enviado juntamente com a equipe, três adolescentes escolhidos por sorteio.


2018: Os adolescentes do mundo todo estão eufóricos com a possibilidade de serem escolhido para ser um dos três que irão passar 172 horas na Lua. Mia Nomeland, uma norueguesa que tem uma banda, é uma exceção. Ela não vê vantagem nenhuma em ir até a Lua, mas seus pais não respeitam sua vontade e inscrevem ela no sorteio sem sua permissão. Midori Yoshida é uma japonesa que sempre sofreu bullying na escola e não vê a hora de fazer 18 anos para poder ir para Nova York  e vê nessa viagem para à Lua, sua rota de fuga. Antoine Devereux, é um francês que acaba de levar um fora da namorada e quer ficar o mais longe possível dela, em outra cidade, ou país, ou até mesmo em outro planeta, ou quem sabe na Lua?

E quando sai o resultado do sorteio, Mia, Midori e Antoine, foram os selecionados. Eles irão para a Lua quase cinco décadas depois que o homem pisou lá pela primeira vez. E irão viajar em um módulo lunar que se assemelha aos veículos usados em 1.969. Mas antes eles irão passar por um treinamento na NASA. O treinamento mais consiste em ler teorias e mais teorias e também treinar a falta de gravidade. Enfim chega o dia da partida, e tudo é televisionado o tempo todo. Eles conseguem chegar na Lua sem nenhum problema, mas quando vão fazer a primeira entrevista ao vivo, a energia cai. E esse é só o primeiro dos problemas que eles irão enfrentar, pois, tem uma coisa muito pior que os espreita. Agora é lutar pela sobrevivência e encontrar uma maneira de voltar a Terra vivos.
"Caminhavam tão naturalmente como se estivessem na Terra. E estavam vindo para perto deles. Não havia onde se esconderem. Era impossível fugir."
Começo dizendo que apesar de ter amado o livro, sei que esse não é um livro para todo tipo de leitor. Alguns vão amr, outros achar sem graça. Ele é dividido em duas partes: A Terra e O Céu. Quando eles ainda estão na Terra, temos uma narrativa mais lenta, onde o autor apresenta cada um dos personagens e os dramas que eles vivem. Essa parte é mais demorada para ler. E na segunda parte, temos eles na Lua. que é quando a coisa pega e não consegui desgrudar mais do livro até terminar ele. Me lembrou muito os filmes de terror no espaço que eu assistia muito a algum tempo. Fica aquela torcida para que eles consigam escapar e ao mesmo tempo aquele gostinho de medo, de susto que pode vir a qualquer momento. Sem dúvida daria um ótimo filme.

A edição do livro também está impecável. Desde que firmei parceria com a Novo Conceito, esse é um dos livros mais bem feito que recebi até agora. Temos imagens, fotos e ilustrações dentro do livro, que mostram o que está acontecendo na história. Os capítulos, em terceira pessoa, são divididos entre os três personagens principais, Mia, Midori e Antoine, mas temos alguns, que acompanham alguns personagens fundamentais, como um ex-funcionário da NASA. Gostei de todos os personagens, mas não vou destacar nenhum, porque acho que livros do gênero, não são baseados nos personagens e sim no enredo em si. Só me resta dizer que, estava com altas expectativas e felizmente o livro superou todas elas. Não sei dizer algum aspecto do livro que não me agradou. O final do livro ficou em aberto, e torço para que o autor escreva algum tipo de continuação, mas não sei se vai acontecer.

Nota:




20 comentários:

  1. Oii Silvana tudo bom?

    Para ser bem sincera, esse no momento não é o meu tipo de livro, a temática me deixa cansada, por melhor que seja a capa, a edição, o acabamento, tenho dificuldades com histórias assim. Quem sabe um dia mais adinate eu me anime a ler e até goste, vale a pena tentar sair da zona de conforto de vez em quando, mas ainda não estou preparada....rsrsrs

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, não vejo a hora de compra-lo.
    Parabéns pela resenha, só me fez querer mais e mais o livro hahaha
    Beijos.
    estantedoluiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sério que você gostou? Olha, por essa não esperava. Quando a NC mandou as opções do mês, fui no Goodreads procurar resenha dele, e encontrei tantas negativas que desisti de pedir. Muita gente dizendo que se foca muito em drama adolescente e que foge um pouco da premissa. Mas agora você me deixou curiosa, viu, porque eu amooo o espaço. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Primeira resenha que leio desse livro e estava curiosa pois a sinopse chamou a atenção
    que bom que gostou dele, me deu um animo para futuramente ler. Já quero ler e saber por quais problemas eles passam nessa viagem.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil
    Nem poderia ir, pois já passei dos 18 anos..kkkk
    Não foi um livro que chamou muito minha atenção, pois estou enjoada desses adolescentes!
    Mesmo assim amei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    Caraa na Bienal eu estava louca por esse livro. Sou apaixonada por tudo que envolve sair do planeta Terra. Astronomia e blahblahblah
    Ansiosa para ler esse livro. Gostei muito da resenha, pois me permitiu conhecer mais um pouco.
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sil.
    Esse livro é a minha cara! Eu já estava querendo lê-lo, após a sua resenha então...
    Você sabe que eu adoro ficção científica, né? Então a premissa me chamou bastante a atenção. Quero saber o que está escondido na Lua também. Só o fato de escolherem adolescentes que me pareceu meio estranho. Porém, quero ver como isso é trabalhado.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  8. Helloo, Sil!
    Eu já tinha visto esse livro, não tinha me interessado porque não gosto de histórias espaciais e não sou tão fã de ficção científica, apesar de ter lido vários livros do gêneros e gostado. Acho que só sou cautelosa mesmo com esse tipo de história. Mas a sua resenha me deixou bem afoita e ansiosa para ler. Amei demais. Imaginei que o início seria lento porque seria só a preparação para eles irem para a Lua, mas mesmo assim estou com uma vontade enorme de ler e bastante curiosa. Ah, e essas imagens que tu colocou, são lindas. Gosto de imagens assim no livro. *-* Deixa a diagramação mais interessante!
    Parabéns pela resenha maravilhosa!
    Beijin
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiê
    Os Comentários que eu vi desse livro foi muito legal, eu não gosto mesmo de sentir medo nas leituras, mas parece que essa seria uma boa pedida para isso mudar não é mesmo? kkk acho que esse tom sombrio que corre a respeito do "Eles Não Estão Sozinhos" aguçou ainda mais a curiosidade de lê-lo, espero que não demore muito, quanto a parte gráfica, adorie essa foto do convite da NASA, bem sugestivo, kkkk
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii Sil, tudo bem??? Eu já estava com muita vontade de ler este livro e fico feliz que você tenha gostado. A capa é super legal e gostei das fotos que mostram o interior do livro. Apesar de gostar de livros que tenham mais agilidade para leitura, acho que irei gostar desse sim, pois o tema é interessante e me agrada bastante =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa adorei sua resenha! Como a edição do livro está bonita adorei!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil! Tudo bem? Ah, que bom que as suas expectativas foram superadas! Eu também estou com as expectativas altas para "172 Horas na Lua"! Mas algo me diz que elas também serão superadas... A premissa é ótima e essa edição está linda! ^^ Espero ler o livro em breve.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Acho que solicitei esse livro, mas acredita que os correios não entregam nada aqui desde meados de agosto? HAHA não recebi nada...
    Queria ler, tive a impressão que talvez fosse parecido com Perdido em Marte...mas tem uma proposta interessante.
    Esses pontos de terror que você mencionou, me deixaram animada.

    P.S.: Torcendo pra que a Bienal de SP seja maravilhosa e você aproveite bastante :D

    bjs e tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da sua resenha mas, acho que não lerei esse livro por enquanto... Sei lá... Acho que falta algo
    Mas gostei muito das figuras vindas no livro. Melhor pra visualizarmos os cenários aos lermos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Realmente fiquei curiosa quando a NC divulgou o livro, com certeza eu leria em um futuro próximo mas fiquei com um pé atrás pelo motivo de ele meio devagar no começo da história, sem tem algo que eu não gosto é de livro parado no começo.
    Mas a minha curiosidade é maior então vou colocá-lo em "Quero Ler" do Skoob.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil! A sinopse desse livro me deixou bem curiosa desde que eu fiquei sabendo do seu lançamento. Até agora tenho visto apenas comentários positivos sobre ele, o que só aumenta a minha curiosidade. Espero conferir essa obra em breve. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Silll

    Antes de mais nada, que bom que você escolheu Ratos!!! Eu comecei a ler uma vez, mas parei pq não estava no clima e parei! Tomara que eu goste assim como você gostou! :)

    E sobre a resenha, adorei!! Eu quero MUITO ler esse livro desde que o vi nos posts de "lançamentos do mês". Já vi algumas outras fotos das ilustrações que ele tem e achei muito legal! Eu queria comprar na Bienal, mas estava caro! =/
    Tomara que na Black Friday esteja com um preço bom! Vou torcer pq quero muito ler!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil! Tudo bem, mulher?

    Ah, que resenha mais linda é essa? Pelo visto tu leu o livro numa tacada só e eu li as suas impressões num piscar de olhos! Bem interessante mesmo a história pelo que você disse. Faz tempo que não vejo ou leio algo sobre esse negócio de terror no espaço, com esse suspense que literalmente ultrapassa fronteiras... Gostei!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oii Sil, eu não lembro em qual blog eu vi uma resenha desse livro, fiquei bem curiosa e agora que li sua resenha quero mais ainda adquirir e ler este livro que parece ser tããão maravilindo! ^^

    (Gente, agr que percebi que eu acompanho seu blog, comento e td o mais e não estava seguindo, que vergonha O.o #Partu seguir rsrsrs) o///

    Bjooos

    - Jovem Literário

    ResponderExcluir
  20. Oi, Silvana! Tudo bem?

    Caramba, que resenha incrível! Me deu até vontade de sair correndo para comprar o livro, pois gostei demais, além de amar as ilustrações do livro! Show de bola! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo