19 julho 2016

Resenha | Peter Pan tem que morrer - John Verdon


Livro: Peter Pan tem que morrer
Série: Dave Gurney # 4
Gênero: Policial
Autor: John Verdon
Editora: Arqueiro
Páginas: 400
Ano: 2015

Resenha:
Depois de 25 anos servindo no Departamento de Polícia de Nova York, Dave Gurney resolveu se aposentar e aproveitar um pouco da vida junto de sua esposa Madeleine. Mas seu sossego parece que não vai durar muito. Seu amigo Jack Hardwick, vem procurá-lo porque precisa de sua ajuda em um caso. E ele não pode nem recusar, porque deve um favor a Jack, já que um dos motivos de Jack perder o emprego, foi ter ajudado Dave em um caso. E agora Jack está abrindo uma firma de detetives particulares e para conseguir seu primeiro caso, ele precisa usar o nome de Dave para atrair a cliente. A cliente em questão, foi condenada por matar o marido. Mas Jack tem certeza de que armaram para ela, e ela é inocente.

Mas como Dave sabe que Jack quer se vingar do sistema, não confia somente na palavra dele e antes de aceitar ajudar, ele quer estudar o caso. Ele começa a assistir as gravações do julgamento. No começo, a acusação era de tentativa de homicídio, porque Carl Spalter, que havia decidido se candidatar a governador, havia levado um tiro e estava vivendo praticamente através de aparelhos, mas ele morreu durante o julgamento e sua esposa Kay foi condenada por assassinato. E depois de se envolver no caso, Dave sabe que não pode mais parar até descobrir a verdade. Ele pode ter entrado nisso para pagar um favor, mas depois de ver uma foto de Carl com uma certa expressão no rosto e de ter conhecido Kay, ele sabe que vai ter que descobrir o que realmente aconteceu.

E as coisas são muito maiores do que as apresentadas no julgamento. Carl que iria se candidatar com um slogan contra os mafiosos, estava envolvido com eles. Tem também as motivações do investigador-chefe do caso Spalter, Mick Klempler, que estava dormindo com a filha da vítima, que no caso da condenação de Kay, é a herdeira direta. Tem o irmão de Carl, Jonah que vai ficar responsável pelos negócios da família. E analisando a cena do crime, Dave tem certeza de que ele não foi cometido da forma como disseram que foi. É praticamente impossível o crime ter sido cometido no local onde encontraram a arma do crime. E ainda surge em cena, uma pessoa que eles não sabem se é um homem ou se é uma mulher, só que é de estatura pequena e que atende pelo apelido de Peter Pan. E Carl pode não ter sido a única vítima.

Esse é mais um daqueles livros de séries que acompanham a vida de um personagem, no caso do Dave, mas que podem ser lidos fora de ordem, porque os casos tem começo meio e fim. O livro é dividido em quatro partes. Na primeira temos a apresentação do caso, na segunda conhecemos o assassino, na terceira parte temos uma visão da maldade que o ser humano é capaz, e na quarta temos o desfecho do caso. Eu nunca tinha lido nada do autor até agora, mas já tinha lido ótimas resenhas dos livros dele. E digo que gostei e vou ler outros livros dele. O livro é ótimo e só tenho um ponto negativo para abordar que foi o excesso de descrições utilizadas ao longo da história. Principalmente quando a cena é a casa em que eles estão vivendo. Eu queria saber dos fatos, não que ele descrevesse a aparência da propriedade cada vez que estava lá.

Mas fora isso, o livro é espetacular. Dos livros policiais que tenho lido, achei esse um pouco mais forte que os outros. Pode ser só esse em questão, por causa do assassino, mas creio que tem gente que vai achar um pouco forte. O assassino já é revelado logo no começo, mas o mistério é descobrir quem contratou ele e como as coisas realmente aconteceram. E além do foco no caso, temos também um foco na vida do detetive. E esse é um dos pontos do porque não gosto de ler livros de séries fora da sequencia. Ele está em um certo estado psicológico que vem dos livros anteriores e isso chega a interferir na história, mas como não li os outros não sei o que aconteceu. Mas dá para ser lido e apreciado mesmo assim.

Falando no Gurney, ele é um dos pontos fortes no livro. Adorei acompanhar seu raciocínio ao longo da história. Ele é o tipo de detetive que quer saber todos os detalhes do crime, o culpado não é seu foco, e sim montar o grande quebra cabeça que está a sua disposição. Eu amo o Poirot, mas Gurney ganhou um lugar especial no meu top de detetives. E o final? Fiquei de cara com a elucidação do caso. Todas as peças se encaixaram e as explicações foram coerentes. Não fiquei com nenhuma dúvida a respeito de nada. Sem dúvida vou ler outros livros do autor. A edição está muito bem feita e só tenho que mais uma vez elogiar a Arqueiro pelo capricho e cuidado na hora de publicar seus livros. recomendo com certeza para quem gosta do gênero.

Nota:





22 comentários:

  1. Oláá Sil,
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro e lendo as resenhas essa curiosidade só aumenta! haha
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  2. Olá Sil, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de desejados e já ate´tinha esquecido dele, no próximo mês acho que vou solicitar ainda mais depois da sua resenha...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem ?
    Eu tenho mania de comprar alguns livros pela capa, esse livro seria um que o título por si só chamaria minha atenção. Mas depois por ser uma trama policial, não sei se me agradaria.
    Achei a sua resenha interessante, principalmente quando diz que o assassino é revelado logo no começo e ainda assim o livro se sustenta. Bacana.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie Sil =)

    Apesar de sempre ler boas resenhas desse livro, infelizmente a premissa dele não me chama a atenção.

    Até gosto de tramas que tenham um que de mistério, mas ultimamente são poucas que realmente estão conseguindo despertar a minha curiosidade.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, fiquei uns dias sem aparecer aqui no blog né. Desculpa, mas comecei a trabalhar e estou me adaptando ainda, mas vamos ao que interessa.
    É a primeira vez que tenho contato com esse livro e menina, adorei! Gosto de livros assim e poucos conseguem chamar minha atenção, sem contar que amei o título. Quero lê-lo o quanto antes.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Oi! Dessa série eu só li o primeiro livro, mas gostei bastante. Este deve ser bem interessante. Eu adoro livros policiais/ de suspense.
    Muito boa resenha!

    bjs

    Thaís

    Uma Conversa Sobre Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Não li nada do autor ainda e a premissa desse livro é bem intrigante.
    Não costumo ler livros voltados para o suspense, mas tenho certeza que esse seria um livro legal para apreciar o tipo de leitura.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!! Eu não leio muito policial, mas acho legal arriscar, sair da zona de conforto e ler coisas diferentes! A série parece ser boa e ainda bem que pode ser lida fora de ordem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que esse livro não era independente! Embora eu goste muito do gênero, é difícil encontrar um livro policial que eu ~realmente tenha vontade de ler, e esse em especial me deixou muito curiosa e intrigada! De primeira impressão, o título é de se estranhar, mas imagino que tudo faça sentido após finalizar a obra. Acho essa capa espetacular também, instiga bastante. Adorei a resenha, descrições demasiadas me incomodam também, mas tenho certeza que todo o resto compensa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!
    Eu adoro o Verdon! Li todos os livros dele e gostei de todos :)
    Você tem toda a razão: o Gurney merece entrar no top de melhores detetives (mas Poirot é mesmo imbatível, rsrs).
    PS: Meu favorito é "Feche bem os olhos" (é mais pesado que esse, mas é excelente!)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Adorei essa capa. Eu sempre vejo esse jogo em filmes e séries estrangeiras, mas nunca em nacionais. Aliás, nunca vi esse jogo pra vender por aqui :/
    Enfim, gosto muito desse tipo de livro mas acredito que me irritaria bastante com esse ponto negativo que você citou :@ já não sou fã de longas descrições, em livro policial então... se não for descrição dos corpos e locais de crime, não quero haha

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    O título sempre me intriga, fico pensando e pensando, mas não tomei coragem e li.
    Foi a primeira resenha que leio e como é positiva, vou colocar a minha lista.
    Ótima dica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Eu via, via, via esse livro e não sabia do que se tratava muito.
    Ainda não tinha visto alguém falar sobre ele e ainda bem que você foi bem positiva. Assim me convenceu a ler.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    ja tinha visto este livro,mas confesso que ele não me chama atenção, nem pela história nem pela capa.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Sil.
    Eu tenho os livros dessa série, mas ainda não tive tempo de ler, infelizmente. Contudo, tenho certeza que vou adorar, até porque adoro esse tipo de livro investigativo.
    Quanto ao ponto negativo apresentado, o das muitas descrições, isso não me incomoda.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil...
    Não fazia ideia que esse livro se tratava de uma trama policial, mas fiquei bem interessada, e o fato de apesar ser uma série eles podem ser lidos fora de ordem ganhou pontos. Achei a capa incrível também.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  17. Oie! Parece ser um livro bem interessante, mas acredito que não leria ele por hora!
    Bjs, comenta por favor, ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/07/life-is-strange-cuide-de-suas-escolhas.html

    ResponderExcluir
  18. Confesso que nao conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha, achei bem interessante o livro, até a capa me chamou atenção.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil! Eu gosto muito do gênero e este autor está na minha lista de "preciso ler". Não tenho problemas com cenas mais fortes, encarei algumas pesadas nos livros do Jo Nesbo, então acho que vou aguentar e no final curtir muito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. oi
    que bom que gostou de ler esse livro, já li ele e gostei muito e toda hora eu ficava imaginando quem seria o culpado, foi tenso as partes lá no parque/festival.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo