27 julho 2016

Resenha | A matéria dos sonhos - Valéria Martins


Livro: A matéria dos sonhos
Série: Não
Gênero: Romance
Autora: Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
Páginas: 290
Ano: 2015

Resenha:
Faltam quinze dias para o casamento de Mariana. Quinze dias para o fabuloso casamento que o high society do Rio de Janeiro jamais vai esquecer. Um casamento estimado em meio milhão de reais e dividido entre as famílias Motta, donos da Aluminium, uma das maiores fabricantes e exportadora desse metal no mundo e Almeida Ribeiro, donos de um dos maiores escritórios de advocacia do Rio de Janeiro. Gustavo Motta desde os dezesseis anos adquiriu uma fama de conquistador, mas cobrado pelo pai para que tomasse jeito, assim que conheceu Mariana, viu nela "a escolhida" e investiu nesse relacionamento. O pai de Mariana foi contra o relacionamento porque tinha a certeza de que Gustavo ia magoar sua menina, mas Marina desde criança nunca deu ouvidos a ninguém e sempre tomou suas próprias decisões.

O namoro seguiu firme, mesmo com Mariana tendo que disputar a atenção de Gustavo com os amigos dele e por consequência, ela se afastando das amigas dela. Mas dois meses atrás, ela recebeu uma ligação de uma amiga convidando Mariana para seu chá de bebê e lá Mariana acaba conhecendo Cláudia uma garota maluca que mora e trabalha na França, mas que está de férias no Brasil e pretende viajar de ônibus pelo nordeste. Elas se dão super bem, como se fossem amigas a vida toda. Mas no dia seguinte Mariana acaba esquecendo de Claudia, já que recebe uma notícia muito chata. Enquanto estava no chá de bebê, Gustavo foi fotografado com uma atriz. Ele nega que tenha acontecido alguma coisa entre eles e Mariana mesmo ficando com a pulga atrás da orelha, escolhe acreditar no noivo.

Mas agora faltando quinze dias para seu casamento, Mariana descobre que seu pai sempre esteve certo. Ela recebe uma ligação de Gustavo cancelando o casamento porque está apaixonado pela tal atriz e ainda por cima, a atriz está grávida. O mundo de Mariana desaba. Ela não quer mais sair do quarto e pensa até em suicídio. Mas seu irmão Paulinho que acaba de voltar da Chapada Diamantina, sugere que ela viaje para lá. E como não tem mais nada a perder mesmo, ela aceita a sugestão. E para sua surpresa quando chega ao local, ela encontra Cláudia. No começo ela fica meio sem jeito por Cláudia saber que ela ia se casar, mas logo ela fica a vontade. E quando conhece Alex, seu guia turístico, ela começa a pensar que talvez foi até melhor ela não ter se casado.

Conheci esse livro quando li uma resenha dele no blog da Carol, A colecionadora de Histórias. A autora me contatou e formamos uma parceria. Me identifiquei com a Mariana por ter passado por uma situação bem parecida com a dela. Também estava noiva e descobri a traição um pouco antes do casamento. E também fui aconselhada pelo meu pai, mas não dei ouvidos, ouçam seus pais sobre esse assunto hehe. Mas diferente da Mariana, precisei me recuperar aqui mesmo, não tinha dinheiro para viajar hehe. Mas o foco aqui é a Mariana e não eu hehe. Me surpreendi com a escrita da autora. Peguei o livro para ler e quando vi já tinha passado da metade. A escrita é tão gostosa que nem percebemos as páginas passar. É daquelas história que nos transporta para dentro do livro e nos faz sentir que estamos vivendo aquilo.

A Mariana é descrita na sinopse com uma garota mimada, mas não foi isso que eu vi. Ela nasceu sim em um berço de ouro, mas suas atitudes não foram de alguém mimado. Só teve um momento que achei ela meio arrogante, foi quando ela pensou que não poderia ter um relacionamento com o Alex por ele ser um simples guia e não ter o mesmo estudo que ela. Mas fora isso, gostei dela. Ela não ficou tendo pena de si mesma sem tomar nenhuma atitude, ela fez a parte dela sim. Quanto ao relacionamento com o Alex, sabe quando falta aquele tchan, não senti muita coisa da parte dos dois não. E quem rouba a cena e até o final dela tem mais explicações que o da Mariana, foi a Claudia. Gostei muito dela, fez toda a diferença na história.

Eu indico o livro para quem gosta de um romance leve, mas que fala de superação, amizades e perdão. E fora a boa história, temos uma viagem por esse Brasil que poucos conhecem, eu me incluo nessa. A autora descreve tão bem os lugares que até parece que estamos lá nas cachoeiras e cavernas. Quanto ao final do livro, não foi o que eu esperava, mas entendi a proposta da autora e até gostei do final. E uma coisa que chamou bastante minha atenção foi o nome do livro. Mas vocês terão que ler para saber o porque do nome.

Nota:





19 comentários:

  1. Sil, mulher, já disse que você precisa me contar o segredo para ler tão rápido :3 Eu ainda nem consegui começar a ler este livro :P
    Mas adorei conferir sua resenha e fiquei mais animada =D
    E Sil, não sabia dessa sua história. Mas que bom que você descobriu antes né? Se a gente desse mais ouvidos aos nossos pais...
    Um beijão
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bom?
    É bem bacana quando encontramos um personagem e nos identificamos com ele, não é mesmo? Mesmo que a situação não seja exatamente positiva, dá aquela sensação de que não estamos sozinhas. Não sei se essa foi a sua percepção exatamente, mas é como eu me sinto vez ou outra, rs. Já ouvi falar muito desse livro e, inclusive, um dos colaboradores do NTC já teve a oportunidade de ler e adorou!!!

    Thati Machado; ♥
    htpp://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  3. Oi, Silvana!
    Eu também gostei do livro e concordo que a Claudia fez toda a diferença na história. Aliás, achei os dramas dela até mais interessantes que os da protagonista.
    As descrições da Chapada são um detalhe à parte! <3

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. oi
    li a resenha dele no mesmo blog que você e lembro que chamou minha atenção, eu gosto de história leve, que bom que não achou a protagonista tão mimada.
    Deve ter sido horrível isso que aconteceu com você.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sil.
    A proposta do livro não me parece muito original, mas ainda assim talvez seja interessante, principalmente para os leitores que não se importem com uma leitura mais leve. Por outro lado, essas descrições profundas me chamam bastante a atenção. Gosto de livros assim.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!!

    Gostei do enredo, vc sabe que curto romances! E sim, é sempre bom ouvir nossos pais, não tenho dúvidas rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Os pais sabem o que falam mesmo, parece quase praga deles, desde coisas pequenas até grandes, como levar o guarda-chuva porque vai chover hahahah de praxe! Gostei também da premissa, uma moça com o futuro "planejado" que de repente se vê sem chão, sua força para a superação deve ser algo bonito de ver. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Você não foi avisada que não se faz isso com uma pessoa curiosa como eu? Risos... Agora eu quero saber o significado do título!!! Sinto muito pelo o que lhe aconteceu, eu sou contra traição, sabe, acho que ninguém pertence a ninguém, por isso se a pessoa não gosta mais do mesmo jeito, ou descobriu amar outra pessoa, é só ser sincero e desmanchar antes de trair, não precisa, isso é falta de respeito e de amor com o outro, no mínimo. Que pena que o relacionamento deles foi fraco, confesso que isso me desanimou um pouco. Mas é sempre bom termos dicas de leituras leves, para aquelas ressacas, risos.. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Nossa! Pela cara, esse livro não promete nada. Sua resenha despertou bastante minha atenção para a história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. bom dia, tudo bem?
    Existem livros que realmente parecem contar a nossa história, né? Com a diferença de que a gente não tem a grana para sair viajando loucamente pelo mundo, haha.
    A obra tem uma premissa legal e parece ter ensinamentos entre as páginas.

    SIGA BIO-LIVROS | Página | Produtos Natura | Magazine Você

    ResponderExcluir
  11. Oláá Sil
    Sou apaixonada por sonhos, então fiquei curiosa com o títuo, MUITOOO curiosa kkk
    Mas... Com a resenha fiquei aqui dividida... QUÈCO FAÇO? huehuehue
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  12. Gente, se eu fosse a Mariana teria matado o Gustavo e depois colocado o corpo dele para malhar igual o judas em praça pública kkkkk adorei o desenrolar do livro <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br ❥ Facebook ❥ Twitter

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, tudo bem ?
    Menina que barra hein ?! Descobrir uma traição assim, mas olha, melhor assim do que depois do casamento.
    E você passou por isso ? Que guerreira.
    Gostei bastante da proposta do livro.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Sil =)

    Já li uma resenha desse livro e a premissa dele tinha me chamado bastante atenção. Quero muito dar uma conferida nessa história, o problema é ter tempo para ler a minha pilha de leituras que não para de crescer rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Esse livro me intriga. Já vi pessoas elogiando e outras nem tanto. Sua observação sobre o final me deixa um pouco apreensiva, quem sabe num futuro eu não dê uma chance a ele?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Não conhecia o livro e achei bem interessante a premissa dele, eu leria a história, mas não no momento, pois tenho alguns na frente.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil!
    Que legal, qnd vc tinha contado que tinha passado por uma situação parecida, fiquei curiosa. Ainda bem que deu tudo certo, mesmo sem a viagem, haha.
    Vc teve mais ou menos as mesmas impressões que eu, sobre o Alex, o título, a Claúdia... :)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sil

    Já li uma resenha desse livro, mas agora não lembro se foi no da Carol ou no da Carlinha.
    Em todo caso, a história parece interessante. E que barra esse lance que você enfrentou com o seu noivo, hein, Sil.
    Gosto muito de livros que transportam a gente para os locais nos quais eles são ambientados.
    E agora fiquei curiosa sobre o nome do livro!
    Hahahahaah

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Querida Sil, muito obrigada pela divulgação tão bacana! Obrigada pela resenha. E obrigada a todos pelos comentários, gostaria muito que lessem o livro - se quiserem, claro. Beijos, beijos, Love Love

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo