28 setembro 2015

Resenha | A Maldição do Espelho - Agatha Christie


Livro: A Maldição do Espelho
Série: Box 4 #2
Autor: Agatha Christie
Editora: HarperCollins Brasil
Gênero: Ficção Policial
Páginas: 247
Ano: 2015

Resenha:
No vilarejo de St. Mary Mead não existem segredos. É questão de horas até todo mundo estar sabendo se você brigou com seu marido ou se você esqueceu de devolver a vasilha da vizinha. É nesse cenário que vive a simpática senhora que tem o dom de estar sempre metida em algum mistério ou crime, muito provavelmente um assassinato. Não que ela seja alguma fora da lei, ela apenas sabe observar e conhecer as pessoas, por isso ela está sempre ajudando nas soluções dos casos. O nome dela é Miss Jane Marple. No momento ela está se recuperando de uma crise de bronquite. Seu sobrinho Raymond, insistiu que na idade dela, e enfraquecida como está, ela não pode ficar sozinha e está pagando a srta. Knight para cuidar dela.

Mas Miss Marple odeia perder a sua privacidade. Ainda mais que a srta. Knight está sempre dizendo nós em vez de você ou eu. Isso tira Miss Marple do sério. Então ela propositadamente, manda a srta. Knight comprar coisas que ela não precisa e aproveita para dar um passeio sozinha. Quando ela percebe, já está na parte "desenvolvida" do vilarejo e o pior, ela acaba levando um tombo. Mas por sorte ela não quebra nada e acaba conhecendo a sra. Heather Badcock, dona da casa em frente de onde ela caiu. No dia seguinte, a cidade toda já sabe sobre seu tombo, inclusive sua amiga, a sra. Bantry que acaba de chegar de viagem. Ela é a antiga dona de Gossington Hall, a casa onde foi encontrado um corpo na biblioteca alguns anos atras e que Miss Marple ajudou a descobrir o assassino.

A proprietária da casa agora, é a famosa atriz de cinema Marina Gregg. E quando Marina organiza um evento beneficente na casa, o vilarejo comparece em peso para poder ver a atriz de perto e também as mudanças que fizeram na casa. Mas durante o evento algumas pessoas selecionadas, são chamadas para ir ao segundo andar da casa. Entre essas pessoas está Heather Badcock, fã de Marina e quando ela chega perto de Marina, começa a contar a história de quando elas se conheceram alguns anos atrás. Mas Marina não está prestando atenção, seu rosto com uma expressão angustiante, está focado em algo ou alguém atrás de Heather. Isso dura apenas um instante e logo Marina está tomando um drinque com Heather, que minutos depois cai morta.  Agora resta a Miss Marple encontrar o assassino de Heather e descobrir se ela era realmente a vítima escolhida antes que seja tarde e o assassino faça mais alguma vítima.

Lembra-se da Lady de Shalott? '"O espelho quebrou de lado a lado: / 'A morte se abateu sobre mim', gritou / Lady de Shalott" Bem era assim que ela se parecia.

Já tinha lido esse livro a alguns anos atras, e reli ele para o desafio em que estou participando. Mas na verdade quase até o final do livro, eu não lembrava quem era o assassino. Só nas últimas páginas mesmo que lembrei de tudo hehe. O detetive Poirot é meu preferido da autora, mas Miss Jane Marple, que não é detetive, e sim uma grande observadora, é uma senhorinha muito simpática e tem um lugarzinho especial no meu coração de leitora. Enquanto Poirot é extremamente convencido de sua inteligencia e sagacidade, Miss Marple, é o contrário, ela sabe que é inteligente sim, mas ela sabe ficar em segundo plano, só dando uma dica aqui outra ali e vendo os mistérios sendo resolvidos com um sorriso no rosto e uma cesta de tricô no colo.

O livro não é um dos melhores da autora, mas tem todos os elementos que os leitores da Agatha estão acostumados. Tem o assassinato, tem a investigação, os depoimentos da pessoas que estavam presentes, amo os depoimentos nos livros dela, é onde conhecemos um pouco mais sobre cada personagem. Tem sempre um segundo e talvez um terceiro crime e por fim a solução do mistério. Tudo de maneira simples e objetiva, mas que sempre consegue me surpreender e me fazer amar cada dia mais essa autora que para quem não sabe, é a terceira na lista de livros mais vendidos no mundo, atras somente da Bíblia e de Shakespeare. A edição da Nova Fronteira está linda. A capa é dura e faz parte de um box com mais dois livros da autora. E nesse não encontre muito erros de revisão como em O Assassinato no Expresso do oriente. Recomendo para quem gosta de um bom livro policial.

Nota:







14 comentários:

  1. Oie
    Curto muito livros do gênero, e claro os livros dessa autora são perfeitos. Comprei alguns nesta edição de capa dura, são lindos!!
    Este em especial eu ainda não li.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. olá adorei seu blog principalmente a dica do livro, estou te seguindo me segue de volta bjos horasnoespelho.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, essa história parece ser interessante. Eu sempre esqueço dos detalhes da maior parte dos livros que eu leio. Eu só li um livro da autora até então e eu o classificaria também como "interessante". O livro que li tinha uma história muito bem construída. Mesmo você dizendo que ele não é um dos melhores da autora, achei a premissa muito boa.
    Beijos - Blog Historiar

    ResponderExcluir
  4. Agatha muito diva. Morro de vergonha porque ainda não li nenhum livro dela.
    Adorei essa capa.
    Miss Marple me representa: odeio perder a privacidade também
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Helloo, Sil! Tudo bem?!
    Eu nunca li livros da Agatha, queria muito, mas descobri a autora a pouco tempo e tenho medo de ficar enfadada e só descobrir o culpado no final. Gosto de muitas coisas mirabolantes e mais que mistérios, não gosto de perguntas acumuladas e respostas só respondidas no fim. No entanto, quando estava escrevendo um livro que tem assassinos em série como tema recorrente, meu tio disse: Leia Agatha Christie. A partir daí comecei a ler sobre a vida dela. Eu gosto da autora sem ler nada dela, vou tentar comprar uma obra qualquer dia.
    Ah, eu não podia deixar de comentar sobre essa sua resenha. Até a parte do quote, onde tu tá apresentando a história: eu fiquei OMG! Parecia que eu estava lendo um livro, Sil! Eu parei um pouco e voltei a ler! Que massa, hein! A escrita ficou divina! O texto foi bem apresentado! Gosto das suas resenhas, mas essa ficou show!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Silvana! Tudo bem?

    Achei sua resenha muito legal, aliás, gosto muito dos livros da Agatha, porém, faz tempo que não leio os livros da escritora.
    Preciso retornar a leitura destes livros! :)


    Visite-nos: Irmãos Livreiros
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Sei que a BBC têm séries sobre Miss Marple, tenho vontade de assistir, mas quero ler primeiro.
    Fora que ainda não li nada da autora ainda...vergonha.
    E gente que vilarejo é esse? Eu iria arrumar treta todo dia, sério hahahaha passo longe!

    Super curti a indicação.

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    já conhecia o livro de nome, mas não tinha lido resenha.
    Confesso que não é meu estilo de leitura, mas gostei bastante da resenha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz,com.br

    ResponderExcluir
  9. Achei diferente das coisas que li, quero ver alguma serie da mis marple, adro os filmes da BBC

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sil.
    Adoro a Agatha, mas a Miss Marple não consegue me ganhar completamente. Assim como você, prefiro o Poirot. Gosto da personalidade dele.
    Contudo, ainda assim, leria esse livro. A obra parece ser muito boa e o mistério também. Quem sabe a Miss Marple não me ganha dessa vez.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Tudo bem? Mesmo você dizendo que esse não é um dos melhores livros da Agatha Christie, eu tenho vontade de lê-lo, pois acredito que até um livro não tão bom da autora seja ótimo! hahaha Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olaá Sul, tudo bem??
    Então, o primeiro livro que li da autora foi nesse fim de semana acredita??
    Pois é, me apaixonei... E mesmo Vc dizendo que não é um dos melhores fiquei interessada rsrsrs
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil, ainda não li nada da Agatha, muito embora sempre ouça comentários muito positivos sobre suas obras. Essa tem uma premissa bem interessante!

    Beijos e uma ótima semana!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Essa edição está mesmo maravilhosa! Mas infelizmente não sou muito fã da Aghata, tentei ler um livro dela há uns anos, mas não consegui passar nem do começo! Tenho um box com três livros dela, mas estão aqui parados para quem sabe um dia eu dar uma nova chance a eles hahaha
    Mas que bom que vc gostou! Ela é mesmo uma autora bem conceituada!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo